8 dicas para um delivery de farmácia perfeito!

O delivery de farmácia mais do que duplicou o seu tamanho no Brasil em 2020. Em junho, o crescimento superou os 132% se comparado ao mesmo mês de 2019.

Esse crescimento do delivery de farmácia acompanha o crescimento do e-commerce no Brasil que chegou aos 73,88%, segundo o índice MCC-ENET

Para 2021, a previsão de crescimento do e-commerce brasileiro deve chegar aos 31% segunda a previsão da XP Investimentos como você pode conferir no nosso artigo sobre o Mercado farmacêutico no Brasil

Ante este cenário, a melhor dica que podemos dar a um gestor de farmácia é: investir numa farmácia com delivery é o caminho para aumentar seu faturamento num mercado que se direciona cada vez mais ao digital.

Acompanhe a leitura e saiba como aumentar as suas vendas!

Mas, antes, clique na imagem abaixo para baixar a nossa Calculadora de Delivery e calcular a taxa de entrega mais adequada para a sua farmácia ou drogaria.

baixe a calculadora de delivery

Como ter um delivery de farmácia perfeito?

Um bom delivery normalmente está associado ao atendimento, tempo de entrega e qualidade do serviço. E, quando esses fatores são bem-executado, o aumento de faturamento é garantido.

Entretanto, falhas no delivery da sua farmácia podem comprometer a sua marca. Por isso, hoje preparamos 8 dicas para quem quer começar ou melhorar o delivery da sua farmácia.

1. Tenha um atendimento ágil

Se a agilidade na entrega já é importante, a do atendimento é primordial. Se o cliente liga para o delivery da sua farmácia é porque precisa adquirir um produto de modo rápido e simples.

Portanto, fazer o consumidor esperar um longo período na linha do telefone pelo atendente ou balconista, ou por respostas nos aplicativos de conversa é extremamente prejudicial para a imagem da sua marca.

Atualmente, é comum que farmácias utilizem o WhatsApp como meio de contato para o delivery. Considerando as rotinas e demandas das empresas, nem sempre é possível atender e fornecer respostas de forma ágil e constante.

Além disso, o aplicativo não representa um meio formal, específico e especializado para atendimento e pode tornar caótico a operação da farmácia, prejudicando vários setores do estabelecimento.

Quando a única possibilidade do estabelecimento é utilizar o WhatsApp, opte pela opção Business que foi pensada para esse propósito.

Entretanto, há opções muito mais funcionais que podem otimizar o atendimento do seu delivery de farmácia. Confira na próxima dica!

2. Use um bom sistema para farmácia!

Um bom sistema para farmácias otimiza seu atendimento, entregas e desonera processos que antes poderiam custar caro ao seu estabelecimento.

Você já ouviu falar em ERP?

Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa, é um sistema de gestão empresarial que possibilita a organização de informações do empreendimento.

Com um ERP, processos como gestão de estoque, logística da farmácia, dados de colaboradores e produtos etc. são armazenados e administrados. Um ERP ainda otimiza o fluxo de comunicação, informação, gestão, venda e rendimento da empresa.

Mas atenção! 

A principal finalidade de um ERP é promover a melhoria do gerenciamento, diminuindo gastos desnecessários e problemas com os processos. Por isso, é importante ter cautela e não correr o risco de contratar um sistema que atrapalhe seu negócio em lugar de ajudar. 

Aqui estão algumas dicas para ajudar na busca por um sistema que otimize o atendimento e delivery de farmácia:

  • faça uma busca detalhada;
  • opte por um sistema com qualidade que não permita que seus clientes sofram com uma péssima experiência de usuário (UX) ou travamentos e falta de funcionalidades para vendas, sobretudo no delivery de farmácia;
  • escolha um sistema que ofereça ferramentas que otimizam ainda mais o serviço de entrega ao cliente.

Um bom e rápido sistema para farmácia auxilia de forma significativa o processo de organização e gestão das informações empresariais.

No delivery, todos esses benefícios resultam em um melhor atendimento ao cliente e entrega do produto, tudo com qualidade e rapidez.

Escolher um bom sistema é uma chave fundamental para o delivery de farmácia perfeito. E para ajudar a sua busca, criamos um artigo especial para você entender quais os melhores sistemas de farmácia presentes no mercado.

Preencha o formulário abaixo para receber um questionário que te ajuda a entender as necessidades do seu negócio e receba, também, uma lista com os melhores sistemas de farmácia!

3. Cumpra o prazo de entrega prometido

Prometer ao cliente um tempo de entrega menor do que o necessário para realizar a entrega É FURADA! 

É comum vermos esse tipo de atuação para que alguns estabelecimentos consigam competir com farmácias que conseguem entregar em pouco tempo. 

Entretanto, prometer um delivery de farmácia que não pode cumprir só vai fazer o cliente associar a sua marca à desonestidade. 

Portanto, jamais prometa um tempo menor do que o que será cumprido ou descumpra o tempo de entrega por falha na logística, seja ela própria ou terceirizada.

Para evitar problemas voltados à logística de farmácia, siga estas dicas:

Serviço de motoboy interno

Se sua farmácia usar logística própria é preciso treinar o bom comportamento dos entregadores, já que eles terão o contato direto com o cliente e serão responsáveis por boa parte da visão que o cliente terá da sua marca. 

Pedir feedbacks para os clientes sobre o comportamento do entregador é uma ótima estratégia para melhorar o seu delivery de farmácia;

Serviço de motoboy terceirizado

O serviço terceirizado de motoboys pode representar uma economia para o fluxo de caixa da sua farmácia. 

Entretanto, é necessário escolher muito bem a empresa que irá realizar o serviço, buscar informações sobre o histórico dos trabalhos prestados e avaliações sobre a qualidade desses trabalhos. 

Fornecer um treinamento de boas práticas com os clientes é essencial para garantir o bom trato dos entregadores.

Seja no delivery de farmácias terceirizado ou com logística própria, a transparência e o profissionalismo na entrega da farmácia somarão positivamente ao conceito e avaliação do serviço.

Leia também: Devo contratar serviço de motoboy para minha farmácia?

4. Cumpra a legislação e as exigências dos  clientes no delivery de farmácia

O processo de delivery de farmácia não é tão simples. Ele envolve regulamentações e importantes passos a serem seguidos. Para um serviço coerente e de confiança, esteja atento e em conformidade com as leis. 

Abaixo, deixamos 2 fatores que você precisa estar atento na atuação da sua farmácia:

Portaria nº 344

A Portaria Nº 344 é mais conhecida como “lei de entrega dos medicamentos controlados”. Ela dispõe e aprova um regulamento técnico sobre processos e práticas de manipulação, comércio, transporte e distribuição de substâncias sujeitas a controle especial.

Em seus anexos e parágrafos estão descritos dados que informam ao farmacêutico (ou proprietário de farmácias e colaboradores do ramo) como prosseguir e se enquadrar corretamente às exigências feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na atuação comercial e na posse de medicamentos.

Para maiores detalhes da Portaria Nº 344, preparamos um artigo especial com a portaria completa, um resumo e pdf para download. Clique no botão abaixo para acessá-lo: 

   

SNGPC Anvisa

O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados é um sistema de informação de vigilância sanitária criado para o controle de entradas e saídas de substâncias sujeitas a controle especial e/ou antimicrobianos.

As farmácias que comercializam estes tipos de medicamentos e substâncias devem utilizar o SNGPC diariamente para informar à ANVISA suas movimentações. 

Como esse sistema pode ser um pouco complexo para muitos farmacêuticos, criamos um passo a passo completo que vai desde a criação de um usuário até a resolução de problemas que o sistema pode causar. 

Acesse-o no botão abaixo:

   

Por que é tão importante conhecer a portaria nº 344 e utilizar o SNGPC?

Considere o seguinte questionamento: 

Diante de um pedido de medicamento de controle especial, no qual o cliente não apresenta a prescrição médica, é permitido realizar a venda e a entrega pelo delivery da farmácia?

Ainda que o pedido seja feito via telefone, chat de delivery ou WhatsApp, os medicamentos sujeitos à prescrição só podem ser dispensados mediante a apresentação da receita médica avaliada pelo farmacêutico.

Essa e muitas outras informações acerca da manipulação, transporte e dispensação dos medicamentos estão dispostas com descrição nas regulamentações. Por isso, é essencial conhecê-las e segui-las.

Bem, agora vamos a uma exigência dos clientes!

5. Emita a nota fiscal eletrônica (NFC-e)

A NFC-e possui existência apenas eletrônica e, geralmente, é solicitada pelo cliente porque serve como respaldo caso ocorra algum problema com a compra ou consumo do produto.

Uma dúvida muito comum no delivery de farmácia é se a nota fiscal precisa ou não ser emitida ao consumidor.

Ainda que o cliente não tenha pedido ou lembrado de solicitá-la, enviar a nota fiscal eletrônica evita transtornos caso haja a necessidade de logística reversa (devoluções), trocas, etc.

Além disso, ela é mais que um papel de operações comerciais com dados pessoais e empresariais. A nota é um direito do consumidor garantido por lei e seu envio, independentemente da solicitação do cliente, só reforça a relação de confiança que ele tem com a sua farmácia.

6. Aumente seu ticket médio e lucro no delivery de farmácia

O ticket médio é extremamente importante para as farmácias. Através dele é possível criar estratégias de venda e, consequentemente, obter maior lucro.

As dicas abaixo são práticas que beneficiam o usuário e promovem o aumento do valor da compra. Confira:

Ofereça mais produtos agregados ao cliente na entrega

Se existem produtos que rendem maior lucro de venda e podem ser de interesse do cliente, ofereça-os! 

Quando um cliente compra um shampoo, um bom complemento pode ser um creme para pentear e até uma ampola de hidratação. Mostrar e oferecer essas opções ao cliente não fere qualquer legislação e pode aumentar seu ticket médio. 

Essa é só uma das nossas 6 dicas de como agregar vendas em farmácia.

Tenha uma política de isenção de taxa de entrega para um valor mínimo de compra

Com certeza você já viu este meme: 

Imagem de um meme sobre frete grátis com o Julius da série "Todo mundo odeia o Chris". A imagem é composta por 2 quadros. O primeiro diz 100 reais frete 20 reais e tem uma foto do Julius sério. O segundo diz 120 reais frete grátis e tem uma foto do Julius sorrindo. Frete grátis no delivery de farmácia ajuda a fidelizar clientes
Frete grátis no delivery de farmácia ajuda a fidelizar clientes

Ele é ótimo para explicar a relação dos consumidores com taxas de entrega. Entretanto, saber que os clientes preferem gastar mais em produtos para ter frete grátis não significa que sua farmácia possa aumentar o valor dos produtos sem causa determinada. 

Isso inclusive fere o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) como explicamos no nosso artigo sobre fechamento perfeito do caixa da farmácia. Mas, aumentar o valor mínimo da compra para ter frete grátis é uma prática comum e legalizada. 

Oferecer essa opção aos clientes é uma excelente estratégia, pois grande parte deles têm aversão às taxas de entrega e prefere gastar mais comprando do que com o frete.

Você já conhece a estratégia “Boi de Piranha de Delivery”

Ela é uma metodologia que criamos para ajudar farmácias a formatarem suas políticas de taxas de entrega de forma inteligente. Essa metodologia visa aumentar a atratividade e o ticket médio do delivery.

   

Ofereça parcelamento com valor mínimo

Oferecer um parcelamento com valor mínimo é sempre uma ótima opção para os clientes, pois grande parte vê o parcelamento como uma condição melhor para comprar mais.

Se sua farmácia oferecer uma parcela mínima de R$30, o cliente que deseja parcelar precisa gastar, pelo menos, R$60 em compras. Em uma compra que originalmente seria de R$50, sua farmácia já tem um aumento de R$10 no ticket. 

Outro ponto que pode potencializar o ticket médio da farmácia é a oferta de produtos com maior margem de lucro como medicamentos genéricos e produtos ligados à beleza e higiene pessoal.

Também é interessante buscar novos meios que facilitem o processo de expansão do ticket e lucro.

Na Plataforma de Delivery Online MyPharma existe um sistema de controle e gerenciamento automático que faz com que a sua farmácia promova seu ticket médio, eleve seu lucro e tenha um maior número de vendas, sem esforço e através de todos os pontos acima apresentados.

7. Reforce a marca/branding da sua farmácia na entrega

Aquilo que é visto, possivelmente será lembrado. Por isso invista na personalização do seu delivery de farmácia!

Estampe a marca de sua farmácia em baús de motos, carros, uniformes dos funcionários etc. Providencie sacolas com a logo da farmácia e entregue-as com cartões e fôlderes de interesse do cliente. 

Tendo isso, o processo de reconhecimento de marca e desejo de compras posteriores será estimulado no consumidor tanto em lojas físicas quanto em farmácias online.

8. Ofereça diferentes canais de atendimento para o delivery de farmácia

Os clientes estão até nas partes mais remotas!

Por isso, para expandir o número de vendas é importante oferecer diferentes meios de contato, que possam atender as necessidades de variados públicos e ampliar a rede de acesso e entrega da farmácia.

Com vários canais de atendimento para entrega, elevam-se as chances de lucro e a satisfação do cliente.

Mas o telefone e o WhatsApp não são os melhores nem os mais eficientes canais de delivery hoje em dia!

Com a Plataforma de Delivery Online para Farmácias e Drogarias da MyPharma você pode ampliar o acesso do público à sua farmácia e mergulhar de vez no digital de forma ágil, prática e eficiente.

Além disso, você pode aumentar seu ticket médio e seu lucro através de um delivery de farmácia que já vem aumentando em até 800% o número de entregas dos nossos associados. 

Assista o vídeo abaixo e veja como a MyPharma pode ajudar a promover o negócio:

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