Móveis para farmácia: o que saber antes de comprar ou reformar

Os móveis para farmácia podem ter diferentes configurações de tamanhos e materiais. Isso torna a reforma ou criação de farmácia e drogaria um processo lento por causa da quantidade de opções.

Mas decidir quais móveis para farmácia serão utilizados na sua, não precisa ser difícil quando já sabemos a quais detalhes precisamos nos atentar na hora de comprá-los.

Hoje, te ajudamos a entender quais os melhores materiais para os móveis de farmácia e ainda te mostramos algumas opções que dão um visual moderno ao seu estabelecimento. 

Acompanhe a leitura e saiba, ainda, como adequar o layout da sua farmácia pode aumentar o seu ticket médio.

Móveis para farmácia: pré-moldados ou especiais

Dependendo do espaço físico do ponto comercial da sua farmácia, pode ser necessário solicitar a produção de móveis pensados para o seu espaço ou de móveis pré-moldados que se adequam a diversos tipos de layout.

 
A imagem mostra móveis para farmácia num ambiente multicolorido fazendo referência as cores da identidade visual da farmácia.
 

Um espaço muito pequeno pode necessitar um móvel que cumpra mais de 1 função ao mesmo tempo para que haja um melhor aproveitamento do espaço.

O ideal é que os móveis para farmácia consigam cumprir sua função sem comprometer a estética da sua farmácia ou a experiência de compra dos clientes. E, para isso, na hora de escolher os móveis é necessário que você esteja certo do layout que vai utilizar na sua loja.

No formulário abaixo, você baixa um modelo de planta baixa próprio para layout de farmácias de acordo com os moldes da ANVISA.

Se a sua farmácia tiver mais do que 60m² (o mínimo aceito por muitos estados) é possível ter acesso a muitos móveis pré-moldados já disponíveis em empresas especializadas no atendimento a farmácias e drogarias. 

No entanto, você também pode optar por solicitar um móvel específico para a sua farmácia se quiser que ele cumpra determinada função ou caso seu espaço seja muito limitado. 

Para isso, é importante que você verifique a procedência da empresa que vai realizar o serviço

Certifique-se que a empresa já atua na confecção de móveis para farmácias e drogarias ou, pelo menos, móveis para estabelecimentos com grande fluxo de clientes.

Isso é importante para que você possa consultar outros clientes da empresa e verificar como está a durabilidade do serviço. Compare os valores dessa empresa com outras do ramo. 

Geralmente, móveis pré-moldados são mais baratos do que os feitos sob demanda, então desconfie caso encontre uma situação contrária. 

Melhores modelos de móveis para farmácias

Os melhores modelos de móveis para farmácias são aqueles destinados a esse nicho. Pode parecer simplista, mas não é! 

Cada nicho de mercado conta com móveis especiais que atendem determinados usos no espaço, mas é comum observar estabelecimentos que colocam um móvel que não se encaixa no layout só porque o preço acaba sendo mais baixo.

No entanto, isso resulta num layout mal-organizado que não se adequa à estrutura necessária para uma farmácia e no comprometimento da relação dos seus clientes com sua loja.

Por isso, se você escolher apenas móveis específicos para o seu nicho, já vai ter um trabalho bem-realizado. Mas é possível melhorar ainda mais a organização da sua farmácia ou drogaria escolhendo mobiliários com algumas características essenciais. 

Confira abaixo o que considerar na hora de escolher os seus móveis para farmácia:

Móveis para farmácia em MDF ou MDP

A diferença principal entre o MDF e o MDP é a forma como são feitos. Ambos são compostos por fibras de madeira e resina, mas o MDP é dividido em 3 camadas, enquanto o MDF conta com apenas 1.

Mas isso não é suficiente para declarar o melhor material, dado que seus usos mudam, justamente, por conta da forma como são feitos.

O MDF permite cortes mais maleáveis, ou seja, curvas, o que resulta em móveis mais modernos. Já o MDP só permite cortes retilíneos, o que limita bastante as possibilidades de acabamentos. 

Entretanto, o MDP tem maior resistência à umidade e suporta mais peso, mas isso só se torna relevante a ambientes úmidos - o que não é o nosso caso. 

O mais comum é que fabricantes especializados em móveis para farmácias trabalhem com MDF por conta das possibilidades de acabamentos.

Vale ressaltar ainda que o critério de peso não é tão relevante, pois um bom layout de farmácia inclui não ter uma sobrecarga de produtos nas prateleiras, já que isso dá a sensação aos clientes de que sua farmácia não tem giro de mercadoria.

Chapas e ganchos de metal

Se você utilizar móveis com chapas e ganchos de metal, garanta que eles sejam densos o suficiente para não entortarem com o peso dos produtos. 

Ainda que a boa layoutização peça poucos produtos nas prateleiras, o peso deles pode acabar danificando seu móvel e onerando o seu fluxo de caixa

Com chapas e ganchos de metal, é possível alcançar um excelente resultado estético na sua farmácia ou drogaria. A única atenção que esse material pede é uma excelente iluminação que alcance todas as prateleiras e ajude no giro de mercadorias.

Prateleiras de vidro para farmácias

As prateleiras de vidro são, sem dúvida, o melhor material na hora de escolher os móveis para farmácia. No entanto, vidro nem sempre é o material mais barato, mas seu custo-benefício é sempre positivo. 

A combinação de vidro com outros materiais como o MDF pode abaixar o custo da produção e resultar num excelente acabamento para a sua farmácia como veremos nos exemplos a seguir.

O vidro também permite cortes em curvas que colaboram muito para uma estética mais moderna. 

Sobre os vários benefícios de utilizar prateleiras de vidro em farmácias, já publicamos um artigo que você pode conferir a seguir:

► Aumente seu faturamento com prateleiras de vidro para farmácias

O que podemos adiantar aqui é que o vidro pode ajudar a aumentar o ticket médio e o faturamento da sua loja por conta do impacto visual que causa aos seus clientes.

Pintura dos móveis

Esse é um aspecto que não se pode deixar de conferir ao comprar os móveis para farmácia. 

Ao conversar com outros farmacêuticos (ou visitar suas farmácias), verifique como está a pintura de seus móveis. Assegure-se de que a pintura não está se desgastando nos móveis de MDF ou descascando nos metais, possibilitando o aparecimento de ferrugem. 

Você também pode verificar a possibilidade de pinturas em diferentes cores além do tradicional branco. É uma excelente estratégia combinar seus móveis com a identidade visual da sua farmácia.

 

Agora que você já sabe quais aspectos considerar na hora de comprar seus móveis para farmácia, vamos ver como eles podem ajudar a aumentar o seu faturamento.

Como aumentar seu faturamento da farmácia

Engana-se o gestor de farmácia que pensa que investir em móveis para farmácia mais modernos só causa prejuízos com reforma. Na verdade, os móveis são fundamentais para ajudar a promover o faturamento da sua farmácia ou drogaria

Investir num layout moderno mostra que seu estabelecimento está atualizado com o mercado e pronto para atender as novas demandas dos seus clientes. Já um layout antigo, causa uma sensação de que estamos em um lugar ultrapassado, que não conversa com seu tempo.

Perceba como grandes franquias de farmácias investem em mobiliários padronizados e modernos. Até mesmo aqueles clientes mais idosos já se identificam com a evolução dos mobiliários. Os consumidores 4.0 são antenados em tecnologia e se adequam rapidamente às evoluções do mercado. 

Entender o tipo de consumidor que encontramos hoje é fundamental para manter a saúde do seu negócio num mercado tão competitivo como esse.

Abaixo, deixamos algumas dicas de como aumentar seu faturamento com os móveis adequados para a sua farmácia:

Não encha suas prateleiras de produtos

Isso causa uma sensação de produtos parados que não vendem e a tendência é que continuem assim. Deixar poucas unidades de cada produto na área de vendas mostra que o produto tem giro e pode causar um gatilho de urgência no cliente que o compra antes que acabe.

Mantenha seus móveis limpos

Poeira, sujeiras em geral e embalagens que vazaram são muito mais perceptíveis em prateleiras de vidro, mas uma vistoria diária é capaz de manter a limpeza em todos os tipos de mobiliários.

Invista na iluminação

Prateleiras de vidro facilitam muito a visualização dos produtos mais baixos, mas é possível ter uma boa iluminação ainda que suas prateleiras sejam de metal ou MDF; investir nesse critério é importante porque o ambiente farmacêutico deve ser claro para causar uma sensação de limpeza e tranquilidade.

Utilize pontos promocionais estratégicos

Pontas de gôndolas são excelentes para promover produtos em promoção ou novos lançamentos; já o checkout pode ser utilizado para promover itens de conveniência e alguns em promoção.

Identifique os setores da sua farmácia

Utilizar placas de setorização sobre as gôndolas e prateleiras ajuda seus clientes a se localizarem. Eles precisam sentir que conseguem encontrar o que precisam sem ajuda dos atendentes da farmácia; se isso não é possível, a tendência é que eles busquem uma farmácia ou drogaria mais adaptada às suas necessidades. 

Móveis para farmácia: exemplos modernos

Agora que você já sabe que a utilização de móveis modernos, padronizados e identificados é essencial para uma boa experiência do cliente, vamos ver alguns modelos de móveis que podem ajudar a promover a sua farmácia ou drogaria.

Todas as imagens abaixo são da ShowFarma Móveis, no entanto, isso não significa que indicamos a empresa para a fabricação dos seus móveis para farmácia. Antes de solicitar um orçamento ou assinar um contrato, sempre verifique a procedência da empresa e siga as dicas que deixamos acima.

Móveis para farmácia em MDF + vidro

 
A imagem mostra móveis para farmácia em vidro e mdf com uma boa iluminação e identificação feita por imagens.
 

Na imagem acima é possível perceber como a união de diferentes materiais (MDF e vidro) consegue promover uma sensação moderna a uma farmácia ou drogaria. A iluminação bem-clara ajuda a promover uma fácil visualização até das prateleiras mais baixas.

As pontas de gôndolas em vidro arredondado também ajudam a dar uma sensação de economia do espaço quando a farmácia não tem tanto espaço físico disponível.

Nesse exemplo, a identificação das sessões é feita através de imagens, mas a melhor identificação acontece através de palavras ou da união entre imagens e palavras como veremos no exemplo abaixo.

 
A imagem mostra móveis para farmácia em vidro, metal e mdf com uma boa área de circulação de clientes.
 

Nesse exemplo, é possível ver como os clientes podem percorrer facilmente a farmácia durante suas compras. 

A identificação das sessões por imagens e palavas facilita bastante a experiência de compra dos clientes que não precisam buscar ajuda dos balconistas para encontrar produtos e medicamentos isentos de prescrição. 

Note como a utilização de MDF e vidro é fundamental para conseguir um acabamento curvo que transmite um ar moderno ao ambiente.

Móveis para farmácia sem boa iluminação

 
A imagem mostra móveis para farmácia em vidro, metal e MDF com uma iluminação ruim
 

Neste último exemplo, pode-se perceber como a união de MDF com vidro e metal também consegue passar um ar moderno ao ambiente.

A identificação das gôndolas é a mais bem-realizada dos 3 exemplos, pois agora todo o ambiente pode ser facilmente percorrido pelos clientes. Também é possível notar como o uso de cores no interior da farmácia é importante.

Uma boa estratégia de comunicação pode utilizar as cores da fachada da sua farmácia no ambiente interno e ajudar a criar uma identidade visual para a farmácia como um todo. 

Entretanto, note como a iluminação desse exemplo não favorece as prateleiras mais baixas nem, tampouco, as mais altas nas paredes. Uma iluminação desse tipo não ajuda a promover o giro de produtos e pode acabar prejudicando o faturamento da sua farmácia. 

Os 2 exemplos anteriores contavam com uma iluminação branca bem-clara que facilitava a visualização de todos os espaços do estabelecimento. Se seus móveis não contam com prateleiras de vidro, eles precisam ter uma excelente iluminação.

 

Em todos esses layouts é necessário aplicar alguns conceitos como o ponto de pega e altura dos olhos para atrair clientes adultos e crianças. 

Você pode conferir essas dicas no nosso artigo sobre checkout de farmácia que ajuda a aumentar seu ticket médio.

 

Quer saber mais sobre como organizar a sua farmácia ou drogaria para promover seu faturamento? 

Então acompanhe nosso blog e siga-nos no Instagram e Facebook para receber todas as nossas dicas!


Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!

Sua farmácia continuará perdendo clientes
por não ter presença online?

Assista agora uma demonstração sem compromisso.
ASSISTIR DEMONSTRAÇÃO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram