O varejo farmacêutico está em alta no Brasil. Dados recentes mostram crescimento e consolidação deste mercado, mesmo durante a crise.
De 36 BILHÕES de faturamento em 2013, para um salto de 57 BILHÕES em 2018!
Além disto, o Brasil já se tornou o 6º maior mercado farmacêutico do mundo!
Olhando para estes números, fica impossível acreditar em crise no setor, não é?
Quando um nicho de mercado cresce, como o varejo farmacêutico, vem com isto o aumento da qualidade e competitividade.
Este crescimento traz maior número de estabelecimentos. Maior concorrência. Isto significa que o consumidor tem mais opções e está mais exigente.
Ao mesmo tempo que novas farmácias e drogarias se modernizam e conseguem chamar a atenção do consumidor, outras ficam paradas no tempo. E não adianta por a culpa na “crise”.
Existem vários motivos que fazem uma farmácia perder vendas e clientes. Existem coisas que são básicas e primordiais, como ter uma boa layoutização de farmácia, boa precificação e um bom marketing para farmacia.
Porém, neste artigo, iremos focar no que provavelmente é a principal causa de algumas farmácias pequenas e médias estarem perdendo mercado.
E é algo que a maioria ainda não sabe, ou não está dando a devida atenção.
A forma como o consumidor pesquisa e interage com estabelecimentos físicos mudou.
Não existe mais fidelidade, existe facilidade – as pessoas querem encontrar a solução para o seu problema com o menor esforço possível!
Quer uma prova disto?
Hoje, 56% DAS VENDAS que acontecem no varejo físico (estabelecimentos como farmácias, lojas, etc) começam com buscas na INTERNET!
Além disso, 76% das pessoas que fazem estas buscas, visitam a loja física ainda no MESMO DIA!
O que isso significa?
Significa que, em média, SOMENTE 44% dos clientes vai até uma loja sem antes ter pesquisado na internet.
Antes de ir pessoalmente ao local, as informações que as pessoas mais buscam na internet são a respeito dos produtos que o estabelecimento vende, como os preços, informações/descrições, disponibilidade em estoque, etc.
Outras informações mais gerais, como endereço e contato da empresa também são visualizados.
E o grande responsável por estas buscas é o GOOGLE.
Mais de 90% das buscas da internet são feitas no Google!
Estes dados são importantes para que você, proprietário ou gestor de farmácia, faça uma análise bastante séria, de como isto impacta, e vai impactar cada vez mais sua farmácia/drogaria.
Você quer contar com a pequena parte das pessoas que ainda não pesquisam na internet para ir até uma farmácia!?
Eu não contaria com isto.
Será que sua farmácia está preparada para o que vem pela frente?
Para ter chances de prosperar em um mundo onde a maior parte das compras começam online, será preciso:
SEO significa “Search engine optimization”. No bom Português, “otimização para mecanismos de busca“.
“SEO local“, é a otimização para as buscas LOCAIS. Ou seja, para seu estabelecimento/site ficar melhor posicionado em pesquisas do Google que ocorrem na sua cidade.
O Google é o maior buscador do mundo, é por meio dele que a maioria das pessoas hoje encontra soluções e estabelecimentos para visitar/comprar.
São aproximadamente 4 BILHÕES de pesquisas por dia no Google!
Sua farmácia PRECISA aparecer nos primeiros resultados de pesquisa para a sua cidade, se não estará perdendo uma ENORME fatia de clientes!
O Google matou os imãs de geladeira. As pessoas não guardam mais um monte de papel com o contato/telefone de estabelecimentos. Tudo que alguém precisa está no Google! De uma forma muito mais prática e organizada.
Quando pessoas da sua cidade digitam no Google termos como “Farmácia aberta agora” , “Farmácia perto de mim” , “farmácia que faz entrega” , “telefone farmácia”, sua farmácia tem que estar nos primeiros resultados. Se não você vai perder a chance de atrair mais clientes. Vai perder 56% de consumidores!
Alguns dados para você ter noção de qual o volume de buscas/mês no Google, de pessoas procurando informações a respeito de farmácias e drogarias em diferentes cidades do Brasil:
Termo Volume de buscas
“Farmácia” ~ 1 milhão/mês;
“Farmácias” ~ 300 mil/mês;
“Drogaria” ~ 100 mil/mês;
“farmácia perto de mim” ~ 15 mil/mês;
“Farmácia delivery” ~ 20 mil/mês;
“Farmácia que entrega” ~ 10 mil/mês.
Além destes, existem vários outros termos de pesquisa que somam milhões de buscas/mês para o varejo farmacêutico.
Pra começar, se a sua farmácia não possui um bom site, esqueça qualquer chance efetiva de sucesso no Google.
para entender como se posicionar bem no Google, é preciso entender como o Google funciona.
Para entender como os algorítimos deste buscador trabalham, antes precisamos entender o que o Google quer enquanto empresa, qual a sua missão.
“Organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.”
O que podemos deduzir a partir desta missão?
Deduzimos que o Google quer compilar informações relevantes aos seus usuários! O buscador quer resultados de pesquisa que satisfaçam o anseio das pessoas. Afinal, é assim que o Google se tornou uma empresa tão próspera, trazendo o que há de melhor em termos de informação aos seus usuários.
E acredite, o Google fará de tudo para não arruinar esta excelente reputação!
E é nisto que seu negócio precisa se moldar: Ser e parecer RELEVANTE para o Google (e por consequência, para as pessoas).
Um algoritmo é a junção de processos e fórmulas de linguagem de programação desenvolvidas para resolver problemas, criar programas de computador e uma séria de tecnologias.
O Google tem um algorítimo que faz uma varredura automática por todas páginas publicadas na web, sites e afins.
Este é o processo que chamamos de indexação do site ao Google. É o momento em que um novo site começa a ser levado em conta pelos motores de busca.
Em uma segunda etapa, após indexado o site, o algorítimo do Google começa a considerar os termos que você usou em seu site, para classificar em quais graus de importância de retorno de pesquisa o site deve estar.
Estes termos são palavras-chave que constam eu seu site, desde as que estão na URL (domínio) até os termos que estão dentro dos textos do seu site.
Mas isto é apenas o começo, não basta você contratar alguém para fazer um site “meia boca”, colocar alguns termos chave e esperar milagre.
É aí que começa o trabalho, as chamadas otimizações on page.
É uma séria de regras e boas práticas que seu site deve ter, desde o desenvolvimento do site (códigos de programação), até ajustes mais qualitativos. Como por exemplo:
Continuando…
Estas são algumas das principais otimizações que seu site precisa ter.
Mas não queremos que que este artigo fique muito técnico. Se você tiver interesse em conferir mais dicas técnicas de otimização on page, recomendamos este outro artigo, da empresa Resultados Digitais.
Ficou um pouco preocupado com a complexidade de coisas que você precisa fazer? Não se preocupe, continue lendo este artigo, pois vamos tornar a coisa mais simples a partir daqui.
Google Business, ou Google Meu Negócio é uma ferramenta que serve para facilitar a forma de como uma empresa é encontrada no Google. Em formato de display, esta ferramenta concentra dados como nome da empresa, avaliações, telefone e endereço.
O Google Business tem papel fundamental para uma farmácia. Se bem configurado e editado, esta ferramenta pode dar maior relevância ao seu negócio no Google, em comparação à concorrência.
Decidimos dar este este bônus há dezenas de farmácias, pois isto nos ajuda a entender cada dia mais o contexto do varejo farmacêutico no Brasil. Além disto, temos enorme prazer em contribuir com algo que é nossa especialidade.
Este bônus é uma ligação telefônica de até 30 min. Nesta ligação, um de nossos consultores irá ajudar entender melhor, por meio de ferramentas avançadas e de medição e análise, como está a presença e números da sua farmácia no Google hoje, e o que pode ser melhorado!
Criar conteúdo por meio de textos e artigos, é uma das melhores formas de ganhar autoridade e tráfego por meio do Google.
No entanto, para escrever artigos, além de precisar ter um Blog, você vai precisar estar atento à algumas regrinhas, como:
Titulo principal do seu artigo (H1)
Parágrafo.
Sub-título a respeito de tema específico “X” (H2)
Parágrafo.
Sub-título ainda DENTRO do contexto específico do tema “X” (H3)
Parágrafo.
Sub-título a respeito do tema específico “Y” (H2)
Parágrafo.
Sub-título ainda DENTRO do contexto específico do tema “Y” (H3)
Parágrafo.
.
.
E assim por diante.
Confira outras dicas de como escrever um bom artigo para blog de farmácia, segundo a Débora Priscila Bernardo da Silva, jornalista, especialista em redação e parceira MyPharma:
“Para redigir um bom texto é necessário em primeiro lugar estabelecer um propósito, isto é, uma finalidade que irá nortear aspectos relevantes para a pauta e a linha de raciocínio seguida pelo redator – o artigo precisa de uma proposta...
Além disso, o artigo deve ter um tema bem definido e um planejamento precisa ser previamente montado…
Redações são projetos que dependem de ideias bem organizadas para que tudo seja exposto da melhor forma…
Com as partes em ordem, é indispensável que o artigo tenha linguagem clara e objetiva, sempre abrindo uma porta e duas janelas para a criatividade…
Se sua redação promover uma leitura dinâmica, inovar e cativar o leitor sem deixar de lado a coesão e coerência textual e a gramática com primor, livre dos erros de pontuação e acentuação gráfica, então você estará no caminho certo!“
Como está a social media da sua farmácia?
O que você escreve nas publicações das suas páginas do Facebook e Instagram, não contam pontos de SEO, pois o Google não considera os textos HTML de dentro destas redes.
No entanto, como estratégia de marketing digital, é fundamental que você faça um bom trabalho nestas plataformas.
Posts frequentes e campanhas em redes sociais geram maior tráfego para seu site (o que é bom para o Google, pois o mesmo entende que seu site está ganhando novos visitantes).
Outro detalhe que o Google entende são os compartilhamentos que um site tem nas redes sociais, quanto mais compartilhamentos, maior impacto positivo para SEO.
Para fazer um bom trabalho em Facebook e Instagram, baixe nosso eBook Gratuito “Guia de Marketing para Pequenas e Médias Farmácias”.
O WhatsApp Business foi criado como uma versão incrementada do WhatsApp, para pequenas e médias empresas usarem.
Além de ser gratuito e fácil de configurar, basta baixá-lo na Google Play ou App Store, instalá-lo no celular da sua farmácia e começar as configurações.
Nesta parte de configurações, você poderá preencher o perfil da sua farmácia com endereço, email, site (YES! ?), horários de abertura e fechamento, entre outros.
Além de colocar o link do site no perfil, você também pode programar uma mensagem automática de saudação aos seus clientes, informando-os a respeito do seu site.
Veja a seguir um exemplo de mensagem que você pode utilizar no seu WhatsApp Business (pode dar ‘Ctrl C Ctrl V’ à vontade):
“Olá, tudo bem! Seja bem-vindo (a) ao delivery da NomeDaSuaFarmácia! ?
Você pode pedir seu delivery aqui pelo Whats, ou então aproveitar nossa novidade❗?
Delivery Online e Prático atráves de nosso site:
? http://seusite.com.br
Quais vantagens de pedir pelo site❓
✅ Consulte em tempo real todos nossos produtos e preços!
✅ Entregas rápidas de até uma hora!
✅ Pagamente direto ao motoboy!
? http://seusite.com.br“
Uma mensagem automática de saudação como a acima, provavelmente aumentará o tráfego do seu site, fazendo você ganhar mais alguns pontos com o Google, e também mais clientes.
A esta altura, é provável que você esteja empolgado, preocupado e ansioso quanto aos aprendizados deste artigo. É normal ficar com a sensação: “Preciso fazer algo urgente, mas nem sei por onde começar”.
Nós acreditamos piamente que você, proprietário ou gestor de farmácia, deve estar atento às mudanças de mercado que estão ocorrendo. Acreditamos que você deve estudar e buscar informação (como as que você leu até aqui) para não correr o risco de ver sua farmácia ficar no passado.
Mas ao mesmo tempo, nós compreendemos (de verdade! ❤) que a sua rotina é pesada, que sobra pouco tempo no final do dia. Você já tem que se dedicar ao balcão, aos funcionários e à operação da sua farmácia como um todo. Fica quase impossível estudar e executar sozinho tudo que você viu neste artigo, né? ?
Tendo isto em vista, a MyPharma decidiu solucionar este problema de uma vez por todas, por meio de uma combinação entre o que há de melhor em software e metodologia (e também muita paixão pelo que faz hehe).
A MyPharma já fez com que centenas de sites de farmácias e drogarias tenham excelentes resultados por meio da internet. O melhor de tudo, é que os proprietários e os gestores destas farmácias não precisaram aprender mil coisas difíceis, apenas confiaram no processo e na tecnologia da MyPharma.
A MyPharma desenvolveu uma plataforma moderna de criação de sites de customizados de delivery online para farmácias e drogarias. Estes sites, que podem ser criados em poucos minutos, já vem 100% otimizados para SEO local.
Não precisa contratar programador, designer ou agência, pois já vem tudo pronto!
Além de poder ter um site próprio, a farmácia parceira conta com um fantástico painel gerencial do site, 100% web (não precisa instalar nada no PC!).
Outra grande praticidade, é o fato de que o sistema ERP ( software de gestão de estoque da farmácia) pode ser 100% integrado ao site! De forma rápida e sem complicações. A MyPharma tem integração com mais de 20 sistema ERP de farmácia do Brasil!
O suporte também não fica para trás. Tendo à disposição um chat em tempo real para tirar dúvidas, toda farmácia parceria também recebe um treinamento prático em estratégias de marketing digital, como configuração do Google Business, Facebook, Instagram e WhatsApp Business.
Desta forma, todos os canais digitais trabalham em sincronia, aumentando drasticamente as chances da farmácia se destacar perante a concorrência.
Algumas dezenas de farmácias já se atentaram a isto…
Saia na frente da concorrência!…
Faça um assista uma demonstração da MyPharma⬇
A MyPharma já fez centenas de sites de farmácias de todo o Brasil!
Assista aqui sua demonstração!
Hey!? Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus colegas, pois isso nos estimula a produzir conteúdos cada vez melhores: