Ideias Criativas de Marketing para Farmácias e Drogarias

Ideias Criativas de Marketing para Farmácias e Drogarias

Além do marketing tradicional, existem ideias criativas e inovadoras para trabalhar o marketing em farmácia e drogarias. Veja algumas neste artigo!


Sem tempo para ler o artigo? Você pode ouvir, basta dar play abaixo!

 

“Ah, mas investir em marketing na farmácia vale a pena? Vou ter que contratar uma agência cara, profissionais de marketing para farmácia, investir em publicidade paga, melhor deixar quieto.”

É comum o pensamento acima, sobretudo no pequeno e médio varejo. No entanto, não é preciso gastar tanto assim com marketing e vendas para farmácias.

É preciso ter novas ideias de marketing para farmácias!

É vital montar campanhas em sua farmácia!

Boas ações em farmácias, com estratégias criativas, são a chave para vender mais, gastando pouco.

Marketing digital para farmácias

No decorrer da historia do marketing para farmácias, já passamos pelo poder das estratégias internas (por exemplo, com a equipe de farmacêuticos); a importância das ações externas (por exemplo, o layout e estrutura da farmácia; a própria publicidade e agora estamos em uma nova era: a jornada do marketing digital para farmácias.

Um novo espaço surgiu: a internet, e junto novas oportunidades para expandir, com muitas ideias de marketing para farmácias.

O marketing digital é o grande “boom” do momento. Nesse fenômeno, encontramos novas ferramentas para promoção da marca, novos formatos de vendas e um oceano azul para atuação do ramo farma.

Marketing de conteúdo farma: Frases para status da farmácia

Marketing de Conteúdo é uma maneira de atrair a atenção do seu público-alvo sem parecer que você está vendendo ou fazendo propaganda.

Em redes sociais, a forma mais inteligente de crescer sua rede de clientes é por meio da criação de conteúdo relevante e valioso, sem pedir nada em troca ao cliente.

Quanto mais conteúdo e frases interessantes de valor você posta, maior o número de likes e o engajamento. Clientes odeiam páginas no Instagram e Facebook que só fazem propagandas e ofertas de produtos.

Uma ideia fácil de marketing de conteúdo: Frases para status e stories da farmácia

Sim, frases funcionam muito bem para usar como status de farmácia, no WhatsApp da farmácia, ou no stories do Instagram. E o melhor, são fáceis de fazer!

Você não precisa inventar frases para status ou stories da farmácia. Clientes adoram frases motivacionais ou inspiradoras! Pesquise na internet, em sites como este aqui.

Ferramentas de marketing digital para farmácias

  • Redes Sociais: Instagram, Facebook, Linkedin;
  • Site e App;
  • Blog;
  • Aplicativo.

Formatos de vendas no marketing digital para farmacias

  • Delivery
  • E-commerce

Ideias de Marketing digital para farmácia

Criar uma página no Facebook, uma conta no Instagram, contratar uma agência fazer um website… Achar que o marketing digital para farmácias para por aí, é um grande equívoco, isto é menos que o básico.

O que vamos elencar aqui são algumas estratégias mais criativas para você se destacar, levando em consideração que você já esteja fazendo o básico. Caso precise ajuda ainda no básico, baixe gratuitamente nosso eBook “Guia de Marketing para Pequenas e Médias Farmácias.”

Como atrair clientes no Facebook?

Sair gastando com posts patrocinados sem antes fazer um estudo de público alvo, segmentações e interesses, não vale à pena. Aqui, no entanto, é preciso levar-se em conta o tamanho do seu público alvo.

Se a sua cidade é uma cidade muito pequena, com uma quantidade abaixo de 60 mil habitantes, por exemplo, não vale à pena segmentar demais. Uma leve segmentação por idade aqui é o suficiente, senão você irá ficar com um público alvo muito pequeno.

Temos dados e algumas experiências com nossas farmácias parceiras, que uma faixa de idade boa para usar para o público consumidor de farmácias no Facebook é entre 22 e 55 anos.

Agora supondo que você esteja em uma cidade média a grande, vale à pena partir para uma estratégia criativa de segmentação de público alvo. Aqui vamos te dar uma ideia diferenciada e criativa de segmentação.

Para implementar esta ideia criativa, você precisará:

  • Ter uma base de histórico de clientes que já compraram em sua farmácia (no ERP por exemplo).
  • Ter o e-mail destes clientes, ou a maior parte deles, neste histórico.
  • Filtrar (ou separar manualmente) aqueles clientes que possuem o maior ticket médio, ou maior recorrência de compras.
  • Criar um novo arquivo com as informações acima. O modelo do arquivo deve ser conforme explica este artigo.

Mas para que tudo isso? Com este arquivo criado, iremos montar um público alvo semelhante no Facebook, ou seja, o Facebook irá automaticamente encontrar pessoas de perfis muito parecidos com os seus melhores clientes! Aqueles que mais gastam, entendeu?

Instagram para farmácias e drogarias

Sabemos que o Instagram infelizmente não permite o uso de links nos posts, e o que muitos acabam fazendo é deixar o famoso “link na bio” na descrição do post.

No entanto, um truque aqui, é inserir o link da bio adjunto à frase. Por exemplo, “link na bio @mypharma_”, com isso, basta ao usuário clicar no “@” da bio para ir direto à ela, cortando caminhos e aumentando as conversões.

Outro ponto do Instagram é o fato de só permitir um link na BIO, o que prejudica em caso de você querer colocar mais links, como o link do seu Whatsapp, blog, e site por exemplo.

Mas fique tranquilo, existe uma solução bem simples que usamos no Instagram da MyPharma, o LinkTree. Com esta ferramenta, é possível criar um link onde estejam diversos outros links anexos a ele.

Veja o exemplo do link da BIO da MyPharma aqui https://linktr.ee/mypharma_.

Bônus para sua farmácia: Instagram

Sabia que usar hashtags, sobretudo no stories do Instagram, potencializam o alcance?

No entanto, esteticamente não fica atraente usar várias hashtags em cima da imagem do stories, pois aparenta amadorismo e não fica legal.

Ainda assim, sabia que é possível usar Hashtags escondidas no stories? Basta seguir os passos:

1.Selecionar do seu celular a imagem que deseja postar no Stories
2.Escreva as hashtags que deseja usar
3.Usando a barra da lateral esquerda, conforme imagem a seguir, diminua as hashtags o máximo possível:
Esconder hashtags do stories
     4. Arraste as hashtags que você diminuiu para trás de figurinhas, conforme imagem a seguir:

Google para farmácias e drogarias

Sabia que uma das mais eficientes formas de marketing digital é por meio do Google!?

O Google concentra quase 100% de todas as buscas da internet!

Milhões de pessoas por mês buscam por farmácias e drogarias no Google. E já é fato que a maioria das pessoas busca por estabelecimentos no google antes de se deslocar aleatoriamente a um local.

Algumas formas de ranquear organicamente no Google

  • Ter um bom site, otimizado para Google;
  • Produzir conteúdos e artigos em Blog;
  • Criar uma conta e configurar corretamente o Google Business.

Quer aprender tudo isso com maior número de detalhes? leia outro artigo que escrevemos especificamente sobre Google para Farmácias – CLIQUE AQUI para ler.

Estratégia de marketing para Delivery

Ideias de Marketing para Farmácias - Delivery

Aqui, o grande segredo é ter um excelente serviço da ponta até a entrega, e sobretudo, oferecer diferentes canais para o seu cliente solicitar o Delivery.

Já escrevemos um artigo falando sobre como o fato de ter somente telefone ou Whatsapp como canal de atendimento não é mais suficiente, acesse o artigo Dicas para um Delivery de Farmácia Perfeito e saiba mais.

Conclusão sobre ideias de marketing para farmácias

Começar pelo básico é a chave de tudo, antes de usar as estratégias criativas que elencamos aqui.

Ideias de marketing para farmácias podem e devem ser executadas, degrau a degrau, para obter resultados gradativamente.

Certifique-se que já está fazendo o básico quanto ao marketing de sua farmácia ou drogaria, para aí sim começar adotar estratégias e ideias mais criativas de vendas, marketing digital e presença na web.

Veja também: “Guia – 8 Campanhas em Farmácia que Deram MUITO Certo!”:

>> ACESSAR O GUIA <<


Hey!? Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus colegas, pois isso nos estimula a produzir conteúdos cada vez melhores:

FECHAR