O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) foi desenvolvido pelo Governo Federal, tendo como objetivo oferecer gratuitamente medicamentos à população.
Para efetuar a distribuição da lista de medicamentos que fazem parte do projeto, além de redes próprias, há a parceria do governo com farmácias e drogarias privadas de todo o Brasil.
Disponibilizamos em um tópico logo abaixo os links para acesso à lista de medicamentos da Farmácia Popular. Mas, antes de baixar, atenção! Além da listagem atualizada, enquanto dono, gestor ou colaborador da farmácia credenciada, é necessário que você fique por dentro das alterações e benefícios relacionados ao programa.
Continue lendo para conferir!
Você sabia que os estabelecimentos credenciados no PFPB que não realizam os testes de homologação de conexão entre o sistema eletrônico adotado e o Sistema Autorizador do Ministério da Saúde, são descredenciados do programa?
Pois é. Este passo deve ser efetuado no prazo máximo de (6) meses, a partir do envio de login e senha provisórios. Se em não conformidade, depois de descredenciadas, as farmácias só poderão solicitar nova adesão após seis meses.
Viu como é importante estar atento?
Além disso, desde sua criação e regulamentação até os dias atuais, o Programa Farmácia Popular passou por algumas atualizações.
A alteração mais atual publicada pelo Ministério da Saúde diz respeito aos valores de referência dos medicamentos para Hipertensão, Diabetes e Asma, distribuídos gratuitamente.
A Portaria nº 739/2018, responsável pela mudança, está em vigor desde 30 de abril deste ano e exige que as farmácias e drogarias, obrigatoriamente, realizem os ajustes necessários no sistema de vendas e em publicidades da loja que contenham a tabela com a lista de medicamentos.
Para saber como entrar em conformidade com os novos valores de referências estabelecidos, de acordo com o estado de seu estabelecimento, acesse portaria nº 739/2018.
E também acesse Publicidade “Aqui Tem Farmácia Popular”.
Em suma, a Portaria Nº 111, de 28 de janeiro de 2016 dispõe sobre o Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB).
Em primeiro lugar, acima de tudo, o conhecimento integral das regras e normas constantes na portaria farmácia popular é indispensável para atividades que vão, por exemplo, da adesão à operacionalização e funcionamento do PFPB.
Além disso, na portaria farmácia popular também estão informações cruciais como, por exemplo:
A Lista de medicamentos farmácia popular atualizada PDF e a Tabela de preços farmácia popular são de extremo interesse dos estabelecimentos credenciados nesse programa.
Portanto, para facilitar a integração das normas e informações, o governo federal disponibilizou o Manual de orientações às farmácias e drogarias credenciadas no “Aqui tem Farmácia Popular”.
Quer ter acesso a este material na íntegra? Preencha o formulário abaixo e faça o download gratuito!
Além dos benefícios promovidos à população, com a distribuição de medicamentos gratuitos, fazer parte do “Aqui tem Farmácia Popular” permite à farmácia prospectar novos clientes. Com o cadastro no programa é possível:
Contudo, um aspecto importante a frisar é que embora o Programa Farmácia Popular seja um bom modo de atrair visitantes e clientes à loja, a dificuldade em se cadastrar está cada vez maior.
Se o intuito é credenciar a farmácia somente para aumento do número de vendas é mais coerente estar atento a outras formas de capturar a atenção do público.
Conheça mais métodos que aumentam o número de vendas acessando o artigo 6 Ideias de Como Aumentar Vendas em Farmácia.
Hey!? Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus colegas, pois isso nos estimula a produzir conteúdos cada vez melhores: