Prateleiras de vidro para farmácia: dicas para se inspirar

Você sabia que a mobília pode influenciar em quanto você vende e o modo como os clientes interagem com o seu PDV? É por isso que as prateleiras de vidro para farmácia são tão importantes.

Qual é o papel desse móvel? Como escolher o melhor modelo? Qual é o preço das prateleiras de vidro para farmácia? Juntamos todas as respostas aqui. Confira!

Mais conteúdo para você: ideias imperdíveis de balcão de vidro para farmácia!

Por que é importante ter boas prateleiras de vidro para farmácia?

Em suma, as prateleiras são úteis para a exposição de produtos. Mas essa não é a única funcionalidade. Esse móvel funciona como uma vitrine que, além de dar destaque, mantém os itens firmes e seguros.

Além disso, com o comportamento dos consumidores atuais, que buscam cada vez mais praticidade e autonomia na hora da compra, as prateleiras se tornam ainda mais eficientes. Isso, pois a transparência ou destaque com o vidro facilitam o acesso ao item desejado e permitem ao cliente encontrar o que precisa sem necessariamente recorrer a algum colaborador de sua loja.

Atualmente, com o avanço do setor e as infinitas possibilidades que o mercado oferece, a mobília para farmácia pode ser desenhada para atender às necessidades específicas do segmento. Estrutura moderna e design sofisticado estão entre as principais tendências das grandes redes e, sem dúvidas, contar com isso confere conceito e profissionalismo ao seu negócio.

Saber desta importância é o primeiro grande passo. O segundo, é definir qual modelo de prateleiras de vidro melhor atende sua farmácia.

Então, vamos lá!

Como escolher prateleiras de vidro para farmácia?

Atualmente, existem empresas especializadas na fabricação, comércio e instalação de mobiliários de vários tipos com foco no setor farmacêutico.

Entre uma gama de possibilidades, existem modelos prontos e, como alguns casos exigem a fabricação sob medida para uma adequação perfeita ao PDV, também é possível pensar em formatos personalizados.

Tendo isso:

1. Opte por prateleiras específicas para farmácia

Muitos empresários acreditam que qualquer tipo de prateleira já é suficiente para expor os itens da farmácia. Errado!

Investir em mobiliário específico para farmácia promove o bom aproveitamento do espaço físico da loja. Além disso, permite posicionar os produtos da melhor maneira, facilitando a identificação das categorias.

2. Tenha um projeto estrutural da farmácia antes de escolher as prateleiras

As prateleiras devem ser visualmente agradáveis, atraentes e práticas. Então, é importante que se enquadrem no espaço do ponto de vendas.

Com um projeto estrutural, é possível identificar as medidas corretas, repartições estratégicas e desenvolver um móvel versátil, o que, certamente, facilita possíveis mudanças físicas no estabelecimento (foco no crescimento!).

3. Estude as especificações técnicas das prateleiras de vidro para farmácia

Espessura do vidro

A maioria das prateleiras comerciais contam com vidros que variam de 1cm a 1,6cm de espessura, o que permite ao móvel suportar objetos razoavelmente pesados.

Mas vidros resistentes com espessura entre 6mm e 8mm, também são bastante comuns no mercado e ideais para essa finalidade.

Existem diversos tipos de suporte para prateleiras: desde os mais simples, que suportam cargas em torno de 50kg, até o reforçados, que são capazes de sustentar até 160kg se corretamente instalados. Essas peças podem ser de ferro, aço ou até madeira e os valores variam de acordo com o material.

É importante saber que a espessura do vidro interfere no peso que você pode colocar na prateleira. Por isso siga corretamente as instruções de uma empresa especializada no assunto e veja qual espessura é a mais indicada para as necessidades de sua farmácia.

Tipo de vidro

vidro mais indicado para ser utilizado nas prateleiras é o temperado. Isso, pois ele passa por uma transformação térmica que o torna até 5x mais resistente do que os vidros convencionais.

Além disso, devido ao aquecimento em seu processo de fabricação, quando o vidro temperado se quebra, não emite estilhaços pequenos e altamente cortantes (como acontece com o vidro básico).

Onde usar?

  • Fixadas em paredes e alturas elevadas - Com iluminação, por meio de led e lâmpadas, conferem um toque mais sofisticado.
  • Fechadas, em frente ao farmacêutico, para expor medicamentos que exigem visibilidade, mas não podem ser comprados sem receita.
  • Fixadas em um fundo com textura, pintura ou papel de parede, as prateleiras de vidro são leves e não pesam no visual.
  • Em ilhas, no interior da loja, com produtos que acompanham uma linha de maior sofisticação (por exemplo, itens de beleza, estética e cosmética).
  • Em painéis, combinadas aos materiais amadeirados ou espelhados para conferir maior elegância ou design moderno à farmácia.

Como usar?

  • Para expor medicamentos;
  • Para destacar produtos especiais;
  • Comportando medicamentos que não podem ser comprados sem receita;
  • Como nichos: você pode usá-las uma embaixo da outra, lado a lado ou ainda usar da assimetria para criar um conceito mais inovador.

Confira também: Como Organizar uma Farmácia: Do PDV ao Financeiro

Inspire-se com modelos de prateleiras de vidro para farmácia que separamos para você!

Modelo de prateleira de vidro para farmácia
 
Modelo de prateleira de vidro para farmácia 2
 
Modelo de prateleira de vidro para farmácia 3
 
Modelo de prateleira de vidro para farmácia 4

Fonte das imagens: Pinterest.

Veja também: Vitrine de farmácia: passo a passo para uma vitrine perfeita

Qual é o preço de prateleiras de vidro para farmácia?

O preço das prateleiras de vidro para farmácia pode variar muito de acordo com as medidas e modelos.

Em geral, uma base lisa de vidro temperado, com 6mm a 8mm de espessura, medindo 1m², tem um custo médio de R$250,00.

Os suportes, conforme comentamos acima, variam conforme o material. Aço e ferro costumam ter um custo-benefício melhor, já que oferecem maior durabilidade e resistência.

Acima de tudo, é importante pensarmos que esse móvel é também um dos pontos que determinam o modo como os consumidores conversam com seu estabelecimento (especialmente os de perfil visual). Portanto, mais do que preço, muitos outros aspectos devem ser analisados.

Hey, conta pra gente, além do PDV, no espaço online, o que você tem feito para expandir seu faturamento?

Temos uma dica imperdível.

Conheça a MyPharma: a maior plataforma de delivery para farmácias e drogarias do Brasil!

E o que temos para você?

  • Sites customizados: com suas cores, logomarca, integrados ao seu sistema de gestão e otimizados para o Google por meio da técnica de SEO Local.
  • Aplicativo para farmácia: nosso Plano PRO, entre outros benefícios, conta com um aplicativo personalizado para sua farmácia.

E não acaba por aí! Além do que já mencionamos, você também conta com nosso fantástico time de suporte. Nossa equipe ajudará na customização do seu site e app e, além disso, de forma consultiva, ensinará as melhores estratégias de marketing digital.

Deseja conhecer a MyPharma AGORA e ter muito sucesso em sua farmácia?

Clique aqui e saiba mais!


Hey!? Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus colegas, pois isso nos estimula a produzir conteúdos cada vez melhores!

Sua farmácia continuará perdendo clientes
por não ter presença online?

Assista agora uma demonstração sem compromisso.
ASSISTIR DEMONSTRAÇÃO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram