Como Atrair Clientes para Farmácia em 3 Passos

Como Atrair Clientes para Farmácia em 3 Passos

“Porque minha farmácia já não consegue atrair clientes como antigamente? Será a chegada das grandes redes? A crise? De quem é a culpa?”

Pode ser que concorrência e outros fatores externos realmente influenciem o seu negócio a variar para baixo as vendas. No entanto, não adianta colocar a culpa em terceiros.

O varejo hoje é um jogo competitivo, onde desespero e o desânimo não podem fazer parte!

O mercado brasileiro é muito próspero, então vamos aprender juntos e colocar em prática algumas estratégias valiosas!

Como atrair clientes para farmácia – 3 passos

O que leva um cliente entrar em sua loja? Ou então encontrar o seu negócio na internet?

É uma junção de fatores simples de serem executados. Desde coisas básicas como o seu ponto de venda, a localização, atendimento personalizado, precificação inteligente, diferentes canais de vendas aos clientes, e fazer um bom marketing digital.

Focaremos em 3 estratégias resumidas neste artigo, veja abaixo!

1.Ter um PDV atrante

PDV e fachada de farmácia

Este é o ponto mais básico dos 3. Não é nenhuma novidade que seu ponto de venda precisa estar “em dia” na aparência como pré-requisito para atrair clientes.

Sua farmácia é o seu cartão postal, esteja em dia com uma boa fachada, interior da loja bem iluminado, gôndolas modernas e limpeza sempre impecável.

Ninguém gosta de entrar em um ambiente desagradável. Mesmo que você esteja praticando bons preços, é instinto humano entrar em locais que transpareçam maior claridade, beleza e conforto.

Seu PDV já não está mais atrativo? Faça algum investimento, mesmo que aos poucos, modernizando a “cara” do negócio.

Em nosso eBook “Guia de Marketing para pequenas e médias farmácias”, temos um capítulo sobre esta questão de aparência de loja, não deixe de ler:

2.Estudar e aplicar Marketing digital para a farmácia

Como você costuma divulgar sua loja? Que tipo de divulgação já fez e mais deu certo? Para o marketing offline, isto é, aquele fora da internet, recomendamos muita atenção e cuidado.

Não saia por aí “queimando” dinheiro com divulgações aleatórias ao mesmo tempo, como em rádio, panfletos e até TV. Este tipo de ação não é mensurável, isto é, não permite com facilidade medir o retorno sobre o investimento, nem exatamente o número de clientes que vieram comprar no seu negócio por meio destas divulgações offline.

Para este tipo de divulgação, recomendamos você ter cautela, testar uma por vez, e somente repetir o que de fato deu certo.

Uma boa forma de medir o marketing offline, é pegar uma amostragem do seu público e fazer a eles a pergunta “por onde nos conheceu?”, ou “como ficou sabendo desta nossa oferta?”, assim você poderá saber de for razoável qual a ação de marketing offline mais atraiu clientes para a farmácia.

Agora sim, vamos falar de marketing digital.

O que você está fazendo para inserir seu negócio na internet de forma inteligente? Quanto tempo e dinheiro tem investido para alavancar seu negócio na internet?

O marketing digital não só traz melhores resultados (custando menos dinheiro) que o marketing offline, mas também é 100% mensurável em suas métricas, entre campanhas que deram certo ou errado, e isto ocorre pois as ferramentas disponíveis de marketing digital fornecem estas métricas.

Você já possui uma agência ou profissional de marketing trabalhando seu marketing digital? Tem certeza de que eles estão fazendo um bom trabalho?


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Nossa própria experiência com marketing digital

Quando começamos a MyPharma, não tínhamos um setor de marketing, muito menos de marketing digital/mídias sociais, e durante um bom tempo terceirizamos este setor para diferentes agência.

Sempre que tínhamos uma má experiência, fosse nas tratativas com o pessoal da agência, ou mesmo nos resultados, mudávamos de agência, inclusive passando por algumas de renome.

Somente após 2 anos de empresa, analisando as experiências passadas, estudando muito e conversando com profissionais sérios de marketing digital, a ficha caiu: Terceirizar nosso setor de marketing digital de forma aleatória, era o mesmo que terceirizar o “coração” de nossa empresa.

Um bom produto ou serviço não é nada hoje em dia sem um bom trabalho de marketing digital. Desde então, começamos a formatar nosso próprio time de marketing digital e mídias sociais, buscando pessoas capacitadas, buscando conhecimento de forma “alucinada”, testando, aplicando, errando algumas vezes, mas sempre procurando melhorar.

Sabemos que uma farmácia montar um time de marketing digital pode parecer besteira e necessitar muito dinheiro.

Então, “O que devo fazer neste caso?”

Uma opção é começar contratando nem que seja uma pessoa, um free-lancer, um estagiário de marketing digital e mídias sociais que se dedique 100% ao seu negócio, alguém focado e que tenha facilidade e goste do assunto.

Por experiência, temos visto que farmácias que fazem este tipo de atitude, com o tempo tem melhores resultados do que aquelas que terceirizam o marketing a uma agência generalista de marketing, que não tem foco nem muito conhecimento sobre o setor farmacêutico.

Uma outra dica, caso ainda prefira terceirizar o marketing, é buscar pessoas/empresas de nicho, que realmente entendam do setor de Farmácias e Drogarias, que tenham conhecimento e experiência com este tipo de público, como a Agência de Marketing para Farmácias – Foust.

Assista a um bate papo sobre marketing digital para drogarias:

3.Diversificar e integrar seus canais de venda

Que canais de venda você tem hoje? Somente o balcão e Tele-entrega?

Dar opções aos clientes hoje significa estar aonde eles estão, o tempo todo.

Depender somente do tráfego de pessoas que entram e saem da sua loja não é suficiente nem ideal.

Mais do que passando perto da sua loja para ir ao trabalho, faculdade ou compromissos diversos, seus potenciais clientes passam boa parte do tempo na internet, nos celulares.

Então porque não estar aberto a atender estas pessoas nestas plataformas online?

Cogite receber pedidos e atender clientes pelo Facebook (messenger), WhatsApp, pelo Instagram, e por um website/página própria também.

Sei que pode parecer que você vai ter que se dedicar ou ter uma pessoa dedicada o dia todo em responder clientes, mas será que não vale à pena?

Uma dica para não precisar ficar atendendo clientes o dia todo na internet, é ter uma plataforma de delivery online focada em farmácias, com os processos automatizados e mais fáceis do que as ferramentas de chat citadas no parágrafo anterior.

Conclusão sobre como atrair clientes para farmácia

A combinação entre o mundo offline e online é a chave de virada do seu negócio.

Busque conhecimento sobre estes temas, fale com pessoas que sabem mais do que você a respeito destes temas. Estude ferramentas que podem te ajudar a aplicar estes conhecimentos.

Segundo estudos, existem 6,4 milhões de estabelecimentos no Brasil. Deste total, 99% são pequenas e médias empresas e quase 52% dos empregos com carteira assinada, e uma parte enorme do PIB.

Tudo isso prova que os pequenos e médios negócios não estão sumindo. Pelo contrário, estão aumentando e sobrevivendo por mais tempo aqueles que não ficam parados no tempo e buscam se reinventar.

A síntese de como atrair clientes para a farmácia é estudar, persistir , tomar a iniciativa, sem medo de errar.

Aqui em nosso blog existem diversos materiais gratuitos para você baixar, e artigos para ler.
Mantenha-se em movimento, e vamos juntos crescer!

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