Ideias Criativas de Marketing para Farmácias e Drogarias

Ideias Criativas de Marketing para Farmácias e Drogarias

“Ah, mas investir em marketing na farmácia vale a pena? Vou ter que contratar um agência cara, profissionais de marketing para farmácia, investir em publicidade paga, melhor deixar quieto.”

É comum o pensamento acima, sobretudo no pequeno e médio varejo. No entanto, não é preciso gastar tanto assim com marketing e vendas para farmácias.

É preciso ter novas ideias para farmácia!

Estratégias criativas, são a chave para vender mais, gastando pouco.

Ideias de Marketing digital para farmácia

Criar uma página no Facebook, uma conta no Instagram, contratar uma agência fazer um website… Achar que o marketing digital para farmácias para por aí, é um grande equívoco, isto é menos que o básico.

O que vamos elencar aqui são algumas estratégias mais criativas para você se destacar, levando em consideração que você já esteja fazendo o básico. Caso precise ajuda ainda no básico, baixe gratuitamente nosso eBook “Guia de Marketing para Pequenas e Médias Farmácias.”

Como atrair clientes no Facebook?

Sair gastando com posts patrocinados sem antes fazer um estudo de público alvo, segmentações e interesses, não vale à pena. Aqui, no entanto, é preciso levar-se em conta o tamanho do seu público alvo.

Se a sua cidade é uma cidade muito pequena, com uma quantidade abaixo de 60 mil habitantes, por exemplo, não vale à pena segmentar demais. Uma leve segmentação por idade aqui é o suficiente, senão você irá ficar com um público alvo muito pequeno.

Temos dados e algumas experiências com nossas farmácias parceiras, que uma faixa de idade boa para usar para o público consumidor de farmácias no Facebook é entre 22 e 55 anos.

Agora supondo que você esteja em uma cidade média a grande, vale à pena partir para uma estratégia criativa de segmentação de público alvo. Aqui vamos te dar uma ideia diferenciada e criativa de segmentação.

Para implementar esta ideia criativa, você precisará:

  • Ter uma base de histórico de clientes que já compraram em sua farmácia (no ERP por exemplo).
  • Ter o e-mail destes clientes, ou a maior parte deles, neste histórico.
  • Filtrar (ou separar manualmente) aqueles clientes que possuem o maior ticket médio, ou maior recorrência de compras.
  • Criar um novo arquivo com as informações acima. O modelo do arquivo deve ser conforme explica este artigo.

Mas para que tudo isso? Com este arquivo criado, iremos montar um público alvo semelhante no Facebook, ou seja, o Facebook irá automaticamente encontrar pessoas de perfis muito parecidos com os seus melhores clientes! Aqueles que mais gastam, entendeu?

Se precisar ajuda para montar a estratégia acima, chame um de nossos consultores clicando no botão de chat no canto inferior direito deste blog.

Instagram para farmácias e drogarias

Sabemos que o Instagram infelizmente não permite o uso de links nos posts, e o que muitos acabam fazendo é deixar o famoso “link na bio” na descrição do post.

No entanto, um truque aqui, é inserir o link da bio adjunto à frase. Por exemplo, “link na bio @mypharmadelivery”, com isso, basta ao usuário clicar no “@” da bio para ir direto à ela, cortando caminhos e aumentando as conversões.

Outro ponto do Instagram é o fato de só permitir um link na BIO, o que prejudica em caso de você querer colocar mais links, como o link do seu Whatsapp, blog, e site por exemplo.

Mas fique tranquilo, existe uma solução bem simples que usamos no Instagram da MyPharma, o LinkTree. Com esta ferramente, é possível criar um link onde estejam diversos outros links anexos a ele.

Veja o exemplo do link da BIO da MyPharma aqui https://linktr.ee/mypharma_.

Bônus

Sabia que usar hashtags, sobretudo no stories do Instagram, potencializam o alcance?

No entanto, esteticamente não fica atraente usar várias hashtags em cima da imagem do stories, pois aparenta amadorismo e não fica legal.

Ainda assim, sabia que é possível usar Hashtags escondidas no stories? Basta seguir os passos:

1.Selecionar do seu celular a imagem que deseja postar no Stories
2.Escreva as hashtags que deseja usar
3.Usando a barra da lateral esquerda, conforme imagem a seguir, diminua as hashtags o máximo possível:
Esconder hashtags do stories
     4. Arraste as hashtags que você diminuiu para trás de figurinhas, conforme imagem a seguir:

Google para farmácias e drogarias

Sabia que uma das mais eficientes formas de marketing digital é por meio do Google!?

O Google concentra quase 100% de todas as buscas da internet!

Milhões de pessoas por mês buscam por farmácias e drogarias no Google. E já é fato que a maioria das pessoas busca por estabelecimentos no google antes de se deslocar aleatoriamente a um local.

Algumas formas de ranquear organicamente no Google

  • Ter um bom site, otimizado para Google;
  • Produzir conteúdos e artigos em Blog;
  • Criar uma conta e configurar corretamente o Google Business.

Quer aprender tudo isso com maior número de detalhes? leia outro artigo que escrevemos especificamente sobre Google para Farmácias – CLIQUE AQUI para ler.

Estratégia de marketing para Delivery

Ideias de Marketing para Farmácias - Delivery

Aqui, o grande segredo é ter um excelente serviço da ponta até a entrega, e sobretudo, oferecer diferentes canais para o seu cliente solicitar o Delivery.

Já escrevemos um artigo falando sobre como o fato de ter somente telefone ou Whatsapp como canal de atendimento não é mais suficiente, acesse o artigo Dicas para um Delivery de Farmácia Perfeito e saiba mais.

Conclusão sobre ideias de marketing para sua farmácia

Começar pelo básico é a chave de tudo, antes de usar as estratégias criativas que elencamos aqui.

Certifique-se que já está fazendo o básico quanto ao marketing de sua farmácia ou drogaria, para aí sim começar adotar estratégias e ideias mais criativas de vendas, marketing digital e presença na web.

Veja também: “Guia – 8 Campanhas em Farmácia que Deram MUITO Certo!”:

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