Aplicativo para Farmácia: Quais os Tipos?

Aplicativo para Farmácia: Quais os Tipos?

A “era digital” gerou a modernização dos negócios em todo o mundo e trouxe a noção do uso da tecnologia para esse fim. Felizmente, o setor da saúde acompanha o fluxo e ferramentas que otimizam os trabalhos do ramo farmacêutico tem ganhado destaque no cenário. Atualmente o aplicativo para farmácia é o grande aliado dos gestores, pois auxilia administração e execução de atividades.

Deseja explorar essa ferramenta, mas não sabe por onde começar? Neste artigo apresentamos os principais aplicativos para farmácia e como utilizá-los para otimizar os trabalhos dentro do seu negócio.

Confira!

Tipos de aplicativo para farmácia

Em primeiro lugar, do que se trata um aplicativo?

Aplicativos são programas de software disponíveis para download em celulares Android, iPhone (iOS) e também presentes em outros diversos dispositivos (como, por exemplo, as smart TVs).

Aplicativo para farmácia

Em resumo, os apps podem ser pagos ou gratuitos e desempenham diversas funções: podem ser mensageiros online, gerenciadores, editores de fotos e vídeos, plataformas de vendas e delivery, etc.

Alguns aplicativos já vêm instalados de fábrica, já outros podem ser obtidos na Apple Store ou na Play Store.

Quando falamos em aplicativo, de forma geral, pensamos em um vasto universo de opções. São muitos os existentes e certamente é impossível listar todos.

Agora, aplicativo para farmácia, por se tratar de um nicho mais específico, conseguimos afunilar, classificar em tipos e também quais são os principais (de acordo com suas funcionalidades).

Abaixo, detalhamos cada um.

Aplicativo para consulta de medicamentos

Essa categoria diz respeito ao app para farmácia e drogaria que apresenta em sua plataforma dados, informações e direcionamentos sobre medicamentos.

A seguir, separamos três opções.

1. Medicamentos

O Medicamentos é um app desenvolvido para farmacêuticos, balconista de farmácia e outros profissionais da área da saúde consultarem a bula dos remédios à venda nas farmácias e drogarias.

Isso é necessário, já que nem sempre se tem uma caixa aberta disponível para a leitura do documento com instruções de uso e sobre um medicamento em específico, por exemplo.

Esse aplicativo para farmácia também mostra as indicações, posologia e medicamentos similares disponíveis. Desse modo, a consulta pode ser feita rapidamente atendimento aos clientes será mais prático e eficiente.

O app Medicamentos tem em sua base todas as fórmulas aprovadas pela Anvisa, totalizando uma quantidade aproximada de 4.100 bulas e mais de 10.300 apresentações. Todas essas informações são revisadas por uma equipe técnica.

Quem tem o Medicamentos instalado no celular também recebe notificações quando novas bulas são adicionadas e notícias relevantes para a área farmacêutica. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

2. MedSus

O MedSus é um aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Saúde e está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android.

Ele reúne uma lista completa com todos dos medicamentos que são indicados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que estão disponíveis na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

Esse aplicativo traz informações como o princípio ativo de cada remédio, o seu nome comercial, suas apresentações e indicações, entre outros dados relevantes para o farmacêutico.

3. Farmácia Popular

O Farmácia Popular é um app recomendado não só para farmacêuticos, mas para qualquer cidadão. Isso pois ele apresenta uma lista com todos os medicamentos que fazem parte desse programa do governo, suas forma (se é em comprimido ou líquido, por exemplo), a apresentação em miligrama, etc.

Para o cidadão, o aplicativo também é interessante pelo fato de listar todas as farmácias que fazem parte do Programa Farmácia Popular. Assim, antes de comprar um medicamento, as pessoas podem consultar qual é o estabelecimento mais próximo ao local onde elas se encontram naquele momento.

Disponível para download em Android.

Confira também: Lista de Medicamentos Farmácia Popular

Aplicativo para facilitar atividades farmacêuticas

Existe um tipo de app para farmácia e drogaria que se configura em uma espécie de base guia e auxilia muito na execução das atividades que fazem parte da rotina de farmacêuticos.

Confira alguns!

1. Resultados de Exames

Muitas vezes, o farmacêutico também precisa interpretar resultados de exames dos clientes da farmácia. Em atendimentos no consultório farmacêutico, quando o profissional dá orientações sobre o uso correto dos medicamentos, devem ser analisadas as condições de saúde de cada paciente.

Já no caso dos farmacêuticos que trabalham em laboratórios de análises clínicas, é preciso saber fazer os diagnósticos dos exames solicitados pelos médicos e realizados pelos pacientes.

Para ambos os casos, é recomendado o uso do aplicativo Resultados de Exames, que tem mais de 200 tipos de exames cadastrados e organizados por categorias. Ele traz a descrição completa de cada um deles, inclusive com informações sobre o procedimento de coleta.

Esse aplicativo é disponível apenas para a plataforma iOS.

2. Manual de Medicamentos Nestlé

A Nestlé lançou um aplicativo chamado Manual de Medicamentos Nestlé, que funciona como um guia de medicamentos infantis e de uso pediátrico.

Ele é interessante, pois facilita a obtenção de informações gerais sobre medicamentos infantis com mais agilidade.

Como esse app agrupa apenas remédios para crianças, a base de dados é menor e fica mais fácil encontrar as informações que você procura.

O Manual de Medicamentos Nestlé pode ser baixado na Apple Store e é gratuito.

3. Terminologia Médica

Entre os aplicativos para farmácias, também se destaca o Terminologia Médica, que traz informações sobre o significado de vocábulos médicos.

Esse app pode ser interessante para quando o farmacêutico precisa interpretar uma receita ou laudo médico e fica com alguma dúvida sobre o que o profissional quis dizer.

O Terminologia Médica traz termos equivalentes na língua inglesa, simbologias, abreviações mais comuns, entre outras informações que facilitam o trabalho do farmacêutico.

O app está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

4. Calculadora do Risco Cardiovascular

Quando é necessário fazer um exame do perfil lipídico para identificar irregularidades em lipídios, como por exemplo colesterol e triglicerídeos, na consulta farmacêutica o app Calculadora do Risco Carciovascular é uma boa opção.

Isso, pois ele demonstra, de acordo com os resultados dos exames e perfil do paciente, o risco de morte que cada pessoa tem por conta de doenças cardiovasculares.

O app é disponível apenas para iOS.

Aplicativo de farmácia e drogaria para consulta de valores

Como o nome já sugere, o tipo de aplicativo para farmácia para consulta de valores é baseado exatamente nessa função: busca de preços!

O Kairos EMS Medicamentos é uma opção.

O Kairos Medicamentos EMS é um app patrocinado pelo laboratório EMS e tem o objetivo de agilizar a consulta dos valores dos medicamentos.

Kairos Medicamentos

Ele também traz informações sobre as bulas, propriedades e laboratórios fabricantes dos remédios comercializados no Brasil.

O portal Kairos medicamentos mantém os preços constantemente atualizados (PMC), para pesquisa por nome comercial, substância, laboratório, etc.

O Kairos EMS está disponível para download em Android e iOS, de forma gratuita.

Aplicativo de farmácia delivery

Conforme falamos no começo deste artigo, atualmente, a importância da transformação digital nas empresas é cada vez mais clara.

Dessa forma, é indispensável que você esteja sempre atualizado sobre os principais softwares, sistemas e tecnologias para que sua farmácia fique à frente na concorrência.

É verdade que os processos manuais, o atendimento (somente) presencial e as relações físicas já deram certo por um tempo. No entanto, quando analisamos o consumidor atual e a forma como esse público consome, descobrimos que ao invés de ajudar, esses formatos podem estar impedindo seu negócio de crescer.

Vivemos a era digital! E aqui, lidamos com o fato de que “77,56% das pessoas pesquisam na INTERNET antes de fazerem uma compra”.

Então porque não investir nesse meio?

Quando fazemos essa pergunta, a maioria dos gestores falam sobre o investimento e a falta de tempo para realizar os trabalhos.

Calma! Compreendemos e estamos aqui para ajudar.

Conheça a MyPharma!

A MyPharma é uma plataforma de delivery específica para farmácias e drogarias que oferece: site e próprio customizado (com suas cores, logomarca e produtos já integrados ao seu sistema de gestão) e otimizado para o Google (por meio da técnica de SEO Local) para que você fature muito com as vendas online.

Além disso, temos para você UM APLICATIVO PARA FARMÁCIA!

Nosso Plano PRO, entre outros benefícios, oferece a você um aplicativo para sua farmácia delivery!

E não acaba por aí! Além do que já mencionamos, você também conta com nosso fantástico time de suporte! Nossa equipe ajudará na customização do seu site e app e, além disso, de forma consultiva, ensinará as melhores estratégias de marketing digital.

Deseja conhecer a MyPharma AGORA e ter muito sucesso em sua farmácia?

Leia também: Devo oferecer delivery em minha farmácia? 6 dicas para ser uma Farmácia Delivery!


Hey!? Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus colegas, pois isso nos estimula a produzir conteúdos cada vez melhores:

Sobre a MyPharma

Plataforma de loja virtual para sua drogaria, farmácia, pet shop , loja de perfumaria ou de suplementação.

comercial@mypharma.net.br

Material Grátis:
FECHAR