SaaS para farmácias: aumente seu faturamento com serviços online

Você sabe o que é um SaaS para farmácias e quais os benefícios dele para o seu negócio?

Esse é um serviço que, com certeza, você já utiliza diariamente. Mas, ao mesmo tempo, muitos gestores de farmácia não fazem ideia do que significa e não sabem como pode aumentar a lucratividade do seu negócio. 

Por isso, hoje, te explicamos o que é um SaaS, como ele já está inserido na sua farmácia e como um SaaS voltado a um serviço específico pode elevar as suas vendas e seu ticket.

Mas antes disso, descubra quais os melhores sistemas ERP para farmácias, pois, depois deste artigo, com certeza, você vai querer o melhor ERP no seu negócio.

Preencha o formulário abaixo e receba um questionário no seu e-mail para identificar as necessidades do seu negócio.

E aí confira a nossa LISTA de melhores sistemas para farmácias e drogarias!

O que é SaaS?

SaaS (do inglês “Software as a Service”) significa Software como Serviço e, através dele, disponibilizam-se softwares que são utilizados através da internet pela tecnologia de processamento e armazenamento em nuvem.

Mas, no bom e velho português, SaaS significa a oferta de um serviço que só é utilizado em computadores (e outros aparelhos eletrônicos) e que todo o processo de instalação, suporte, utilização e atualização é feito online. 

E, se você já tem uma farmácia, com certeza, já utiliza algum SaaS na sua rotina farmacêutica.

Mas, entender o que é um SaaS é muito mais simples quando pensamos em como ele funciona e nos exemplos que já estão presentes no nosso dia a dia. 

Então, vamos lá?

Como funciona um SaaS?

Um SaaS funciona através do armazenamento em nuvem e execução nos servidores da empresa provedora.

Isso significa que, ao utilizar o software como serviço, o SaaS não é rodado no computador do usuário, mas nos servidores de outra empresa e transmitido para o cliente pela internet.

A Netflix é um desses casos, veja só:

O que a Netflix vende aos seus usuários é uma assinatura mensal para que eles possam acessar e assistir seu catálogo de filmes e séries. A assinatura é renovada mensalmente, mas o usuário nunca é dono dos títulos que estão na Netflix. 

Após adquirir uma mensalidade na Netflix, o usuário instala o software (aplicativo) e passa a usá-lo no seu computador, celular, notebook, televisão etc. 

Mas qual é a vantagem de usar um software sem ser dono dele?

Essa é uma pergunta muito comum quando não entendemos muito bem os custos de produção de um software.

No geral, produzir um software não é um processo barato. Isso envolve a contratação de desenvolvedores front-end e back-end, UX designers, UX writers etc.

Se você se perdeu nessas nomenclaturas, dificilmente deve saber quando custa o trabalho desses profissionais, mas podemos afirmar que não é barato. 

Além disso, o custo do serviço acessado através de um SaaS se torna muito mais barato quando se compra uma licença de uso ao invés de comprar o software. 

Então, em resumo é assim: 

você assina uma licença de uso do software como serviço (SaaS) que pode ser mensal, trimestral ou anual e utiliza ele sem custos adicionais por esse tempo.

Isso deixa esse serviço muito mais barato aos usuários porque eles não são donos do software e nem precisam pagar por todas as atualizações necessárias. 

Ou seja, todas as atualizações futuras são responsabilidade da empresa que “aluga” o serviço para você.

SaaS x software comum

Você lembra como era assinar um software há alguns anos? 

Você tinha que comprar o software em alguma banca, loja ou pela internet e instalar no seu computador. Aí você inseria a chave da licença e utilizava esse serviço enquanto quisesse.

Mas, normalmente, esses softwares eram muito caros e passavam por grandes modificações que exigiam a compra de uma licença para a nova versão. Assim, comprávamos licenças para softwares que em menos de 1 ano já estavam desatualizados. 

Com o SaaS, isso é diferente. Agora, não compramos mais o software, mas apenas uma licença de uso por tempo determinado. Com isso, não precisamos mais pagar por atualizações, já que elas fazem parte da oferta do serviço. 

Então, quando assinamos um SaaS, temos a certeza de que todas as atualizações que acontecerem não terão custo adicional ao nosso negócio. 

Você já viu a Netflix, o Spotify ou o Google Drive, por exemplo, cobrarem mais por alguma atualização que fizeram? Não, certo!?

Quando há alteração de valores nesses softwares como serviço (todos eles são SaaS), isso acontece por questões de câmbio internacional, atualização de valores do serviço etc. 

Mas essas atualizações de valores sempre são informadas com meses de antecedência para que o usuário possa decidir se quer continuar com o SaaS da empresa ou migrar para um concorrente. 

Você lembra quanto pagávamos para comprar 1 filme há uma década? Hoje, a assinatura mensal do SaaS da Netflix, que inclui todo o catálogo deles, é mais barata do que 1 único DVD. Isso porque o valor do serviço está dividido entre todos os usuários.

SaaS para farmácias: onde os utilizamos na rotina farmacêutica?

Você já deve estar se perguntando: 

Ok, mas eu não uso o SaaS da Netflix na minha farmácia, onde está o SaaS que minha farmácia já utiliza?

E a resposta é: no seu sistema ERP!

A principal aplicação do SaaS na farmácia está no sistema/software para farmácias, ou seja, aquele sistema criado para atender as necessidades da rotina farmacêutica. 

Acreditamos que com o seu ERP fica mais fácil entender o significado e a aplicação do SaaS na sua rotina.

Sabe quando você assinou o ERP pra instalar nos seus computadores e poder abrir a sua farmácia? Então, esse software está instalado nos seus computadores, mas os dados dele estão guardados nos servidores da empresa responsável por ele.

Se você tivesse mandado construir um ERP do zero, num modelo de software house, o custo dele, com certeza, estaria na casa dos milhares de reais. Isso se não estivesse nas dezenas de milhares de reais como acontece com muitos sistemas que precisam de funcionalidades muito específicas e difíceis de programar. 

Quando você assinou seu software para farmácias (um SaaS), você optou por determinados serviços e características e fez uma assinatura um custo mensal, não é mesmo?

Então, você já utiliza um SaaS na sua rotina farmacêutica e isso significa que economiza muito dinheiro do caixa da sua farmácia por não ter que pagar por atualizações e novas funcionalidades.

Essa é a maior vantagem de utilizar SaaS na sua farmácia: não ter custos adicionais por atualizações e funcionalidades que surgem a partir das necessidades dos clientes. 

No entanto, o SaaS é um pouco coletivo, isso significa que ele não ganha novas funcionalidades só porque você quer. Entenda abaixo!

Atualizações do SaaS para farmácias

Normalmente, as atualizações de SaaS para farmácias e qualquer outro negócio se dá mediante a necessidade de vários clientes. 

Como o software não é desenvolvido apenas para 1 cliente, aquela necessidade específica não consegue ser atendida se não for uma necessidade geral. 

No entanto, quando vários clientes apontam que precisam da mesma funcionalidade ou que algo seja otimizado no sistema, a atualização é feita sem que ocorram cobranças extras.

Quando falamos de softwares, existe um caminho pré-traçado que os desenvolvedores pretendem alcançar. Mas a programação é um caminho que nem sempre acontece “em linha reta”.

Entenda no exemplo abaixo:

Como funciona a atualização de um SaaS?

Imagine uma pista de corrida onde em determinados pontos se alcança uma nova funcionalidade. Parece simples, né? É só seguir o fluxo normalmente e chegar na atualização.

Mas no desenvolvimento de softwares o caminho não é tão fácil. Para que um sistema funcione como esperado, é necessário realizar dezenas (se não centenas) de testes que, muitas vezes, podem não sair como esperado.

Qualquer errinho pode demorar muito para ser encontrado, afinal, estamos falando de códigos e linguagem de programação. E isso é bem diferente de um erro na gestão de farmácia que pode ser facilmente encontrado.

Então, o que, geralmente, acontece é o seguinte:

O time de desenvolvimento do software, seja um SaaS para farmácias ou qualquer outro, estabelece quais melhorias precisam ser realizadas. Isso é como um calendário. Veja essa situação hipotética:

O time de desenvolvimento planeja lançar uma integração entre o SaaS de farmácia e o chat do Instagram para que todas as conversas e pedidos dessa rede social sejam unificados no sistema.
Para isso, planejam lançar a atualização em 27 de fevereiro. Entretanto, alguns testes falharam e a integração não está funcionando perfeitamente.
Com isso, a atualização atrasa, e os clientes começam a entrar em contato exigindo a atualização.

Será possível lançá-la só porque existia um planejamento de lançamento anterior?

Não! Ainda que essa programação exista, o time de desenvolvimento do software não pode liberar uma atualização para os usuários do sistema se ela não estiver funcionando perfeitamente.

Só quando todas as funções estiverem 100% funcionais é que a atualização será lançada.

Atualizações podem atrasar um pouco

É normal que atualizações acabem atrasando. 

O que é preciso lembrar aqui é que essa programação é completamente alterável de acordo com as dificuldades da função desenvolvida e dos percalços encontrados pelos desenvolvedores. 

Claro que o time se preocupa em atender as necessidades dos clientes do SaaS, mas é preferível atrasar o lançamento de uma função nova do que lançá-la sem que funcione e atrapalhe a rotina laboral do usuário. 

Ainda que seja normal acontecer um atraso, o time de desenvolvimento sempre trabalha visando a data ou o mês estipulado para o lançamento. O atraso só vai acontecer se algum fator fugir ao controle deles.

Veja a imagem abaixo:

A imagem mostra uma representação de expectativa e realidade a respeito de SaaS para farmácias. A descrição da imagem acontece no texto a seguir.

Ela representa muito bem o que dissemos até agora. Na imagem esquerda, você vê um caminho reto com um objetivo facilmente alcançável. O caminho é curto e sem obstáculos. 

Você acredita que isso representa o desenvolvimento de um software? Não, né?

A imagem da direita é a que representa a programação de um SaaS para farmácia e qualquer tarefa complexa.

Nela, vemos um caminho cheio de curvas e obstáculos que podem acabar atrasando o lançamento da atualização esperada no SaaS. 

Mas, veja que o caminho não acaba antes da atualização, então sempre que uma atualização atrasar, fique tranquilo. Com certeza os programadores estarão fazendo o melhor trabalho para entregar uma atualização 100% funcional o mais rápido possível.

Atualizações de SaaS são para todos!

A criação de SaaS foi pensada para que diferentes empresas possam contar com um mesmo software pagando apenas uma mensalidade acessível a qualquer nível de empresa.

Já imaginou ter que pagar 10, 20 mil reais (ou até mais) para criar o sistema da sua farmácia?

Isso é impensável para pequenas e médias farmácias que já têm que competir com grandes redes e franquias de farmácias no mercado farmacêutico

Por isso, o SaaS é um avanço que pode levar muitos empreendedores ao sucesso empresarial.

Mas, nesse processo, é preciso entender um fator muito importante:

como assinante de SaaS, você faz parte de um grupo de pessoas que é atendido pela empresa provedora do software para a sua farmácia. Portanto, as atualizações do SaaS são realizadas pensando no aproveitamento de todos esses clientes. 

A equipe de programação não consegue trabalhar para atender a necessidade de apenas 1 cliente que deseja a função X no seu sistema.

Para que essa funcionalidade seja desenvolvida, ela precisa ser desejo ou necessidade de boa parte dos contratantes. 

Afinal, clientes que querem a sua especificidade atendida precisam procurar programadores que desenvolvam softwares para apenas 1 cliente. E lembramos que esse serviço costuma custar muito caro quando feito para apenas 1 pessoa.

Para resolver essa questão de funcionalidades específicas, gerais ou avançadas, o mais comum é que os SaaS já ofertem diferentes pacotes baseados em diferentes necessidades. 

Pacote de SaaS 

E é aí que encontramos os planos grátis, premium, pró, avançado, elite etc.

Dependendo das necessidades do seu negócio, você não precisa assinar um plano que inclua todas as vantagens do SaaS. Mas, caso algum dia você precise de outras funcionalidades é só fazer um upgrade no seu plano e começar a utilizar os novos serviços com apenas alguns cliques.

Com o SaaS para farmácias, acabou aquela história de precisar de técnico instalando programas nos seus computadores aí na sua loja. Não é preciso receber ninguém para atualizar ou encontrar o erro que está atrapalhando seus negócios.

Tudo é resolvido online e em pouco tempo, pois a empresa responsável pelo seu SaaS consegue descobrir o que precisa ser alterado no seu sistema através da internet.

Como o SaaS para farmácias pode aumentar o meu faturamento?

Pode ter certeza que o seu ERP já está fazendo você faturar mais do que estaria se não o tivesse. 

Imagine se você tivesse que registrar as entradas e saídas seguindo modelos tradicionais de planilhas. O sistema para farmácias otimiza esses processos e tornam a venda muito mais ágil para seus clientes. 

Mas existe outra forma de incluir o SaaS na sua farmácia. E, agora, falamos de um SaaS cujo foco é aumentar as suas vendas tanto na loja física quanto em canais digitais.

Uma plataforma de loja virtual para farmácias e drogarias é, na verdade, um SaaS. 

Isso porque você assina essa plataforma mensalmente enquanto desejar ter a sua farmácia online

O e-commerce farmacêutico (que funciona através de SaaS) teve um faturamento de R$ 1,7 bilhão em vendas em 2020, de acordo com os dados da Abrafarma. Além disso, o crescimento do e-commerce e do delivery de farmácia foi de 137%.

Com isso, podemos ver o quanto o SaaS no e-commerce farmacêutico pode promover o faturamento de pequenas e médias farmácias, assim como já promove o de grandes redes e franquias

Um dos melhores exemplos de SaaS bem-utilizados no setor farmacêutico é o da Raia Drogasil que tira entre 70% e 80% do seu faturamento apenas dos canais digitais. 

Mas quando pensamos em montar um e-commerce, automaticamente, pensamos que o custo disso não deve ser baixo, não é mesmo?

E é isso mesmo, se você montar um e-commerce do zero, os custos serão elevadíssimos, no entanto, já é possível montar a sua loja virtual com apenas alguns cliques e uma assinatura que cabe no bolso até de farmácias totalmente independentes que estão começando agora!

Quer saber como? Então…

Conheça a MyPharma

A MyPharma já tem 5 anos de experiência no mercado de software como serviço (SaaS) e desenvolveu um software de lojas virtuais para farmácias que desejam promover suas vendas na internet e aumentar seu faturamento mensal.

Com a MyPharma, você pode atender os clientes da sua região e entregar seus produtos através de um serviço de delivery.

O SaaS para farmácias da MyPharma se integra com o ERP do seu negócio e, em poucos cliques, disponibiliza o seu estoque para a sua loja online. 

Tudo fica integrado, suas vendas da loja física, as vendas da loja online, e o estoque também para que não ocorra nenhum erro. 

Veja algumas vantagens que você tem quando utiliza o SaaS da MyPharma:

  • redução de custos
  • aumento de vendas
  • fidelização de clientes
  • simplificação de processos
  • site e app exclusivos e 100% customizáveis
  • base de produtos e medicamentos completa
  • integração com o ERP de gestão da sua farmácia
  • hospedagem incluída
  • site totalmente seguro e responsivo para celulares 
  • gestão de catálogo
  • relatórios completos
  • integração com chat e WhatsApp
  • configurações de entrega delivery e retirada no balcão
  • diversas formas de pagamento
  • ações de marketing digital e otimizações para atrair clientes da sua região pelo Google
  • gestão de clientes
  • suporte premium
  • atualizações e melhorias contínuas
  • e muito mais!

Quer saber como a MyPharma funciona? Então assista o vídeo abaixo:

.

Quer conhecer melhor a MyPharma e entender como podemos te ajudar a aumentar o faturamento da sua farmácia?

Então clique no botão abaixo para visitar nosso site:


Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!

Sua farmácia continuará perdendo clientes
por não ter presença online?

Assista agora uma demonstração sem compromisso.
ASSISTIR DEMONSTRAÇÃO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram