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Entenda o que é o ticket médio de farmácia, como calculá-lo, como ele impacta o faturamento e estratégias para aumentá-lo

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Antes de nos aprofundarmos no tema, vamos ver o que é o ticket médio de farmácia a partir de um exemplo:

Sabe o Seu Zé, que está sempre comprando em sua loja? Compra uma coisinha ou outra de baixo valor, mas é fiel.

Por outro lado, a Dona Márcia só compra de vez em quando e não é tão fiel assim. No entanto, o valor final das compras dela é sempre alto.

Nesses dois exemplos, a Dona Márcia certamente tem um ticket médio maior quando pensamos no faturamento da sua farmácia.

 

E então, entendeu? 

Se entendeu, ótimo. Isso pode representar que você está por dentro do financeiro da sua empresa. 

Se não entendeu, não se preocupe, vamos nos aprofundar um pouco mais em tudo isso. E, com certeza, você não sairá deste artigo sem entender tudo sobre este tema!

Vamos pelo básico então...

Quer ir direto a algum tema?
O que significa ticket médio de farmácia?
Como calcular o ticket médio na farmácia?
Cálculo individual por cliente
Cálculo geral de todos os clientes
Por que é importante aumentar o ticket médio em uma farmácia?
Por que aumentar o ticket médio e não o volume de vendas ou número de clientes?
Como aumentar o ticket médio de farmácia?
Aumentando o ticket médio de farmácia com o e-commerce
Conheça a MyPharma
Conclusão sobre o ticket médio de farmácia

O que significa ticket médio de farmácia?

Ticket médio é uma métrica ou medida usada por comerciantes de todos os nichos para conhecer o valor médio de compra dos seus clientes. 

Ele pode ser calculado individualmente (cliente a cliente), ou então de forma geral para todos os clientes.

A partir de agora, demonstraremos como é feito o cálculo do ticket médio na farmácia, e assim tudo ficará bem mais simples.

   

Como calcular o ticket médio na farmácia?

Há certos cálculos no comércio que são fundamentais, como é o caso do ticket médio — ou simplesmente TM, como ele também é chamado.

Além das diferenças entre o cálculo individual e o geral, o TM de qualquer estabelecimento pode também ser extraído mensalmente, semanalmente ou, até mesmo, anualmente. 

Seja como for, considerando-se a sua importância, implicações e usos que se pode atribuir-lhe, o ticket médio é um dado que deve ser constantemente monitorado.

Aqui, para exemplificar e explicar essas contas, trabalharemos a partir do cálculo mensal de um ticket médio de farmácia.

 

Cálculo individual por cliente

Some o valor total de todas as compras que o seu cliente fez no mês e divida pela quantidade de compras que ele fez neste mesmo mês.

 

Exemplo:

A Dona Márcia fez 3 compras em outubro, e somando o valor das 3 compras, tem o faturamento total de R$ 800,00.

R$ 800 ÷ 3 = R$ 266. 

Então, em outubro, a Dona Márcia teve um ticket médio na farmácia com o valor de R$ 266. 

 

Sabendo calcular o ticket médio mensal de cada cliente, é hora de entender como calcular o geral.

 

Cálculo geral de todos os clientes

Some o valor total de compras que todos os seus clientes fizeram no mês e divida pela quantidade de compras total que sua farmácia ou drogaria teve no mesmo mês.

 

Exemplo:

Se todos os seus clientes juntos fizeram um total de 1.000 compras em fevereiro, e o valor total delas é de R$ 45.000,00, termos um ticket médio de R$ 45,00.

R$ 45.000,00 ÷ 1.000 = R$ 45,00

   

Por que é importante aumentar o ticket médio em uma farmácia?

Normalmente, quando se pensa em aumentar o faturamento no comércio, de uma maneira geral, a primeira ideia que se tem é aumentar o volume de vendas e o número de clientes.

No entanto, caso a sua farmácia tenha um ticket médio muito baixo, não adiantará nada ter muitos clientes ou um grande volume de vendas.

Quer dizer... é claro que aumentar as vendas é muito importante, mas como você verá a seguir, é possível fazer isso a partir de estratégias para aumentar o ticket médio.

Da mesma maneira, atrair novos clientes para a farmácia é essencial; no entanto, é muito mais barato e fácil aumentar o ticket médio. 

E isso porque o aumento do TM não depende necessariamente de investimento financeiro em marketing, por exemplo, mas somente de estratégias. 

Portanto, lembre-se: aumentar o faturamento não passa necessariamente por aumentar o número de vendas e de clientes, mas pode-se chegar a isso de maneira até mais fácil pelo aumento do TM.

 

Por que aumentar o ticket médio e não o volume de vendas ou número de clientes?

Imagine que o faturamento de uma farmácia de pequeno porte precisa atingir um valor “X” para equilibrar as contas do seu negócio.

Para que isso aconteça, logo vem à cabeça a necessidade de atrair um maior número de clientes. E tudo bem, isso é um processo natural de qualquer empreendedor. 

No entanto, ainda que atrair mais clientes seja importante, agregar valor aos que já são clientes é ainda mais efetivo! 

Garantir uma aproximação maior com seus clientes e, principalmente, garantir a fidelização deles são ações igualmente essenciais para um crescimento real no seu negócio.

Além disso, para aumentar a quantidade de vendas, você precisará de estratégias de marketing e retargeting inteligentes e especializados para farmácias e drogarias.

 

Se quiser, você pode se aprofundar nessa questão.

E, certamente, isso trará benefícios para o seu negócio!

Para te ajudar, criamos o Guia de Marketing para Pequenas e Médias Farmácias — um eBook gratuito que você pode baixar clicando na imagem abaixo:

 
imagem com link para baixar o guia de marketing para pequenas e médias farmácias
 

No entanto, como você verá no eBook, esses processos são mais complexos e necessitam de um maior investimento financeiro. Ainda assim, vale a pena conferi-los, dado o potencial que possuem de aumentar o faturamento da sua farmácia.

Se esses investimentos não corresponderem ao momento do seu negócio, não se preocupe!

Ainda é possível manter o foco no aumento do faturamento incluindo estratégias de aumento do ticket médio de farmácia! 

   

Como aumentar o ticket médio de farmácia?

Aumentar o ticket médio de uma farmácia, passa por ações simples, como:

 
  • Venda cruzada: se um(a) cliente compra uma tintura de cabelo, ofereça um hidratante capilar;
  • Desconto progressivo: quanto mais o(a) cliente compra, maior o desconto;
  • Melhoraria do check-out:  incluem-se mais itens de compras por impulso, como itens de conveniência.
 

Estes são somente alguns pontos, e você pode se aprofundar ainda mais em estratégias assim em uma discussão específica sobre isso, clicando no botão abaixo:

 
7 DICAS INFALÍVEIS PARA AGREGAR VENDAS EM FARMÁCIAS
 

Além disso, é importantíssimo considerar também alguns impactos que o e-commerce tem sobre o faturamento e o ticket médio de farmácia.  

 

Aumentando o ticket médio de farmácia com o e-commerce

O e-commerce de farmácias e drogarias é um dos que mais crescem atualmente no país — crescimento este que apenas se intensificou com as medidas de isolamento e distanciamento social por conta da pandemia de Covid-19.

Assim, para aumentar o faturamento, o varejo farmacêutico online torna-se uma alternativa cada vez mais interessante, alcançando clientes que não iriam até a loja de outra forma — seja por morarem em outros bairros ou por qualquer outra razão.

 

Para aumentar o ticket médio de farmácia online, ou seja, da sua farmácia virtual, você pode usar estratégias similares às da loja física, como:

  • venda cruzada: através da oferta de itens semelhantes ou complementares no carrinho de compras;
  • desconto progressivo: aumenta-se o valor da compra e o desconto automaticamente ou o desconto aumenta se os itens forem da mesma categoria;
  • opções de parcelamento da compra: os clientes tendem a comprar mais se for possível parcelar. 
 

Além disso, o delivery abre todo um novo universo de estratégias possíveis para aproximar e fidelizar clientes. 

Uma delas, por exemplo, seria oferecer vantagens como isenção de frete em compras de maior valor.

Considerando-se questões como estas, é fundamental saber que você pode contar com um suporte especializado como o da MyPharma na hora de estabelecer os parâmetros da sua participação no e-commerce.

 

Conheça a MyPharma

A MyPharma oferece inúmeras vantagens a empreendedores do ramo farmacêutico interessados em inserir-se no varejo online e fortalecer suas estratégias de divulgação e captação de clientes.

Desde o fim das preocupações com o design e a programação da página de vendas até o suporte de marketing digital oferecida por um time de especialistas, a MyPharma te ajuda a garantir um crescimento real e significativo para o seu e-commerce.

Uma das facilidades oferecidas pela MyPharma é uma base de itens já cadastrados no sistema. São mais de 40.000 itens já cadastrados. 

Assim, você precisa ter que cadastrar seus itens um a um para começar a vendê-los online.

Sempre conforme as legislações da Anvisa, a MyPharma já atende centenas de farmácias em todo o Brasil, com inúmeros sistemas de gestão de estoque integrados.

Dessa forma, além de simplificar os processos e reduzir os custos que eventualmente você teria com a implantação de um sistema de delivery, a MyPharma pode ajudá-lo a alcançar um público maior e contribuir para a fidelização dos seus clientes.

   

Conclusão sobre o ticket médio de farmácia

Se você acompanhou tudo até aqui, já entendeu o que é o ticket médio de farmácia e qual a sua importância para o crescimento dos negócios. 

Você já sabe também que nenhum negócio prospera com um TM muito baixo se não tiver uma base de clientes enorme e que você pode promover sua farmácia aumenta o ticket médio dos seus clientes.

Assim, se você ainda não inclui esses dados na avaliação do seu faturamento ou para desenvolver novas estratégias de venda, pare de adiar e comece a fazer isso o quanto antes!

Tenha em mente também a discussão que apresentamos a respeito do e-commerce e de como ele é uma tendência atualmente, além de poder contribuir também para os seus planos de crescimento.

Portanto, invista nas ações que apresentamos para aumentar o faturamento através do ticket médio na farmácia, aumentando o volume de vendas e desenvolvendo boas estratégias de marketing digital e de e-commerce.

E, para isso, lembre-se de que você pode contar com a MyPharma a qualquer momento! 

Quer conhecer melhor a MyPharma e entender como podemos te ajudar a aumentar o faturamento da sua farmácia?

Então clique no botão abaixo para visitar nosso site:

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