Ideias Inovadoras para Farmácias – 4 Ideias Fora do Curva!

Ideias Inovadoras para Farmácias – 4 Ideias Fora do Curva!

Como implementar ideias inovadoras para farmácias sem perder o foco?

Existem ideias para farmácia que ainda são pouco exploradas. É comum aderirmos à zona de conforto e repetir o que todos estão fazendo.

Veja bem, não é errado repetir e copiar o que da certo, até porque de nada adianta adotar novas ideias antes de executar o básico.

Presumindo que sua farmácia já esteja equiparada à concorrência no que tange ao básico, vamos agora descobrir o que pode torná-la diferente!

4 ideias inovadoras para farmácias

As ideias para farmácia que abordaremos aqui tem como finalidade elevar seu estabelecimento a um degrau acima da concorrência, criando diferenciais competitivos!

1.Ideia inovadora para reduzir custos

Ideia Inovadora para Reduzir Custos

Má gestão de custos na farmácia pode resultar em estagnação e até falência.

Quanto você gasta com material impresso? Isto mesmo, com impressão de tabloides, folhetos, flyers e outros materiais de publicidade e informativos?

Não é errado investir em marketing offline/impresso. No entanto, você já cogitou digitalizar uma parte disto para alcançar resultados melhores gastando menos?

Sim, um tabloide digital, por exemplo, que pode ficar em uma página web/site da farmácia/drogaria. Você pode divulgar esta página web por meio de mídias sociais, WhatsApp e até dentro do PDV!

2.Ideia inovadora para aumentar recorrência na farmácia

Ideia Inovadora para Aumentar Recorrência na Farmácia

Como fidelizar clientes na farmácia com uma ideia diferenciada?

Com modelo de assinaturas!

Sim, crie modelos de assinaturas para determinados produtos, sobretudo medicamentos de uso contínuo. O diferencial da assinatura é trazer comodidade e melhores condições ao assinante!

Algumas coisas que você pode explorar no modelo de assinatura:

  • Combine uma data/janela do mês para que os produtos sejam entregues no modo “automático” na residência do assinante;
  • Não cobre taxa de entrega pelo serviço para assinantes;
  • Faça descontos diferenciados por tempo mínimo de assinatura: Estabeleça um formato onde o desconto aumenta de acordo com o tempo de contrato. Por exemplo: Contrato trimestral para a assinatura o desconto é 10%; para semestral é de 15%; para anual é de 20%, etc.
  • Escolha a dedo o mix de produtos que entram nos planos de assinatura: Dê preferência a medicamentos de uso contínuo e alguns itens de perfumaria, como fraldas geriátricas, produtos para bebês, etc.

Sobre a divulgação do modelo de assinatura, abuse da divulgação interna no PDV, no WhatsApp e Mídias sociais. Caso tenha uma plataforma de loja virtual, replique o modelo de assinaturas para este canal.

3.Ideia inovadora para aumentar o ticket médio da farmácia

Ideia Inovadora Aumentar Ticket Médio Farmácia

Espalhe kits inteligentes pela loja!

Ao invés de vender somente kits que vem de fábrica, por que não confeccionar por conta outros kits dentro do PDV?

  • Escolha departamentos/seções chave – A seção da loja serve como filtro para segmentar o perfil do cliente. Na seção de itens relacionados à saúde sexual masculina, por exemplo, por que não montar um kit com itens masculinos complementares? Desodorante, preservativo, enxaguante bucal, etc. Espalhe unidades deste kit também em outras seções masculinas, como a de desodorante masculino, por exemplos;
  • O kit precisa passar a mensagem clara de economia! Ao montar o kit, esteja ele em uma cesta ou papel plástico, comunique o quanto o cliente está economizando se levar o kit. Por exemplo uma tarja escrito “Economize 20% no total!”
  • Use a estratégia de leve”grátis” – no caso de um kit masculino, a comunicação pode ser “Leve grátis um aparelho de barbear“, por exemplo. Isto estimula o cliente levar o kit completo;
  • Espalhe estes kits em seções estratégicas, escolhendo itens a dedo que façam sentido para cada perfil de cliente. Espalhe o mesmo modelo de kit em seções de mães, beleza feminina, higiene masculina, etc. Isto aumenta as chances do cliente ver o kit mais de uma vez em determinadas seções e pensar “Realmente faz sentido eu levar este kit!”


4.Ideia inovadora para parar de perder vendas das gerações Y e Z

Ideia Inovadora para Aumentar Vendas na Farmácia

Gerações Y e Z são consideradas as pessoas nascidas após o advento das tecnologias e da internet!

Na casa dos 15 até os 40 anos, são consumidores já habituados a canais online.

Você tem noção de quantas pessoas/clientes você perde mensalmente por ter somente canais rudimentares, como telefone e balcão?

Ofereça canais fáceis para atendimento e compra!

As gerações Y e Z está acostumada pedir tudo online: Comida, transporte, comprar roupas, produtos de saúde e bem estar, e uma infinidade de outras coisas.

Canais que sua farmácia deve ter para não perder vendas às gerações Y e Z

  • WhatsApp, Facebook e Instagram;
  • Loja virtual/delivery online;

➡ Não deixe de baixar nosso eBook grátis: “Guia de Marketing para Pequenas e Médias Farmácias“.

Sobre montar uma loja virtual, é algo que ainda assusta muitas farmácias. No entanto, para montar loja virtual você não precisa ter uma operação complexa, nem investir milhares com entregas para todo o Brasil.

Você pode, por exemplo, oferecer delivery no site da farmácia, para os moradores da sua cidade/região comprarem de forma facilitada.

Escrevemos um artigo completo sobre este tema. Leia e descubra qual melhor tipo de loja virtual para sua farmácia:

Leia ➡ “Qual a melhor plataforma de loja virtual?

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