Como Aumentar as Vendas da Farmácia pelas Redes Sociais

Como Aumentar as Vendas da Farmácia pelas Redes Sociais

O setor farmacêutico brasileiro vive um momento de amplo crescimento.

De acordo com o estudo “Farmácias e Drogarias: Mercado e Tendências” o faturamento chegou a R$ 110 bilhões de reais em 2019.

Todo esse crescimento é devido ao alto número de farmácias, que segundo o Conselho Federal de Farmácia, existem mais de 87 mil estabelecimentos em funcionamento.

Por causa dessa enorme concorrência, muitas farmácias estão encontrando formas para aumentar suas vendas e se destacar no mercado.

Uma das maneiras para alcançar esses objetivos é vender seus produtos nas redes sociais, utilizadas por 62% dos brasileiros, segundo estudo da Hootsuite.

E nesse texto você vai saber como usar as redes sociais para aumentar as vendas da sua farmácia.

Por que investir nas redes sociais?

As redes sociais são espaços virtuais onde pessoas compartilham informações e experiências entre si. Mas também pode ser usado para relacionar pessoas e empresas.

E para ter grande presença nas mídias sociais, as farmácias ganham com:

Divulgação dos produtos

Existem algumas restrições em relação a divulgação de remédios nas redes sociais e em outros canais exclusivos de divulgação.

Uma delas é a obrigatoriedade da divulgação e das vendas, que tem que ser pelo site próprio da farmácia. Isso porque, o domínio tem os dados da empresa e tem autorização dos órgãos competentes de vigilância para comercializar medicamentos.

Isso vale para remédios que têm prescrição médica, como os utilizados para especializações da odontologia, mas produtos de beleza e medicamentos sem prescrição podem ser promovidos nas redes sociais sem muita burocracia.

Assim, você pode divulgar os produtos em que a farmácia tem mais foco, podendo definir datas sazonais para comercializá-los.

Redução do custo de aquisição

O chamado custo de aquisição do cliente é uma métrica utilizada para tornar viável o negócio e quanto custa cada cliente na sua farmácia.

Ele é utilizado basicamente se um determinado modelo de negócio é lucrativo e o que deve fazer para chegar nesse objetivo.

A vantagem das redes sociais é que o cliente interessado que gostou da sua farmácia pode divulgar a loja para outras pessoas, recomendando como a melhor do mercado.

Isso acaba gerando uma redução no custo de aquisição dos clientes e também da perda de clientes, pois o cliente satisfeito vai aumentar as chances dele se fidelizar ao negócio.

Como vender nas redes sociais?

Uma das principais etapas para se organizar na hora de divulgar medicamentos e outros produtos é o planejamento.

Com o planejamento estratégico do seu negócio, será possível definir o posicionamento da farmácia no mercado.

Uma boa dica é definir o seu nicho de atuação. Assim é muito mais fácil conquistar bons resultados quando se tem um público segmentado.

Trabalhando a segmentação do público será possível construir a imagem da empresa e seu posicionamento. A posição no mercado é a forma como o público enxerga a farmácia.

Ou seja, quanto melhor a imagem da farmácia, melhor avaliada ela será.

Outras ações devem ser tomadas para se destacar nas redes sociais, tais como:

1 – Invista em conteúdo de alta qualidade

Com o público-alvo em mente, a farmácia pode desenvolver conteúdos de alta relevância para agregar ao seu cliente. Pois, não se trata apenas de postar um conteúdo, mas que ele seja interessante para quem o lê, assiste ou vê.

Uma dica é produzir textos e vídeos sobre dicas para usar medicamentos e outros temas relacionados ao assunto tratado.

Outra forma de gerar engajamento é produzir imagens com pequenas dicas e informações relevantes.

Dessa maneira, isso vai atrair muitos clientes, desde consumidores finais, até um dono de uma clínica odontológica  vão considerar a sua farmácia uma autoridade no assunto e isso será decisivo na decisão de compra. 

2 – Definir a rede social para produzir conteúdos

Cada rede social tem suas características e limitações e nem todas geram os mesmos resultados.

Existem mídias sociais que dão resultados melhores do que outras. Para definir qual o canal ideal para a publicação de textos, a dica é fazer um teste para saber o desempenho do conteúdo em cada rede.

Assim, será possível reavaliar as estratégias de publicação e define aquilo que dá resultado, ou não, intensificando as suas ações.

3 – Escolha a data de publicação

Na hora de publicar algo nas redes sociais da farmácia é necessário definir uma estratégia clara.

Em primeiro lugar, analise a quantidade de pessoas que se engajaram com a publicação, seja vendo, avaliando e comentando.

Observe a data e horário de maior engajamento do seu público e a partir dos resultados, publique os conteúdos e divulgue seus produtos no período de maior engajamento dos seguidores.

Dessa forma, ficará mais fácil a sua página encontrar o público na hora certa, aumentando as chances de engajamento e conversão em vendas.

4 – Invista em ferramentas para mídias sociais

Investir em ferramentas de gestão de mídias sociais ajudam na divulgação do negócio. Através desse mercado você poderá manter contato com o público e acompanhará, as publicações em todos os canais que a sua farmácia estiver presente. 

Com essas ferramentas você consegue programar as publicações na data exata, poupando tempo e evitando de esquecer a publicação de conteúdos nas páginas.

Usando essas ferramentas você também terá mais tempo para responder comentários e dar mais engajamento as páginas.

Invista nas redes sociais para alavancar sua farmácia

O mercado farmacêutico está em amplo crescimento no mercado e por causa disso, um grande número de farmácias existem no mercado.

E para superar a concorrência, as redes sociais se tornaram uma opção para alcançar tanto clientes comuns, quanto o dono de uma clínica dentária e até hospitais.

Com as redes sociais, a farmácia consegue divulgar remédios sem prescrição médica com facilidade e rapidez, aumentando as chances de encontrar pessoas interessadas.

Isso também ajuda na redução de turnover e da aquisição do cliente, pois o gasto será menor e maiores serão as chances do cliente satisfeito se fidelizar a marca.

Assim, sua farmácia terá mais chances de aumentar a lucratividade e se destacar no mercado.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Growth Hacker do Consulta Ideal.


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