Franquia de farmácia: 10 opções para investir

Franquia de farmácia: 10 opções para investir

A solidez do mercado farmacêutico no Brasil faz da franquia de farmácia um investimento bastante promissor.

De acordo com o Estudo de Mercado Institucional da IQVIA, empresa global associada a soluções de auditoria, tecnologia e consultoria para o mercado de saúde, até 2019 o segmento farmacêutico brasileiro já alcançava R$215,6 bilhões em vendas por ano.

A verdade, é que os cuidados com a saúde continuam sendo uma prioridade, mesmo em momentos econômicos desafiadores.

Além disso, o setor farma tem se reinventado constantemente, aderindo a modalidades de atendimento que combinam mais com o consumidor atual – cenário de destaque para o delivery e as farmácias online.

Deseja entrar no mercado farmacêutico investindo em uma franquia de farmácia, mas ainda não sabe qual é a melhor para você? Confira dicas e as opções que separamos para te ajudar nessa escolha!

Veja também: História da farmácia no Brasil e no mundo

Como funciona uma franquia de farmácia?

Em suma, franquia é uma licença de direito para uso de marca e modelo de negócio já formatado, concedida por contrato, sob tempo pré-determinado.

Ao aderir a uma franquia de farmácia, você terá uma unidade própria de vendas, mas fará parte de uma rede, atuando com uma marca já consolidada, reconhecida e com experiência de mercado.

No franchising, encontramos dois personagens principais:

  1. O franqueador: empresa que detém a marca.
  2. O franqueado: você, sua unidade, a farmácia que irá instalar em determinado território.

Nessa relação, o franqueador é responsável por ceder a marca e o modelo de negócio, capacitar o franqueado, fornecer suporte e garantir qualidade para a parceria.

O franqueado, por sua vez, é quem adquire o direito de uso da marca, abre uma ou mais unidades, administra e lucra seguindo o modelo estabelecido pela empresa franqueadora.

O que saber antes e abrir uma franquia de farmácia?

A aquisição de uma franquia é regida pelo COF (Circular de Oferta de Franchising). Em resumo, esse documento explica quais são as taxas para concessão da franquia e estabelece diretrizes próprias de atuação.

No caso de franquias farmacêuticas, é importante ainda se atentar à lei.

De acordo com a legislação que rege a área (lei 13.021/2014), é obrigatório que a farmácia tenha um farmacêutico, não necessariamente ser esse o dono ou franqueado, mas um profissional habilitado e registrado no Conselho Federal de Farmácia (CFF) para prestar atendimento à população.

Outros requisitos são a obrigatoriedade de um responsável técnico durante todo o funcionamento, licenciamento sanitário junto ao órgão de vigilância sanitária local e condições básicas requeridas para a comercialização de medicamentos.

A vantagem de adquirir uma franquia de farmácia se baseia na diminuição dos riscos que são os grandes vilões do empreendedorismo.

Por se tratarem de modelos testados e marcas conhecidas, as franquias certamente asseguram um bom funcionamento no mercado. Além disso, oferecem escalabilidade e prospecção de crescimento, por meio da aquisição de novas unidades.

Qual o valor de uma franquia de farmácia?

Não existe uma conta exata, pois as lojas possuem tamanhos diferentes e necessidades variadas.

Custos diretos e indiretos com leiaute e estrutura do PDV (ponto de vendas), equipe de funcionários e até estoque, por exemplo, tornam o valor aquisitivo de uma franquia de farmácia bastante relativo.

O que podemos prever, são os principais investimentos para adesão de uma franquia de farmácia.

São eles:

  1. Taxa de aquisição: trata-se do valor pago para a concessão da franquia.
  2. Capital de giro: montante necessário e utilizado mês a mês para girar a farmácia.
  3. Royalty: valor mensal que a franqueada paga à franqueadora para manter a farmácia e receber suporte.
    * Alguns modelos trabalham com royalties fixos, outros estabelecem mensalidades que sofrem correção de acordo com a inflação anual.

Como escolher a melhor franquia de farmácia?

Em primeiro lugar, comece analisando quais são as marcas que combinam com o seu perfil de negócio, têm valores de investimento que se encaixam no seu orçamento e uma identidade que lhe agrada. Pergunte-se: eu me identifico com essa franquia?

Portanto, entre em contato com as redes de franquias e conheça mais sobre os formatos de negócio, exigências, garantias e particularidades de cada uma.

Em segundo lugar, observe seu território de atuação. Algumas franqueadoras estabelecem a distância que deve existir entre unidades da mesma rede, mas você também pode analisar seus concorrentes indiretos.

Além disso, escolha uma franquia já conhecida, mas que ofereça diferenciais interessantes tanto para você, quanto para seu público. É importante iniciar já em posição de destaque, à frente da concorrência.

Avalie também, e com muita atenção, o investimento.

Qual é o capital que você possui para abrir uma franquia? A capacidade financeira é imprescindível para que haja sinergia entre empreendedor e franqueadora.

Por fim, faça uma visita presencial, pesquise, converse com franqueados e tente descobrir se a franqueadora realmente cumpre aquilo que promete aos novos parceiros.

Qual melhor franquia de farmácia?

Em geral, franquias de farmácia surgem como um negócio atrativo para quem busca empreender no segmento farma.

Com alto desempenho no mercado, essas grandes redes certamente prometem aos franqueados modelos bem estruturados e operações rentáveis.

Assim como para o valor, não há uma fórmula exata que indique qual é a melhor franquia de farmácia. No entanto, é possível analisar modelos e identificar qual mais combina com você, atendendo suas reais necessidades.

A seguir você confere algumas opções de franquias de farmácia que separamos.

10 opções de franquia de farmácia para investir

1. Franquia Farma & Farma

Com sede em Santa Catarina, a Farma & Farma surgiu em 1997 e em pouco tempo tornou-se nacional. Atualmente, presente em 16 estados, conta com mais de 160 farmácias em operação.

Investimento: a partir de R$289 mil.
Faturamento médio mensal: R$144 mil.
Prazo de retorno estimado: de 18 a 42 meses.

2. Franquia Farmácia Artesanal

Marca consolidada há mais de 37 anos na rede de manipulação, a Farmácia Artesanal, trabalha com um amplo mix de produtos, com itens divididos em diversas linhas: linha saúde, bem-estar, fitness e beleza.

Em resumo, a rede trabalha ainda com a comercialização de acessórios relacionados a bem-estar e manipulação de medicamentos.

Atualmente são mais de 47 lojas, em mais de 25 cidades, nos estados de Goiás, Minas Gerais, Pará e Tocantins e novas lojas em expansão, incluindo São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Investimento: a partir de R$350 mil.
Faturamento médio mensal: R$100 mil.
Prazo de retorno estimado: de 28 a 40 meses.

3. Franquia Farmatotal

A Rede Farmatotal foi fundada em 14 de Setembro de 2007 na cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba/PR. Com foco em crescimento do varejo, atualmente conta com 99 unidades espalhadas pelo Brasil.

Investimento: a partir de R$205 mil.
Prazo de retorno estimado: de 24 a 36 meses

4. Franquia FarMelhor

Com sede em São Paulo, a FarMelhor surgiu em 2011.

Atualmente, a rede conta com 170 lojas e trabalha com um amplo mix de produtos que inclui medicamentos, cosméticos, itens de higiene e serviços.

Investimento: a partir de R$250 mil.
Faturamento médio mensal: R$191 mil.
Prazo de retorno estimado: de 30 a 40 meses.

5. Franquia Drogarias Max

A Drogarias Max é uma rede que atua como farmácia popular, trabalhando com medicamentos genéricos e preços acessíveis. São mais de 110 lojas em operação, concentradas no estado do Rio de Janeiro.

Investimento: R$ 250 mil.
Faturamento médio mensal: Não informado.
Prazo de retorno estimado: de 36 a 48 meses.

6. Franquia Farmácias Brasil Poupa Lar

A franquia Farmácias Brasil Poupa Lar é uma rede de drogarias com foco em medicamentos genéricos e de baixo custo que atualmente possui 91 unidades em diversos estados do Brasil.

A rede trabalha com o modelo de franquia de conversão e incentiva pequenos investidores a fazerem parte do segmento.

Investimento: a partir de R$104 mil.
Faturamento médio mensal: R$140 mil.
Prazo de retorno estimado: de 12 a 24 meses

7. Franquia Farma Container

A Farma Container é uma rede de franquias de farmácias que trabalha com unidades no formato de container e tem como principal objetivo aliar mobilidade, praticidade e baixo investimento.

Investimento: a partir de R$398.000.
Faturamento médio mensal: R$150 mil.
Prazo de retorno estimado: de 24 a 36 meses.

8. Franquia Farmácias São Rafael

A rede de Farmácias São Rafael atua há mais de 20 anos na cidade de Chapecó/SC e conta com mais de 11 lojas.

Em seu mix de produtos estão dermocosméticos, medicamentos, produtos de beleza, higiene, fitness, perfumes, linha infantil, linha para gestantes e produtos voltados para ortopedia e fisioterapia.

Investimento: a partir de R$215 mil.
Faturamento médio mensal: R$207 mil.
Prazo de retorno estimado: de 24 a 38 meses.

9. Franquia Farmácia Roval

A Farmácia Roval é uma rede de farmácias de manipulação que atua há mais de 30 anos e conta com mais de 50 lojas localizadas na região nordeste do Brasil.

Com foco em tecnologia e inovação para o desenvolvimento das fórmulas, as unidades atendem todas as especialidades médicas.

Investimento: R$290.000 mil.
Faturamento médio mensal: R$80 mil.
Prazo de retorno estimado: de 24 a 30 meses.

10. Franquia Ultrafarma

Fundada em 2020 pelo empresário paranaense, Sidney de Oliveira, a Ultrafarma é uma rede de farmácias conhecida por ser a pioneira do e-commerce de medicamentos no Brasil, pelos preços baixos e pelas marcas próprias, que ganham cada vez mais força.

Atualmente, com o projeto lançamento “Ultrafarma Popular”, a marca se tornou uma franquia e possibilita a concessão de lojas por licenciamento.

Com foco na expansão do comércio farmacêutico, a franquia Ultrafarma Popular oferece treinamentos, conta mais de 15 mil produtos em catálogo e promete a investidores o benefício de comprar e vender mais barato.

Fonte: empresas franqueadoras e ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Agora que já sabe como investir em uma franquia e, certamente, encontrou a opção que mais combina com seu modelo de negócio, temos um recado muito importante para você!

De acordo com a Neotrust/Compre&Confie, com a pandemia do novo coronavírus, no segundo trimestre de 2020, o faturamento do e-commerce no Brasil aumentou 104% em relação ao mesmo período de 2019.

Em 2020, o delivery foi o grande responsável pelo faturamento de R$33 bilhões!

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