8 Dicas para um delivery de farmácia perfeito!

8 Dicas para um delivery de farmácia perfeito!

O delivery é uma boa opção para farmácias e drogarias aumentarem lucros e reafirmarem o bom desempenho no comércio. No entanto, ao menor indício de falha nesse serviço, o conceito e até nome/marca do estabelecimento podem ser comprometidos.

Um bom delivery normalmente está associado ao atendimento, tempo de entrega e qualidade do serviço, mas não só! Por isso preparamos dicas essenciais para você que pretende melhorar as entregas de sua farmácia e quer saber COMO AUMENTAR AS VENDAS!

1.Ter um atendimento rápido ao cliente é essencial

É extremamente importante prezar pela agilidade não somente na entrega, mas, primordialmente, no ato do atendimento. Se o cliente resolve ligar é porque busca adquirir o produto desejado de modo rápido e simples.

Portanto, fazer com que o consumidor fique um grande período de tempo na linha do telefone ou na espera de respostas nos aplicativos de conversa, é extremamente prejudicial.

Atualmente é comum ver farmácias utilizando o WhatsApp como meio de contato para o delivery. Considerando as rotinas e demandas das empresas, nem sempre é possível atender e fornecer respostas de modo veloz.

Além disso, o aplicativo não consiste em um meio formal, específico e especializado para atendimento, logo, poderá tornar caótico o operacional da farmácia, prejudicando variados setores do estabelecimento.

E o que pode ajudar? Confira na próxima dica!

2.Escolher um bom sistema para farmácia!

Você já ouviu falar em ERP?

Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa, é um sistema de gestão empresarial que possibilita a organização de informações do empreendimento.

Com um ERP, processos como gestão de estoque, logística, dados (de colaboradores e produtos), etc. são armazenados e administrados. Otimiza-se assim o fluxo de comunicação, informação, gestão, venda e rendimento da empresa.

Mas atenção! A principal finalidade de um ERP é promover a melhoria do gerenciamento, diminuindo gastos desnecessários e problemas com os processos. Logo, é importante ter cautela e não correr o risco de contratar um ERP que ao invés de ajudar, atrapalhe. Na hora de escolher um sistema para sua farmácia:

  • Faça uma profunda busca;
  • Opte por um sistema de qualidade que não permita à empresa sofrer com má usabilidade (UX), travamentos, falta de funcionalidades para vendas, sobretudo delivery;
  • Escolha um sistema que ofereça ferramentas que otimizam ainda mais o serviço de entrega ao cliente.

Um bom e rápido sistema para farmácia auxilia de forma significativa no processo de organização e gestão das informações empresariais.

No delivery, todos esses benefícios resultam em um melhor atendimento ao cliente e posterior entrega do produto, tudo com qualidade e em ágil período de tempo.

Escolha um bom sistema e avance no seu delivery!

3.Cumprir o tempo de entrega prometido

Dicas para Delivery de Farmácia - Motoboy

Prometer ao cliente um tempo de entrega menor do que será cumprido na tentativa de contar vantagem e se destacar… É FURADA! Jamais prometa tempo menor do que será cumprido ou descumpra o tempo de entrega por falha logística, seja ela própria ou terceirizada.

Para evitar problemas voltados à logística, siga as dicas:

Serviço de motoboy

Se for usar logística própria, treinar o bom comportamento dos entregadores para a entrega dos produtos e contato com o cliente é um importante passo para melhoria do delivery.

Também é interessante desenvolver uma estratégia na qual é possível pedir feedback para o cliente de como está sendo o comportamento do entregador, entrega dos produtos, etc.

E se pretendo terceirizar o delivery da farmácia? Como devo proceder?

É necessário escolher muito bem a empresa que irá realizar o serviço, buscar informações sobre o histórico dos trabalhos prestados e avaliações sobre a qualidade dos mesmos. No que se refere às pessoas que irão trabalhar, fornecer treinamento de boas práticas com o cliente é essencial.

Seja no delivery de farmácia terceirizado ou logística própria, a transparência e o profissionalismo na entrega da farmácia somarão positivamente ao conceito e avaliação do serviço.

Leia também: Devo Contratar Serviço de Motoboy em Minha Farmácia?

4.Cumprir as leis e as exigências dos clientes

O processo de delivery de farmácia não é simples, envolve regulamentações e importantes passos a serem seguidos. Para um serviço coerente e de confiança, esteja atento e em conformidade com as leis.

Portaria nº 344

A Portaria Nº 344 é mais conhecida como lei de entrega dos medicamentos controlados. Ela dispõe e aprova um regulamento técnico sobre processos e práticas de manipulação, comércio, transporte e distribuição de substâncias sujeitas a controle especial.

Em seus anexos e parágrafos estão descritos dados que informam ao farmacêutico, proprietário de farmácias e colaboradores do ramo como prosseguir e enquadrar-se corretamente às exigências feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para atuação comercial e posse de medicamentos.

Para maiores detalhes da Portaria Nº 344, clique aqui.

SNGPC

O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados é um sistema de informação de vigilância sanitária, criado

As farmácias que comercializam estes tipos de medicamentos e substâncias devem utilizar o SNGPC.

Por que é tão importante conhecer a portaria nº 344 e utilizar o SNGPC?

Para maior compreensão da importância, vamos a um exemplo: diante de um pedido de medicamento de controle especial, no qual o cliente não apresenta a prescrição médica, é permitido e está correto realizar a entrega?

Ainda que o pedido seja feito via telefone, chat de delivery ou WhatsApp, os medicamentos sujeitos à prescrição só podem ser dispensados mediante a apresentação da receita médica, avaliada pelo farmacêutico.

Essa e muitas outras informações acerca da manipulação, transporte e dispensação dos medicamentos estão dispostas com descrição nas regulamentações. Por isso, é essencial conhecê-las e segui-las.

Bem, agora vamos para uma exigência por parte dos clientes…

5.Nota fiscal eletrônica

A NFC-e possui existência apenas eletrônica, geralmente é solicitada pelo cliente e serve como respaldo caso venha a ocorrer algum problema com a compra ou produto consumido.

Uma dúvida no delivery é se a nota fiscal tem ou não a necessidade de ser emitida ao consumidor.

Ainda que o cliente não tenha pedido ou lembrado de solicitar, enviar a nota evita transtornos caso haja a necessidade de logística reversa (devoluções), trocas, etc.

Além disso, mais do que um papel de operações comerciais, com dados pessoais e empresariais, a nota é, por lei, um documento de direito do consumidor. Mediante venda presencial ou para entrega em domicílio, portanto, seu envio também aumentará a confiança do cliente perante o estabelecimento.

5.Aumentar o ticket médio e lucro nas entregas

O ticket médio é extremamente importante para as farmácias. Através dele é possível criar estratégias de venda e, consequentemente, obter maior lucro.

As dicas de farmácia abaixo são práticas que beneficiam o usuário e promovem o aumento do valor da compra. Confira:

Oferecer mais produtos agregados ao cliente na entrega

Existem produtos que rendem maior lucro de venda e podem ser de interesse do cliente, ofereça! Por exemplo: ao comprar um shampoo, creme para pentear e até ampola de hidratação podem ser um bom complemento!

Leia: 6 Dicas de Como Agregar Vendas em Farmácia.

Ter a política de isenção de taxa de entrega (acima de determinado valor)

Por exemplo: “pedidos abaixo de R$50,00 tem taxa de entrega, mas acima disso não”. E procurar oferecer sempre essa opção ao cliente, pois grande parte tem aversão às taxas e prefere gastar mais comprando do que com um frete.

Você já conhece a estratégia “Boi de Piranha de Delivery”? É uma metodologia que criamos para ajudar farmácias a formatarem suas políticas de taxas de entrega de forma inteligente. Esta metodologia visa aumentar a atratividade e o ticket médio do Delivery.

Clique Aqui e receba uma recomendação inteligente de taxas  para sua loja.

Oferecer parcelamento (acima de determinado valor)

Por exemplo: “pedidos acima de R$50,00 podem ser parcelados em até três vezes (3x)”. E também, procurar oferecer sempre essa opção ao cliente, pois grande parte encontra no parcelamento uma condição melhor para comprar mais.

Outro ponto que pode potencializar o ticket médio da farmácia é a oferta de alternativas de produtos com maior margem de lucro. Como exemplo, medicamentos genéricos e produtos ligados à beleza e higiene.

Também é interessante buscar novos meios que facilitam o processo de expansão do ticket e lucros.

Na Plataforma de Delivery Online MyPharma existe um sistema de controle e gerenciamento automático, que faz com que a farmácia parceira tenha aumento do ticket, lucro elevado e maior número de vendas, sem esforço, através de todos os pontos acima apresentados.

7.Reforçar a marca/branding na entrega

Aquilo que é visto, possivelmente será lembrado. Por isso invista em personalização!

Estampe a marca de sua farmácia em baús de motos, carros, uniformes dos funcionários, etc. Providencie sacolas com a logo da farmácia e as entregue com cartões e folders de interesse do cliente. Tendo isso, o processo de reconhecimento de marca e posterior desejo de compra será estimulado no consumidor, seja em lojas físicas ou farmácias online.

8.Oferecer diferentes canais de atendimento para a entrega

Os clientes estão em toda a parte, até mesmo nas mais remotas. Para expandir o número de vendas é importante oferecer diferentes meios de contato, que possam atender as necessidades de variados públicos e ampliar a rede de acesso e entrega da farmácia.

Com vários canais de atendimento para entrega, elevam-se as chances de lucro e a satisfação do cliente.

Será que telefone e WhatsApp são os melhores e mais eficientes canais de delivery hoje em dia?

Amplie o acesso à sua farmácia, mergulhe no digital, aproveite tudo que tem a oferecer a Plataforma de Delivery Online para Farmácias e Drogarias, MyPharma!

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