Quais as funções de um balconista de farmácia?

Quais as funções de um balconista de farmácia?

Um bom balconista de farmácia precisa ter alguns atributos que lhe ajudam na rotina diária do estabelecimento.

E, como ele é responsável pelo atendimento ao público geral e pela dispensação de medicamentos, é necessário ter alguns cuidados na hora de contratar esse profissional.

Por isso, hoje te contamos o que buscar em um bom balconista de farmácia e quais responsabilidades ele tem nessa função. 

O que faz um balconista de farmácia?

Orientações aos clientes sobre uso de remédios, dispensação de medicamentos e atendimento geral são só algumas das funções que o seu balconista (ou atendente de farmácia) precisa desempenhar. 

Abaixo listamos as principais funções que lhe cabem na rotina da sua farmácia. 

Começamos pelo básico:

Atendimento ao público geral

Um balconista de farmácia precisa saber realizar um bom atendimento ao público. E isso significa saber escutar o cliente para entender suas necessidades e indicar a solução mais adequada para o seu problema.

Um bom atendente é, necessariamente, um ótimo ouvinte e “entrevistador”. Ele precisa saber fazer as perguntas certas em lugar de ficar conjecturando possíveis sintomas que o paciente apresenta. 

Isso é válido para casos em que os clientes não têm uma prescrição médica e seus sintomas podem ser tratados com algum medicamento isento de prescrição médica (MIP).

Ter em mente que o balconista de farmácia é um vendedor é fundamental para aumentar o ticket médio das suas vendas e promover o faturamento da sua farmácia. Por isso, o atendente precisa estar ciente que não só atende como, também, vende.

Outros aspectos que são considerados para um bom atendimento ao público são cuidados com a aparência, linguagem e humor.

Normalmente, as farmácias têm um uniforme que inclui pelo menos a parte superior e isso já resolve a questão da roupa utilizada pelo balconista. Entretanto, a aparência excede esse aspecto. 

Todos os balconistas precisam ter cuidados com cabelo, barba e unhas que reflitam um cuidado com a higiene da sua farmácia.

Na questão da linguagem, é importante que seus balconistas possam se comunicar com uma linguagem mais neutra, sem muitas gírias e maneirismos. No entanto, isso pode variar de acordo com o perfil do cliente. Por isso, ter habilidades com o discurso é muito importante.

Já no aspecto humor, é importante que os balconistas da sua farmácia consigam separar problemas pessoais do trabalho e, até mesmo, problemas de trabalho com os clientes. O atendimento aos clientes não deve ser sobrecarregado com os problemas que seus funcionários estão enfrentando. 

Reposição e organização de medicamentos e produtos de HPC

Na rotina diária de uma farmácia, organização e reposição são aspectos básicos que todo funcionário deve dominar.

Ter conhecimento do estoque agiliza o processo de reposição de mercadorias e também ajuda a orientar o processo de compra do farmacêutico. Mas, esse aspecto pode ser facilmente resolvido se sua farmácia conta com um sistema integrado de gerenciamento.

A organização de medicamentos e produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC) deve considerar os aspectos definidos no layout da sua farmácia e a limpeza diária do estabelecimento. 

Manter seu estabelecimento limpo e organizado é um fator que aumenta as suas vendas, pois seus clientes são impactos através da visão na hora das compras. 

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), em 2019, revelou que 83% do impacto que você pode causar nos seus clientes é feito através da visão. Por isso, seus balconistas precisam ter como função diária a limpeza e organização do espaço.

Dentro dessa rotina de organização, devem estar também a verificação de datas de validade de medicamentos e produtos de HPC e seus valores. 

Leitura e interpretação de prescrições 

A experiência do cliente pode ser realmente afetada quando esse processo é atrasado. 

Como a venda de medicamentos precisa da assinatura e liberação do farmacêutico, o balconista precisa agilizar o processo para que o cliente não espere muito. E, para que isso ocorra bem, o atendente precisa estar habituado ao receituário médico.

Então, verifique e, se possível, teste se ele tem esse hábito na hora da contratação. 

O balconista ainda precisa orientar o paciente sobre as doses e horários de tomar a medicação. Então, é necessário que ele tenha conhecimento sobre os medicamentos que vende, pois essa orientação é ainda mais necessária quando os pacientes não têm prescrição médica. 

Preenchimentos de sistemas farmacêuticos

Outra função que todo balconista precisa dominar é o preenchimento de dados no sistema sobre vendas de medicamentos controlados

Neste ponto, voltamos à atenção necessária para não fazer o cliente esperar muito e agilizar o processo de assinatura e liberação do medicamento pelo farmacêutico responsável. 

Esses sistemas podem ser um pouco complicados e vale ressaltar que o farmacêutico precisa treinar os atendentes para um correto e ágil preenchimento dos dados. 

Abertura controle e fechamento de caixa

O checkout e o caixa da farmácia, geralmente, estão sob guarda dos atendentes. Por isso, o balconista de farmácia precisa saber operar o caixa e fazer todos os seus processos de abertura e fechamento.

Essa é uma função que exige muita responsabilidade. Então, na impossibilidade de contratar alguém específico para operar o caixa, treine seus balconistas para evitar problemas com o fechamento do caixa. 

Contrate o balconista de farmácia certo

Agora que você sabe quais as principais funções realizadas por um balconista de farmácia, vamos ver o que considerar na hora de contratá-lo:

Salário de balconista de farmácia

O salário de balconista de farmácia costuma variar entre os estados brasileiros. Normalmente, há um piso e um teto salarial definidos pela categoria.

Na dúvida de qual salário ofertar, avalie as habilidades dos candidatos para chegar ao valor ideal, mas sempre vale a pena ofertar um pouco mais que o piso da categoria como atrativo na oferta da vaga para balconista de farmácia. 

Outro atrativo que você pode ofertar é um plano de carreira onde seu balconista começa como júnior recebendo o piso da categoria (ou um pouco mais) e podendo chegar ao nível sênior com o teto salarial. 

Você também precisa conversar com o responsável pelo seu setor financeiro para saber quais outros benefícios serão ofertados junto ao salário e se há alguns que são obrigatórios de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Quanto mais atrativa for a sua oferta, melhores profissionais se habilitarão a ela.

Curso de balconista de farmácia

Ainda que não exista um curso para balconista de farmácia de nível superior (ao contrário do farmacêutico), existem alguns cursos que preparam profissionais para esse mercado

Vale ressaltar que em algumas regiões pode ser difícil encontrar candidatos qualificados para essa função. Por isso, a exigência mínima para ela é o ensino médio completo. 

Entretanto, você pode colocar como condição à contratação que o futuro funcionário faça um curso e se especialize. Dependendo da região, a oferta desse curso pode fazer parte dos benefícios ofertados na vaga.

Devo contratar o balconista de farmácia mais qualificado?

A resposta para essa pergunta deveria ser “sim”, mas depende! Depende do salário e dos benefícios ofertados na vaga. 

Exigir o mais qualificado tem como contrapartida um gasto com maior salário e benefícios. 

Contratar um candidato com boa parte das habilidades necessárias e oferecer o treinamento pode representar um custo menor no início e um plano de carreira bem-estabelecido. 

Nesse caso, a parceria entre o gestor e o balconista de farmácia pode funcionar muito bem e ser lucrativa para os dois lados. 

Mas, na possibilidade de ter um balconista de farmácia mais qualificado, sempre aposte nessa contratação. 

Quer saber mais sobre como contratar um balconista de farmácia, sua carga horária, média salarial e se você precisa de um balconista ou um farmacêutico?

Então veja o artigo “O que faz um atendente de farmácia e como contratá-lo”.


Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!

Sobre a MyPharma

Plataforma de loja virtual para sua drogaria, farmácia, pet shop , loja de perfumaria ou de suplementação.

comercial@mypharma.net.br

Material Grátis:
FECHAR