6 Ideias de Como Aumentar Vendas em Farmácia

6 Ideias de Como Aumentar Vendas em Farmácia

Donos, administradores e colaboradores buscam continuamente a expansão e aprender como vender mais em farmácia.

De fato, entender como vender mais em farmácia é uma ação essencial para o bom movimento de estoque e finanças. Portanto, através de metas mensais, promoções ou até bonificações, deve ser, sem dúvidas, incitada pelos gestores do negócio.

Nos últimos meses você reformou sua loja, fez inúmeras promoções e ainda assim está se perguntando: “por que minha farmácia não vende bem?”.

Se sim, certamente, alguns pontos em sua drogaria precisam de atenção. São matrizes que não necessariamente estão ligadas à aparência de sua fachada, ordem do estoque ou até a sazonalidade – estação, clima, temperatura, entre outros aspectos que influenciam nas vendas.

A verdade é que o que pode estar bloqueando o desenvolvimento e rendimento de sua vendagem vai muito além.

Neste artigo falaremos sobre fatores que podem influenciar as vendas em sua farmácia e quais medidas devem ser tomadas.

Como você pode perceber, apresentamos aqui alguns dos pontos cruciais para dar um “up” nas vendas. Logo abaixo esclarecemos um por um. Confira!

  • Marketing Digital para farmácias
  • Uso de campanhas em mídias sociais com CTA (call-to-action)
  • Bom ranqueamento no Google
  • Gerar conteúdo
  • Prezar por uma excelente arte e identidade visual

1.Marketing Digital

Já tem conta da sua farmácia registrada no Facebook e Instagram? Ótimo! Mas só isso não é suficiente.

É importante esmiuçar ferramentas e aproveitar todos benefícios que as mídias sociais oferecem a quem busca investir em marketing digital.

O Facebook, por exemplo, possui uma ferramenta de rastreamento que se chama pixel. Já ouviu falar?

O pixel permite medir os resultados de anúncios e o conhecimento das ações que as pessoas tomam em seu site. É basicamente um meio de monitorar como tem sido os acessos às plataformas da farmácia. Também permita filtrar um público-alvo mais específico, gerando maior conversão e venda.

Falando nisso, ter um bom site institucional ou de Delivery Online é outro forte meio indispensável para o marketing digital das farmácias.

Baixe nosso eBook “Guia de Marketing para Pequenas e Médias Farmácias”:

Mas, voltando! Através do website é possível potencializar suas vendas e presença web. No caso de usar o pixel, já mencionado, promove benefícios como:

  • Gerar mais vendas;
  • Alcançar as pessoas (clientes potenciais) certas;
  • Monitorar quando um cliente executa uma ação e assim alcançá-lo novamente com outros anúncios no Facebook.

O Google é outro poderoso meio que pode ser utilizado para fortalecer o marketing digital.

O Google não só dispõe de de inúmeras ferramentas que incrementam o planejamento de campanhas. Também possibilita estratégias voltadas aos termos de busca do público-alvo e emite relatórios com base em filtros.

A Resultados Digitais produziu um eBook bastante interessante, repleto de informações sobre as ferramentas do Google utilizadas para o marketing das empresas.

Assista abaixo: Bate papo sobre como vender mais em farmácia com marketing digital

2.Uso de campanhas em mídias sociais com CTA (call to action)

Call to Action, como sugere o nome, é um tipo de chamada para o usuário que incita alguma ação predeterminada.

Bastante frequente em anúncios e sites, geralmente aparece em forma de link ou botão com cor em destaque e incluindo palavras como: “clique”, “saiba mais em” ou “acesse”.

Exemplos:

Exemplos call to action farmácia

É muito comum nos depararmos com CTA em nosso dia a dia. Um exemplo bastante próximo é aquela plaquinha em sua farmácia que diz: “sorria, você está sendo filmado”. Até mesmo o bonequinho e o WC na parede ou entrada do toalete, indicando que naquele local encontra-se o banheiro.

Fora do mundo digital a intenção dessas chamadas é levar o indivíduo a algo ou a alguma ação, no ambiente virtual isso se torna uma estratégia, bem poderosa.

Através de um botão de chamada é possível conduzir seu cliente até a ação que você deseja que ele realize, sempre instruindo ou indicando qual é o próximo passo que o mesmo precisa seguir.

Mas, atenção com as CTAs!

Somente disponibilizar links de acesso não levará o usuário a efetivamente clicar e seguir. É importante prezar por call to action clara e que encaminhe o cliente a algum espaço próprio (um site ou plataforma da web, próprios da farmácia).

Por exemplo: se utilizar um botão de chamada no Face ou Instagram direcione o usuário a um local que possibilite a conclusão de seu objetivo.

A intenção com o CTA deve ser previamente definida, isso, de acordo com seu interesse: você pretende gerar conversão? Uma captura de lead? Neste tópico vale lembrar que, indiferente do objetivo, sempre existirão ferramentas que facilitarão seu trabalho. Para explicar melhor, vamos ao exemplo do lead:

Um lead é, basicamente, o cadastro de um cliente que está interessado em algum produto ou serviço de sua farmácia.

A captura de lead é importante, pois, através desse registro, realizado pelo usuário, futuramente você poderá alcançar a conversão – no caso das farmácias e drogarias, a venda. O ponto forte do lead é o formulário que será preenchido com as informações (que você precisa) para “capturar” quem preenche (o cliente).

Não parece complexo, mas, na hora de construir o formulário as dúvidas surgirão, até porque, detalhes como: credibilidade, pedido de informações confidenciais e estrutura dos campos em branco podem confundir e levar o cliente a desistir do cadastro.

Além disso, existem dados essenciais que deverão ser solicitados neste espaço – o e-mail para envio de promoções, por exemplo. Por tudo isso, indicamos que use e abuse dos meios que a própria web dispõe para facilitar o processo.

O Google Forms e o JotForm são ferramentas que geram formulários de modo prático e fácil.

3.Prezar por um bom ranqueamento no Google (SEO)

A todo o momento são realizadas buscas por farmácias no Google. Geralmente o motivo das pesquisas estão ligados à necessidade de informações como: endereço, contato ou preço de medicamentos e outros produtos.

Bem, provavelmente você já deve ter consultado algo no mecanismo de busca do Google e logo em seguida percebido que inúmeros sites são elencados para acesso. Agora, de todas as opções, em qual link você normalmente clica?

Estudos do Advanced Web Ranking, um software de análise de ranking e interações sociais, apontam que mais de 80% das pessoas que buscam informação na internet não chegam a acessar a segunda página disponibilizada pelo Google.

Ou seja, estar no topo das pesquisas para que um cliente em potencial acesse o site ou perfil de sua farmácia é muito importante. O SEO existe exatamente para isso!

SEO ou Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca), faz parte do Marketing Digital e é o encarregado por criar estratégias e implementar técnicas para que um site fique bem posicionado – no topo, das buscas na web.

Mas como ficar melhor posicionado no Google?

Existem variados meios para alavancar o SEO, mas uma das principais formas, além de ter um site próprio de qualidade, é através das keywords (palavras-chave). A relevância das palavras utilizadas em sites, conteúdos e anúncios publicados na web é gigantesca!

Não existe um padrão nos termos mais buscados na internet, mas, em cada assunto de interesse, algumas palavrinhas costumam aparecer mais.

Por exemplo: digamos que neste momento você precise saber como aumentar suas vendas e para sanar as dúvidas irá pesquisar artigos na web. O que digitaria no mecanismo de busca? Possivelmente o mesmo que outras pessoas com interesse comum ao seu escrevem. O ponto forte das palavras-chave está aí.

Os termos escritos na frase de pesquisa são responsáveis por elencar qual site solucionará seus problemas, logo, se digitar: “como aumentar as vendas” o mecanismo de busca irá listar sites e conteúdos que possuam ou tenham ligação com as palavras “como”, “aumentar” e “vendas”.

Ok, já compreendeu. E em tudo isso, como saber quais são as palavras mais pesquisadas de cada assunto?

Nesse caso, novamente, existem ferramentas específicas que podem nortear você. Para saber quais keywords utilizar em seu site, blog ou conteúdo indicamos a ferramenta gratuita Ubersuggest que, além de fornecer importantes dados para o SEO, sugere quais são os termos que mais aparecem nas consultas.

Leia também: “SEO Local – Esta Técnica pode Revolucionar sua Farmácia

4.Gerar conteúdo em blog

Até aqui foi perceptível que, atualmente, estar na internet é indispensável para as farmácias, até porque, o avanço da era digital e o fenômeno de vendas online possibilitam expandir o número clientes.

É fato que o novo formato de marketing para farmácias e atendimento – pela web – gerou lucro e praticidade. Entretanto, um importante aspecto é que com a novidade e os benefícios da internet, um novo público surge.

Quando falamos em marketing digital e clientes que buscam opções online mencionamos também consumidores muito mais ativos e exigentes, por isso é tão necessário investir em geração de conteúdo para blog.

Qual estratégia usar aqui?

Disponibilizando materiais interativos e informativos em um espaço online, mais do que vender o produto principal, você estará oferecendo algo que supre e cativa os interesses do público.

Para que compreenda melhor, vamos ligar algumas pecinhas. Lembra que mencionamos acima que o SEO possui a estratégia das keywords? Pois é, as palavras-chave cabem perfeitamente aqui. É como uma cadeia produtiva do marketing digital na qual:

  • Produz-se conteúdo de interesse do cliente;
  • Aplica keywords que levarão seu site, blog ou plataforma online ao topo das pesquisas do Google;
  • Utiliza call to action para encaminhar o cliente ao passo de compra – ou ao passo desejado por você;
  • Captura o interesse do cliente; cria laços e credibilidade, expande a marca da farmácia;
  • Vende o produto;
  • Fideliza o cliente.

É um ciclo intenso no qual ambas as partes – farmácia e cliente – são beneficiados.

Agora que já temos a explicação, vamos ao mais importante: como iniciar a produção dos materiais?

É importante ter em mente que a geração de conteúdos é um trabalho estratégico e demanda a contração de um profissional especializado. Nesse caso indicamos que busque um bom redator, experiente em marketing e comprometido com a qualidade dos artigos para que os resultados sejam sempre positivos.

5.Ações promocionais em farmácia – prezar por excelentes artes

“O que não é visto, não é lembrado” e tudo que é publicado com a marca da farmácia servirá de base para o conceito atribuído ao estabelecimento em um todo.

Boas ações promocionais em farmácia passam pelo aspecto estético. O mesmo possui grande relevância nos conteúdos visuais, não só devido ao mero capricho de oferecer algo bonito aos olhos, mas, por implicar diretamente em pontos importantes – como a imagem profissional da empresa, por exemplo. Por isso:

  • Artes, banners e layouts devem ser cautelosamente desenvolvidos, prezando por designs impecáveis;
  • Nunca tente criar artes “improvisadas” ou “caseiras” com a logo da farmácia;
  • Evite publicações com artes amadoras.

Neste tópico é importante salientar que a escolha de um profissional especializado em criação e designer é indispensável.

Abaixo deixamos como dica links de sites de contratação de designers e profissionais de marketing, com baixo custo e serviços de qualidade:

6.Ponto extra: em venda online ou presencial, o atendimento é primordial!

Trazemos neste último tópico uma dica que vale mais como lembrete. O marketing digital para farmácia implica no atendimento online. O atendimento, por sua vez, presencial ou não, trata-se de um fator determinante para os resultados que irá adquirir com as estratégias apresentadas aqui.

A internet possibilita diversos meios de atendimento. Site de vendas, redes sociais, chats online e em destaque o delivery, bastante popular entre as farmácias atualmente.

A praticidade que o pedido virtual promove, alia rendimento e lucro ao negócio. Além disso, o custo com esse serviço é reduzido uma vez que existem plataformas especializadas para usar, como a MyPharma.

Apresentamos formatos e incontáveis possibilidades aqui. Indiferente da escolha para sua farmácia, é extremamente importante fornecer atenção especial e atuar com profissionalismo, cautela e qualidade.

Saiba mais sobre delivery em: 8 Dicas para um Delivery de Farmácia Perfeito

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