Como a Tecnologia Aumenta a Produtividade da Indústria Farmacêutica

Como a Tecnologia Aumenta a Produtividade da Indústria Farmacêutica

A indústria farmacêutica é uma das mais crescem no Brasil. De acordo com dados da Interfarma, o setor teve um crescimento de 11% em relação a 2018, faturando R$ 90 Bilhões.

Tanto que segundo 26% de todas as vendas no varejo brasileiro são da indústria farmacêutica, segundo a mesma pesquisa da Interfarma.

E muito do crescimento do setor é devido ao investimento em tecnologia, que contribui para tornar a produção mais eficiente e barata.

Ela contribui não só para a produção industrial, mas também para gestão dessas empresas, ajudando na eficiência de todos os processos.

Neste conteúdo, vamos explicar como a tecnologia ajuda a indústria farmacêutica a ser mais produtiva e eficiente.

Por que usar a tecnologia?

Utilizar a tecnologia para automatizar todas as atividades produtivas é fundamental para melhorar os resultados da indústria.

Isso porque a rotina das indústrias farmacêuticas é bastante agitada, necessitando de ferramentas tecnológicas para aumentar a eficiência da produção.

Um exemplo é a indústria 4.0, conceito que une diversas inovações tecnológicas que descentralizam a produção operacional por meio da inteligência artificial.

Seu principal benefício é a autonomia operacional, que reduz as atribuições da empresa na configuração da máquina, tornando a produção mais fácil e rápida.

Outra vantagem é a possibilidade de detectar falhas no equipamento, informando o que há de errado e facilitando a manutenção das máquinas.

Com a eficiência operacional, a produção terá um menor índice de erros, devido a padronização sistemática que por meio de softwares, é possível produzir com medidas e formas que a empresa precisa.

As tecnologias também podem ser aplicadas em outros setores, como vendas e gestão, digitalizando as ações da indústria.

Um dos softwares que podem ajudar a empresa é a computação na nuvem, que digitaliza todas as informações de gestão, operação e vendas em um servidor na internet.

Dicas de softwares para produtividade industrial

Além da computação na nuvem, existem outros softwares que auxiliam a indústria farmacêutica a ser mais produtiva.

Entre os softwares empresariais para a indústria estão:

Internet das Coisas

Conhecida pela sigla (IoT) ela também conta com um papel importante em aumentar a produtividade operacional das indústrias.

Isso porque a internet das coisas permite a conexão de objetos físicos, máquinas, veículos e até locais com eletrônicos destes itens de forma remota.

Por esse motivo, é possível dizer que este conceito é um dos pilares da indústria 4.0, pois a internet das coisas incentiva a automação de processos industriais.

Impressão 3D

Também conhecida como manufatura aditiva, a impressão 3D envolve a produção de peças e equipamentos por meio da moldagem em três dimensões.

Esse modelo de produção é muito utilizado para a produção de produtos sob medida, com formas e diâmetros exigidos pelos clientes.

Isso é benéfico para indústrias conseguirem entender como vender produtos a partir de desenhos complexos com rapidez e eficiência.

Big Data

O Big data pode ser um grande aliado na aquisição de informações da gestão e até dos processos operacionais.

Isso porque o Big Data Analytics um sistema capaz de coletar e armazenar uma grande quantidade de informações da indústria.

Com o Big Data, os dados serão guardados com segurança, além de poderem ser compartilhados através de redes industriais.

Além disso, o Big Data consegue fazer a análise das informações e dar insights das ações necessárias, fatores que auxiliam na tomada de decisão da gestão.

Aumente a produtividade industrial com tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada da indústria, principalmente do setor farmacêutico, aumentando a performance de trabalho e a produção de produtos.

Algumas tecnologias como a Internet das Coisas permitem a produção autônoma das máquinas, tornando os processos mais rápidos e ágeis.

Outro fato da tecnologia é o auxílio a gestão de softwares como o Big Data Analytics, que armazena um grande número de dados no mesmo local, sendo um importante aliado na tomada de decisões da empresa.

Com os softwares tecnológicos a sua indústria consegue ser mais produtiva e assertiva, produzindo os produtos certos e sob medida para os clientes.

Assim, a sua indústria vai conseguir saber o que vender para ganhar dinheiro com produtos de qualidade e aumentar a lucratividade da empresa.
Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria.

FECHAR