Devo Contratar Serviço de Motoboy para Minha Farmácia?

Devo Contratar Serviço de Motoboy para Minha Farmácia?

Ofertar um sistema de delivery através do serviço de motoboy possibilita às farmácias aumentar seu ticket médio, alcançar novos clientes e é, também, um excelente método para aplicar estratégias de marketing. 

A imagem mostra o serviço de motoboy para farmácia em execução.

Essa é uma tendência que vem crescendo bastante frente aos excelentes resultados que tem gerado às farmácias e outros estabelecimentos.

Entretanto, a contratação de um entregador de farmácia costuma gerar algumas dúvidas em quem busca o serviço. Isso porque as diferentes ofertas desse serviço têm seus benefícios e desvantagens.

Entre as perguntas que surgem na hora de abrir um delivery de farmácia online sempre encontramos: 

  • é vantajoso para uma farmácia oferecer entrega em domicílio?
  • quais os custos para contratar um motoboy?
  • e os custos para terceirizar o serviço de motoboy?
  • quais os prós e contras desse serviço?
  • existe alguma empresa que pode facilitar essa contratação?

Se você busca respostas para essas perguntas, está no lugar certo!

Acompanhe a leitura para sanar as principais dúvidas a respeito do serviço de motoboy na sua farmácia!

Talvez te interesse ler também : Devo Oferecer Delivery em Minha Farmácia?

Como funciona o serviço de motoboy?

Antes de decidir contratar um serviço de motoboy para sua empresa, é importante entender como ele funciona, quem é o profissional que o executa e com qual área da sua farmácia ele se relacionaria.

Vejamos!

O que é o serviço de motoboy?

A profissão de motoboy foi regulamentada em 2009 por meio da Lei Nº 12.009 de 2009 que estabelece normas e diretrizes para o registro profissional e a prestação do serviço.

Em geral, o serviço de motoboy é ofertado por um profissional que coleta, transporta e entrega produtos, pacotes, documentos etc.

Além disso, há outras atividades que se enquadram nesse serviço:

  • realização de pagamentos, saques e depósitos;
  • autenticação de documentos;
  • realização de serviços em correios e cartórios; e
  • resolução de possíveis imprevistos com as entregas.

Cabe ressaltar que, ainda que o serviço de motoboy tenha diversas naturezas, é importante definir sua área de atuação ao contratá-lo. Com isso, evita-se problemas com a execução de serviços não contratados e suas entregas podem ocorrer sem imprevistos. 

Além disso, há profissionais que executam alguns serviços específicos. Nem sempre é possível contratar um serviço de motoboy que resolva suas entregas e suas pendências administrativas; e, às vezes, isso nem é desejável. 

Por isso, ao buscar como funciona um serviço de motoboy na sua região, pergunte sobre profissionais que possam resolver suas entregas em domicílio com agilidade e outros que trabalhem com a parte financeira e administrativa de empresas. 

Mas antes de pensar em como oferecer serviços de motoboy na sua farmácia e contratar um, veja alguns requisitos exigidos pela profissão para não errar na escolha:

Requisitos para o motoboy:

  • ter no mínimo 21 anos;
  • ter CNH com a categoria A por, pelo menos, 2 anos;
  • ser aprovado em curso específico, nos termos da regulamentação do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) para o desenvolvimento da atividade.

Além disso, a cada cinco anos, o profissional deve passar por uma reciclagem de conhecimentos e habilidades para manter-se atualizado com relação à legislação de trânsito vigente.

Requisitos para a moto utilizada em serviço de motoboy:

  • ter no máximo 15 anos de uso;
  • possuir no mínimo 95 cilindradas;
  • possuir registro na categoria de veículos de aluguel;
  • estar registrada na espécie carga, não passageiro;
  • ter placa vermelha;
  • contar com protetor de motor mata-cachorro, fixado no chassi do veículo, destinado a proteger o motor e a perna do condutor em caso de tombamento (de acordo com a legislação do CONTRAN);
  • ter aparador de linha antena corta-pipas (de acordo com a legislação do CONTRAN);
  • contar com faixas refletivas, inclusive no colete e capacete utilizados em horário de trabalho.

Além desses requisitos, a motocicleta deverá ser submetida, anualmente, a uma vistoria visual na Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito (CETTRANS); e passar, semestralmente, por uma inspeção mecânica, realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Você pode conhecer a lei 12009/09 na íntegra no site do Planalto

Com qual área da farmácia o motoboy se relaciona?

Depende da necessidade da sua farmácia!

Para realizar entregas de medicamentos e produtos, o motoboy atua diretamente com as equipes de atendimento, logística e comercial. 

Já para realizar entregas de documentos e dinheiro ou efetuar serviços administrativos e financeiros, ele atua diretamente com a equipe administrativa. 

Por que oferecer serviços de motoboy na sua farmácia?

Mesmo tendo uma previsão de crescimento em 8% para 2021, o mercado farmacêutico é competitivo. E uma alternativa para se destacar entre a concorrência é a oferta de entrega em domicílio. 

Excelência no atendimento e uma entrega igualmente boa e ágil é a chave para aumentar o faturamento da sua farmácia!

Com a oferta de serviço de motoboy para retirar as mercadorias é possível perceber um aumento no número de clientes e também suas retenções e fidelizações

Além disso, os processos internos e externos se tornam mais ágeis e aumenta-se a capacidade de atendimento do estabelecimento. Isso influencia o giro de mercadorias e a evolução das vendas da farmácia ou drogaria. 

Como contratar um serviço de motoboy?

Existem três formas de ofertar esse serviço em sua empresa, são elas:

  • contratando um profissional autônomo em modelo PJ (pessoa jurídica); 
  • contratando um motoboy como funcionário interno da empresa em acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); ou 
  • através de uma empresa de motoboys que terceiriza o serviço;

Entretanto, ao considerar qualquer uma dessas modalidades de contratação é necessário comparar os benefícios e desvantagens de cada um. 

De antemão, pode-se dizer que contratar um profissional autônomo não é uma opção interessante para as farmácias, pois o profissional acaba realizando diversos serviços e não fica disponível para a sua empresa.

Ao ofertar um serviço que exige rapidez e uma certa periodicidade do motoboy, contratar alguém em modelo PJ acaba prejudicando esses pontos. 

Por isso, geralmente considera-se e indicam-se apenas as contratações de motoboys como funcionários internos ou terceirizados. 

Vamos analisar cada uma dessas opções e começamos pela contratação terceirizada através de empresa de entregas!

Terceirizar serviço de motoboy para empresas

Aumentar a taxa de lucro e ter um melhor controle financeiro, trabalhista e administrativo é o desejo de todo gestor de empresas. E terceirizar um serviço de motoboy para empresas pode te proporcionar exatamente isso!

Geralmente, ao contratar um serviço terceirizado, existem custos mensais fixos, mas como o lucro da entrega em domicílio depende muito das vendas realizadas, nem sempre essa é a opção ideal para farmácias. 

Por isso, a busca por empresas que oferecem serviços de motoboy baseados no número de entregas tem crescido. E a startup SODE é umas das que vêm inovando nesse ramo.

Gráfico. A imagem mostra a logomarca da SODE, uma empresa que oferta o serviço de motoboy para outras empresas.

Através de uma plataforma digital ágil e simplificada, a SODE promove a conexão entre estabelecimentos e motoboys

Nessa plataforma, as empresas podem entrar em contato com entregadores que oferecem seus serviços.

Uma das vantagens de contratar serviços através da plataforma é não ter gastos com a admissão de funcionários internos. 

Entre as regiões atendidas pela SODE estão o Nordeste (em Fortaleza, João Pessoa, Campina Grande, Maceió, Recife, Teresina, Aracaju e Salvador) e o Sudeste (em São Paulo, capital, e Ribeirão Preto). 

Eles promovem o conceito de “delivery eficiente e sem complicações” e inserem inteligência logística para aperfeiçoar o gerenciamento de entregas de empresas.

Com isso, eles disponibilizam motoboys preparados e fáceis de serem contatados.

Cuidados ao terceirizar um serviço de motoboys

Ao terceirizar qualquer serviço é muito importante avaliar a empresa

Nem sempre empresas bem-conceituadas como a SODE estão disponíveis no Brasil inteiro, por isso é muito importante avaliar alguns fatores como:

  • conceito, valores e cultura da empresa;
  • cases de sucesso;
  • disponibilidade de um bom número de motoboys durante todo o dia e noite;
  • comportamento profissional dos entregadores; e
  • feedbacks dados pelos clientes.

Além disso, é necessário pesquisar os valores cobrados pelos serviços e realizar orçamentos baseados num número X de possíveis entregas para poder comparar a oferta de diferentes empresas.

Equilibrar custos, benefícios e qualidade do serviço é fundamental para obter bons resultados. 

Para alcançar tudo isso, é necessário traçar uma ótima estratégia no seu delivery, oferecendo a melhor taxa de entrega e estimulando os clientes a consumirem mais.

Fazer isso não é difícil! E para te ajudar, nós da MyPharma desenvolvemos a Calculadora “Boi de Piranha de Delivery”

“Boi de piranha” é uma expressão que representa o sacrifício de um bem menor e de pouco valor para que bens maiores não sofram dano. 

E é isso que nossa calculadora de delivery faz! Ela calcula o melhor custo de uma entrega para beneficiar o ticket médio da sua farmácia e o valor mínimo de compra para a realização da entrega.

Baixe nossa calculadora de delivery neste formulário:

Vantagens ao contratar serviço terceirizado de motoboy

  • não precisar contratar funcionários internos;
  • utilização do serviço por demanda;
  • desoneração de custos fixos;
  • variedade de profissionais disponíveis;
  • não ter falta causada por problemas pessoais ou de saúde (a empresa terceirizada sempre tem profissionais para a substituição); e
  • desoneração com compra de motos, combustíveis, equipamentos de EPI etc.

Desvantagens ao contratar serviço terceirizado de motoboy para farmácia

  • possibilidade de contratar empresas com comunicação arcaica e não idôneas com profissionais não treinados.

É importante salientar que essas desvantagens existem, mas acontecem quando não é feita uma boa procura por empresas de serviços de motoboys. 

Seguindo as nossas dicas de como ter cuidados na hora de terceirizar o serviço, seguramente você encontrará uma ótima parceria com entregadores de farmácias. 

Contratar motoboy como funcionário interno da farmácia

O procedimento para a contratação de um motoboy interno segue o modelo de admissão de qualquer funcionário da farmácia. 

Há uma relação de documentos necessários para a admissão que inclui exames e avaliação médica. Os custos com o funcionário são os relacionados à respectiva classe trabalhista dos motoboys.

Na hora de realizar uma contratação interna é necessário buscar um bom entregador de farmácia. Para saber se os candidatos são adequados à vaga você precisa observar alguns fatores.

E para te ajudar a contratar o motoboy certo, separamos as dicas abaixo:

  • entreviste vários profissionais: ainda que te tome algum tempo, entrevistar profissionais diferentes te dará alguns parâmetros de comparação que te fará ter uma boa visão sobre cada candidato. Isso facilita a decisão de quem é pessoa certa a ocupar a função;
  • realize testes de paciência, calma e simpatia: essas características básicas são necessárias a qualquer entregador de farmácia. É ele quem entrará em contato direto com o cliente e causar uma impressão que marcará o seu negócio. Ou seja, a fidelização do seu cliente depende muito do atendimento prestado pelo motoboy;
  • teste o profissional por um tempo predeterminado: senso de cautela, pontualidade e bom trabalho em equipe são fatores que só conseguimos medir depois que o funcionário entra para a equipe. Você pode contratar o motoboy como autônomo por um tempo predeterminado e, só após avaliar esses critérios, decidir por sua contratação efetiva. 

Vantagens ao contratar motoboy como funcionário 

  • criar vínculos entre o profissional e a empresa;
  • conhecer a fundo quem é e como atua esse profissional nas suas entregas; e
  • ter um funcionário sempre à disposição para efetuar as entregas sem depender da comunicação com a empresa terceirizada (via aplicativo para serviço de motoboy ou telefone). 

Desvantagens na contratação de motoboy como funcionário

  • possibilidade de faltas no dia de trabalho e falta de assiduidade, gerando a necessidade de terceirizar o serviço no dia; e
  • necessidade de contratar 2 ou mais motoboys dependendo do fluxo e horários de trabalho, aumentando os custos com folha de pagamento. 

Devo contratar um serviço de motoboy para a minha farmácia?

Sim! Ofertar esse serviço é essencial para aumentar o ticket médio da sua farmácia e reter clientes que acabariam mudando para o concorrente mais próximo. 

Vale ressaltar que com o aumento da população idosa no Brasil, cada vez mais é necessário ofertar um serviço de venda e entrega no qual esses clientes não precisem se deslocar até a farmácia. 

Ter a possibilidade de receber seus medicamentos em casa representa um crescimento na retenção e fidelização dos seus clientes. 

Apenas atente-se às nossas dicas na hora de efetuar uma contratação para esse serviço e, no caso de terceirizá-lo, busque por uma empresa como a SODE. 

Procure empresas que atuem de forma moderna, especializada e que se preocupem em facilitar as entregas com tecnologia e qualidade confirmada. Se a SODE ainda não atende a sua região, busque empresas que tenham esse mesmo padrão de qualidade. 

Para saber mais sobre como ofertar um serviço de excelência na sua farmácia, recomendamos nosso artigo 8 Dicas para um delivery de farmácia perfeito!


Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!

Sobre a MyPharma

Plataforma de loja virtual para sua drogaria, farmácia, pet shop , loja de perfumaria ou de suplementação.

comercial@mypharma.net.br

Material Grátis:
FECHAR