Ações Promocionais em Farmácia para Vender Mais

Ações Promocionais em Farmácia para Vender Mais

Como ações em drogarias ou farmácias impactam as receitas?

Ações de farmácia

As ações promocionais em farmácia são importantes estratégias que impulsionam as vendas e os lucros do negócio.

Nós da MyPharma, queremos ver seu ponto de vendas expandir, com excelentes resultados. Então, por isso, desenvolvemos este artigo. Aqui apresentamos dicas imperdíveis de ações promocionais em farmácia e drogaria. Vamos lá conferir?

Boa leitura!

4 Ações em farmácias e drogarias para vender mais

Ações em Farmácia
 

Em resumo, as ações promocionais em farmácia para vender mais quase sempre irão permear as áreas de marketing (físico ou virtual), comunicação, administração e matemática estratégica.

Para tornar este tópico mais claro e prático, apresentamos abaixo algumas dicas precisas de ações em farmácias que farão com que sua loja venda mais.

1. Ação de farmácia utilizando brindes com a logomarca da farmácia

Entre as ações promocionais em farmácia, a distribuição de brindes é uma das mais populares, os clientes adoram e é válido explorar.

Ideias de brindes com a logomarca da farmácia

Atualmente, há várias opções no mercado, como por exemplo:

  • Chaveiros;
  • Lixas de unha;
  • Canetas;
  • Porta-cartões;
  • Copos;
  • Porta-medicamentos.

Você pode aliar essa ação com a compra de algum produto de perfumaria, por exemplo, ou ir além e promover a interação do cliente. Uma dica legal é colocar vários papéis dentro de bexigas presas ao balcão. Quando o cliente comprar determinado valor, ele tem direito a estourar uma bexiga e ver o brinde que ganhou.

Obs.: Logomarcas de farmácias e drogarias precisam ser modernas e chamativas. Se sua farmácia ainda não possui uma logomarca profissional, não negligencie este ponto. Busque inspirações aqui no Google, e ajuda de profissionais especializados.

2. Ação de farmácia para divulgar os serviços oferecidos

Se a farmácia faz entregas delivery, uma dica é adesivar o baú da moto com informações do serviço, do próprio local (endereço e contato, por exemplo) e as redes sociais da farmácia, tudo em destaque. 

Além disso, divulgue as informações em ímãs de geladeira e outros brindes e os distribua no ponto de vendas (PDV).

Trabalhe a divulgação dos serviços, da farmácia e os benefícios que a drogaria oferece aos consumidores nos materiais institucionais também. Inclusa as informações em folders, folhetos, encartes e banners.

3. Ação de farmácia para oferecer serviços de aferição e teste de glicemia

Oferecer algum serviço de atenção farmacêutica ajuda a atrair mais pessoas para sua farmácia.

Aferição de pressão e teste de glicemia certamente chamam a atenção do público em eventos especiais (inauguração e datas comemorativas relacionadas aos assuntos, por exemplo) e no dia a dia também.

Além disso, os serviços agregam valor à imagem da farmácia e promovem o relacionamento com os consumidores. Completar o atendimento com orientações sobre prevenção de doenças e busca de orientação médica ajuda o cliente a ter uma boa impressão e confiança no local.

4. Ação de farmácia que faça demonstração de produtos vendidos na farmácia

A demonstração de produtos é uma das ações de marketing utilizada para atrair a atenção dos clientes e oferecer uma oportunidade de experimentar o produto.

Se a sua farmácia tiver uma grande variedade de maquiagens e perfumaria, você pode contratar uma maquiadora para fazer a demonstração em clientes que quiserem testar os produtos ou simplesmente disponibilizar amostras em um espaço provador com um atendente fornecendo informações sobre os itens.

Geralmente as ações de marketing de demonstração de produtos agradam bastante o público feminino. Promover limpeza de pele e avaliação capilar também são ótimas ações promocionais em farmácia.

Campanhas para farmácia

1. Publicidade no PDV

Coloque adesivos com propaganda das marcas populares (e atrativas) em locais estratégicos na farmácia. Utilize espaços com bastante visibilidade para o consumidor, como os vidros da entrada, paredes ou cestões.

Nas prateleiras e em cartazes, disponha informações sobre os valores máximos de descontos oferecidos. Se você oferece descontos em anticoncepcionais, invista em um cartaz específico para o público feminino.

Mais importante: utilize os espaços para ações de marketing de forma estratégica, sem poluir o visual da loja. Um número exagerado de anúncios e informações pode gerar confusão na cabeça do consumidor.

Capricho em decoração de farmácia é fundamental

Decoração de farmácia
Decoração de farmácia

Independente de datas especiais, a decoração da farmácia é um dos pontos que você deve caprichar.

Mas como criar uma decoração atrativa na farmácia?

  • Tire a cara tradicional de farmácia. Farmácia é associada à doença. Que tal colocar um móvel de demolição na farmácia? Alguma gôndola ou decoração que diferencie, como uma planta ou vaso de flores?
  • Sinalize as ofertas de forma clara, para que os clientes não precisem ficar procurando de forma morosa.
  • Utilize a gama de cores da sua farmácia nas gôndolas, nas paredes, etc.
  • O ambiente precisa ser claro. Invista em boa iluminação e piso branco ou claro.

2. Fazer campanhas e promoções sazonais

O “sazonal” ou a estação do ano, indicam oportunidades para a realização das ações promocionais em farmácia. Verão, Inverno, Dia das Mães, Dias das Crianças, Natal, Black Friday e até férias escolares são períodos em que as estratégias de marketing ajudam a alavancar as vendas.

Você pode elaborar um calendário promocional em farmácia com as principais datas comemorativas do ano e fazer ações específicas. Além disso, aproveite as estações do ano para elaborar estratégias de vendas direcionadas para produtos de maior demanda, de acordo com o momento, o clima e a própria estação.

Dica extra: busque um profissional da comunicação ou agência de publicidade para ajudar no planejamento e aproveitar o máximo do potencial de vendas que as épocas sazonais podem oferecer.

Abaixo deixamos como dica, links de sites de contratação de designers e profissionais de marketing, com baixo custo e serviços de qualidade:

Calendário promocional em farmácia

O calendário promocional é bastante trabalhado no varejo pois em períodos comemorativos por exemplo, esse setor consegue atingir picos de venda muito acima da média anual.

Dentro das ações promocionais em farmácia, o calendário promocional visa estimular o consumo por meio de datas comemorativas. Como executar essa estratégia? Confira abaixo!



1. Elenque as datas-chaves

Existem datas tradicionais indispensáveis para os trabalhos de promoção da marca e das vendas. Como mencionamos acima, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, por exemplo, são importantes e geram muita rentabilidade. Veja abaixo algumas dicas para estas datas!

Ações para o dia dos namorados na farmácia

O dia dos namorados é uma das datas mais importantes para farmácias! Sabe-se que neste dia, mais de 50% das vendas são de fragrâncias, segundo pesquisa do Kantar. E o ticket médio destas fragrâncias ficou em R$94,00, para o ano de 2018.

  • Monte uma gôndola ou cômodo com fragrâncias, decorado especificamente para o dia dos namorados. Não adianta colocar só no dia, precisa começar uma semana antes!
  • Crie 2 seções, uma para a namorada e outra para o namorado. Itens de presente masculino em uma, e itens femininos na outra. Diferenciar por cor a decoração de cada seção também é legal, como azul e rosa.

Dia das mães na farmácia

Como fazer a decoração do dia das mães na farmácia?

A escolha da decoração e dos itens em destaque tem que levar algo em conta: Sua farmácia não está vendendo para as mães, e sim para os maridos e filhos!

Monte a temática da farmácia para cativar este público, com mensagens ou materiais visuais que os lembrem de comprar o presente de dia das mães.

Um exemplo de mensagem para cartaz: “Um super marido deve presenciar a super mamãe da casa da forma que ela merece!”

Sobre os produtos, foque nas seguintes linhas:

  • Linhas de perfuma;
  • Kits de beleza e maquiagem;
  • Óleos hidratantes;
  • Kits de shampoo e condicionador;
  • Esfoliantes, sabonetes, etc.

Obs.: A mesma lógica vale para o dia dos pais na farmácia, mudando somente o público alvo para comunicar, que serão as esposas e filhos, e claro o mix de produtos!

2. Pense nas melhores ações

Neste passo, trabalhe sua criatividade! Faça pesquisas com seus consumidores. Além disso, prepare promoções com valores imperdíveis, combos de produtos e um mix ligado à data de comemoração em questão (que atraia o consumidor e facilite a tarefa de presentear, por exemplo).

Você também vai gostar: Ideias Criativas de Marketing para Farmácias e Drogarias

3. Execute e divulgue as ações promocionais em farmácia

Dentro do ponto de venda (PDV), a sugestão é encomendar a confecção de banners, faixas e folhetos para anunciar ações promocionais em farmácia.

Na comunicação externa, vale investir em anúncios em rádios e canais de televisão da cidade. Além disso, pense em artes legais e as divulgue nas redes sociais da farmácia. Utilizar as mídias sociais e realizar o envio de e-mail marketing para clientes já cadastrados auxilia muito o sucesso da ação.

Preparamos um calendário com as principais datas comemorativas do ano para o setor farma. Baixe e coloque as ações promocionais em farmácia em prática agora mesmo.

Preencha o formulário e faça o download do material gratuitamente!

3. Coloque música ambiente no PDV

A sonorização é uma das ações de marketing para fazer na farmácia que pode gerar ótimos resultados. É preciso conhecer bem o perfil do consumidor e optar por músicas de acordo com o gosto dos clientes.

A dica é legal para anunciar ofertas e manter o cliente informado dentro do PDV.

Além disso, é uma boa oportunidade para divulgar jingles (mensagem musical publicitária e elaborada com um refrão simples e de curta duração), fazendo com que eles “colem” na cabeça do consumidor.

Mas atenção ao mais importante: cuidado com a poluição sonora dentro da loja. O ideal é harmonizar o volume do som ambiente com os anúncios e chamadas de promoção. Além disso, lembre-se de consultar a legislação local sobre a necessidade de autorização e pagamento de taxas de publicidade aos órgãos competentes.

4. Tenha site e blog da farmácia

A internet oferece muitas possibilidades para colocar em prática ações promocionais de marketing em farmácia que tragam bons resultados.

Atualmente ter um site é fundamental para qualquer negócio… e com uma farmácia não é diferente. A presença da marca no ambiente digital é fundamental seja para a divulgação do estabelecimento ou para que o mesmo seja encontrado mais facilmente pelo público.

Lembre-se de criar um site com layout agradável e visual de acordo com a marca da farmácia. É importante que o site seja responsivo, ou seja, adaptado para ter uma boa visualização em qualquer dispositivo, seja celular, computador de mesa ou tablet.

Com um blog é possível oferecer aos consumidores algo muito valorizado atualmente: conteúdo de qualidade. Invista nisso com a ajuda de profissionais qualificados e terá resultados bastante positivos.

5. Leve a marca da farmácia para eventos no seu bairro

Aproveite os eventos realizados na região próxima à farmácia para tornar a sua marca conhecida pelo público. Uma dica é oferecer palestras sobre saúde e prevenção de doenças.

Se o evento permitir, você pode levar uma tenda inflável e também oferecer os serviços de aferição de pressão e teste de glicemia. Aproveite o momento para distribuir brindes e divulgar o seu negócio.

Dicas de promoções para farmácias

Criar promoções de produtos para farmácias é uma boa maneira de impulsionar as vendas e aumentar a lucratividade do negócio.

Dicas de promoções para farmácias

Além disso, essa prática é interessante para o público consumidor e contribui na fidelização de clientes. Afinal, não é novidade que os consumidores gostam de bons preços e sempre retornam ao estabelecimento para comprar novamente quando sabem que ali encontrarão valores atraentes e bom custo-benefício.

Para este tópico, faremos uma mescla de dicas de promoções para farmácias e o passo a passo para desenvolver essas estratégias.

1. Planeje as ações promocionais

O primeiro passo para fazer boas promoções é o planejamento. Você precisa definir um cronograma claro, contendo um período para que os descontos sejam válidos. Assim, é possível desenvolver ações de marketing com a técnica chamada de escassez.

2. Estabeleça metas e objetivos

Sempre que desenvolver ações promocionais em sua farmácia, leve em consideração que precisa estabelecer metas e objetivos a serem alcançados. Essas métricas também devem ser repassadas aos vendedores para que eles se sintam motivados a cumpri-las.

As metas de vendas precisam ser sempre numéricas, como “aumentar em X% a quantidade de vendas no período da promoção”. Já os objetivos podem ser mais específicos, como zerar as unidades de um determinado produto do estoque, por exemplo.

Estabelecer metas e objetivos é importante para monitorar os resultados da sua promoção de produtos e, assim, verificar o que deu certo e o que deu errado. Ao encontrar problemas, poderá sugerir melhorias para ações futuras, por exemplo.

3. Avalie os produtos que entrarão na promoção e seus respectivos descontos

É preciso ter bastante atenção no momento de escolher quais são os produtos que entrarão na promoção e os descontos que serão dados aos clientes. De nada adianta aumentar as vendas se você vender os produtos sem ter nenhuma margem de lucro, por exemplo.

É por isso que você precisa criar promoções com uma visão mais estratégica e não apenas para “queimar” itens que estão parados no estoque. Imagine, por exemplo, que a última tendência da moda é pintar os cabelos de loiro.

Nesse caso, a procura por tinturas de cabelo com tons louros tende a aumentar muito. Que tal, então, negociar um lote maior com o seu fornecedor e conseguir um custo menor na compra? Desse modo, você poderá oferecer o produto que está em alta no mercado por um preço menor que o dos seus concorrentes.

Já ouviu a expressão: “em época de velório, alguns choram e outros vendem lenços”? Não parece muito positivo, mas esse é o mundo dos negócios. Claro que não desejamos um cenário de doenças e epidemias, mas imagine que um novo vírus tem infectado milhões de pessoas e a busca por máscaras e luvas descartáveis aumentou. Além de negociar bons valores desses produtos com os fornecedores, você pode elaborar promoções que incentivem o conceito de uso e potencializar a venda a valores mais interessantes.

Esse tipo de ação também aumenta o ticket médio da farmácia. Afinal, uma pessoa que vai até o estabelecimento para comprar a tintura de cabelo ruiva também poderá adquirir uma maquiagem que combine com o seu novo tom de cabelo ou um medicamento que ela ou um familiar necessite.

4. Ofereça valor para o cliente

É preciso que o cliente perceba valor nas promoções de produtos. Para isso, convém utilizar aquela velha técnica de mostrar qual é o preço geralmente cobrado e o que está disponível na promoção.

Crie cartazes que mostrem os descontos oferecidos, como “de R$ 30,00 por R$15,00”. Assim, as pessoas perceberão que terão um bom desconto ao adquirir o produto.

Outro benefício dessa prática é que, para aproveitar os preços mais baixos do que são cobrados normalmente, os clientes podem comprar mais unidades do produto.

5. Analise os custos da promoção

Antes de iniciar promoções de produtos, convém colocar tudo na ponta do lápis e verificar se realmente ela valerá a pena para o seu negócio. Veja quais serão os seus custos e qual é a média de retorno que deseja ter.

Devem ser calculados os valores que serão gastos com a promoção, tais como:

  • Posts impulsionados e anúncios nas redes sociais;
  • Valor para veiculação de anúncios em mídias tradicionais;
  • Preço pago aos fornecedores pelos produtos;
  • Possíveis horas extras aos colaboradores, devido ao aumento da quantidade de clientes;
  • Comissões de inventivo de vendas à equipe da farmácia.

Somente depois de ter certeza de que mesmo com os gastos obtidos o saldo será positivo, deve-se dar sequência à estratégia de fazer uma promoção de produtos em uma farmácia.

6. Crie uma estratégia de divulgação eficaz

Para que a sua promoção atraia mais clientes em sua farmácia, investir em divulgação é fundamental. Por isso, crie estratégias de publicidade capazes de informar o público sobre os descontos que oferecidos pela drogaria.

Você pode publicar nas suas redes sociais ou em mídias tradicionais anúncios como: “Você só tem até a próxima quarta-feira para aproveitar a promoção”. Assim, os clientes sentirão urgência em participar da promoção, pois caso contrário deixarão de obter benefícios. Essa estratégia aumenta bastante o interesse do consumidor.

Conhecer o público-alvo é fundamental para isso! Se você atende a pessoas que são muito ativas nas redes sociais e que têm um dia a dia agitado, pode valer a pena investir nesse tipo de mídia. Nesse caso, faça posts nas redes sociais, transmissões ao vivo no Facebook, YouTube, Stories no Instagram, etc.

Agora, se o seu público é mais tradicional e costuma consumir mídias, como uma emissora de rádio local, compre espaços nesses canais. Ainda com o exemplo das rádios, você pode negociar uma entrevista em um programa da estação, falando sobre os descontos e o cronograma da promoção oferecida na sua farmácia.

É claro que você pode receber diferentes tipos de público e, nesse caso, os investimentos podem ser feitos em mais de um canal. Apenas tome cuidado para não anunciar em veículos que não são acessados por seus clientes e desperdiçar recursos.

E, já que estamos falando em aumentar as vendas, além das ações promocionais em farmácia, recomendamos a você o artigo: 6 ideias de como aumentar vendas em farmácia.

Gostou das dicas? Então acesse o blog da MyPharma e confira muitos outros conteúdos interessantes que desenvolvemos para você e sua farmácia/drogaria!


Hey!? Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus colegas, pois isso nos estimula a produzir conteúdos cada vez melhores:

FECHAR