Lista de Medicamentos da Farmácia Popular Atualizada 2021

Neste artigo você pode baixar a lista de medicamentos da Farmácia Popular atualizada em 2021.

O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) foi desenvolvido pelo Governo Federal com o objetivo de oferecer medicamentos à população gratuitamente.

O programa cumpre uma das principais diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica. E, para efetuar a distribuição da lista de medicamentos que fazem parte do projeto, além de redes próprias, há também uma parceria do governo com farmácias e drogarias privadas de todo o Brasil.

Logo abaixo, disponibilizamos a lista de medicamentos da farmácia popular atualizada em 2021, mas ATENÇÃO antes de baixar!

Além da listagem atualizada, como dono, gestor ou colaborador de uma farmácia ou drogaria credenciada, é necessário estar por dentro das alterações e benefícios relacionados ao programa.

Acompanhe a leitura e saiba também as alterações realizadas para a continuação do programa durante a pandemia do novo coronavírus!

   

O que é importante saber sobre o Programa Farmácia Popular

Você sabia que os estabelecimentos credenciados no PFPB que não realizam os testes de homologação de conexão entre o sistema eletrônico adotado e o Sistema Autorizador do Ministério da Saúde, são descredenciados do programa?

Esse teste deve ser efetuado no prazo máximo de 6 meses a partir do envio de login e senha provisórios. Se a homologação não for efetuada, depois de descredenciadas, as farmácias e drogarias só poderão solicitar nova adesão após seis meses.

Viu como é importante estar atento?

Para saber tudo sobre o Programa Farmácia Popular do Brasil, acesse a Portaria nº 111, de 28 de janeiro de 2016.

Além disso, desde sua criação e regulamentação, o Programa Farmácia Popular passou por algumas atualizações.

banner com link para o artigo sobre saas para farmácias

Atualizações do Programa Farmácia Popular 

A alteração mais atual publicada pelo Ministério da Saúde é referente à situação de emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.

 
A imagem mostra uma mensagem de "comunicado da farmácia popular". O tópico é importante porque faz menção a alterações no programa e nos preços da Lista de Medicamentos da Farmácia Popular
 

A alteração, que foi publicada em 20 de março de 2020, dispõe que:

“A partir do dia 23/03 [de 2020], segunda-feira, pacientes poderão retirar, em um único atendimento, o quantitativo suficiente para realizar o tratamento por até 90 dias, ficando dispensados de voltar à farmácia por até três meses. Essa alteração é válida para todos os medicamentos e correlatos ofertados pelo Programa, incluindo as fraldas geriátricas.”

A alteração ainda se estende à flexibilização da representação legal dos pacientes que não podem ir pessoalmente até as farmácias e drogarias:

“[...] pacientes que ainda não possuem a procuração, excepcionalmente enquanto durar a situação de emergência em saúde pública decorrente do coronavírus (COVID19), não será exigido o reconhecimento de firma em cartório.”

O Ministério da Saúde ainda disponibiliza um modelo de procuração para que farmacêuticos, atendentes e balconistas de farmácias possam orientar os pacientes. 

Você pode baixar esse modelo a seguir: Modelo de Procuração do Programa Farmácia Popular.

Outra atualização importante que aconteceu em 2018 diz respeito aos valores de referência dos medicamentos para Hipertensão, Diabetes e Asma que são distribuídos gratuitamente.

A Portaria nº 739/2018 exige que, desde 30 de abril do mesmo ano, as farmácias e drogarias, realizem, obrigatoriamente, os ajustes necessários no sistema de vendas e em publicidades da loja que contenham a tabela com a lista de medicamentos.

Para saber como entrar em conformidade com os novos valores de referências estabelecidos, de acordo com o estado de seu estabelecimento, acesse a portaria nº 739/2018.

Para entrar em conformidade com a publicidade de farmácias e drogarias, acesse nosso artigo:

Propaganda de Farmácia: legislação e dicas

Lista de Medicamentos da Portaria Farmácia Popular

Em suma, a Portaria Nº 111/2016 dispõe sobre o Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB).

Em primeiro lugar, o conhecimento integral das regras e normas constantes na portaria da farmácia popular é indispensável para atividades que vão, por exemplo, da adesão à operacionalização e funcionamento do PFPB.

Além disso, na portaria farmácia popular também estão informações cruciais como:

  • lista completa de medicamentos da farmácia popular atualizada em formato PDF;
  • tabela de preços da farmácia popular atualizada;
  • lista de medicamentos da Farmácia Popular para venda (copagamentos);
  • lista de medicamentos da Farmácia Popular 100% gratuitos; e
  • fraldas geriátricas da Farmácia Popular;

Para facilitar o acesso a esses documentos, separamos eles por listas e os disponibilizamos no formulário que está ao final deste artigo!

Manual de orientações “Aqui tem Farmácia Popular”

A Lista de medicamentos farmácia popular atualizada em PDF e a Tabela de preços da Farmácia Popular são extremamente importantes para os estabelecimentos credenciados no programa. 

Portanto, para facilitar a integração das normas e informações, o governo federal disponibilizou o Manual de orientações às farmácias e drogarias credenciadas no “Aqui tem Farmácia Popular”.

Quer ter acesso a este material na íntegra? Então, preencha o formulário abaixo e faça o download gratuito!

   

Por que é importante se credenciar ao Programa Farmácia Popular?

Além dos benefícios promovidos à população, com a distribuição de medicamentos gratuitos, fazer parte do “Aqui tem Farmácia Popular” permite à farmácia prospectar novos clientes. Com o cadastro no programa é possível:

  • dispor de medicamentos distribuídos gratuitamente e de outros produtos que, com coparticipação em pagamento, ficam até 90% mais baratos para o consumidor final;
  • atrair visitantes e clientes à loja;
  • aumentar o ticket médio e o faturamento com a venda de produtos correlatos e remédios que não compõem a lista de medicamentos farmácia popular; e
  • aumentar sua taxa de fidelização de clientes;

Contudo, um aspecto importante a frisar é que, embora o Programa Farmácia Popular seja um bom modo de atrair visitantes e clientes à loja, a dificuldade em se cadastrar está cada vez maior.

Se o intuito é credenciar a farmácia somente para aumento do número de vendas é mais coerente estar atento a outras formas de capturar a atenção do público.

Para conhecer outros métodos para aumentar seu número de vendas, acesso nosso artigo:

6 Ideias de Como Aumentar Vendas em Farmácia - Ações de Marketing!

Lista de medicamentos da Farmácia Popular atualizada – 2021

Como prometemos, preenchendo o formulário abaixo você recebe no seu e-mail as seguintes listas atualizadas em 2021:

  • lista de medicamentos da Farmácia Popular com copagamento;
  • medicamentos gratuitos da Farmácia Popular; e 
  • lista de fraldas geriátricas da Farmácia Popular.

Clique na imagem para ir, diretamente, ao formulário do início do artigo.

banner com link para preencher o formulário e baixar a tabela de preços e medicamentos da farmácia popular 201
 

Você também pode consultar os preços dos medicamentos participantes do “Aqui tem Farmácia Popular” neste link

Você também pode se interessar por: ► 51 Frases de farmacêutico: homenagens, inspirações e memes


Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!

Sua farmácia continuará perdendo clientes
por não ter presença online?

Assista agora uma demonstração sem compromisso.
ASSISTIR DEMONSTRAÇÃO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram