Prateleiras de vidro para farmácias: por que são a melhor opção?

Prateleiras de vidro para farmácias: por que são a melhor opção?

Prateleiras de vidro para farmácias… você sabe por que elas são tão importantes?

A utilização de vidros é essencial quando pensamos a montagem de uma farmácia ou drogaria. Da vitrine ao balcão e prateleiras, não há como escapar da utilização desse material.

Mas tentar fazê-lo não é uma boa estratégia. Afinal, ele melhora significativamente o seu espaço físico e visual e tende a aumentar o faturamento da sua farmácia.

A foto mostra prateleiras de vidro para farmácias separando dermocosméticos de maquiagens.

Quando nos deparamos com a montagem de uma farmácia, encontramos 2 opções:

  • investir em mobiliários baratos e, consequentemente, ter um faturamento menor; ou
  • investir em um mobiliário melhor e aumentar o ticket médio por conta do impacto causado aos clientes.

Nem sempre, a segunda opção é possível na montagem inicial de um projeto, mas cabe considerá-la para uma atualização futura do espaço físico.

Abaixo, explicamos por que a utilização de prateleiras de vidro em farmácias é um ótimo investimento. E por que deve ser considerada por quem deseja aumentar o ticket médio do seu negócio.

Organização de farmácias e drogarias

A organização de farmácias e drogarias é feita através de um planejamento de espaço físico e layouts. Ou seja, a organização não acontece apenas na prática. Ela passa por profissionais que conhecem a normas estipuladas por cada estado e pensam a melhor maneira de organizar o espaço físico disponível.

Dentro dessa organização do estabelecimento, não se considera apenas como os mobiliários ficarão dispostos na estrutura física. Considera-se, também, como estarão visualmente ordenados (o layout), quais mobiliários serão utilizados e por quais materiais serão compostos.

Layout e mobiliários em farmácias

O layout e os mobiliários de farmácias ou drogarias são organizados de acordo com o tipo de estabelecimento.

No geral, tem-se 3 tipos de farmácias e drogarias:

  • tradicional: geralmente são estabelecimentos menores onde os medicamentos estão dispostos na parte de dentro do balcão e não contam com uma grande variedade de produtos de higiene, perfumaria e cosméticos (HPC);
  • conveniência: alguns medicamentos isentos de prescrição (MIPs) já ficam dispostos ao alcance dos clientes e há uma variedade maior de produtos de HPC;
  • redes: a variedade de produtos de HPC é muito superior aos modelos anteriores; tendem a ter um número alto de MIPs à disposição direta dos clientes e utilizam tecnologias para automatizar alguns processos.

Cada tipo de farmácia ou drogaria tem uma necessidade especial. Por isso, os layouts e mobiliários variam bastante. E, entre os mobiliários mais comuns, vemos os de MDF, aço/metal, plástico e vidro.

E, ainda que os tipos de mobiliários variem muito, mesclar o vidro com outros materiais é uma ótima aposta para qualquer estabelecimento.

Prateleiras de vidro para farmácias

Independentemente do mobiliário escolhido na hora do planejamento, as prateleiras de vidro são uma necessidade na realidade de farmácias e drogarias.

Na prática diária, pode ser que algum medicamento/produto quebre ou vaze nas prateleiras. Por isso, elas precisam ser feitas de um material transparente, não poroso e impermeável.

As prateleiras de vidro oferecem essas condições e, por isso, têm algumas vantagens. Confira:

Limpeza de prateleiras de vidro em farmácias

A limpeza de prateleiras de vidro é muito mais rápida e fácil em qualquer contexto. Com álcool é possível limpá-las rapidamente, enquanto outros tipos de prateleiras teriam que ser limpas com outros materiais.

Como a higienização precisa ser feita periodicamente, as prateleiras de vidro em farmácias promovem uma economia com produtos de limpeza e agilidade no processo.

Além disso, elas favorecem a percepção do vazamento de algum produto e ajudam a evitar que clientes tenham contato com o medicamento ou produto de HPC vazado.

Fácil percepção de produtos

Por ser um material transparente, o vidro não polui visualmente o ambiente, mesmo que utilizado em grandes quantidades.

Por isso, a utilização de prateleiras de vidros em farmácias e drogarias é tão importante!

Se o mobiliário não rouba a atenção dos clientes, é muito mais fácil eles focarem nas características dos produtos. Ou seja, o aumento do ticket médio se torna iminente.

 
A foto mostra a disposição de produtos em prateleiras de vidros para farmácias e a fácil iluminação entre elas.
 

Um estudo publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing mostrou que a visão tem um impacto de 83% no processo de aprendizagem e percepção dos consumidores sobre produtos e serviços.

Ou seja, 83% da percepção que um cliente tem de um produto ou da sua farmácia é realizada através da visão. Então, esse é um sentido que não deve ser ignorado quando se monta uma estratégia de negócio.

Melhora da iluminação

Iluminação é um fator extremamente importante!

Normalmente, as pessoas não gostam de ficar muito tempo em locais mal-iluminados.

Então imagine a seguinte situação:

 

seus produtos estão em prateleiras escuras e isso acontece por um desses fatores:

ou porque a disposição dos seus mobiliários não colabora muito com a iluminação ou porque o material das prateleiras superiores impede a iluminação das inferiores.

 

Como você imagina a saída desses produtos?

A tendência é que a rotatividade deles caia com o tempo!

Quando falamos de iluminação, ela precisa de atenção desde o projeto inicial de configuração do ambiente. Mas, ter prateleiras de vidro sempre vai ajudar a iluminar aquelas mais baixas, além de deixar todos os produtos mais nítidos para os olhares dos clientes.

Prateleiras de vidro para farmácias: existe versatilidade?

É comum pensar que, independentemente do material escolhido, não há muita versatilidade na hora de montar o espaço de farmácias e drogarias.

Mas o vidro oferece versatilidade em tipos, cores e formatos. Então é possível utilizá-lo de diferentes formas na composição do seu espaço.

Pode-se utilizar cores que se adequem à composição visual da sua marca ou à composição de determinada área da farmácia. É possível diferenciar onde ficam os MIPs, os itens de HPC e as áreas de atendimento dos farmacêuticos.

A utilização de vidros coloridos em farmácias e drogarias é uma ótima aposta, pois estes ambientes, normalmente, carecem de apelo ao público.

Como, geralmente, busca-se por farmácias em momentos em que se está doente, as pessoas não gostam muito desses ambientes, assim como acontece com hospitais. Por isso, utilizar cores diferentes pode fazer com que seus clientes se sintam bem no seu estabelecimento.

Quando os clientes se sentem bem dentro de uma farmácia, o ticket médio tende a aumentar porque eles começam a analisar melhor, e sem pressa, os outros produtos.

Alguns cuidados com prateleiras de vidro em farmácias

Ainda que prateleiras de vidro em farmácias sejam a melhor opção, existem alguns cuidados que precisam ser tomados:

  • a espessura do vidro das prateleiras varia de acordo com o tipo de vidro (se laminado, se temperado etc.);
  • as prateleiras de vidro não podem conter cantos vivos, ou seja, suas bordas precisam ser lixadas ou lapidadas para que usuários não se cortem;
  • se as prateleiras têm cantos expostos, eles têm de ser chanfrados ou arredondados;
  • as prateleiras de vidro não podem ter apenas fixação química, é necessário que elas tenham fixação mecânica auxiliar, a fim de evitar descolamentos e quedas que provoquem acidentes.

Por que investir em prateleiras de vidro para farmácias?

Independentemente se seu negócio configura uma farmácia tradicional, de conveniência ou de rede, as prateleiras de vidro tendem a ajudar na expansão do seu negócio.

Seja em farmácias grandes ou pequenas, a má-disposição, visualização e iluminação dos produtos vai deixá-los parados no estoque.

Por isso, investir nesses fatores é essencial para alavancar o seu negócio. E, com prateleiras de vidro em farmácias, torna-se muito mais fácil melhorar a percepção que seus clientes têm dos seus produtos e do seu espaço.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quer saber mais sobre como organizar sua farmácia ou drogaria para aumentar o seu faturamento? Então acompanhe nosso blog e siga a MyPharma no Instagram e Facebook para receber nossas dicas!


Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!

Sobre a MyPharma

Plataforma de loja virtual para sua drogaria, farmácia, pet shop , loja de perfumaria ou de suplementação.

comercial@mypharma.net.br

Material Grátis:
FECHAR