Balcão de farmácia: modelos e dicas imperdíveis

Balcão de farmácia: modelos e dicas imperdíveis

Ao buscar por balcão de farmácia, preço e qualidade são aspectos fundamentais para a escolha do melhor modelo.

Contudo, muito além do móvel propriamente dito, é importante pensarmos que o balcão de farmácia é também um dos espaços que determinam o modo como os consumidores conversam com seu estabelecimento (especialmente os de perfil visual). Portanto, mais do que preço e qualidade, muitos outros aspectos devem ser analisados.

O mercado farmacêutico é bastante vantajoso para gestores que planejam, entendem de boas estratégias e aplicam isso em suas lojas.

Entender a importância de um bom balcão de farmácia é um passo importante para cumprir os requisitos acima e certamente estar à frente da concorrência. Além disso, um bom balcão para farmácia pode revolucionar o layout e o sucesso do ponto de vendas (PDV).

Neste artigo, você confere modelos e ideias de balcão de farmácia que podem expandir seus horizontes e fazer com que venda mais!

Vamos lá? Boa leitura!

Recomendamos também: Estrutura Física de uma Drogaria

Balcão e balconista de farmácia: uma dupla de sucesso!

Comentamos no início deste artigo que além do mobiliário de farmácia, há outros aspectos que devem ser analisados quando o assunto é “balcão”.

Então, vamos ao primeiro: o balconista!

O balconista de farmácia é o profissional que pode oferecer orientações sobre o uso de medicamentos e também contribuir para a venda de produtos correlatos.

Além disso, fazem parte da função:

  • Venda de medicamento (inclusive, é o balconista quem está em contato com o cliente).
  • Atuação nos setores não só de dispensação, mas também de logística de medicamentos e cosméticos.
  • Atuação em diversos processos administrativos.
  • Recepção do cliente e interação entre ele e a empresa.
  • Tradução de receitas.
  • Fornecimento de esclarecimentos sobre uso dos produtos, posologia, reações adversas.
  • Avaliação das datas de validade dos produtos.
  • Limpeza das prateleiras e, igualmente, do balcão.
  • Reposição de mercadoria.

Dá para imaginar o desperdício que pode ser pensar no melhor modelo e investir em um excelente balcão de atendimento na farmácia, mas não preparar o profissional que exerce as funções por trás desse móvel?

A estrutura física de uma farmácia ou drogaria tem grande influencia nas vendas, isso é indiscutível. Contudo, nestes locais, também é preciso que os clientes se sintam bem e únicos enquanto estão sendo atendidos.

Os consumidores querem estar em um ambiente agradável, no qual os balconistas ofereçam atenção, entendendo suas necessidades e desejos. Isso, desde o momento que entram no estabelecimento até a saída do mesmo.

Portanto, pense sim no melhor balcão para farmácia, mas não se esqueça de preparar o balconista e aperfeiçoar sempre mais o atendimento oferecido.

Dicas para dar um “up” no atendimento do balcão de farmácia

  1. Recepcionar e atender o cliente com profissionalismo e de forma personalizada – uma excelente experiência de compra é garantia de retorno e fidelidade.
  2. Respeitar as diversidades e as reais necessidades dos clientes, sempre estando à disposição para ajudar.
  3. Balconistas: ouvir o cliente sem pressa, fornecer sugestões e não praticar venda forçada.
  4. Comunicar-se adequando a linguagem conforme o perfil e as necessidades do cliente – pense que inúmeras pessoas, de diferentes classes sociais, buscarão sua farmácia. É importante estar preparado para atender a todas de maneira uniforme, sem distinção ou preconceitos.
  5. Fornecer o que o cliente procura – tenha estoque e variedades, pensando sempre em possíveis diferentes públicos.
  6. Estar atento ao que está acontecendo à sua volta – muitos gestores e atendimentos pecam pela falta de observação.
  7. Participar ativamente de treinamentos, buscar informações e querer aperfeiçoar seus conhecimentos e de sua equipe – a capacitação deve ser contínua.

Modelos de balcão de farmácia

Os balcões são úteis para a exposição de produtos e atendimento de clientes. Entre uma gama de possibilidades, existem modelos prontos e, como alguns casos exigem a fabricação sob medida para uma adequação perfeita ao ponto de venda, também é possível pensar em formatos personalizados.

Atualmente, existem empresas especializadas na fabricação, comércio e instalação de mobiliários comerciais de vários tipos com foco no setor farmacêutico.

Em resumo, os principais materiais utilizados na fabricação desses mobiliários são o MDF e o aço.

Contudo, pensando na harmonização do estabelecimento, é recomendado adquirir mobiliários completos, analisando desde as linhas mais básicas (totalmente em MDF), até linhas sofisticadas com móveis em aço, prateleiras em vidro, iluminação LED, estruturas em alumínio e outras especificações.

Além disso, diante de um mercado tão competitivo, vale a pena pensar em possibilidades que colocam você e seu negócio em destaque.

Farmácias bonitas e com elementos de estética diferenciados atraem a atenção. É importante sair da mesmice, nem que seja no detalhe!

Confira alguns modelos diferentes de balcão de farmácia para se inspirar!

Balcão de farmácia
 
Balcão de farmácia
 
Balcão de farmácia
 
Balcão de farmácia
 
Balcão de farmácia
Balcão de farmácia
 
Balcão de farmácia
 
Balcão de farmácia
 
Balcão de farmácia
 
Balcão de farmácia

Diante de tantas possibilidades, como escolher o melhor balcão para sua farmácia?

Para responder a essa pergunta, você precisará analisar o seu PDV e entender qual é o melhor mobiliário para ele.

Veja como!

Balcão de farmácia: qual é o melhor?

1. Opte por balcão específico para farmácia:

Muitos empresários acreditam que qualquer tipo de balcão já é suficiente para expor os itens da farmácia. Errado!

Investir em mobiliário específico para farmácia promove o bom aproveitamento do espaço físico da loja. Além disso, permite posicionar os produtos da melhor maneira, facilitando a identificação das categorias.

2. Atenção ao material e qualidade do balcão

material do balcão envolve o custo da estrutura interna da loja. Portanto, estude possibilidades!

Posteriormente, através de orçamentos cabíveis ao seu valor de investimento, opte por modelos que deixem o PDV com visual moderno e profissional.

3. Tenha um projeto estrutural da farmácia antes de escolher o balcão

balcão deve ser visualmente agradável, atraente, prático (acima de tudo, tornando melhores as experiências de compra) e para tudo isso é necessário se enquadrar no espaço do ponto de vendas.

Com um projeto estrutural, é possível identificar as medidas corretas, repartições estratégicas e desenvolver um móvel versátil, que facilita possíveis mudanças físicas no estabelecimento.

4. Pense no layout da farmácia antes de escolher o balcão

Para estruturar o layout da sua farmácia, é necessário antes conhecer bem as dimensões e metragens do PDV. Assim, você aproveitará o espaço da melhor forma possível.

Dicas simples de layoutização de farmácia:

  • Perfumaria mais a frente da entrada;
  • Tudo bem visível, sem dificuldades para achar os produtos;
  • Prateleiras de medicamentos OTC fora do balcão;
  • Separe medicamentos por ordem alfabética;

Além disso, muita atenção com a disposição dos elementos, medicamentos e demais produtos na farmácia. A iluminação, organização dos móveis e a sinalização de cada item são capazes de influenciar a decisão de compra do cliente – muitas vezes, até mais que o preço!

Confira também: Como Organizar uma Farmácia: Do PDV ao Financeiro.

Internamente, no PDV, o balcão de farmácia é pensado para melhorar a experiência de compra do consumidor e aumentar as vendas.

Mas e além do ambiente físico, no espaço online, o que você tem feito para expandir seu faturamento?

Temos uma dica para você…

Conheça a MyPharma!

A MyPharma é uma plataforma de delivery específica para farmácias e drogarias que oferece: site e próprio customizado (com suas cores, logomarca e produtos já integrados ao seu sistema de gestão) e otimizado para o Google (por meio da técnica de SEO Local) para que você fature muito com as vendas online.

Além disso, temos para você UM APLICATIVO PARA FARMÁCIA!

Nosso Plano PRO, entre outros benefícios, oferece a você um aplicativo para sua farmácia!

E não acaba por aí! Além do que já mencionamos, você também conta com nosso fantástico time de suporte! Nossa equipe ajudará na customização do seu site e app e, além disso, de forma consultiva, ensinará as melhores estratégias de marketing digital.

Deseja conhecer a MyPharma AGORA e ter muito sucesso em sua farmácia?

Clique aqui e saiba mais!


Hey!? Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus colegas, pois isso nos estimula a produzir conteúdos cada vez melhores!

FECHAR