Propaganda de Farmácia: Legislação e Dicas

Você sabe como fazer uma propaganda de farmácia adequada?

A publicidade de medicamentos e a propaganda de farmácia, geralmente, são um desafio para o gestor da farmácia. Isso porque fazer propagandas criativas para farmácia tem como intenção o retorno financeiro ao negócio e, ao mesmo tempo, cumprir toda a legislação. 

Mas como cumprir a missão de criar materiais de propaganda para farmácia que sejam atrativos, e que respeitem às leis, como a RDC 44 09?

Hoje, trazemos dicas importantes e modelos de textos para propaganda de farmácia que você poderá usar gratuitamente em ações promocionais da sua farmácia!

Tudo isso sem complicações legais!

Mas antes de começarmos, baixe a lista de medicamentos que podem ser utilizados em propaganda de farmácia ou publicidades. 

Preencha o formulário abaixo e receba a lista no seu e-mail antes de terminar de ler este artigo!

O que é publicidade e propaganda? Diferença!

A publicidade tem por objetivo promover um serviço ou produto, ou seja, vendê-lo. Já a propaganda visa transmitir ideias e influenciar o comportamento dos indivíduos. 

A confusão entre os termos é muito comum e, geralmente, eles são utilizados como sinônimos, mas não são! Entretanto, o uso indiscriminado dos termos no Brasil não é um grande problema quando não utilizado no âmbito acadêmico e não oferece riscos ao comerciante que utiliza os serviços. 

A única preocupação necessária ao gestor de farmácia é cumprir as legislações vigentes. Por isso, aqui vamos utilizar os 2 termos, tendo em mente que a publicidade ou propaganda de farmácia, ou de medicamentos, sempre visa a venda e o aumento no faturamento do sue negócio. 

Propaganda de medicamentos

Ao fazer propaganda de remédios ou divulgar uma farmácia, tenha cuidado com as imagens. Não use imagens dos medicamentos em panfletos, flyers ou mídias socais, como Facebook e Instagram. 

Somente os medicamentos chamados OTC ou MIPS (Medicamentos Isentos de Prescrição) inscritos na tabela CMED, podem ter as imagens de suas embalagens usadas em propagandas ou publicidades.

Clique no botão abaixo para baixar a tabela CMED!

botão com link para baixar a tabela CMED

Descontos PBM para medicamentos

Ao fazer propaganda de medicamentos, tenha em mente o PBM (Programa de Benefício em Medicamentos).

A farmácia ou drogaria que adere ao Programa de Benefícios em Medicamentos, utilizando programas como o Portal da Drogaria, obtém descontos dos fabricantes de medicamentos. 

Isso, ajuda a aumentar as vendas do seu negócio e a fidelizar mais clientes, que tendem a continuar comprando no mesmo estabelecimento.

Dica importante: sempre use mensagem “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO” em todo marketing farmacêutico e de medicamentos.

Panfletos de farmácia e flyer

Ao fazer panfletagem e flyer para farmácia, tenha em mente que todas as informações no layout do panfleto devem ser claras e objetivas. Atente-se, também, à qualidade do design. 

É importante considerar que a propaganda de drogaria exige alguns pontos que vão além do preço. Um deles, por exemplo, é conseguir passar confiança ao espectador. Por isso, tenha um slogan que transmita essa confiança ou, pelo menos, alguma frase que alcance esse resultado. 

Quando falamos de design, evite confeccionar panfletos poluídos, com desconexão entre cores e excessos de texto. Veja, abaixo, um modelo de propaganda feita através de um panfleto publicitário que segue o que acabamos de dizer: 

Exemplo de flyer para propaganda de farmácia
 

Você pode utilizar esse formato para fazer publicidades ou propagandas de ações promocionais da sua farmácia. Esse modelo é ótimo porque entrega a sua mensagem sem cansar a vista do seu espectador. Lembre-se que, às vezes, menos é mais.

Se for montar um tabloide, foque em exibir produtos que realmente tenham apelo comercial e que estejam com preços atrativos.

Não adianta adicionar dezenas de itens sem apelo ao público e com preços que não estejam razoáveis, pois o público só vai criar uma imagem de que sua farmácia ou drogaria é cara.

Placas de promoção para propaganda de farmácia e drogarias

Suas ofertas precisarão de placas de promoção dentro da farmácia, pois, tão importante quanto fazer ofertas criativas, é divulgá-las adequadamente. 

Mas como fazer uma promoção em drogaria que chame atenção?

O formato, o layout e a posição das placas de promoção são cruciais para o sucesso da conversão dentro da loja. Veja, abaixo, alguns modelos de placas!

Wobbler

A imagem mostra um wobbler utilizado em propaganda de farmácia
 

O Wobbler é uma peça utilizada em ações comerciais que costuma ter entre 14 e 20 cm de diâmetro. Ela é fixa na estante ou gôndola através de uma haste plástica transferente e isso causa uma sensação de que a peça está flutuando perto da prateleira. 

Móbile promocional

A imagem mostra um móbile promocional
 

O Móbile Promocional costuma ter tamanhos e formatos variados e é preso ao teto do estalecimento com um fio de nylon (ou uma linha clara), ficando suspenso sobre o produto que pretende destacar.

Um dos pontos altos dessa placa é que ela se destaca de qualquer ponto da farmácia ou drogaria e tende a atrair os clientes que querem saber o que há em promoção naquele ponto. 

Display de balcão

A imagem mostra um display de balcão
 

Já os displays de balcão de farmácia são ótimos para realçar os itens em promoção que, muitas vezes, podem passar despercebidos por clientes desatentos ou que estão com pressa. 

Todas essas opções podem, e devem, ser utilizadas por farmácias e drogarias que querem aumentar o ticket médio e o faturamento, pois ressaltam ao consumidor aqueles itens em promoção.

Isso pode aumentar, inclusive, as compras por impulso, já que é normal comprarmos um produto pela condição do momento. 

Portanto, foque em utilizar esses recursos nos itens de perfumaria (tudo o que não é medicamento) e naqueles medicamentos isentos de prescrição que realmente apresentam uma redução de preço e apelo aos consumidores.

Propaganda de Farmácia Popular

Toda publicidade envolvendo o programa Farmácia Popular deve ser cuidadosa. 

Farmácias e drogarias credenciadas ao programa devem cumprir com rigor as normas de publicidade do “Manual de diretrizes para a aplicação em peças publicitárias do Aqui Tem Farmácia Popular”.

Preencha o formulário abaixo e receba esse Manual, no seu e-mail, em apenas 1 minuto!

Materiais obrigatórios do Programa Farmácia Popular

  • Adesivo oficial;
  • Banner oficial;
  • Cartaz oficial com valores de referência.

O adesivo de credenciamento do programa Farmácia Popular, é a única arte publicitária disponibilizada pelo Ministério da Saúde. Ele contém um selo holográfico antifalsificação de reprodução proibida e não pode ser alterado de qualquer forma. 

A disposição do adesivo deve ser feita, OBRIGATORIAMENTE, próximo ao caixa 

Quanto ao banner e o cartaz, deverão ser confeccionados pela própria farmácia ou drogaria seguindo as orientações técnicas do Manual de Diretrizes que você pode baixar no formulário acima. 

Modelo de banner obrigatório: 

A imagem mostra o modelo de banner obrigatório utilizado no programa farmácia popular
 

Modelo de cartaz obrigatório com valores de referência (exemplo para o estado de São Paulo):

A imagem mostra o modelo de cartaz obrigatório com valores de referência utilizado no programa farmácia popular

Materiais não obrigatórios do Programa Farmácia Popular

A lista de materiais gráficos abaixo são de suma importância para você atrair clientes para sua farmácia. Sobretudo aqueles que usam o Programa Farmácia Popular!

  • flyer ou fôlder;
  • banner institucional;
  • display;
  • móbile;
  • mub;
  • outdoor;
  • adesivo de balcão e vitrine de farmácia;
  • adesivo espelhado;
  • anúncio de página dupla, meia página ou página inteira;
  • placa de sinalização;
  • texto-base para comerciais.

Se sua farmácia trabalha com o programa Farmácia Popular, considere colocar, pelo menos, 5 dos materiais visuais acima dentro da loja!

Mas CUIDADO, não basta pedir a uma gráfica da sua cidade confeccionar os materiais de qualquer forma! É preciso que os materiais sigam os modelos oficiais do governo, tanto no tamanho como nas artes. 

Abaixo, disponibilizamos gratuitamente todos os modelos das artes do Programa Farmácia Popular para você baixar e enviar para a gráfica!

Textos para propaganda de farmácia

Para fazer uma publicidade em rádio, mídias sociais ou panfletos, você vai precisar de um texto para farmácia atrativo.

Ressaltamos novamente que estes textos devem passar confiança e ser persuasivos ao cliente.

Muitas vezes, fazendo textos por conta, acabamos pecando em alguns destes aspectos. 

Por isso, o auxílio de profissionais de marketing e publicidade é essencial na elaboração destes textos e frases de farmácia. No entanto, nem sempre temos estes profissionais à disposição, ou o orçamento acaba não condizendo com a realidade.

Tendo isto em vista, caso você prefira fazer um texto publicitário por conta própria, considere os seguintes aspectos:

  • utilizar uma ortografia adequada à linguagem padrão é fundamental em frases para farmácia;
  • a linguagem precisa ser de fácil entendimento;
  • o texto da propaganda precisa ser criativo;
  • faça testes antes de veicular o texto perguntando às pessoas se a mensagem ficou clara;
  • e ajuste o texto de acordo com os feedbacks.

Exemplos de textos criativos e prontos para propaganda de farmácia

Os exemplos de textos prontos abaixo podem servir como base para o seu texto. Você pode alterá-los de acordo com a realidade da sua região, adaptando frases para a sua farmácia.

 1. Abordagem mais tradicional

Saúde e bem-estar em primeiro lugar! É isto que nós da (nome da farmácia) acreditamos.

Com tradição, bom atendimento e ótimos preços em medicamentos e perfumaria, aqui na (nome da farmácia), você é sempre bem-vindo!

Visite a nossa loja, na rua (endereço completo), ou então peça pelo nosso telefone xx – xxxx- xxxx (ou site/whatsapp).

 2. Abordagem de percepção de preço agressivo

Cansado de pagar caro em medicamentos?

Os maiores descontos em medicamentos e perfumaria de (nome da cidade) estão na (nome da farmácia)!

Na (nome da farmácia), você também encontra todos os medicamentos do programa Aqui tem Farmácia Popular!

Medicamentos gratuitos ou com descontos de até 90%!

Aproveite também os benefícios do cartão cliente amigo. Faça seu cadastro de forma rápida e gratuita e aproveite os descontos exclusivos!

Venha nos visitar na rua (endereço da farmácia), ou peça pelo telefone  xx – xxxx- xxxx (ou site/whatsapp).

 3. Abordagem na facilidade de entrega à domicílio

Chegar em casa, relaxar e aproveitar a família é o que todo mundo quer!

Para comprar medicamentos e perfumaria, você não precisa mais sair do conforto do seu lar!

A (nome da farmácia) tem o delivery mais rápido da cidade!

E o melhor, você não paga taxa de entrega para pedidos acima de R$ xx,xx (valor adotado)!

Ficou fácil, né?

Peça seu delivery agora, pelo telefone xx – xxxx- xxxx, ou então por nosso site www.xxx.com.br

 4. Texto para inauguração de farmácia

Abaixo estão algumas frases que podem ser utilizadas para promover a inauguração da sua farmácia ou drogaria:

Estamos chegando! Farmácia “xxx”, em breve na rua “endereço completo”.

 

Inauguração da mega loja da Farmácia “xxx”. Você não pode perder!

 

Farmácia “xxx”, mais economia para o seu dia a dia! Em breve na rua “endereço completo”.

 

Você não pode perder! Venha conhecer a Farmácia “xxx” e aproveitar nossas super ofertas de inauguração!

 

Qualidade e economia, é na Farmácia “xxx”. Venha fazer-nos uma visita!

 

Convite especial: você é nosso convidado! Venha conhecer a Farmácia “xxx” na rua “endereço completo”.

Você também pode se interessar por: ► Ideias para inauguração de farmácia.

Slogan de farmácias

Você sabe como criar um slogan para farmácia que seja ideal e que reflita bem o seu negócio?

É um erro muito comum de gestores de farmácia utilizar frases comuns no slogan, porém o slogan da sua farmácia deve ser único. Então, fuja do comum!

Confira 4 dicas que o slogan de farmácia deve seguir:

4 dicas para slogan de farmácia

  1. O slogan de farmácia deve ter no máximo 40 caracteres.
  2. Deve ser fácil de ser guardado na memória.
  3. Precisa combinar com o nome da farmácia.
  4. E deve passar alguma mensagem. Nunca crie um slogan vazio e genérico.

Está precisando de ideias de slogan para farmácias? 

Então, preencha o formulário abaixo e receba, no seu e-mail, uma uma ferramenta de criação automática de slogans, que considera o nome e outros fatores da sua farmácia para criar o slogan!

Marketing digital para farmácias

A forma mais rápida, barata e mensurável de se obter retornos em termos de marketing para uma farmácia, sem dúvidas é por meio do marketing digital para farmácias!

Hoje, segundo o IBGE, existem quase 120 milhões de brasileiros conectados à internet!

Além disto, um brasileiro passa em média quase 4 horas por dia só em redes sociais!

Empolgante, não?

No entanto, antes de sair  dando tiro pra tudo que é lado, é preciso entender algumas coisas:

  • conceitos básicos de marketing digital;
  • primeiros passos a serem trabalhados;
  • estratégias orgânicas em google, Facebook e Instagram;
  • estratégias pagas nestas mesmas mídias;
  • medir o resultado e aprimorar constantemente.

Para você começar a aprender sobre marketing digital para a sua farmácia na prática, preparamos um eBook gratuito que resume tudo isto de forma muito didática e fácil de entender!

Clique no botão abaixo e baixe o nosso Guia de Marketing Para Pequenas e Médias Farmácias:

botão com link para baixar o ebook do nosso guia de marketing para pequenas e médias farmácias, utilizado para guiar propaganda de farmácia
 

Você também pode se interessar por: ► Qual a Melhor Plataforma de Loja Virtual para Farmácias?

Criando um comercial de farmácia: Propagandas em rádio e jingles para a sua farmácia

Além dos tópicos que já tecemos neste artigo, também é muito importante estar atento à qualidade e a legislação quando se fala em Áudio Marketing.

O Áudio Marketing é uma maneira de chamar a atenção e atrair novos clientes para a farmácia. 

Por meio da confecção personalizada de textos para vinhetas de farmácia, você pode veicular este conteúdo em rádios, mídias sociais, carros de som e até utilizar dentro do PDV.

Como escolher a estratégia do jingle por tipo de veiculação?

Na hora de mandar confeccionar seus jingles, é importante estar atento à qual mídia você pretende investir, e aqui vão algumas dicas:

  • Rádio: por ser uma mídia mais tradicional, o público é de uma faixa etária mais elevada. Então, foque no nicho de idosos para este tipo de mídia, seja escolhendo o tipo de produto a ser divulgado e até a linguagem adequada.
  • Mídias sociais: neste tipo de mídia, o público tende a ser mais jovem que o do rádio. Então, foque no jingle como um bom recurso para vídeos promocionais a serem veiculados, por exemplo, em Facebook e Instagram.
  • Carros de som: já neste formato, é inevitável abordar o público geral. Ao rodar por uma cidade, o carro passará por crianças até idosos, então foque em uma comunicação de fácil compreensão e que não tenha afinidade específica com um único tipo de público.

Mais do que as dicas elencadas aqui para jingles de farmácia, o importante é buscar um bom profissional na hora de confeccionar estes jingles.

Contratar uma empresa que tenha qualidade e experiência anterior bem sucedida no nicho de farmácias, como a RGA Studio Jingles, é fundamental para o sucesso da campanha.

Veja um exemplo de 10 melhores jingles de propaganda de farmácia

Obs.: Todos os jingles do vídeo foram feitos pela RGA Studio Jingles.

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Assista também ao bate-papo entre o diretor da MyPharma, Carlos Henrique Soccol, e Giovani Dal Mas, produtor da RGA Studio:

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Conclusão: publicidade e propaganda de farmácia

Seja para fazer publicidade ou propagando em meios como panfletagem, mídias sociais, ou em alguma página web própria, a qualidade dos textos e das imagens é fator-chave.

Além disso, transmitir segurança ao cliente e estar de olho na legislação são pontos que você deve percorrer ao formatar a publicidade para farmácia.

Esperamos que este artigo tenha sido útil ao seu negócio. Aproveite outros materiais e conteúdos aqui do Blog!

E lembre-se que a propaganda de farmácia e medicamentos só pode ser feita com aqueles medicamentos isentos de prescrição. Então clique na imagem abaixo para baixar a lista completa desses medicamentos. 

banner com link para baixar a,lista de medicamentos OTC que podem ser utilizados em propaganda de farmácia
 

Leia também: 

► Ideias de marketing para farmácias!

► Ideias inovadoras para farmácias


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