MyPharmaMyPharma
  • Quer saber como podemos ajudar sua FARMÁCIA a vender mais?
Gestão e Estratégia para Farmácias / Tudo Sobre Farmácia e Drogaria

Gestão em farmácia: do pessoal ao delivery online

Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar por e-mail

Você sabe como acertar na gestão em farmácia?

Segundo o SEBRAE, 24,4% das micro e pequenas empresas fecham as portas antes de completarem 2 anos. E esse número ainda pode subir a quase 50% se considerarmos negócios que não completam 4 anos.

O grande problema dessas empresas é a falta de um bom planejamento estratégico e levantamento de informações do mercado em que pretendem competir. 

Entretanto, não é difícil alcançar uma boa gestão de farmácia para que seu negócio consiga se promover e sobreviver num mercado tão competitivo como o farmacêutico. 

Para isso, separamos algumas dicas sobre gestão de farmácias e drogarias para que você consiga engajar sua equipe nos processos e aumentar o faturamento do seu negócio.

Acompanhe a leitura e entenda, também, como uma boa gestão de marketing digital e delivery podem levar sua farmácia ou drogaria a vender até 8x mais!

Mas antes das dicas, que tal começar entendendo a diferença entre administração e gestão de farmácia?

Índice de Conteúdo
Administração e gestão em farmácia: qual a diferença?
Gestão de pessoas em farmácia
5 pilares da gestão de pessoas em farmácia
Gestão em farmácia: controle de estoque
6 dicas para um bom controle de estoque na gestão de farmácia
Gestão financeira de farmácia
Gestão em farmácia com ERP: um sistema para guiar todo o processo
Vantagens de um sistema ERP
Marketing digital e delivery na gestão em farmácia
Marketing digital para farmácias e drogarias
Delivery para farmácias e drogarias
Conheça a MyPharma: gestão em farmácia descomplicada!
Vantagens da MyPharma para a sua farmácia ou drogaria
Casos de sucesso

Administração e gestão em farmácia: qual a diferença?

A administração de empresas planeja o uso e o direcionamento dos recursos disponíveis, que podem ser humanos, financeiros, materiais ou virtuais. 

Já a gestão de uma empresa tem relação com o desenvolvimento de uma tarefa ou projeto. Ou seja, na gestão em farmácia, os esforços do(a) gestor(a) estão direcionados a incentivar a participação da sua equipe, sua autonomia e responsabilidades nos processos.

Isso significa que a administração fica a cargo de um(a) administrador, enquanto a gestão da farmácia fica a cargo de gestores, chefias e líderes de setores. 

Outro aspecto que fica evidente nessa diferença entre administração e gestão em farmácia é que para que seu negócio cresça e prospere, seu gestor ou gestora precisa saber delegar tarefas e desenvolver a autonomia dos seus funcionários. 

A função do(a) gestor(a) de farmácia é, portanto, supervisionar o desenvolvimento do objetivo da equipe e auxiliá-la durante o processo. 

 

Agora que você entende a diferença entre essas 2 funções no seu negócio, vamos ver algumas dicas para não errar na gestão da sua farmácia.

Gestão de pessoas em farmácia

Uma pesquisa realizada pela Endeavor com 1.000 empreendedores revelou que a gestão de pessoas é a maior dificuldade dos gestores. Isso se soma ao fato de que pessoas são consideradas o maior ativo que uma empresa pode ter. Afinal, são eles que promovem ou destroem o seu negócio.

Desenvolver o capital humano de uma empresa não é tarefa fácil, mas, tampouco, é uma tarefa impossível. 

O que você precisa ter como foco nessa gestão é motivar, reter e desenvolver/capacitar os colaboradores da sua farmácia para que eles melhorem seus desempenhos e, consequentemente, os da farmácia também.

Na gestão de pessoas em farmácia, estimular e engajar o progresso dos seus atendentes e farmacêuticos faz com que eles tenham mais disposição para alcançar resultados e objetivos maiores.

E é possível alcançar isso através de alguns pilares básicos que você pode acompanhar abaixo:

5 pilares da gestão de pessoas em farmácia

  1. Motivação: bonificação por meta atingida é a motivação mais comum que as empresas costumam oferecer. Entretanto, saber identificar fatores que desmotivam a sua equipe é tão importante quanto bonificá-los;
  2. comunicação: para que toda a sua equipe farmacêutica se sinta parte da empresa e esteja sempre motivada, busque uma comunicação transparente, objetiva e horizontal, ou seja, sem enfatizar a hierarquia institucional;
  3. trabalho em equipe: atingir as metas da sua farmácia é função de todos os funcionários, especialmente atendentes e balconistas se falamos de metas de venda. Para isso, a gestão de pessoal da farmácia deve criar um ambiente propício ao trabalho em equipe através de estratégias que criem laços entre seus colaboradores;
  4. conhecimento e competência: já discutimos antes que, às vezes, um funcionário que precisa se desenvolver pode ser a melhor opção na hora da contratação. Lembre-se que conhecimento técnico se aprende e competências se desenvolvem; capacitar os funcionários da sua farmácia ou drogaria é mais um fator que os mantêm motivados;
  5. treinamento e desenvolvimento: se seus funcionários não estão conseguindo se desenvolver numa função ou alcançar suas metas, e gestão de pessoal deve identificar as lacunas que estão causando esses problemas e treiná-los para a tarefa.

Nosso próximo tópico depende totalmente de uma gestão de pessoas bem executada!

Gestão em farmácia: controle de estoque

Só tem uma coisa que um estoque cheio representa e não, não é sucesso comercial, mas sim investimento parado!

A gestão do controle de estoque de farmácias e drogarias precisa garantir que seu estabelecimento tenha um estoque ideal para a sua operação. 

Isso significa entender quais produtos têm maior e menor giro para impedir que haja excesso ou falta de produtos e medicamentos.

Uma margem de segurança pode ser considerada nessa gestão porque alguns medicamentos têm maior demanda em alguns períodos do ano como remédios para gripes e resfriados no inverno, por exemplo.

Se o produto ou medicamento tem alta taxa de giro e a sua distribuidora de medicamentos tem uma ótima proposta que aumente a sua taxa de lucro com a compra de um estoque maior, pode-se avaliar a possibilidade de mantê-lo como estoque de segurança também. 

Claro que fatores como data de validade, qualidade do produto e sua sazonalidade devem ser considerados na hora de fazer esse investimento.

Abaixo listamos algumas dicas para um bom controle de estoque. Confira:

6 dicas para um bom controle de estoque na gestão de farmácia

  1. Realize inventários: seja manualmente, com planilhas eletrônicas ou sistemas de gerenciamento de estoque, realizar inventários é uma tarefa que precisa ocorrer periodicamente. Você pode aproveitar esse momento para organizar e verificar as datas de validade do seu estoque;
  2. destaque informações importantes: algumas informações são relevantes para impedir que sua gestão tome decisões erradas e onerosas à sua farmácia ou drogaria. Entre elas estão: número de referência ou de controle do bem, custo, fabricante, localização, categoria e validade;
  3. atente-se a custos e receitas: monitore o custo, a taxa de giro e a margem de lucro dos seus produtos para poder concentrar-se naqueles produtos que mais lhe trazem lucro e pensar ações promocionais que destaquem aqueles com baixo giro;
  4. use um único sistema: utilizar mais de um sistema para controlar seu estoque só traz o dobro de trabalho e altas possibilidades de inventários com erros que oneram o fluxo de caixa da sua farmácia;
  5. monitore suas vendas: monitore todas as vendas da sua farmácia ou drogaria para evitar ter falta de produtos ou medicamentos. Não possibilite que seus clientes conheçam a farmácia vizinha;
  6. monitore mercadorias e medicamentos antigos: perder produtos conta da validade é o maior sinal de que seu controle de estoque é falho. Mantenha-se atento a validade dos seus produtos e medicamentos e realize ações promocionais para dispensar aqueles com baixa taxa de giro.

Nosso próximo tópico é a gestão financeira da sua farmácia! Vamos lá?

Gestão financeira de farmácia

Na gestão em farmácia, não podemos ignorar o aspecto financeiro que também envolve procedimentos administrativos!

A função de uma gestão financeira é planejar, analisar e controlar todas as atividades financeiras da sua farmácia ou drogaria. Isso envolve:

  • investimentos;
  • despesas fixas e variáveis;
  • lucros;
  • empréstimos;
  • financiamentos; e 
  • valor patrimonial.

Uma boa gestão em farmácia considera 4 tópicos fundamentais quando discute o financeiro da empresa. Vejamos:

  • Como estão os indicadores financeiros da farmácia?
  • Quanto a farmácia tem em créditos a receber?
  • A farmácia está operando no lucro ou prejuízo? 
  • Quais ações podem ser tomadas para reverter a situação ou alcançar melhorias?

E há ainda 4 funções de curto prazo e outras 4 de longo prazo para uma boa gestão financeira da sua farmácia ou drogaria. 

Ações de curto prazo:

  • executar atividades financeiras rotineiras;
  • controlar os recebimentos e pagamentos;
  • controlar o fluxo de caixa; e 
  • controlar o estoque.

Já as ações de longo prazo envolvem:

  • traçar estratégias de financiamento e investimento;
  • identificar, analisar e selecionar boas oportunidades de investimento para a farmácia; 
  • analisar a melhor estrutura e custo de capital; e
  • promover um ótimo relacionamento com investidores.

Lembre-se que todas as ações tomadas para uma boa gestão financeira no presente impactam diretamente a sua gestão da sua farmácia no futuro. 

Para saber mais sobre gestão e consultoria financeira para a sua farmácia ou drogaria veja nosso artigo:

 
CONSULTORIA FARMACÊUTICA: QUAIS TIPOS EXISTEM E O QUE FAZEM?
 

Gestão em farmácia com ERP: um sistema para guiar todo o processo

A gestão de pessoas, financeira e de estoque pode ser muito mais facilitada quando a sua farmácia ou drogaria utiliza um bom sistema de Planejamento de Recursos Corporativos (ERP, do inglês “Enterprise Resource Planning”).

Esse tipo de sistema é utilizado para unificar todas as operações em um único ambiente digital que elimina a necessidade e softwares específicos para cada área da empresa, substituindo-os por módulos de um mesmo sistema.

Assim, todos os dados sobre clientes, funcionários, vendas, pagamentos de salários, impostos etc. são reunidos num único lugar; o que torna a gestão em farmácia muito mais simples do que o habitual. 

Um sistema ERP ainda pode ser um programa completo ou desenvolvido para integrar-se a outros sistemas, facilitando a importação de dados de outros programas quando a empresa opta por começar a utilizá-lo.

Vantagens de um sistema ERP

Entre as várias vantagens de utilizar um sistema ERP podemos destacar:

  • consulta de vendas e caixa;
  • gráficos de atendimentos;
  • principais relatórios (vendas, receitas, infográficos, custos, estoque, receitas etc.);
  • cadastro de vendedores, colaboradores e clientes;
  • contas a pagar;
  • cadastro de produtos;
  • relação de estoque;
  • cadastro de categorias (medicamentos, perfumaria, dermocosméticos etc.);
  • fechamento de convênios (saúde, crediários próprios da loja etc.);
  • emissão de NF-e e NFC-e;
  • integração com sistemas de PBM’s, benefícios de medicamentos etc.;
  • integração com PMC’s em geral e tabela CMED;
  • recargas de celular para aumentar seu faturamento;
  • integração com o SNGPC ANVISA;
  • controle financeiro;
  • armazenamento digital de receitas;
  • apuração de impostos etc.

Um ERP fornece acesso a todas essas vantagens e muito mais. 

Entretanto, a principal vantagem de um sistema ERP na gestão em farmácia é o gerenciamento de um negócio com comodidade e segurança!

Para saber mais sobre esses sistemas e conhecer as opções disponíveis no mercado, acesse nosso artigo:

 
SISTEMA PARA FARMÁCIA: QUAL O MELHOR SOFTWARE PARA FARMÁCIA?
 

Marketing digital e delivery na gestão em farmácia

Nos últimos anos, investir em marketing digital e delivery deixou de ser uma opção às pequenas e médias empresas (PMEs) e passou a ser uma necessidade. 

Dificilmente, uma PME consegue sobreviver num mercado competitivo sem investir tempo e dinheiro nesses 2 fatores e isso só é ainda mais impactante quando falamos de farmácias e drogarias.

Como ressaltamos no início deste artigo, um estudo do SEBRAE revelou que 24,4% das empresas quebra antes de completar 2 anos. E esse número se torna ainda mais expressivo quando chega a quase 50% em empresas que não completam 4 anos. 

No entanto, o mercado farmacêutico vem crescendo exponencialmente tanto em lucro quanto em novas lojas. O Guia Interfarma de 2020 mostra que o varejo farmacêutico brasileiro cresceu 53% só em 2019, atingindo R$ 69 bilhões em vendas. 

Já os dados da IQVIA mostram que em 2020, o varejo farmacêutico alcançou R$ 139,4 bilhões em vendas; um crescimento expressivo de um mercado que só se expandiu durante a pandemia do novo Coronavírus. 

A IQVIA ainda ressalta o crescimento de e-commerce farmacêutico no Brasil que, após o início da pandemia, passou a ter um crescimento superior a 100% em cada mês se comparado ao mesmo período de 2019.

E a aposta da XP Investimentos é que nosso e-commerce ainda cresça mais 32% em 2021. 

Com todos esses dados, ainda é importante ressaltar que um levantamento feito pela Connected Life revelou que 68% dos brasileiros pesquisam na internet antes de realizar uma compra em lojas físicas. Desse total, 74% acabam optando por comprar na internet mesmo.

Ou seja, investir em Marketing Digital e Delivery de farmácia se tornou fundamental para a sobrevivência de qualquer farmácia ou drogaria. Sendo que até mesmo as grandes franquias de farmácias já apostam nesses canais de atendimento para conseguir competir.

Marketing digital para farmácias e drogarias

A principal estratégia do marketing digital para farmácias e drogarias é destacar a sua loja entre os primeiros resultados do buscador mais utilizado no mundo: o Google.

Com estratégias de SEO local bem-definidas e estruturadas, quando um potencial cliente da sua região pesquisar por medicamentos, produtos correlatos ou farmácias na internet, a sua farmácia ou drogaria deve aparecer entre os primeiros resultados de sua pesquisa.

Segundo uma pesquisa realizada pela Backlinko com mais de 5 milhões de resultados do Google, o primeiro resultado retém 31,73% dos acessos. Enquanto isso, o segundo resultado retém 24,71% e o terceiro 18,66%. Da quarta posição em diante os acessos só diminuem.

A possibilidade de conversão (realização da venda) é muito maior quando a sua página está entre as 3 primeiras colocadas. Por isso, marketing digital não é apenas existir na internet, mas saber como usá-la ao seu favor. 

Para alcançar esses resultados, você precisa de um especialista em SEO e em e-commerce, mas, felizmente, já existe uma opção de sistema para farmácias e drogarias que realiza esse serviço de SEO local de forma integrada com marketing digital e delivery, como veremos mais abaixo. 

Delivery para farmácias e drogarias

Lidar com e-commerce não é o mesmo que lidar com estratégias de SEO para hankear a sua página no topo do Google. 

Ainda que o e-commerce utilize estratégias de SEO, ele precisa ter foco em conversão de vendas e, para isso, estratégias específicas voltadas ao e-commerce são necessárias.

Mas, montar um sistema de delivery para farmácias e drogarias não precisa mais ser um processo lento, oneroso e trabalhoso. Hoje, é possível montar a sua loja online em questão de minutos. 

Um bom sistema de delivery de farmácias pode aumentar o faturamento do seu estabelecimento ao mesmo tempo que passa uma imagem mais profissional a farmácias e drogarias que fazem vendas via WhatsApp e telefone.

Segundo dados da IQVIA, em 2020 o crescimento do e-commerce de farmácias foi de 132,2% em novembro e 124,9% em dezembro. Essas taxas são comparadas aos mesmos meses de 2020. 

Para consultar todo o crescimento do e-commerce brasileiro em 2020 e conhecer as projeções para 2021, acesse nosso artigo sobre o mercado farmacêutico brasileiro. 

Esse investimento em plataformas de delivery revela que o mercado farmacêutico está se especializando cada vez mais no mercado online e acompanha o mesmo comportamento de consumidores 4.0 e 5.0. 

No entanto, uma pergunta sempre aparece nessas discussões sobre marketing digital e delivery:

É possível encontrar estratégias de Marketing Digital e sistema de delivery para farmácias em um único serviço que seja acessível a pequenas e médias empresas?

Sim! Com a MyPharma você tem acesso a tudo que a sua farmácia ou drogaria precisa para se destacar na internet.

Conheça a MyPharma: gestão em farmácia descomplicada!

A gestão farmacêutica pode ser descomplicada quando você tem acesso a um sistema de delivery online que se integra ao seu sistema de ERP. 

Uma boa gestão só é possível quando se utiliza ferramentas práticas em sua aplicação. 

E a nossa experiência de mais de 5 anos no mercado farmacêutico online, atendendo mais de 350 farmácias e drogarias de todo o Brasil nos mostra que o delivery farmacêutico só é bem-sucedido quando se tem um sistema próprio com site e aplicativo.

Por isso, desenvolvemos um sistema de delivery online para farmácias e drogarias que se integra com o seu sistema de ERP e fornece uma experiência completa para seus clientes e funcionários. 

Com ela, sua loja virtual é totalmente personalizável e o melhor de tudo: fica pronta em minutos com mais de 40 mil itens já cadastrados para começar as vendas do seu e-commerce!

Com sua loja montada, você só precisa buscar um serviço de motoboys para farmácias da sua região e começar a aumentar o seu faturamento.

Para saber como fazer isso, acesso nosso artigo: 

 
SERVIÇO DE MOTOBOY PARA FARMÁCIAS: CONTRATAR OU TERCEIRIZAR?
 

Vantagens da MyPharma para a sua farmácia ou drogaria

Com a MyPharma você tem 4 vantagens essenciais para a sobrevivência num mercado tão competitivo quanto o farmacêutico. Confira:

  • redução de custos operacionais: seus atendentes não precisam realizar as vendas online;
  • aumento de vendas: através do aumento de destaque e presença na internet, sua farmácia passa a vender mais no meio online;
  • simplificação dos processos: sem designers nem programadores, seu delivery fica pronto em poucos cliques;
  • fidelização de clientes: com uma excelente experiência de compra, seus clientes se fidelizarão à sua marca e a recomendarão.

Além disso, o nosso sistema de delivery online ainda oferece:

  • site e app 100% customizáveis para o seu negócio e otimizados para o Google;
  • base completa com mais de 40 mil itens já catalogados com imagem, nome, descrição, código de barras e categorias;
  • integração ao sistema de gestão (ERP) da sua farmácia;
  • ações de marketing digital para promover a sua farmácia ou drogaria e fazê-la vender mais;
  • loja online totalmente adaptada à legislação da ANVISA para delivery de medicamentos;
  • hospedagem do site e app inclusa;
  • site responsivo e seguro que funciona perfeitamente em qualquer tela de celular;
  • total abertura para a gestão do catálogo;
  • configurações para delivery;
  • WhatsApp e Chat integrados;
  • suporte premium e muito mais!

A MyPharma é a solução para a gestão em marketing digital e delivery de medicamentos do seu estabelecimento!

Casos de sucesso

O Amilton, proprietário da Farmácia J Popular de Palhoça/SC, conta como é a parceria com a MyPharma:

.

Já o Fábio, proprietário da Rede Mix + Farma de São Luis/MA, conta como o delivery cresceu 800% em apenas 2 meses com a MyPharma:

.

Esses resultados também podem estar na sua história!

Para começar a aumentar o faturamento da sua farmácia ou drogaria e lucrar ainda mais com o delivery de medicamentos, entre em contato conosco!

Você pode assistir uma demonstração gratuita agora ou conversar com um dos nossos consultores sem compromisso!

Clique no botão abaixo e agende agora mesmo a sua conversa!

 
📞 FALE COM UM CONSULTOR MYPHARMA 📞
 

Conte com a MyPharma para promover a sua farmácia ou drogaria no meio digital!


Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!

Publicações recentes

  • Embalagens de remédios: conheça os tipos, informações obrigatórias e como fazer o descarte correto 
  • A origem e o significado do símbolo da farmácia
  • Guia para entrega de remédios: o que é preciso saber, fazer e decidir para se inserir nesse mercado

Categorias

  • Datas Especiais para Farmácias
  • Delivery de farmácia
  • Estratégias de Vendas para Lojas de Cosméticos
  • Gestão e Estratégia para Farmácias
  • Legislação Farmacêutica
  • Marketing e Vendas para Farmácias
  • Marketing e Vendas para Pet Shops
  • PBM
  • Sazonalidade farmacêutica
  • Tudo Sobre Farmácia e Drogaria

Tópicos populares

Agregar vendas farmácia anvisa sngpc Aumentar vendas farmácia autorizador de pbm Ações Promocionais Como Atrair Clientes para Farmácia como preencher receita branca Como Vender Mais na Drogaria Como Vender Mais na Farmácia conselho regional Dicas de Farmácia Dicas para Pet Shop drogarias epharma farmacias funcional card gestão de farmácia Gestão farmácias Intercambialidade de Medicamentos Layoutização de farmácia legislação farmacêutica lista de medicamentos a lista de medicamentos b Manual de boas práticas farmacêuticas Marketing Farmacêutico Marketing Farmácias Marketing Pet Shop Medicamentos controlados lista atualizada Medicamentos de Referência medicamentos genéricos Medicamentos OTC Melhor Plataforma Loja Virtual Organizar farmácia pbm pbms portal da drogaria portal do pbm programa de benefício em medicamentos Receita Amarela Receita Azul receita branca SNGPC sngpc anvisa Tabela Cmed vidalink

Sua farmácia continuará perdendo clientes
por não ter presença online?

Assista agora uma demonstração sem compromisso.
ASSISTIR DEMONSTRAÇÃO
MyPharma

Plataforma de loja virtual para sua drogaria, farmácia, pet shop, loja de perfumaria ou de suplementação.

comercial@mypharma.net.br
CNPJ: 27.261.723/0001-09
Endereço: Rodovia, PR-182, Parque Tecnológico Biopark, Toledo - PR

Todos os direitos reservados - 
#somosrulez
Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar por e-mail
youtube-play linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram