O Que é o Ticket Médio de uma Farmácia?

O Que é o Ticket Médio de uma Farmácia?

Antes de tudo, vamos contextualizar à pratica e exemplificar o ticket médio em farmácias.

Sabe o ‘Seu Zé’ que está sempre comprando em sua loja? Compra uma “coisinha” ou outra, de baixo valor, mas é “fiel”.

Em contrapartida, tem a ‘Dona Márcia’, que compra de vez em quando e não é tão fiel assim. No entanto, o valor final das compras dela é sempre alto.

Nos dois exemplos acima, a ‘Dona Márcia’ certamente tem um ticket Médio maior em sua farmácia/drogaria.

Não entendeu? Vamos aprofundar.

O que significa ticket médio

O Que Significa Ticket MédioTicket médio é uma métrica que demonstra qual o valor médio de compra dos seus clientes.

Pode ser calculado individualmente (cliente a cliente), ou então de forma geral, para todos os clientes.

Vamos demostrar como é feito o cálculo do ticket médio, assim tudo fica mais claro.

Como calcular o ticket médio

O TM pode ser extraído mensalmente, semanalmente ou até anualmente. Aqui iremos trabalhar com o cálculo mensal.

Cálculo individual por cliente

Some o valor total de todas as compras que o seu cliente fez no mês e divida pela quantidade de compras que ele fez neste mesmo mês.

Exemplo

A ‘Dona Marcia’ fez 3 compras neste mês, e somando o valor das 3 compras, tudo deu R$800,00.

R$800/3= R$266. 

Então R$266 é o ticket médio da ‘Dona Márcia’. Fácil né?

Cálculo geral de todos os clientes

Some o valor total de todas as compras que todos os seus clientes fizeram no mês e divida pela quantidade de compras total que sua farmácia/drogaria teve neste mesmo mês.

Exemplo

Todos seus clientes fizeram um total de 1000 compras no mês, e somando o valor das 1000 compras, tudo deu R$45.000,00

R$45.000,00 /1000= R$45,00

Então R$45,00 é o ticket médio geral das vendas da sua loja.

Porque é importante aumentar o ticket médio?

O ticket médio é um dado que deve ser constantemente monitorado. Caso você tenha um ticket médio muito baixo, não vai adiantar de nada ter um volume grande de vendas.

Aumentar as vendas é muito importante, mas aumentar o ticket médio também.

Afinal, o que importa é o faturamento, e não necessariamente o número de vendas e de clientes que você tem, certo?

Atrair novos clientes para a farmácia é essencial, no entanto é mais barato e fácil aumentar o ticket médio. Isso ocorre pois o aumento do TM não depende necessariamente de investimento financeiro em marketing, por exemplo, mas somente de estratégias. Veja a seguir.

Porque é mais fácil aumentar o ticket médio do que o volume de vendas?

Imagine que você precisa atingir um faturamento de R$”X” para equilibrar as contas do seu negócio.

Para que isso ocorra, logo vem à cabeça a necessidade de maior número de clientes comprando, certo? Sejam clientes indo até a loja, ou então pedindo por Delivery.

Novamente, ter mais clientes é importante, mas vamos antes agregar valor aos que já são clientes?

Aumentar o ticket médio destes clientes, passa por ações simples, como:

  • Venda cruzada;
  • Dar desconto progressivo;
  • Oferecer vantagens no Delivery como isenção de frete, para compras de maior valor;
  • Melhorar o checkout;
  • Etc.

Estes são somente alguns pontos, e estão todos bem explicados em nosso outro artigo chamado 6 Dicas de Como Agregar Vendas em Farmácia. Não deixe de ler!

Conclusão

Mais do que entender o que significa o ticket médio e como calculá-lo, é primordial compreender a importância desta métrica.

Nenhum negócio prospera com um ticket médio muito baixo, nem com um volume muito baixo de vendas, então tente equilibrar estas duas frentes.

Para aumentar o ticket médio, invista nas ações que elencamos aqui e neste outro artigo.

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