12 dicas para fazer o seu delivery de farmácia crescer e se destacar cada vez mais

O delivery de farmácia segue crescendo no Brasil

Em 2021, o faturamento chegou a 2,8 bilhões de reais, representando um crescimento de 56,8% em relação a 2020.

Os dados são da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), que já vinha registrando um crescimento significativo em anos anteriores.

Só entre 2019 e 2020, o delivery de farmácia mais do que duplicou de tamanho no país.

Nesse cenário, a possibilidade da entrega em domicílio é tão importante para os clientes que influencia até mesmo sua escolha para compras no balcão!

Com a oportunidade de expandir a rede de clientes e aumentar as vendas, sua melhor estratégia é acompanhar esse mercado que se direciona cada vez mais ao digital.

Para isso, é preciso observar alguns aspectos desse novo sistema de vendas e preparar-se para oferecer um serviço eficiente e diferenciado.

Por isso, separamos 12 estratégias para construir uma farmácia delivery de sucesso!

Como ter um delivery de farmácia perfeito?

Um bom delivery de farmácia está associado à qualidade do atendimento e do serviço como um todo, incluindo aí o tempo de entrega praticado.

Para uma execução impecável em todos os aspectos, as 12 dicas a seguir serão um excelente guia cuidadosamente pensado por especialistas do setor.

Mas além delas, é fundamental desenvolver também estratégias voltadas a uma presença significativa em meios digitais não somente limitadas às operações de venda e entrega.

O que chamamos de marketing digital pode assustar quem está chegando agora a esse meio, mas não é nenhum monstro de 7 cabeças!

E fica ainda mais simples com o nosso e-BOOK sobre o assunto, destinado especialmente a farmácias e drogarias.

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imagem com link para baixar o guia de marketing para pequenas e médias farmácias

E agora, vamos às dicas de como se destacar com uma farmácia delivery!

 

1. Conheça o seu público-alvo 

Antes de tomar qualquer decisão dentro de um negócio, é indispensável analisar o público-alvo.

Se você oferece serviços e produtos, precisa que alguém os compre. 

Então, sem compreender seu próprio cliente, dificilmente saberá “o quê” ou “como” oferecer-lhe.

Para facilitar a escolha entre oferecer ou não um serviço de delivery, levando-se em conta o público-alvo, responda às seguintes perguntas:

  • Seus consumidores prezam por ir até a farmácia para comprar?
  • Eles têm o hábito de utilizar smartphones e internet?
  • Seus clientes costumam perguntar pela possibilidade da entrega em domicílio?
  • Caso ofereça delivery por telefone, costuma receber bastantes ligações e pedidos de entrega?

Além dessas perguntas, você pode elaborar um Mapa da Empatia.

O Mapa da Empatia é uma ferramenta que possibilita compreender melhor seu cliente, o que ele pensa, deseja e quais as necessidades e medos dele. 

Assim, você conhece melhor seu público-alvo e pode avaliar o quanto ainda precisa se aprofundar sobre ele.

 
A imagem mostra o mapa da empatia
 
 

2. Faça benchmarking de mercado

Você já ouviu falar em benchmarking?

O termo se refere a fazer uma comparação com produtos e serviços ofertados por outras empresas do mesmo ramo que a sua.

Além de um importante instrumento de gestão de empresas, o benchmarking também é um forte aliado para vencer a concorrência.

Afinal, ele promove o conhecimento de mercado, estudo de estratégias e o surgimento de novas ideias a partir do que já foi criado.

Assim, você consegue melhorar os processos e o desempenho de sua farmácia, além de poder fundamentar melhor sua decisão de oferecer ou não o delivery.

Isso porque através do benchmarking, você estuda a aceitação do delivery nas demais farmácias da cidade e avalia se ele será consistente em sua farmácia.

Tenha em mente que seu crescimento no mercado não implica somente na tomada de ações particulares, mas depende também de informações compartilhadas

E é nesse sentido que o benchmarking ajuda a crescer e prevenir erros, sendo uma excelente ferramenta no processo de se tornar uma farmácia delivery.

 

3. Entenda a relação entre o tamanho da cidade e o serviço de delivery

Pequenos centros geralmente são associados a públicos reduzidos e baixas demandas – um equívoco que pode bloquear a expansão de sua farmácia.

As cidades menores possuem opções reduzidas de estabelecimentos comerciais, e é justamente aí que sua drogaria pode se destacar. 

Ao oferecer um serviço diferenciado dos demais, seu negócio estará à frente e será promovido por prestar um atendimento único no local.

Este tipo de exclusividade não só atrairá mais clientes, mas os influenciará a escolherem sua farmácia na hora da compra em qualquer modelo.

E se as cidades pequenas forem locais com baixa demanda de delivery? Ainda assim devo oferecer este serviço?

Sim, ainda pode ser uma estratégia interessante, dependendo, entre outras coisas, das análises anteriores de público-alvo e benchmarking.

O delivery é não só uma ferramenta capaz de aumentar as vendas, mas uma estratégia que promove pontos importantes para a empresa, como:

  • fidelização de clientes
  • ampliação do marketing para farmácia
  • prestação de serviço personalizado
  • aumento do volume de vendas e clientes sem necessidade de abrir novas lojas
  • e oferta de mais comodidade ao cliente

Se os serviços oferecidos forem de qualidade, credíveis e profissionais, com toda certeza irão converter-se em bons resultados.

 

4. Tenha um atendimento ágil

Fazer o consumidor esperar por muito tempo pelo atendimento ao telefone ou em chats de aplicativos é extremamente prejudicial para a imagem da sua marca.

Atualmente, é comum as farmácias utilizarem o WhatsApp como meio de contato para o delivery. 

Considerando as rotinas e demandas das empresas, nem sempre é possível atender e fornecer respostas de forma ágil e constante.

Além disso, o aplicativo não representa um meio formal, específico e especializado para atendimento. 

Assim, pode tornar caótica a operação da farmácia, prejudicando vários setores do estabelecimento.

Se a única possibilidade do seu estabelecimento for utilizar esse aplicativo, opte pelo WhatsApp Business, que foi pensado especialmente para esse propósito.

Entretanto, há outras opções mais funcionais para otimizar o atendimento do seu delivery de farmácia, como você pode conferir logo a seguir.

 

5. Use um bom sistema para farmácia!

Um bom sistema para farmácias otimiza seu atendimento e entregas, desonerando processos que antes poderiam custar caro ao seu estabelecimento.

Você já ouviu falar em ERP?

Enterprise Resource Planning — ou Planejamento dos Recursos da Empresa — é um sistema de gestão que possibilita a organização das informações de empresas.

Com um ERP, vários processos como gestão de estoque, logística, dados de colaboradores, clientes, produtos etc. são armazenados e administrados em um só lugar.

Assim, um ERP otimiza o fluxo de comunicação, informação, gestão, venda e rendimento da empresa.

Mas atenção! 

Tome cuidado para não contratar um sistema que atrapalhe seu negócio em lugar de ajudar. 

Para encontrar um sistema que otimize o atendimento em delivery de farmácia, faça uma busca detalhada e cuidadosa.

Procure um sistema que poupe seus clientes de uma péssima experiência de usuário (UX) ou travamentos e falta de funcionalidades, sobretudo no delivery de farmácia!

E escolha um sistema que ofereça ferramentas que otimizam ainda mais o serviço de entrega ao cliente.

Para ajudar em sua busca e montar o delivery de farmácia perfeito, preparamos uma lista com os melhores sistemas de farmácia do mercado.

Preencha o formulário abaixo e receba a lista dos melhores sistemas de farmácia, além de outras ferramentas que te ajudarão a entender as necessidades do seu negócio!

 

6. Cumpra o prazo de entrega prometido

Prometer ao cliente um tempo de entrega menor do que o necessário para realizar uma entrega É FURADA! 

Esse tipo de atuação é comum em estabelecimentos que querem competir com os que realmente conseguem entregar em pouco tempo. 

Entretanto, prometer um delivery de farmácia que não pode cumprir só vai fazer o cliente associar a sua marca à desonestidade. 

Portanto, jamais prometa um tempo menor do que o que será cumprido ou descumpra o tempo de entrega por falha na logística, seja ela própria ou terceirizada.

Para evitar problemas ligados à logística de farmácia, siga estas dicas:

 

Conheça as rotas e o trânsito em sua área de entrega

Procure delimitar sua área de atuação a distâncias que você possa cobrir em menos tempo, seja porque elas são menores ou porque o trânsito é mais tranquilo.

Para fazer essa avaliação, é essencial conhecer não apenas o mapa da região, mas também as características do trânsito local.

Além disso, é importante estar atento a atualizações como mudanças de sentido ou trechos em obras.

Você também pode contar com aplicativos como o Waze, que fornece informações sobre o trânsito em tempo real.

 

Escolha o melhor serviço de motoboy

Se a sua farmácia usar logística própria, é importante orientar seus entregadores para que eles tenham a melhor postura no contato com o cliente.

Afinal, sendo os únicos em contato direto com eles, os motoboys serão responsáveis por boa parte da visão que os clientes terão de sua marca. 

Nesse sentido, pedir feedbacks para os clientes sobre o comportamento do entregador é uma ótima estratégia para melhorar seu delivery de farmácia!

Já o serviço terceirizado de motoboys pode representar uma economia para o fluxo de caixa da sua farmácia. 

Entretanto, estude muito bem a empresa que realizará o serviço, busque informações sobre o histórico dos trabalhos prestados e avaliações sobre sua qualidade. 

Fornecer treinamentos de boas práticas com os clientes é essencial para garantir o bom trato dos entregadores.

Seja no delivery de farmácias terceirizado ou com logística própria, a transparência e o profissionalismo na entrega somarão positivamente ao conceito e avaliação do serviço.

 

7. Cumpra a legislação em seu delivery de farmácia

O processo de delivery de farmácia envolve regulamentações e aspectos importantes a serem observados. 

Para um serviço coerente e de confiança, esteja atento(a) e em conformidade com as leis! 

É imprescindível manter em mente que medicamentos sujeitos a prescrição só podem ser dispensados mediante a apresentação da receita médica avaliada pelo farmacêutico.

Essa e muitas outras informações acerca da manipulação, transporte e dispensação dos medicamentos estão dispostas com descrição na Portaria Nº 344

A portaria dispõe e aprova um regulamento técnico sobre processos e práticas de manipulação, comércio, transporte e distribuição de substâncias sujeitas a controle especial.

Por isso, é conhecida como “lei de entrega dos medicamentos controlados”.

Ela informa ao farmacêutico, proprietário ou colaborador de farmácias como atender às exigências da Anvisa no que se refere ao comércio e posse de medicamentos.

Confira nosso artigo especial com a portaria completa, resumo e pdf para download clicando no botão abaixo: 

   

8. Emita a nota fiscal eletrônica (NFC-e)

Esta é uma exigência de muitos clientes e pode ser um diferencial importante em seu delivery.

A NFC-e possui existência apenas eletrônica e, geralmente, é solicitada como respaldo caso ocorra algum problema com a compra ou consumo do produto.

Uma dúvida muito comum no delivery de farmácia é se a nota fiscal precisa ou não ser emitida ao consumidor.

Ainda que o cliente não tenha solicitado, enviar a nota fiscal eletrônica evita transtornos caso haja a necessidade de logística reversa, como devoluções, trocas etc.

Além disso, ela é mais que um papel de operações comerciais com dados pessoais e empresariais. 

A nota é um direito do consumidor garantido por lei, e seu envio só reforçará a confiança que ele deposita em sua farmácia.

 

9. Aumente seu ticket médio e lucro no delivery de farmácia

Conhecer o ticket médio é fundamental para as farmácias, pois através dele é possível criar estratégias de venda e, consequentemente, obter maior lucro.

Para aumentar seu ticket médio no delivery, você pode recorrer a estratégias como oferecer mais produtos agregados ao cliente na entrega.

Se existem produtos que rendem maior lucro de venda e podem ser de interesse do cliente, ofereça-os! 

Quando um cliente compra um shampoo, por exemplo, um bom complemento pode ser um creme para pentear e até uma ampola de hidratação. 

Mostrar e oferecer essas opções ao cliente não fere qualquer legislação e pode aumentar seu ticket médio. 

Você ainda pode aumentar o ticket médio da farmácia ofertando produtos com maior margem de lucro, como medicamentos genéricos e produtos de higiene e beleza.

Outra possibilidade é oferecer um parcelamento com valor mínimo

Esta é uma ótima opção para os clientes, pois grande parte deles vê o parcelamento como uma oportunidade para comprar mais.

Além disso, digamos que sua farmácia ofereça uma parcela mínima de R$30, e o cliente que deseja parcelar precise gastar, pelo menos, R$60 em compras. 

Isso faz com que o cliente escolha outro produto em uma compra que originalmente seria de R$50, configurando um aumento de R$10 no ticket. 

Todas essas estratégias podem ser facilitadas por um bom sistema de controle e gerenciamento de farmácias.

 

10. Aplique a melhor estratégia de taxas de entrega e precificação

O estudo de taxas e preços é uma ação rotineira para donos e gestores de farmácias, e não seria diferente com o delivery. 

O objetivo desse estudo deve ser encontrar valores cabíveis às finanças da empresa, mas que também sejam interessantes para os clientes.

Nesse sentido, o cálculo do delivery precisa considerar o fato de que a taxa de entrega, por si só, é capaz de “espantar” o cliente.

Provavelmente você já viu este meme: 

 
Imagem de um meme sobre frete grátis com o Julius da série "Todo mundo odeia o Chris". A imagem é composta por 2 quadros. O primeiro diz 100 reais frete 20 reais e tem uma foto do Julius sério. O segundo diz 120 reais frete grátis e tem uma foto do Julius sorrindo. Frete grátis no delivery de farmácia ajuda a fidelizar clientes
Frete grátis no delivery de farmácia ajuda a fidelizar clientes

Diante disso, a melhor estratégia é a isenção da taxa. 

Mas fique atento(a), pois aumentar o valor dos produtos para cobrir o custo do frete fere o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC)!

Então, a ideia é aplicar uma política que anula a taxa de entrega em compras acima de determinados valores – estipulados por você. 

Com isso, além de oferecer a entrega gratuita e ganhar pontos, você influenciará o cliente a consumir mais e de uma forma que não o prejudique.

Outra estratégia possível é oferecer uma taxa reduzida para bairros próximos e isso é fácil de calcular com a calculadora de delivery da MyPharma.

Com ela, você pode calcular quanto o seu cliente precisa comprar para valer a pena oferecer o delivery gratuito. 

Baseado nisso, você pode conferir o custo de entrega para bairros próximos e saber qual seria o valor mínimo da compra. 

Esta é uma metodologia que criamos para ajudar farmácias a definirem suas taxas de entrega de forma inteligente, aumentando inclusive o ticket médio do delivery.

Clique na imagem abaixo para baixar a nossa Calculadora de Delivery!

 
calculadora de delivery download
 

11. Reforce a marca/branding da sua farmácia na entrega

Certamente, você já ouviu dizer que o que não é visto, não é lembrado. Pensando nisso, é bem importante que você invista na personalização do seu delivery de farmácia!

Assim, aplique estratégias como estampar a logo da farmácia em baús de motos, carros, uniformes dos funcionários etc. 

Providencie também sacolas com sua logo e entregue-as com cartões e folders de interesse do cliente. 

Desse modo, o processo de reconhecimento da marca e desejo de compras posteriores serão estimulados ao consumidor.

 

12. Promova uma estratégia omnicanal em seu delivery de farmácia

Para expandir o número de vendas, é importante oferecer diferentes meios de contato, atendendo às necessidades de diferentes públicos e ampliando sua rede de acesso e entrega.

Omnicanal (do inglês “omnichannel”) é uma tendência que se baseia na convergência de todos os canais de contato utilizados por uma empresa. 

Imagine a seguinte situação:

Um cliente acessa as mídias sociais (Facebook, Instagram etc.) da sua farmácia para verificar se na loja física existe um determinado produto que ele procura. 

Nelas, este cliente é direcionado ao site do estabelecimento. 

Encontrando o produto no site, ele vai à loja e faz o pedido no balcão, ou então telefona e solicita a entrega em casa.

Omnicanal consiste nisso, na fusão de canais online e offline para que as relações e experiências de compras se estreitem.

Com vários canais de contato, elevam-se as chances de lucro e satisfação do cliente.

Atualmente, o omnicanal é um requisito capaz de colocar farmácias em posição de destaque no mercado, uma vez que promove os seguintes benefícios:

  • proporciona uma melhor experiência de compra para o cliente
  • permite que o cliente satisfaça suas necessidades quando e onde desejar
  • impulsiona o aumento de vendas na farmácia
  • auxilia na fidelização de clientes
  • otimiza processos de venda e compra
  • e promove os trabalhos de marketing diferenciado para farmácias e drogarias

Quer saber mais sobre como aplicar uma estratégia omnicanal em um delivery de farmácia?

Então clique aqui e confira o nosso artigo específico sobre o tema!

 

Assista também ao vídeo a seguir e aprenda ainda mais sobre omnicanal para farmácias:

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Conclusão: aproveite as vantagens de ter um delivery de farmácia

Agora que você conhece em detalhes todos os aspectos de um delivery de farmácia de sucesso, está pronto para se beneficiar das vantagens que este serviço oferece!

Trabalhar com o meio de pedido online e entrega em domicílio é investir na oportunidade de ser conhecido em diversos pontos da cidade.

O delivery possibilita ampliar as vendas, acompanhando o consumidor atual, cada vez mais inserido no mundo virtual/tecnológico e buscando comodidade ao comprar.

Sempre lembrando que existem diversos canais de atendimento além dos tradicionais — o telefone e o WhatsApp Business.

Com uma boa plataforma de delivery online, você amplia o acesso do público à sua farmácia e mergulha de vez no digital de forma ágil, prática e eficiente.

Para aumentar ainda mais seu lucro e ticket médio, conheça a plataforma que vem aumentando em até 800% o número de entregas dos seus associados

Assista ao vídeo abaixo e veja como a MyPharma pode ajudar a promover o negócio:

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