Quanto fatura uma farmácia de pequeno porte?

Quanto fatura uma farmácia de pequeno porte? Qual deve ser o valor do investimento inicial? Será que há formas de expandir esse faturamento?

Essas são dúvidas que rondam todo micro, pequeno e médio empresário que pensa em abrir uma farmácia. No entanto, nem sempre é possível apontar valores exatos, já que existem diversos fatores que podem influenciar as suas tomadas de decisões.

Mas, para ajudá-los a entender melhor essas questões, hoje discutimos o que deve ser considerado na abertura da sua farmácia e uma média dos valores que podem ser necessários nesse investimento.

Acompanhe a leitura e saiba também como é possível aumentar o seu faturamento com uma farmácia online que atenda toda a sua região.

Vamos lá?

 

Abrir uma farmácia é um bom negócio?

Sim, abrir uma farmácia é um bom negócio! O mercado farmacêutico no Brasil continua em expansão e deve alcançar um crescimento em 2021 que deve variar entre 8,04%, segundo a Sindusfarma, e 10,3% de acordo com a XP Investimentos

Esse é um setor em constante expansão que já cresceu 53% entre 2015 e 2019 e que, até 2023, deve se tornar o 5º maior mercado farmacêutico mundial (sendo, hoje, o 7º maior). 

Já em 2020, ano que foi assolado pela pandemia do novo Coronavírus e que, consequentemente, acabou aumentando a procura pelo setor farma, apresentou um crescimento médio mensal de 15,4% quando comparado ao ano anterior. 

Esses dados são da IQVIA, uma multinacional que auditora o setor e que aponta um total de R$ 190,1 bilhões em vendas, em 2020, só no Brasil. Sendo que desse montante, R$ 139,4 bilhões correspondem ao varejo farmacêutico, enquanto o restante corresponde às vendas institucionais (hospitais, clínicas, governo etc.). 

Enquanto esse cenário parece promissor para muitos, outros podem pensar que o varejo farmacêutico já está saturado e que não tem mais espaço para novas farmácias independentes.

No entanto, a Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácia) afirma que, entre 2016 e 2020, suas redes associadas tiveram um crescimento de 75%, enquanto as grandes redes aumentaram apenas 35%. 

Ou seja, as farmácias e drogarias independentes são as que mais crescem no Brasil, ainda que uma parte se associe para buscar outras formas de competir no mercado. 

Já discutimos a questão do associativismo em outro artigo. Então, se você quiser conferir as vantagens e desvantagens de juntar-se a uma associação de farmácias e os cuidados necessários quanto ao discurso e interesses de cada uma, clique no botão abaixo: 

botão com link para o artigo sobre vantagens e cuidados com o associativismo. Nele, discutimos como a Febrafar mantém o discurso do e-commerce zero para farmácias, mas dados de outros estudos mostram que o e-commerce faz parte do futuro das farmácias e drogarias. Esse tópico é muito importante quando pensamos no quanto fatura uma farmácia de pequeno porte porque a escolha de promover ou não uma farmácia virtual impacta diretamente no seu lucro
 

Quanto custa para abrir uma farmácia de pequeno porte?

Ainda que essa resposta solicite um valor, não há como dizermos que você precisa de um valor X para abrir sua farmácia porque isso muda de acordo com muitos fatores.

E, antes de estipular uma variação normal para esse setor, que tal ver quais fatores podem aumentar ou diminuir o investimento? Confira:

  • ponto comercial da farmácia: se é próprio, alugado, em região nobre ou não, tamanho em m², tipo de imóvel, condições como fachadas para vitrines e estacionamento próprio etc.;
  • pessoal: se o gestor é farmacêutico pode assumir a farmácia, senão é preciso contratar um, contratação de atendentes ou balconistas, gastos com gestão e administração etc.;
  • mix inicial de produtos: quais porcentagens de medicamentos de referência, similares e genéricos serão usados, mix de perfumaria, correlatos, conveniência etc.;
  • mobiliário da farmácia: balcões, armários, prateleiras de vidro ou outro material, gôndolas etc.;
  • equipamentos e materiais: computadores, impressoras, monitores, leitores de códigos de barra, etc.

Com todos esses pontos e considerando que você alugará ou já tem um ponto comercial para a farmácia, podemos apontar um investimento inicial entre 100 mil e 150 mil reais para abrir uma farmácia ou drogaria de pequeno porte. 

Sabendo isso, com certeza você já deve estar se perguntando: 

Ok, então quanto rende uma farmácia ou qual o lucro médio de uma farmácia pequena? Vale a pena esse investimento?

Vamos descobrir?

Mas, antes, descubra tudo o que é necessário para abrir uma farmácia clicando no botão abaixo para ler nosso artigo especial sobre o tema:

botão com link para o artigo como abrir uma farmácia. Esse tópico é muito importante quando pensamos no quanto fatura uma farmácia de pequeno porte porque as escolhas na abertura podem influenciar o retorno financeiro
 

Quanto fatura uma farmácia de pequeno porte?

Antes de falarmos dos valores, é importante ressaltar que eles sempre variam de acordo com as especificidades do negócio. Farmácias totalmente independentes terão valores distintos daqueles alcançados por farmácias de franquias, associadas e de grandes redes.

E é preciso considerar também que, por maior que seja a diferença, cada valor só pode representar o sucesso ou fracasso financeiro quando colocado ante as configurações do negócio. 

Afinal, o que pode ser o sucesso absoluto para uma farmácia de pequeno porte, pode ser o fracasso e a ruína de uma grande rede. 

Além disso, só conseguimos especificar a margem de lucro em porcentagens aproximadas já que o tamanho do investimento do negócio também impacta nos resultados.

Assim, uma farmácia de pequeno porte fatura um lucro que varia entre 6% e 15% se ela tiver o perfil tradicional, daquelas farmácias “convencionais” (ou drogarias). Já se ela tiver manipulação de medicamentos, seu lucro operacional varia entre 15% e 25% em média.

Esses dados foram divulgados por Cadri Saleh Ahmad Awad, farmacêutico titulado pela Universidade Federal de Goiás, habilitado em Farmácia Industrial, e com MBA em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico (ou seja, um especialista do setor), em uma entrevista cedida ao ICTQ

Além disso, é importante ressaltarmos que a gestão adequada do seu negócio pode aumentar o seu faturamento. Nessa entrevista, Cadri Awad afirma que a cada 10 farmácias, 9 pagam impostos indevidamente. Além disso, 73,4% das farmácias que sonegam impostos, acabam pagando mais do que aquelas que os pagam corretamente.

Por isso, ter uma excelente gestão de farmácia e, se possível, uma consultoria farmacêutica, é a chave para garantir que não existam processos que onerem mais do que o necessário seu fluxo de caixa, mas que aumentem a sua taxa de lucro.

E-commerce e delivery podem aumentar o quanto fatura uma farmácia de pequeno porte?

A este ponto você já deve estar se perguntando:

Mas é possível aumentar esse faturamento?

Sim! Um bom exemplo de como o negócio online é uma ótima alternativa às farmácias e drogarias é a Ultrafarma.

Fundada por Sidney Oliveira, em São Paulo, nos anos 2000, a Ultrafarma possui apenas 4 lojas físicas. Essas lojas são responsáveis por um total que varia entre 20% e 30% das suas vendas. Os outros 70% ou 80% das vendas são alcançados em seus canais digitais

Ainda que a Ultrafarma configure uma pequena rede de farmácias, a relevância do online nos seus negócios mostra como um marketing farmacêutico bem-posicionado pode promover o faturamento de uma farmácia ou drogaria em qualquer canal.

Isso não é diferente quando tratamos com farmácias totalmente independentes ou associadas.

O quanto fatura uma farmácia de pequeno porte também está totalmente associado com quais canais a gestão está utilizando para promover suas vendas. Um erro comum desse setor é apostar que a farmácia é uma “loja de medicamentos” e que não deve estar na internet.

No entanto, uma pesquisa do Datafolha/ICTQ revelou que apenas 16% da população brasileira vê a farmácia como um “estabelecimento de saúde”

Assim, apostar num mix de produtos que considere itens de higiene pessoal, cosméticos, perfumaria, conveniência, infantil etc. só tende a aumentar o seu ticket médio. Isso porque os consumidores não estão procurando apenas medicamentos quando acessam uma farmácia online

A oferta de um delivery de medicamentos também é essencial quando temos uma farmácia online. Afinal, a grande maioria dos consumidores do e-commerce farmacêutico busca por um delivery de medicamentos ao invés de ter que retirar suas compras no balcão.

Mas o que é preciso pra abrir uma farmácia?

Você também pode se interessar por: ► Modelos de Farmácia: Layout Para Um Negócio de Sucesso

Como abrir uma farmácia?

Sabendo o quanto fatura uma farmácia de pequeno porte, você pode estar se perguntando o que é preciso para abrir uma farmácia. E nós te ajudamos com isso.

Para entender como escolher o ponto comercial certo para a sua farmácia ou drogaria, você pode conferir nossas 18 dicas que te ajudam a decidir pelo imóvel certo clicando no link anterior.

Mas na hora de abrir o seu negócio, você não pode esquecer da lista de medicamentos para abrir uma farmácia. Essa lista é essencial para quem precisa entender qual porcentagem vai reservar para medicamentos de referência, similares e genéricos. 

Além disso, ela te mostra quais são os medicamentos mais buscados para você poder montar o mix inicial certo para a sua farmácia ou drogaria. 

Saiba mais sobre medicamentos mais buscados, distribuidoras de medicamentos e produtos liberados para vendas em farmácias clicando no botão abaixo:

botão com link para o artigo lista de medicamentos para abrir uma farmácia. Esse tópico é muito importante quando pensamos no quanto fatura uma farmácia de pequeno porte
 

E, para baixar nossa lista de medicamentos para abrir uma farmácia, basta clicar no banner abaixo. Depois, preencha o formulário e receba a lista no seu e-mail em apenas 1 minuto!

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Fature no e-commerce e delivery de farmácias com a MyPharma

Aumentar o quanto fatura uma farmácia de pequeno porte não é difícil quando você conta com a ajuda certa!

Na MyPharma, você conta com um time especializado que montou um sistema de lojas online para farmácias capaz de colocar o seu negócio na internet com poucos cliques!

A MyPharma é especialista no e-commerce e delivery farmacêutico e já conta com mais de 350 farmácias atendendo online em todos os estados do Brasil. 

Na experiência da MyPharma, temos farmácias que aumentaram em 800% o delivery, em apenas 2 meses, depois que passaram a ofertar uma loja virtual ao invés de atender pedidos apenas pelo telefone. 

Além disso, com um site (e um aplicativo) próprio da sua farmácia, a sua marca passa a ter presença digital na sua região e a atrair muito mais clientes que buscam por farmácias e medicamentos na sua região. 

Com estratégias de SEO local, é possível colocar a sua farmácia ou drogaria entre os primeiros resultados do Google na sua região.

E, com essa presença digital, não só suas vendas online e delivery vão crescer. Mas, também, suas vendas de balcão, já que 96% dos brasileiros procura por uma empresa na internet antes de ligar para ela ou visitá-la.

Para entender como a MyPharma funciona, assista o vídeo abaixo:

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