Prateleiras de vidro para farmácia: dicas para se inspirar

Você sabe por que as prateleiras de vidro para farmácia são tão importantes?

A utilização de vidros é essencial quando pensamos a montagem de uma farmácia ou drogaria. 

Da vitrine ao balcão e prateleiras, não há como escapar da utilização desse material. E fazê-lo não é uma boa estratégia. 

Afinal, as prateleiras de vidro melhoram significativamente o seu espaço físico e visual e tendem a aumentar o faturamento da sua farmácia.

Um estudo publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing mostrou que a visão tem um impacto de 83% no processo de aprendizagem e percepção dos consumidores sobre produtos e serviços.

Ou seja:

 

83% da percepção que um cliente tem de um produto ou da sua farmácia é realizada através da visão

 

Então, esse é um sentido que não deve ser ignorado quando se monta uma estratégia de negócio.

Assim, quando nos deparamos com a montagem de uma farmácia, encontramos 2 opções:

  • investir em mobiliários baratos e, consequentemente, impactar o valor agregado em sua marca, faturando menos que o desejado;
  • ou investir em mobiliários melhores,  aumentando o ticket médio por conta do impacto positivo causado aos seus clientes.

Nem sempre, a segunda opção é possível na montagem inicial de um projeto, mas cabe considerá-la para uma atualização futura do espaço físico.

Abaixo, explicamos por que a utilização de prateleiras de vidro em farmácias é um ótimo investimento, e por que deve ser considerada por quem deseja aumentar o ticket médio do seu negócio.

Por que escolher prateleiras de vidro?

Com o comportamento dos consumidores atuais, que buscam cada vez mais praticidade e autonomia na hora da compra, essas prateleiras são mais eficientes. 

Isso porque a transparência ou destaque com o vidro facilitam o acesso ao item desejado e permitem ao cliente encontrar o que precisa sem necessariamente recorrer a algum colaborador de sua loja.

Atualmente, com o avanço do setor e as possibilidades que ele oferta, a mobília para farmácia pode ser desenhada para atender às necessidades específicas do segmento. 

 

Estrutura moderna e design sofisticado estão entre as principais tendências das grandes redes e, sem dúvidas, contar com isso confere conceito e profissionalismo ao seu negócio.

Saber desta importância é o primeiro grande passo. O segundo, é definir qual modelo de prateleiras de vidro melhor atende sua farmácia.

Mas antes é preciso entender que a organização de farmácias e drogarias é feita através de um planejamento de espaço físico e layouts

Ou seja, a organização não acontece apenas na prática. 

Ela passa por profissionais que conhecem as normas estipuladas por cada estado e pensam a melhor maneira de organizar o espaço físico disponível.

 

Neste ponto, é preciso pensar também em quais caminhos seus clientes percorrem dentro da loja.

Será que eles fazem um percurso que permite a visualização de itens de diferentes categorias?

Será que passam por produtos que estão sem giro há um bom tempo e que, agora, possuem descontos?

Essas são questões que você consegue resolver com um modelo inteligente de circulação de clientes!

Dentro dessa organização do estabelecimento, não se considera apenas como os mobiliários ficarão dispostos na estrutura física. 

Considera-se, também, como estarão visualmente ordenados (o layout), quais móveis serão utilizados e por quais materiais serão compostos.

   

Quando utilizar prateleiras de vidro na farmácia?

O layout e os mobiliários de farmácias são organizados conforme o tipo de estabelecimento.

No geral, tem-se 3 tipos de farmácias e drogarias:

  • tradicional: geralmente são estabelecimentos menores onde os medicamentos estão dispostos na parte de dentro do balcão e não contam com uma grande variedade de produtos de higiene, perfumaria e cosméticos (HPC)

 

Cada tipo de farmácia ou drogaria tem uma necessidade especial! 

Por isso, os layouts e mobiliários variam bastante e, entre os mobiliários mais comuns, vemos os de MDF, aço/metal, plástico e vidro.

Além disso, ainda que os tipos de móveis variem bastante, mesclar o vidro com outros materiais é uma ótima aposta para qualquer estabelecimento.

Assim, cabe entender em qual momento está o seu empreendimento e se vale a pena investir nas prateleiras de vidro.

Afinal, será que vale o investimento se os clientes não terão acesso direto a essas prateleiras?

   

Vantagens das prateleiras de vidro em farmácias

Independentemente dos móveis escolhidos na hora do planejamento, as prateleiras de vidro são uma necessidade na realidade de farmácias e drogarias.

Na prática diária, pode ser que algum medicamento/produto quebre ou vaze nas prateleiras. 

Por isso, elas precisam ser feitas de um material transparente, mas, principalmente, não poroso e impermeável.

As prateleiras de vidro oferecem essas condições e, por isso, têm algumas vantagens. Confira-as abaixo:

 

Limpeza

A limpeza de prateleiras de vidro é muito mais rápida e fácil em qualquer contexto. 

Com álcool é possível limpá-las rapidamente, enquanto outros tipos de prateleiras teriam que ser limpas com outros materiais.

Como a higienização precisa ser feita periodicamente, as prateleiras de vidro em farmácias promovem uma economia com produtos de limpeza e agilidade no processo.

Além disso, elas favorecem a percepção do vazamento de algum produto e ajudam a evitar que clientes tenham contato com o medicamento ou produto de HPC vazado/derramado.

 

Fácil percepção de produtos

Por ser um material transparente, o vidro não polui visualmente o ambiente, mesmo que utilizado em grandes quantidades.

Por isso, a utilização de prateleiras de vidros em farmácias é tão importante!

Se o mobiliário não rouba a atenção dos clientes, é muito mais fácil eles focarem nas características dos produtos. Assim, o aumento do ticket médio se torna iminente.

 
A imagem revela como a percepção dos produtos fica facilitada com prateleiras de vidro
 

Melhoria da iluminação

A iluminação é um fator extremamente importante!

Normalmente, as pessoas não gostam de ficar muito tempo em locais mal-iluminados.

 

E a má iluminação em farmácias pode acontecer por alguns motivos. Entre eles:

  • a iluminação do ambiente foi mal planejada
  • a disposição dos seus móveis não colabora muito com a iluminação
  • o material das prateleiras superiores impede a iluminação das inferiores
  • o espaço de circulação não permite uma iluminação completa das estantes 
 

Se essa é a realidade do seu estabelecimento, como você imagina a saída dos seus produtos?

A tendência é que a rotatividade deles caia com o tempo!

Por isso, ao falarmos de iluminação, precisamos focar nesses aspectos desde o projeto inicial de configuração do ambiente. 

Mas, ter prateleiras de vidro sempre vai ajudar a iluminar aquelas mais baixas, além de deixar todos os produtos mais nítidos para os olhares dos clientes.

   

Existe versatilidade quando o tema é prateleiras de vidro para farmácia?

É comum pensar que, independentemente do material escolhido, não há muita versatilidade na hora de montar o espaço de farmácias e drogarias.

Mas o vidro oferece versatilidade em tipos, cores e formatos. Então é possível utilizá-lo de diferentes formas na composição do seu espaço.

Pode-se utilizar cores que se adéquem à composição visual da sua marca ou à composição de determinada área da farmácia. 

É possível diferenciar onde ficam os MIPs, os itens de HPC e as áreas de atendimento dos farmacêuticos e balconistas.

A utilização de vidros coloridos em farmácias e drogarias é uma ótima aposta, pois estes ambientes, normalmente, carecem de apelo ao público.

Como, geralmente, as pessoas buscam por farmácias quando estão doentes, elas não gostam muito desses ambientes, assim como acontece com hospitais. 

Por isso, utilizar cores diferentes pode fazer com que seus clientes se sintam bem no seu estabelecimento.

Se sua farmácia conseguir prover esse bem-estar aos seus clientes, o ticket médio tende a aumentar porque eles começam a analisar melhor e sem pressa outros produtos que não pensavam em comprar quando começaram sua jornada de compra.

 

Como escolher prateleiras de vidro para farmácia?

Atualmente, existem empresas especializadas na fabricação, comércio e instalação de mobiliários de vários tipos com foco no setor farmacêutico.

Entre uma gama de possibilidades, existem modelos prontos e, como alguns casos exigem a fabricação sob medida para uma adequação perfeita ao PDV, também é possível pensar em formatos personalizados.

Tendo isso em mente, confira como escolher as prateleiras certas:

 

1. Opte por prateleiras específicas para farmácia

Muitos empresários acreditam que qualquer tipo de prateleira já é suficiente para expor os itens da farmácia, mas isso não é verdade!

Investir em mobiliário específico para farmácia promove o bom aproveitamento do espaço físico da loja. Além disso, permite posicionar os produtos da melhor maneira, facilitando a identificação das categorias.

 

2. Tenha um projeto estrutural da farmácia antes de escolher as prateleiras

As prateleiras devem ser visualmente agradáveis, atraentes e práticas. Então, é importante que se enquadrem no espaço do ponto de vendas.

Com um projeto estrutural, é possível identificar as medidas corretas, repartições estratégicas e desenvolver um móvel versátil — o que, certamente, facilita possíveis mudanças físicas no estabelecimento com foco no crescimento.

 

3. Estude as especificações técnicas das prateleiras de vidro para farmácia

Entre as principais especificações técnicas para as estantes de vidro temos:

 

Espessura do vidro

A maioria das prateleiras comerciais contam com vidros que variam de 1 cm a 1,6 cm de espessura — o que permite ao móvel suportar objetos razoavelmente pesados.

Mas vidros resistentes com espessura entre 6 mm e 8 mm, também são bastante comuns no mercado e ideais para essa finalidade.

Existem diversos tipos de suporte para prateleiras: desde os mais simples, que suportam cargas em torno de 50 kg, até os reforçados, capazes de sustentar até 160 kg se corretamente instalados. 

Essas peças podem ser de ferro, aço ou até madeira e os valores variam conforme o material.

Cabe entender também que a espessura do vidro interfere no peso que você pode colocar na prateleira. 

Por isso siga corretamente as instruções de uma empresa especializada no assunto e veja qual espessura é a mais indicada para as necessidades da sua farmácia.

 

Tipo de vidro

O vidro mais indicado para ser utilizado nas prateleiras é o temperado. 

Isso porque ele passa por uma transformação térmica que o torna até 5x mais resistente em relação aos vidros convencionais.

Além disso, devido ao aquecimento em seu processo de fabricação, quando o vidro temperado se quebra, não emite estilhaços pequenos e altamente cortantes, como acontece com o vidro comum.

 

Onde usar as prateleiras de vidro 

Confira agora as opções de uso para as prateleiras de vidro:

  • fixadas em paredes e alturas elevadas: com iluminação por leds e lâmpadas diferentes que conferem um toque mais sofisticado
  • em balcões fechados que expõem medicamentos que exigem visibilidade, mas não podem ser comprados sem receita nem disponibilizados em áreas de livre circulação de clientes
  • fixadas em um fundo com textura, pintura ou papel de parede para conferir um visual leve e orgânico
  • em ilhas, no interior da loja, com produtos que acompanham uma linha de maior sofisticação, como itens de beleza, estética e cosméticos
  • em painéis, combinadas aos materiais amadeirados ou espelhados para conferir maior elegância e um design moderno à farmácia
  • em nichos, alocando-as uma embaixo da outra, lado a lado ou ainda  de forma assimétrica para criar um conceito mais inovador.
 

Como usar as estantes de vidro

Você pode usar as estantes de vidro para: 

  • expor medicamentos isentos de prescrição
  • destacar produtos especiais de linhas mais caras
  • para comportando medicamentos que não podem ser comprados sem receita e devem estar restritos ao alcance dos funcionários da farmácias
   

Alguns cuidados com prateleiras de vidro em farmácias

Ainda que prateleiras de vidro em farmácias sejam a melhor opção, existem alguns cuidados que precisam ser tomados:

  • a espessura do vidro das estantes varia conforme o tipo de vidro (se laminado, se temperado etc.)
  • as prateleiras de vidro não podem conter cantos vivos, ou seja, suas bordas precisam ser lixadas ou lapidadas para que usuários não se cortem
  • se as prateleiras têm cantos expostos, eles têm de ser chanfrados ou arredondados
  • a fixação não pode ser apenas química, é necessário que elas tenham fixação mecânica auxiliar, a fim de evitar descolamentos e quedas que provoquem acidentes
   

Quanto custa uma prateleira de vidro?

O preço das prateleiras de vidro para farmácia pode variar conforme medidas e modelos.

Em geral, uma base lisa de 1 m² (um metro quadrado) de vidro temperado (com espessura de 6 mm a 8 mm) tem um custo médio de R$ 120,00 — sem contar a instalação.

Os suportes, como vimos, variam conforme o material. 

Aço e ferro costumam ter um custo-benefício melhor, já que oferecem maior durabilidade e resistência.

Acima de tudo, é importante pensarmos que esse móvel é também um dos pontos que determinam o modo como os consumidores conversam com seu estabelecimento especialmente os de perfil visual, como mostra o estudo que citamos. 

Portanto, mais do que preço, vários outros aspectos devem ser analisados.

   

Inspire-se com os modelos de prateleiras de vidro para farmácia que separamos para você!

Modelo de prateleira de vidro para farmácia
Fonte: Pinterest
 
Modelo de prateleira de vidro para farmácia 2
Fonte: Pinterest
 
Modelo de prateleira de vidro para farmácia 3
Fonte: Pinterest
 
Modelo de prateleira de vidro para farmácia 4
Fonte: Pinterest

Veja também: Passo a passo para construir uma vitrine de farmácia perfeita

   

Conclusão: por que investir em prateleiras de vidro para farmácias?

Independentemente se seu negócio configura uma farmácia tradicional, de conveniência ou de rede, as prateleiras de vidro tendem a ajudar na expansão do seu negócio.

Seja em farmácias grandes ou pequenas, a má-disposição, visualização e iluminação dos produtos vai deixá-los parados no estoque.

Por isso, investir nesses fatores é essencial para alavancar o seu negócio. 

E, com estantes de vidro, torna-se muito mais fácil melhorar a percepção que seus clientes têm dos seus produtos e do seu espaço.

 

Quer saber mais sobre como organizar sua farmácia ou drogaria para aumentar o seu faturamento?

 

Então, preencha o formulário abaixo e receba nosso MODELO INTELIGENTE DE CIRCULAÇÃO DE CLIENTES.

Com ele, você entenderá como pode guiar seus clientes durante suas jornadas de compra e lucrar muito mais com isso!


Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!

Sua farmácia continuará perdendo clientes
por não ter presença online?

Assista agora uma demonstração sem compromisso.
ASSISTIR DEMONSTRAÇÃO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram