Franquia de farmácia: 20 opções para investir em um segmento com altíssimas chances de sucesso! 

Ser parceiro de uma franquia de farmácia pode ser uma excelente alternativa não apenas para quem está começando e quer trilhar um caminho seguro. 

Mesmo se você já tem sua própria loja ou experiência no ramo, precisa conhecer essa possibilidade de negócios.

Isso porque ela representa um aumento em suas chances de sobrevivência e de se destacar em um mercado altamente competitivo.

Atualmente no Brasil, há cerca de 90 mil farmácias e drogarias em funcionamento, conforme dados do Conselho Federal de Farmácia

De acordo com a IQVIA, esse mercado faturou R$152,1 bilhões em 2021, um crescimento de 10,8% em relação ao ano anterior.

E nesse sentido, ainda, vale ressaltar a modernização do setor que, diante dos novos hábitos de consumo, transformaram o delivery em uma grande tendência.

Por sua vez, o faturamento no setor de franquias foi de 178,9 bilhões de reais no MAT junho/21. 

Quem nos apresenta esses números é a própria Associação Brasileira de Franchising (ABF). E diante deles, a opção pelas franquias se torna ainda mais atraente. 

Portanto, se você quer entrar no mercado farmacêutico investindo em uma franquia de farmácia, acompanhe agora a nossa discussão a respeito do assunto. 

Como você verá, ela inclui uma série de dicas imperdíveis e as melhores opções de franquias do setor para investimento!

Como funciona uma franquia de farmácia?

A franquia é uma licença de direito para uso da marca e de um modelo de negócio já formatado. Essa licença é concedida por contrato, sob tempo predeterminado.

 

No franchising, como também é chamado o sistema, há dois personagens principais: 

  • o franqueador, que é a empresa que detém a marca
  • e o franqueado, você ou o seu empreendimento
 

Nessa relação, o franqueador é responsável por ceder a marca e o modelo de negócio, capacitar o franqueado, fornecer suporte e garantir qualidade para a parceria.

O franqueado, por sua vez, é quem adquire o direito de uso da marca, abre uma ou mais unidades, administra e lucra seguindo o modelo estabelecido pela empresa franqueadora.

Também é importante destacar que o contrato entre franqueador e franqueado não configura um vínculo empregatício.

Vantagens do investimento em franquias de farmácias e drogarias

Para começar, a adesão a uma franquia de farmácia é, geralmente, mais barata do que iniciar um negócio desde o zero.

Especialmente porque essa economia se estende a vários aspectos operacionais depois que a farmácia estiver em funcionamento. 

Normalmente, a franqueadora oferece um pacote de serviços que engloba suporte em relação a marketing e análises de contabilidade, por exemplo.

E isso sem contar que, ao fazer parte de uma rede, você estará atuando com uma marca já consolidada, reconhecida e com experiência de mercado

Assim, além de mais segurança em questões operacionais, você terá também um público que já conhece a sua marca, talvez até clientes inteiramente fidelizados.

Dessa forma, as possibilidades de faturamento com franquias de farmácias e drogarias são maiores que as de farmácias pequenas e independentes. 

 

Além disso, aumentam-se suas chances de retorno do investimento inicial, já que as franqueadoras apresentam uma estimativa e um planejamento em relação a esse retorno.

Tudo isso faz com que o índice de sobrevivência de empresas franqueadas seja maior que o de não-franqueadas. 

Segundo o Sebrae, 23% das empresas recém-abertas fecham suas portas dentro de 2 anos, enquanto as franqueadas que fecham nesse mesmo prazo são apenas 5%. 

Por fim, vale mencionar que esse modelo de empresa oferece escalabilidade e prospecção de crescimento, por meio da aquisição de novas unidades.

 

Você também pode se interessar por: Rede de farmácias: quais as maiores do Brasil e como participar de uma?

 

Como abrir uma franquia de farmácia?

Para começarmos, você deve conhecer as duas possibilidades de aderir às franquias: abrindo uma nova loja ou migrando a que você já tem para esse modelo

A partir daí, você irá escolher a franqueadora e entrar em contato com ela para dar início ao contrato. 

Neste aspecto, vamos orientá-lo(a) de forma bem precisa na seção abaixo, em que apresentamos 19 franquias de farmácia no Brasil.

Após fechar o contrato, você irá escolher um novo ponto comercial ou adaptar o ponto onde sua farmácia já funciona. 

Isso inclui os gastos de layoutização ou adaptação do visual, e ainda que as franqueadoras ofereçam um bom suporte e orientação nesse processo. 

De qualquer maneira, é essencial que você entenda sua própria capacidade financeira, calculando e planejando seus gastos. 

Além disso, você precisa estar disposto a se comprometer, pois a gestão de uma farmácia franqueada não exige menos que a de uma empresa própria.

 

Com a loja preparada, chega o momento de adquirir os produtos que ela irá vender

Muitas franqueadoras oferecem orientação ou mesmo certas imposições em relação a isso, mas também, eventualmente, podem facilitar e intermediar o seu contato com fornecedores.

Ainda assim, é preciso conhecer a lista de medicamentos necessários para abrir uma farmácia. 

Aliás, há vários outros conhecimentos que você precisa adquirir antes de colocar uma nova franquia em funcionamento. Portanto, vamos analisá-los com mais atenção a seguir.

 

O que você precisa saber

Para começar, é essencial estar bem informado quanto à legislação do setor. E isso implica estudar desde a Lei 13021/2014, que rege a área de farmácias, à RDC 44/2009 que dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas, dispensação e comercialização de medicamentos etc. 

De acordo com a Lei 13021/14, por exemplo, é obrigatório que o estabelecimento tenha um farmacêutico

Ele não necessariamente deve ser o dono ou franqueado, mas um profissional habilitado e registrado no Conselho Federal de Farmácia (CFF) para prestar atendimento aos seus clientes.

Outros requisitos são a obrigatoriedade de um responsável técnico (que pode ser um farmacêutico técnico responsável (TR) durante todo o funcionamento, licenciamento sanitário junto ao órgão de vigilância sanitária local e condições básicas requeridas para a comercialização de medicamentos.

 

Já a lei que regulamenta o negócio de franquias é a Lei 13966/2014, que igualmente precisa ser estudada.

Também é fundamental conhecer em detalhes as franqueadoras e os tipos de suporte que cada uma oferece. 

Antes de optar por uma marca, pergunte-se se você realmente se identificou com ela e com os valores da empresa.

No momento de aquisição da franquia, sua parceria será regida pelo COF (Circular de Oferta de Franchising). Em resumo, esse documento explica quais são as taxas para concessão da franquia e estabelece diretrizes próprias de atuação.

Por fim, conforme dissemos antes, é preciso conhecer a LISTA DE MEDICAMENTOS INDICADOS PARA ABRIR UMA FARMÁCIA

Preencha o formulário abaixo para recebê-la no seu e-mail em poucos minutos!

Qual o valor de uma franquia de farmácia?

Não existe uma conta exata, pois as lojas possuem tamanhos e necessidades diferentes

 

No cálculo, deve-se incluir todos os gastos, inclusive aqueles que são direcionados ao ponto comercial e que podem variar se:

 

Em todo caso, haverá um processo de layoutização. Além disso, há custos variáveis com equipe de funcionários e estoque que tornam o valor aquisitivo de uma franquia de farmácia bastante relativo.

 

O que podemos prever com segurança são os principais investimentos para adesão a franquias de farmácias e drogarias. São eles:

  1. Taxa de aquisição: trata-se do valor pago para a concessão da franquia.
  2. Capital de giro: montante necessário e utilizado mês a mês para girar a farmácia.
  3. Royalty: valor mensal que a franqueada paga à franqueadora para manter a farmácia e receber suporte. Alguns modelos trabalham com royalties fixos, outros estabelecem mensalidades que sofrem correção conforme a inflação anual.
 

Os valores exatos praticados por cada franqueadora costumam ser informados diretamente nos sites das empresas. 

Mais abaixo, onde apresentamos algumas das melhores franquias de farmácia no Brasil, informamos os valores de investimento inicial para todas as franquias sugeridas.

   

Qual a melhor franquia de farmácia?

Não existe uma resposta absoluta para essa pergunta, pois isso varia conforme os objetivos da sua farmácia, propostas das franqueadoras e valores que você tem disponíveis para investimentos. 

Portanto, só você poderá responder isso, após uma cuidadosa pesquisa de mercado.

Comece analisando quais são as marcas que combinam com o seu perfil de negócio. 

Observe se elas têm valores de investimento que se encaixam no seu orçamento e uma identidade que lhe agrada. 

 

Pergunte-se: eu me identifico com essa franquia de farmácia?

 

Para facilitar, entre em contato com as redes de franquias e conheça mais sobre os formatos de negócio, exigências, garantias e particularidades de cada uma. 

Nossas indicações abaixo incluem um link para os sites das empresas.

Em relação ao investimento, observe qual é o capital que você possui para começar. 

Sua capacidade financeira é imprescindível para que haja sinergia entre empreendedor e franqueadora. 

Além disso, lembre-se de analisar também as taxas praticadas pela empresa, se ela cobra royalties ou valores fixos de mensalidade.

Após isso, observe seu território de atuação

Algumas franqueadoras estabelecem a distância que deve existir entre unidades da mesma rede, mas você também pode analisar seus concorrentes indiretos.

Por fim, faça uma visita presencial, pesquise, converse com franqueados e tente descobrir se a franqueadora realmente cumpre aquilo que promete aos novos parceiros.

   

O que não pode faltar em sua franquia: delivery!

Antes de apresentar as melhores franquias de farmácias e drogarias para investimento, devemos ressaltar ainda a importância do seu negócio incluir a opção do delivery.

Assim como as franquias diminuem o custo operacional de suas conveniadas, o e-commerce aumenta o número de clientes, faturamento e presença online das marcas

Tudo isso com um baixo custo de  investimento e retorno total desse montante em poucos meses.

 

Além disso, atualmente, o delivery é uma das principais tendências do mercado, especialmente com a pandemia de Covid-19 e as medidas de distanciamento social. 

No geral, só entre 2020 e 2021 houve um aumento no faturamento do e-commerce de 48,41%.

Neste cenário, o setor de farmácias ocupa a 5a posição, sendo responsável por 6,9% das vendas gerais

Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust/Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Assim, franquias e farmácias independentes que não veem o varejo online como necessidade atual, estão perdendo um tempo valioso. 

Portanto, inclua em seu planejamento conhecer e analisar sistemas de delivery, como a  MyPharma!

   

Conheça 19 das melhores franquias de farmácia no Brasil

Consulte, agora, algumas das melhores opções em franquia de farmácia para investimento.

Para cada empresa listada, apresentamos informações essenciais como investimento inicial e estimativa de retorno. Quando informados pela empresa, incluímos também valores de faturamento médio mensal.

Os links disponibilizados levam diretamente às páginas das empresas na aba “Seja um franqueado”. Assim, sempre que você se interessar por alguma delas e quiser obter mais informações, basta clicar no nome da empresa.

 

1. Farma & Farma

Com sede em Santa Catarina, a Farma & Farma surgiu em 1997 e em pouco tempo se expandiu nacionalmente. 

Presente em 16 estados, já conta com mais de 160 farmácias em operação e é a franquia de farmácia mais barata nesta lista na modalidade conversão.

  • Investimento: a partir de R$ 250 mil para nova loja / R$ 50 mil para conversão
  • Faturamento médio mensal: R$ 144 mil
  • Prazo de retorno estimado: de 18 a 36 meses
 

2. Farmácia Artesanal

Marca consolidada há mais de 40 anos na rede de manipulação, a Farmácia Artesanal trabalha com um amplo mix de produtos. 

Seus itens estão divididos em diversas linhas, como linha saúde, bem-estar, fitness e beleza.

Atualmente, conta com 67 lojas em 6 estados e no Distrito Federal.

  • Investimento: a partir de R$ 540 mil para nova loja / R$ 249 mil para conversão
  • Faturamento médio mensal: R$ 190 mil
  • Prazo de retorno estimado: de 18 a 32 meses
 

3. Farmatotal

A Rede Farmatotal foi fundada em 14 de setembro de 2007 na cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba/PR. 

Com foco em crescimento do varejo, atualmente conta com 99 unidades espalhadas pelo Brasil. Junto à Drogashop (item 19 desta lista), é a franquia de farmácia mais barata aqui apresentada.

  • Investimento: a partir de R$ 205 mil
  • Prazo de retorno estimado: 24 a 36 meses 

O faturamento médio da Farmatotal não foi divulgado publicamente.

 

4. FarMelhor

Com sede em São Paulo, a FarMelhor surgiu em 2011.

Atualmente, a rede conta com 170 lojas e trabalha com um amplo mix de produtos que inclui medicamentos, cosméticos, itens de higiene e serviços.

  • Investimento: a partir de R$ 350 mil para nova loja / R$ 150 mil para conversão
  • Prazo de retorno estimado: 18 a 30 meses

O faturamento médio da FarMelhor não foi divulgado publicamente.

 

5. Drogarias Max

A Drogarias Max é uma rede que atua como farmácia popular, trabalhando com medicamentos genéricos e preços acessíveis. 

São mais de 110 lojas em operação, concentradas no estado do Rio de Janeiro. Além disso, a franquia já está no mercado há 37 anos.

  • Investimento: Variável (consultar empresa)
  • Prazo de retorno estimado: de 24 a 36 meses

O faturamento médio das Drogarias Max não foi divulgado publicamente.

 

6. Farmácias Brasil Poupa Lar

A rede trabalha com o modelo de franquia de conversão e incentiva pequenos investidores a fazerem parte do segmento.

A franquia Farmácias Brasil Poupa Lar é uma rede de drogarias com foco em medicamentos genéricos e de baixo custo que atualmente possui 160 unidades em diversos estados do Brasil.

  • Investimento: R$ 250 mil*
  • Faturamento médio mensal: R$ 125 mil*
  • Prazo de retorno estimado: de 12 a 36 meses*

* Dados atualizados conforme valores informados pela marca em julho de 2021.

 

7. Farmácias São Rafael

A rede de Farmácias São Rafael atua há mais de 20 anos na cidade de Chapecó/SC e hoje conta com mais de 11 lojas.

Em seu mix de produtos estão dermocosméticos, medicamentos e produtos de beleza, higiene, fitness e perfumes. 

Há também as linhas infantil, gestantes e produtos voltados à ortopedia e fisioterapia.

  • Investimento: a partir de R$ 307 mil para nova loja / R$ 169 mil para conversão   
  • Prazo de retorno estimado: de 24 a 38 meses

O faturamento médio das Farmácias São Rafael não foi divulgado publicamente.

 

8. Farmácia Roval

A Farmácia Roval é uma rede de farmácias de manipulação que atua há mais de 30 anos e conta com mais de 50 lojas localizadas na região nordeste do Brasil.

Com foco em tecnologia e inovação para o desenvolvimento das fórmulas, as unidades atendem todas as especialidades médicas.

  • Investimento: R$ 400 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
  • Prazo de retorno estimado: de 24 a 30 meses
 

9. Vet Fórmula

A Vet Fórmula é nossa indicação de franquia de farmácia veterinária para quem está interessado no segmento. 

A franquia é a primeira farmácia de manipulação dirigida por médicos veterinários. Há 10 anos no mercado, possui atualmente 10 unidades.

  • Investimento: a partir de R$ 350 mil para nova loja / R$ 150 mil para conversão
  • Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
  • Prazo de retorno estimado: de 24 a 32 meses
 

10. Pharmapele

Com 130 lojas em 26 estados, além de 20 anos de experiência como franqueadora, a Pharmapele tem sua própria indústria de produtos para a pele. 

Além disso, é a única farmácia de manipulação a receber o Selo de Excelência em Franchising da ABF por 15 anos consecutivos.

  • Investimento: a partir de R$ 350 mil para nova loja / R$ 150 mil para conversão
  • Faturamento médio mensal: R$ 160 mil
  • Prazo de retorno estimado: de 18 a 32 meses
 

11. Farmagnus

Com sede em Santa Catarina, a Farmagnus está presente em 120 municípios e já está chegando à marca de 200 unidades. 

Para se tornar um franqueado, você ainda pode contar com um financiamento do Banco do Brasil. 

  • Investimento: a partir de R$ 220 mil.

O faturamento médio e o prazo de retorno da Farmagnus não foram divulgados publicamente. 

 

12. Farma Conde

Fundada em 1993 e com mais de 300 lojas no estado de São Paulo, a Farma Conde só está há 1 ano operando como franquia. 

Funciona igualmente como drogaria e farmácia de manipulação.

  • Investimento: a partir de R$ 420 mil.

Pelo pouco tempo de atuação como franquias, os dados de faturamento médio e retorno do investimento da Farma Conde ainda não foram divulgados.

 

13. Compre Certo

A rede de drogarias Compre Certo oferece um processo simplificado e com pouca burocracia para tornar-se franqueado. 

Presente em 13 estados brasileiros, já possui um total de 91 unidades em funcionamento.

  • Investimento: a partir de R$ 210 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 130 mil
  • Prazo de retorno estimado: 36 meses
 

14. Santa Marta

Com sede no estado de Goiás, a drogaria Santa Marta tem quase meio século de mercado, mas atua como franquias desde 2017.

Atualmente, conta com cerca de 100 unidades. e é referência do segmento nos locais em que atua.

  • Investimento: a partir de R$ 490 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 250 mil
  • Prazo de retorno estimado: 24 meses
 

15. Vico Farmácia de Manipulação

Com manipulação de fórmulas alopáticas e homeopáticas, a Vico Farmácia de Manipulação também apresenta a modalidade de farmácia veterinária. 

Com 36 anos de mercado, atuando há 27 como franqueadora, a VicoFarma possui 8 unidades em 4 estados do país.

  • Investimento: a partir de R$ 255 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 200 a R$ 500 mil
  • Prazo de retorno estimado: 18 a 24 meses
 

16. Phitofarma

Com mais de 50 anos de tradição no segmento, a Phitofarma é uma farmácia de manipulação que atua como franquia desde 2012. 

De lá para cá, estabeleceu-se em todas as regiões do país, totalizando a quantia de 28 unidades.

  • Investimento: a partir de R$ 270 mil

O faturamento médio e o prazo de retorno da Phitofarma não foram divulgados publicamente.

 

17. Farmais

Maior e mais antiga das franquias de farmácia no Brasil, a Farmais tem mais de 420 lojas em 210 municípios. 

Atualmente, seu site está em reforma, mas você pode contactar a rede e conhecer mais sobre ela em seus perfis do Facebook ou do LinkedIn

  • Investimento: a partir de R$ 490 mil para nova loja / R$ 80 mil para conversão
  • Faturamento médio mensal: R$ 160 mil
  • Prazo de retorno estimado: 36 meses
 

18. A Fórmula

Com mais de 30 anos de experiência e 88 unidades no Brasil, A Fórmula é reconhecida como uma das melhores franquias do setor desde 2016. 

Farmácia de manipulação com revenda de cosméticos e produtos de beleza, a empresa tem sede no estado da Bahia.

  • Investimento: a partir de R$ 400 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 150 mil
  • Prazo de retorno estimado: 24 a 36 meses
 

19. Drogashop

Há quase 10 anos atuando como franqueadora, a Drogashop já possui mais de 100 lojas em 3 estados brasileiros e Distrito Federal. 

A sede da empresa está localizada no estado de Goiás, e seu objetivo é se estabelecer entre as maiores franquias do país. 

Junto à Farmatotal (item 3 desta lista), é a franquia de farmácia mais barata aqui apresentada.

  • Investimento: a partir de R$ 205 mil
  • Prazo de retorno estimado: 24 a 36 meses

O faturamento médio da Drogashop não foi divulgado publicamente.

 

Fundada em 2000 pelo empresário paranaense, Sidney de Oliveira, a Ultrafarma é uma rede de farmácias conhecida por ser a pioneira do e-commerce de medicamentos no Brasil, pelos preços baixos e pelas marcas próprias, que ganham cada vez mais força.

Atualmente, com o projeto lançamento “Ultrafarma Popular”, a marca se tornou uma franquia e possibilita a concessão de lojas por licenciamento.

Com foco na expansão do comércio farmacêutico, a franquia Ultrafarma Popular oferece treinamentos, conta mais de 15 mil produtos em catálogo e promete a investidores o benefício de comprar e vender mais barato.

  • Investimento: aproximadamente R$ 7 mil por metro quadrado para nova loja / R$ aproximadamente R$ 4 mil por metro quadrado para conversão*
  • Faturamento médio mensal: R$ 500 mil
  • Prazo de retorno estimado: de 12 a 24 meses

A metragem mínima aceita para nova loja e conversão é de 100 metros quadrados.

 

Pronto! Agora você já pode abrir sua franquia de farmácia

Se você acompanhou tudo até aqui, já tem todas as informações de que precisa para abrir uma franquia de farmácia.

Com base em dados atualizados do mercado, você pode avaliar com clareza as vantagens de migrar sua farmácia ou iniciar um novo negócio nesse sistema.

Além disso, você recebeu informações essenciais a respeito da legislação do setor e dicas de como colocar em prática o projeto de tornar-se um franqueado.

Entre elas, destacamos a importância de utilizar um sistema de delivery, segmento onde a MyPharma atua 100% do seu tempo. 

 

Você pode ter uma farmácia online em poucos dias!

Tudo isso:

  • sem precisar registrar produto por produto
  • salvando os dados dos seus clientes para ações de marketing e remarketing
  • integrando sua loja virtual com a gestão de estoque
  • acompanhamento das vendas ativas e concluídas
  • e o MELHOR: 

SEM TAXAS SOBRE AS SUAS VENDAS!

Conheça a MyPharma e encontre a solução para as suas vendas!

 

Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!

Sua farmácia continuará perdendo clientes
por não ter presença online?

Assista agora uma demonstração sem compromisso.
ASSISTIR DEMONSTRAÇÃO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram