Propaganda de Farmácia: Legislação e Dicas

Propaganda de Farmácia: Legislação e Dicas

Publicidade de medicamentos e propaganda de farmácia, em geral é um desafio.

Fazer propagandas criativas para farmácia, ter um bom retorno e ainda cumprir toda a legislação.

Mas como cumprir a missão de criar materiais de propaganda para farmácia que sejam atrativos, e que respeitem às leis, como a RDC 44 09?

Veja algumas dicas abaixo, e também acesse modelos de textos para propaganda de farmácia que você poderá usar gratuitamente e sem complicações legais!

Propaganda de medicamentos

Ao fazer publicidade de medicamentos, tenha cuidado com as imagens, não use imagens dos medicamentos em panfletos ou mídias socais, como o Facebook. Somente os medicamentos chamados OTC ou MIPS (Medicamentos Isentos de Prescrição) podem ter as imagens de suas respectivas embalagens usadas em propagandas.

Dica importante

Também, sempre use mensagem “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO” em todo marketing farmacêutico e de medicamentos.

Panfletos de farmácia

Ao fazer panfletagem, tenha em mente a clareza das informações no layout do panfleto, e também a qualidade do design. Propaganda de drogaria exige alguns pontos que vão além do preço, mas que também tragam confiança ao leitor.

Evite confeccionar panfletos poluídos, com desconexão entre cores e excessos de texto.

Se for montar  tabloide, foque a página em produtos que tenham realmente apelo comercial e que estejam com preços atrativos. Não adianta adicionar dezenas de itens sem apelo ao públicos e com preços que não estejam razoáveis.

Propaganda Farmácia Popular

Toda publicidade envolvendo o programa Farmácia Popular deve ser cuidadosa. Farmácias e drogarias credenciadas do programa devem cumprir com rigor as normas de publicidade do Manual de diretrizes para a aplicação em peças publicitárias do Aqui Tem Farmácia Popular”.

Materiais obrigatórios Farmácia Popular

  • Adesivo oficial;
  • Banner oficial;
  • Cartaz oficial com valores de referência.

O adesivo de credenciamento do programa Farmácia Popular, é a única arte publicitária disponibilizada pelo Ministério da Saúde. De forma alguma esta arte pode ser alterada, cabendo penas para tal atitude.

Quanto ao banner e o cartaz, deverão ser confeccionados pela própria farmácia ou drogaria.

Banner obrigatório

Banner propaganda farmácia popular

Cartaz obrigatório com valores de referência (exemplo para estado de São Paulo)

Cartaz com Valores de Referência Farmácia Popular

Materiais não obrigatórios

  • Flyer;
  • Banner institucional;
  • Display;
  • Móbile;
  • MUB;
  • Outdoor;
  • Adesivo de Balcão;
  • Adesivo Espelhado;
  • Adesivo para Vitrine;
  • Anúncio Página Dupla;
  • Anúncio Meia Página;
  • Anúncio Página Inteira;
  • Placa de Sinalização;
  • Texto-base para comerciais.

Baixe agora todas artes oficiais de materiais não obrigatórios do Farmácia Popular

Textos para propaganda de farmácia

Para fazer uma publicidade em rádio, mídias sociais ou panfletos, você vai precisar de textos atrativos.

Estes textos devem passar confiança e devem ser persuasivos ao cliente.

Muitas vezes, fazendo textos por conta, acabamos pecando em alguns destes aspectos, por isso o auxílio de profissionais de marketing e publicidade é essencial na elaboração destes textos. O porém é que nem sempre temos estes profissionais à disposição, ou o orçamento acaba não batendo com a realidade.

Tendo isto em vista,  caso você prefira fazer um um texto publicitário por conta, leve em consideração o seguinte:

  • Correta ortografia;
  • Linguagem de fácil entendimento;
  • Texto precisa tornar a propaganda criativa;
  • Faça testes, antes de veicular o texto. Pergunte às pessoas se a mensagem ficou clara;
  • Faça ajustes no texto de acordo com o feedback.

Exemplos de textos criativos para propaganda de farmácia

Obs.: Os exemplos abaixo servem como base. Você pode alterá-los de acordo com a realidade da sua farmácia.

 

Texto 1 – Abordagem mais tradicional

Saúde e bem estar em primeiro lugar. É isto que nós da (nome da farmácia) acreditamos.

Com tradição, bom atendimento e ótimos preços em medicamentos e perfumaria, aqui na (nome da farmácia) você é sempre bem-vindo!

Venha até a nossa loja, na rua (endereço completo), ou então pelo nosso telefone xx – xxxx- xxxx (ou site/whatsapp).

 

Texto 2 – Abordagem de percepção de preço agressivo

Cansado de pagar caro em medicamentos?

Os maiores descontos em medicamentos e perfumaria de (nome da cidade) estão na (nome da farmácia)!

Na (nome da farmácia) você também encontra todos os medicamentos do programa ‘Aqui tem Farmácia Popular’!

Medicamentos gratuitos ou com descontos de até 90%!

Aproveite também os benefícios do cartão cliente amigo, faça seu cadastro de forma rápida e gratuita e aproveite de descontos exclusivos!

Venha nos visitar na (endereço da farmácia), ou então pelo telefone  xx – xxxx- xxxx (ou site/whatsapp).

 

Texto 3 – Abordagem na facilidade de entrega à domicílio

Chegar em casa, relaxar e aproveitar a família, é o que todo mundo quer!

Para comprar medicamentos e perfumaria, você não precisa mais sair do conforto do seu lar!

A (nome da farmácia) tem o delivery mais rápido da cidade!

E o melhor, você não paga taxa de entrega para pedidos acima de (valor adotado)!

Ficou fácil, né?

Peça seu delivery agora, pelo telefone xx – xxxx- xxxx, ou então por nosso site www.xxx.com.br

Marketing digital para farmácias

A forma mais rápida, barata e mensurável de se obter retornos em termos de marketing para uma farmácia, sem dúvidas é por meio do marketing digital!

Hoje, segundo fontes do IBGE, existem quase 120 milhões de brasileiros conectados à internet!

Além disto, um brasileiro passa em média quase 4 horas por dia só em redes sociais!

Empolgante, não?

No entanto, antes de sair  dando tiro pra tudo que é lado, como diz o jargão popular, é preciso entender algumas coisas:

  • Conceitos básicos de marketing digital;
  • Primeiros passos a serem trabalhados;
  • Estratégias orgânicas em Google, Facebook e Instagram;
  • Estratégias pagas nestas mesmas mídias;
  • Medir o resultado e aprimorar constantemente.

Para você começar aprender marketing digital para sua farmácia na prática, escrevemos um eBook gratuito que resume tudo isto de forma muito didática e fácil de entender!

O eBook chama-se “Guia de Marketing Para Pequenas e Médias Farmácias”:

Veja também: Qual a Melhor Plataforma de Loja Virtual para Farmácias?

Propagandas em rádio e jingles para farmácia

Além dos tópicos que já tecemos neste artigo, também é muito importante estar atento à qualidade e a legislação quando se fala em Áudio Marketing.

O Áudio Marketing é uma maneira de chamar a atenção e atrair novos clientes para a farmácia. 

Por meio da confecção personalizada de Jingles/vinhetas para sua farmácia, você pode veicular este conteúdo em rádios, mídias sociais, carros de som e até utilizar dentro do PDV.

Como diferenciar a estratégia do jingle por tipo de veiculação?

De uma forma geral, na hora de mandar confeccionar seus jingles, é importante estar atento à qual mídia você pretende investir, e aqui vão algumas dicas:

  • Rádio: Por ser uma mídia mais tradicional, o público é de uma faixa etária mais elevada. Foque no nicho de idosos para este tipo de mídia, seja escolhendo o tipo de produto a ser divulgado até a linguagem/comunicação adequada.
  • Mídias sociais: Neste tipo de mídia, o público tende a ser mais jovem que a rádio. Foque no Jingle como um bom recurso para vídeos promocionais a serem veiculados, por exemplo, em Facebook e Instagram.
  • Carros de som: Neste formato, é inevitável abordar o público geral. Ao rodar por uma cidade, o carro passará por crianças até idosos, então foque em uma comunicação de fácil compreensão e que não tenha afinidade específica com um único tipo de público.

Mais do que as dicas elencadas aqui para jingles de farmácia, o importante é buscar um bom profissional na hora de confeccionar estes jingles.

Contratar uma empresa que tenha qualidade e experiência anterior bem sucedida no nicho de farmácias, como a RGA Studio Jingles, é fundamental para o sucesso da campanha.

Veja um exemplo de 10 melhores jingles de farmácias e drogarias

Obs.: Todos os jingles do vídeo foram feitos pela RGA Studio Jingles.

Assista também ao bate papo entre o diretor da MyPharma, Carlos Henrique Soccol, c o Giovani Dal Mas, produtor da RGA Studio:

Conclusão

Seja para fazer panfletagem, mídias sociais, ou em alguma página web própria, a qualidade dos textos e das imagens é fator chave.

Transmitir segurança ao cliente e estar de olho na legislação. Estes são pontos que você deve percorrer ao formatar formatar a publicidade para sua farmácia/drogaria.

Esperamos que este artigo tenha sido útil ao seu negócio. aproveite outros materiais e conteúdos aqui do Blog!

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