Como a fachada de farmácia interfere na escolha dos clientes

Como a fachada de farmácia interfere na escolha dos clientes

A fachada de farmácia é o primeiro elemento a entrar em contato com o cliente que passa por uma experiência de compra na sua loja. 

Por isso, entender os elementos que a compõe e como eles podem interferir na escolha dos seus clientes é fundamental na hora de montá-la.

Um estudo publicado no 1º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo  (1º ENANPARQ) mostrou que distintos grupos sociais percebem os elementos das fachadas de diferentes formas. 

Você sabia que isso pode impactar em como os clientes percebem a sua marca e no fluxo de pessoas que entram na sua farmácia ou drogaria?

Entretanto, pensar a composição desses elementos pode ajudar a atingir o público-alvo do seu estabelecimento da forma adequada e a aumentar o seu faturamento.

Se você está tentando entender como fazer a fachada da sua farmácia, acompanhe este artigo que vamos te ajudar a não cometer erros!

Elementos das fachadas de farmácia e drogaria

Um erro muito comum nas pesquisas de farmacêuticos ou gestores de farmácia é pensar que buscar “arte para fachada de farmácia” resolve os seus problemas.

Mas uma fachada não é composta apenas pela arte, por uma placa bonita ou uma escolha de cores. Esses elementos são muito importante e até essenciais quando montamos a fachada de uma farmácia pequena ou até mesmo uma fachada moderna. 

Entretanto, a fachada excede os limites das paredes e é todo elemento externo ao seu estabelecimento que influencia a visão que os clientes têm da sua marca. 

Entre os elementos que constituem uma fachada de farmácia ou drogaria estão:

  • vitrine;
  • placa da farmácia;
  • placas com preços de medicamentos;
  • cartazes de divulgação de ações ou produtos;
  • tendas infláveis para alguma ação de marketing; 
  • piso, estacionamento e gramado (em alguns casos);
  • iluminação diurna e noturna; e
  • o projeto de comunicação visual da sua marca.

Todos esses elementos são pensados de acordo com o público que o estabelecimento quer atingir. E, no caso de farmácias, isso é ainda mais importante porque o público define as ações de marketing necessárias e até o tamanho do estabelecimento.

Como as fachadas impactam os clientes

O estudo que citamos revela que, geralmente, os consumidores estão em estado de alerta, ou seja, observando os elementos ao seu entorno e tendo cuidado para não tomar alguma ação impensada. 

Mas, as fachadas conseguem causar uma espécie de transe ou “encantamento” que atrai o consumidor às lojas e os incentiva a consumir um produto. 

No caso de farmácias e drogarias, não se pode incentivar o consumo de medicamentos sem a existência de diagnóstico prévio, mas os produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC) podem ser livremente comercializados. 

Assim, saber atrair a atenção dos clientes para esses produtos, pode ajudar a aumentar o alcance de novos clientes e o faturamento da sua farmácia.

Vejamos quais fatores podem romper esse “encantamento” e interferir na escolha do cliente pelo seu estabelecimento.

Distribuição e iluminação de produtos nas vitrines

Um fator muito importante é quantos produtos e como eles ficam visíveis nas vitrines da sua farmácia ou drogaria

Existe uma técnica utilizada para ajudar a economizar espaço que pode acabar prejudicando o seu negócio quando mal-executada que é utilizar as estantes internas como vitrines.

Às vezes, os atendentes de farmácia não entendem como a poluição visual pode acabar afastando os consumidores e tentam mostrar o máximo de produtos possíveis. 

No entanto, uma vitrine cheia demais só faz parecer que a sua farmácia não tem giro de mercadorias e, ainda, ajuda a esconder seu ambiente interno. 

Focar em manter uma vitrine temática que seja alterada em tempos predeterminados ajuda a estimular o consumo e o giro dos produtos em exposição. Além de provocar a atenção dos clientes sempre que ela é alterada.

Outro fator importante é a iluminação das suas vitrines. As fotos abaixo mostram duas vitrines de lojas de roupa, mas observe a disposição de produtos e a iluminação dada a eles:

A imagem compara duas vitrines de lojas. A comparação pode ser aplicada também à fachada de farmácia.
Fonte: Gabriela Fantinel Ferreira, 2010.

Na imagem da esquerda podemos ver uma distribuição com menos produtos e uma iluminação que lhes dá destaque. Já na da direita, percebe-se um acúmulo de produtos e uma iluminação homogênea por toda a loja que não destaca a vitrine.

Essas imagens mostram bem como uma fachada pode atrair ou afastar o olhar dos clientes.

Outro fator influenciado pela iluminação é a impossibilidade de visualização dos produtos em vitrines que refletem a luz solar

a imagem mostra duas vitrines refletindo a luz solar a impedindo a visualização dos produtos. O exemplo pode ser levado à fachada de farmácia também.
Fonte: Gabriela Fantinel Ferreira, 2010.

Nas imagens acima fica nítido como os clientes precisam se aproximar muito da vitrine para enxergar os produtos. Uma boa iluminação pode resolver esse problema e aproximar mais seu público do seu negócio.

Poluição visual

A poluição visual é outro fator que acaba prejudicando muitas fachadas de farmácias.

A utilização de muitas placas de valores, cartazes de produtos e, até mesmo, folhas A4 com preços na vitrine podem acabar fornecendo um exagero de informação visual aos seus clientes. 

Procure utilizar uma quantidade de banners que não impeçam os clientes de ver a sua loja. Lembre que as vitrines precisam mostrar a parte interna da farmácia para convidar o cliente a entrar.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (ABIESV) revelou que 63% dos consumidores veem a fachada como fundamental para identificar uma marca. E 59% dizem que a fachada é suficiente para eles saberem se se identificam ou não com a marca. 

Por isso, adequar a fachada da sua farmácia ou drogaria para o público que você pretende atingir é fundamental. 

Se você tem uma farmácia que prioriza as classes A e B, foque em produtos de HPC de marcas famosas nas vitrines; exiba cartazes desses produtos. 

Se tem como foco as classes C, D e E, exiba cartazes de descontos em medicamentos genéricos ou descontos com o seu plano de fidelidade (se tiver). 

Mas cuidado na quantidade de publicidade para não ofuscar a presença da sua farmácia. 

É importante verificar se há na sua cidade algum regulamento para fachadas de comércio. Há várias cidades que desenvolveram legislações para impedir a poluição visual.

Informações importantes para fachadas de farmácias

Vale ressaltar ainda que há algumas informações importantes que devem ser expostas na sua fachada:

  • telefone e WhatsApp;
  • e-mail;
  • site; e
  • perfil de redes sociais.

E você sabia que um bom slogan também pode impactar a relação do seu negócio com o seu público?

Ter cuidado para pesar criatividade e slogans já conhecidos é importante para criar um slogan que mostre o quão única é a sua farmácia sem recorrer a frases prontas que já são amplamente utilizadas.

Para começar a pensar no melhor slogan para a sua farmácia ou drogaria e atrair mais clientes, você pode utilizar este Gerador de Slogan. Baixe-o gratuitamente no formulário abaixo:

Falta de identidade visual

A identidade visual da sua farmácia ou drogaria é o que faz seus clientes identificarem de longe a sua presença. 

Uma boa identidade visual é aquela que faz um bom uso da psicologia das cores e da hierarquia de informação, além, claro, da logomarca que compõe a identidade.

Para criar uma identidade visual para a sua farmácia, você precisa de um designer e, para acertar ainda mais nela, procure um designer que tenha experiência com identidades para farmácias e drogarias.

Para você ter uma ideia de como a psicologia das cores funciona, o vermelho e amarelo nos induzem a fome, por isso fachadas e embalagens de redes de fast food utilizam essas cores.

Verde e azul são cores que nos induzem calma, segurança e sensação de limpeza. Você já percebeu como elas são bastante utilizadas em hospitais e farmácias?

Isso é feito para que os pacientes e clientes se tranquilizem nesses ambientes. 

Depois que você tem uma identidade visual definida para a fachada da sua farmácia ou drogaria, você pode utilizá-la em tudo que produzir: anúncios, cartazes, panfletos etc. 

Falta de cuidado com iluminação externa e entorno da farmácia

Ter um entorno bem-cuidado pode ajudar até uma fachada mal-planejada. 

A questão é que não adianta investir numa vitrine perfeita, em placas, em iluminação, mas não ter um bom cuidado com o seu ponto comercial de farmácia.

Por isso, cuide do seu estacionamento; tenha placas de sinalização de estacionamento preferencial e um gramado bem-cuidado se for o caso do seu estabelecimento. Além disso, ofereça uma boa iluminação externa à sua farmácia. 

Durante à noite, os clientes precisam se sentir seguros. Lembre que, geralmente, eles já procuram farmácias e drogarias quando têm algum problema de saúde. Então, faça-os sentir-se seguros de ir até você mesmo nesses momentos. 

Com um entorno bem-cuidado e uma boa iluminação, as chances da sua farmácia causar uma boa primeira impressão são muito grandes. 

Errar na escolha de material para fachada de farmácia

Outro fator que pode impactar as vendas da sua farmácia é o material que compõe a sua fachada.

Existem vários materiais utilizados nas fachadas comerciais em geral. Entre eles:

  • ACM (alumínio composto – Aluminum Composite Material);
  • pedras;
  • madeiras;
  • porcelanato;
  • azulejos;
  • vidros;
  • revestimentos; e 
  • composições variadas desses materiais.

O estudo que citamos anteriormente relata, também, que a escolha desses materiais varia muito de acordo com a classe social atingida pelo estabelecimento.

Ou seja, usar porcelanato em uma farmácia pequena dificilmente vai compensar pelo alto custo do material.

Além disso, a utilização de um material fino, pode criar um sinal de alerta nos seus clientes que passam a entender o seu estabelecimento como um “local caro”. 

Ao mesmo tempo, utilizar materiais com pouca qualidade ou durabilidade pode afastar qualquer público da sua farmácia. 

Atualmente, uma fachada de farmácia em ACM é uma ótima aposta, pois consegue atender expectativas de todas as classes sociais. 

As fachadas em ACM são compostas por 2 chapas de alumínio, miolo de polietileno e pintura em poliéster ou super-poliéster. A durabilidade do ACM é alta, necessitando apenas de uma nova pintura em uma média de 3 a 5 anos devido à ação solar. 

E a limpeza desse material pode ser feita apenas com água e sabão neutro, o que diminui o custo de manutenção. 

Outros materiais também podem ser utilizados, mas vale a pena conferir a durabilidade deles antes de pensar apenas no custo direto do material. 

Agora podemos listar como montar uma fachada de farmácia sem cometer erros

Vejamos!

Como fazer uma fachada de farmácia

Uma fachada de farmácia ou drogaria precisa ser, sobretudo, atraente. Por isso, os cuidados acima são essenciais. E você pode seguir esta lista se não quiser errar na construção da sua:

  1. tenha uma identidade visual bem-estabelecida;
  2. utilize a psicologia das cores a favor do seu negócio;
  3. tenha vitrines bem-iluminadas e com foco nos produtos essenciais ao seu público-alvo;
  4. tenha cuidado com a poluição visual;
  5. utilize um material durável na sua fachada;
  6. evite encher o entorno da sua farmácia com propagandas e publicidades;
  7. todo o terreno da sua farmácia precisa representar um padrão de limpeza;
  8. siga a legislação para fachadas comerciais da sua cidade;
  9. tenha uma ótima iluminação noturna dentro e fora da farmácia; e
  10. coloque-se no lugar do seu público-alvo e veja se você entraria no seu estabelecimento.

Se colocar no lugar do outro pode ser um pouco difícil quando somos proprietários de um negócio. 

Nesses momentos não se pode pensar com a mentalidade de proprietário, mas, se você tiver dificuldades com isso, pode perguntar aos seus funcionários e clientes o que acham da sua fachada.

Muitas vezes, eles podem fazer contribuições que um proprietário não veria. Escutar seu público é fundamental para a saúde do seu negócio. 

Fachada + excelência de atendimento para fidelizar clientes

Você acredita que só reformar a fachada da sua farmácia vai aumentar as suas vendas?

Isso é um mito!

Existe um fator que pode impactar as suas vendas e ele está dentro da sua farmácia: os seus atendentes e farmacêuticos. 

Considere eles como uma fachada interna do seu estabelecimento. Um exterior bonito precisa refletir o lado de dentro, e se os funcionários da sua farmácia não correspondem à sua fachada externa, as chances da sua estratégia não funcionar são altas. 

Por isso, além de investir numa fachada de farmácia, invista na atualização profissional dos seus funcionários. Invista em cursos de atendimento, e verifique junto ao seu farmacêutico responsável pelos atendentes como está sendo realizado o atendimento.

Para evitar que um mau atendimento ocorra ou se prolongue e cause prejuízos à sua farmácia ou drogaria, você pode ofertar canais de feedback aos seus clientes

Como dissemos antes: ouvir seus clientes é fundamental para a saúde do seu negócio!

Invista na sua fachada de farmácia online

Em uma era de consumidores 4.0, a loja física já não é mais suficiente para atendê-los.

Esses consumidores são marcados pelo imediatismo, por altos padrões de exigência e total adaptação ao meio digital. 

Uma pesquisa realizada pela Provokers, em 2018, revelou que dos mais de 134 milhões de brasileiros conectados à web, 96% pesquisam produtos e serviços de pequenas e médias empresas (PMEs) na internet. 

Essa pesquisa ainda mostrou que 95% dos usuários comparam empresas na internet antes de decidir com qual entrar em contato. 

Por isso, ter uma forte presença na internet é fundamental para promover tanto o seu negócio online quanto o físico. 

Destacar-se no Google pode proporcionar ao seu negócio 13x mais chances de ser escolhido pelo usuário, um aumento de 5x na intenção de compra e ser visto como confiável por 4x mais usuários.

Entretanto, destacar a sua farmácia na internet não é uma tarefa muito fácil quando se tenta sozinho. 

Mas a MyPharma assume esse desafio com você!

Com a MyPharma você tem acesso a um site e aplicativo para promover a sua farmácia na internet e montar uma farmácia online para aumentar o seu faturamento. 

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