Antes de dominar técnicas de vendas para farmácias e drogarias que ajudarão a aumentar o ticket médio e o faturamento do seu negócio, é necessário atrair mais clientes.
Após atrai-los, é necessário retê-los ou fidelizá-los. Fazê-los voltar ao seu estabelecimento farmacêutico ou ao seu canal de delivery é uma tarefa que pode ser fácil se você adotar as estratégias certas.
Uma das estratégias mais buscadas e utilizadas por gestores de farmácias e drogarias que querem promover seus negócios é o marketing digital.
Essa estratégia é a base de um negócio bem-estruturado quando falamos atração de clientes e pode ser executada até por pessoas sem experiência na área.
Por isso, criamos um eBook com técnicas valiosas que vão te ajudar a atrair, reter e fidelizar mais clientes através do marketing digital.
Para ler esse eBook, basta clicar na imagem abaixo!
Entretanto, nosso foco agora é a conversão de visitantes (os que já foram atraídos) em clientes e nas técnicas que podem ajudar nessa conversão.
Se você unir essas técnicas com ações de vendas e estratégias para agregar vendas sem empurrar produtos aos seus clientes, com certeza o seu ticket médio crescerá e, também, a fidelização de clientes.
Vamos lá?
5 técnicas de vendas para farmácias ou drogarias
Confira abaixo técnicas de vendas para farmácias e drogarias que te auxiliarão a reter/fidelizar mais clientes e a vender mais!
1. Recepcione seu cliente - tática Apple Store!
Você conhece as lojas da Apple? Se conhece, sabe que elas são o maior sucesso em vendas por metro quadrado em todo mundo!
E você sabe como eles alcançam esse sucesso? Com dedicação total à satisfação do cliente!
Isso começa na porta de cada Apple Store, com um funcionário dedicado a cumprimentar e atender os clientes. Essa é uma técnica que funciona e converte mais!
Com isso, os clientes se sentem bem-recepcionados e buscam resolver todas as suas dúvidas e objeções (aqueles “gatilhos” que os impedem de fazer alguma coisa ou comprar algo).
Além disso, esse funcionário o ajuda a encontrar aquilo que procura ou pode passá-lo ao profissional responsável pela busca do cliente.
Mas você já deve estar se perguntando:
Como eu posso ter sempre alguém na porta da minha farmácia (ou drogaria)?
Em primeiro lugar, é importante entender que ter um profissional focado nesse atendimento primário não é um desperdício, já que muitos gestores pensam assim. Não é à-toa que eles também buscam técnicas para atrair mais clientes.
Se não for possível ter alguém focado nisso, opte por encaminhar um atendente que esteja ocioso.
Seja o farmacêutico, o atendente ou o balconista, é importante que haja sempre alguém que recepcione seus clientes na entrada ou logo em seguida.
Cliente que não é abordado é cliente que não volta.
Ainda que existam clientes que preferem fazer suas compras sem serem “incomodados”, eles precisam apontar que não precisam de ajuda.
Se eles entram e saem sem ninguém perguntar se eles precisam de ajuda, pode ter certeza que a sua concorrência ganhou um novo cliente sem fazer esforço.
Por isso, vale a pena usar a seguinte regra: “Quem não está fazendo nada fica na entrada da loja”.
2. Entenda o perfil do seu cliente farma e mantenha o bom humor em dia
Cada cliente tem um perfil diferente que varia desde a idade, sexo, histórico de saúde, etc.
E sabemos que é difícil gravar o perfil de cada cliente, ainda mais quando eles não frequentam muito o estabelecimento.
No entanto, há aqueles que visitam sempre a farmácia e acabam até criando laços com os funcionários.
Mas quando isso não é possível, podemos optar por alguns padrões no atendimento somados ao constante bom humor e disposição para atender.
Para um segundo e pense em: como está o atendimento dos seus funcionários hoje? Ele é o melhor e mais disposto possível?
Dentro dos padrões de atendimento que citamos está priorizar as pessoas com maior idade, desde o atendimento inicial até o checkout e saída da loja.
Acompanhe idosos, mães com crianças pequenas, grávidas, puérpuras, pessoas com deficiência (PcD) e outros perfis que necessitem de um maior acompanhamento.
Com o tempo, esses clientes passam a ser mais facilmente reconhecidos pelos seus funcionários e o atendimento passa a ser mais personalizado.
Mas, para isso, é necessário ter funcionários engajados nesses atendimentos mais pessoais.
Registrar esses clientes no seu sistema para farmácia assim como seu histórico de compras e necessidades específicas ajuda a manter o atendimento o mais personalizado possível.
Para isso, é possível contar com um bom sistema ERP que te ajude com uma estratégia omnicanal. Ou seja, uma estratégia que integra e melhora toda a experiência do seu cliente.
Quer entender mais sobre isso? Então clique no botão abaixo!
3. Automatize alguns processos dos seus balconistas/vendedores
Dentro de uma farmácia ou drogaria, a maior parte dos esforços dos balconistas ou atendentes deveria ser atender individualmente cada cliente, do início ao final da compra, conforme já citamos anteriormente.
No entanto, sabemos que muitas vezes isso é difícil, pois sempre há outras coisas a fazer dentro do ponto de venda (PDV).
Você já reparou se seus colaboradores passam muito tempo atendendo o telefone ou WhatsApp da loja?
Uma boa dica aqui é buscar automações para a venda remota, seja a de delivery ou aquela em que o cliente entra em contato via telefone ou WhatsApp para tirar dúvidas ou reservar o pedido para retirada no balcão.
Para isso, você pode adotar uma plataforma de delivery online focada em farmácias e drogarias, deixando seu time de PDV focado no PDV.
A MyPharma oferece hoje a melhor opção em automação de vendas e delivery para farmácias e drogarias.
Já são mais de 500 estabelecimentos em todos os Estados e Distrito Federal do Brasil que automatizaram seus processos com o sistema de loja virtual da MyPharma.
Para entender como a MyPharma funciona e, também, os planos super acessíveis, clique no botão abaixo:
4. Oferte atenção farmacêutica
Ainda que a atenção farmacêutica seja mais um serviço do que uma técnica de vendas propriamente dita, ela pode incrementar muito as vendas a sua farmácia ou drogaria.
Isso porque ter um profissional farmacêutico habilitado para a atenção farmacêutica traz para o seu estabelecimento aqueles pacientes que não conseguem ir ao médico para tratar problemas de saúde mais simples.
Exite uma série de atendimentos que a atenção farmacêutica para realizar e, com isso, os pacientes acabam realizando todo o tratamento no seu estabelecimento.
Por isso, a atenção farmacêutica acaba funcionando como uma técnica de vendas para farmácias e drogarias, já que ajuda a aumentar o faturamento do negócio.
Para saber mais sobre a atenção farmacêutica e como utilizá-la para promover o seu estabelecimento, clique no botão abaixo.
5. Promova a venda cruzada
A venda cruzada acaba sendo a técnica de vendas para farmácias e drogarias que mais traz resultados.
Isso porque ela consegue aumentar o ticket médio do estabelecimento e, consequentemente, o faturamento mensal.
Mas existe um cuidado necessário na venda cruzada que não pode escapar a nenhum farmacêutico, atendente ou balconista: não transformá-la em venda casada ou empurroterapia.
A venda cruzada consiste em oferecer produtos que podem complementar a experiência do seu cliente. Isso significa que você pode oferecer produtos necessários para aquela experiência, mas que não sabe se o cliente já possui.
Esse é o caso de quando compram esmalte e você oferece lixa, algodão ou acetona, por exemplo.
Já a venda casada consiste em obrigar o cliente a comprar produtos juntos, ou seja, formar um kit de produtos sem que eles sejam ofertados separadamente. Isso não vale para brindes que as marcam dão ao cliente quando compram seu produto.
Já a empurroterapia consiste em insistir/obrigar o cliente a comprar produtos relacionados, ou não, ao qual eles buscam sendo que ele já informou que não deseja os produtos “extras”.
A linha que separa a venda cruzada da casada e da empurroterapia é muito tênue. Por isso, é preciso ter bastante cuidado e tato com esta técnica de vendas.
Isso significa dizer que você precisa treinar a sua equipe para que não acabe tendo problemas com órgãos fiscalizadores e não exceda os limites do tratamento que deve ter com seus clientes.
Mas, vale ressaltar novamente que a venda cruzada é uma das técnicas de venda que mais trazem resultado, se não a que mais traz.
Quer saber mais sobre vendas cruzadas? Então clique no botão abaixo:
Conclusão sobre técnicas de vendas para farmácias e drogarias
Dominar técnicas de vendas para a sua farmácia ou drogaria vender mais, é algo que deve ser compartilhado com toda equipe.
Não adianta reter determinado conhecimento e querer cobrar que as outras pessoas o executem.
O primeiro passo é estudar essas técnicas, pô-las em prática, analisar se funcionam adequadamente, aperfeiçoá-las e, só então, compartilhá-las em um treinamento para todos os colaboradores.
O perfil do consumidor Farma é peculiar, pois a compra realizada na farmácia não costuma ter prazer envolvido, diferente de ramos como comida, roupas, etc.
Quando não há prazer envolvido diretamente na compra do produto, este prazer deve vir da experiência da compra, e isto passa por um atendimento prestativo, inteligente e personalizado ao cliente da farmácia.
Coloque isto em prática e comece a vender experiência ao invés de só produtos, onde tudo acaba em ter que baixar preço e perder margem de lucro.
Essas foram só algumas dicas de técnicas de vendas para farmácias e drogarias, para saber mais sobre como aumentar as suas vendas, leia o nosso Guia de Marketing. Basta clicar na imagem abaixo.
Você também pode se interessar por: ► Ideias inovadoras para farmácias
Ou: ► Plano de ação para drogaria: menos custos e mais lucro
Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!