Vitrine de farmácia: passo a passo para uma vitrine perfeita

Vitrine de farmácia: passo a passo para uma vitrine perfeita

Você sabia que uma boa vitrine de farmácia tem o potencial de aumentar o faturamento de sua loja?

Como parte da ambientação da farmácia, a vitrine cria uma atmosfera favorável para o cliente. Além disso, muito mais que a estética, expor produtos para os clientes da maneira correta, é uma estratégia que pode criar necessidades de compra.

Quer saber como melhorar sua vitrine de farmácia e ter diferenciais competitivos em sua loja? Confira no nosso artigo!

Veja também: Balcão de farmácia: modelos e dicas imperdíveis

Como deve ser a estrutura da vitrine de farmácia?

Em primeiro lugar, precisamos pensar que no ambiente farmacêutico contamos com dois tipos de vitrine: a externa, que agrega a fachada de farmácia e tem a função de atrair o cliente para dentro do estabelecimento. E a interna, utilizada para informar e criar uma atmosfera agradável para o cliente comprar.

Começamos nossa jornada em busca da vitrine perfeita pensando na estrutura do móvel ou espaço.

Por que pensar na vitrine de farmácia é importante?

Em suma, quando um móvel ou espaço de farmácia, expositor ou não, é pensado exclusivamente para este ambiente, ele cumpre necessidades específicas do setor e cria não só atrativos, mas também desempenha funções importantes, de maneira mais adequada para o ponto de vendas (PDV).

No caso da vitrine de farmácia, é necessário pensar em aspectos de iluminação, distância entre as prateleiras e usabilidade, sempre visando contar com detalhes atrativos, mas de fácil uso pelos funcionários e prático acesso para os clientes.

Em resumo, o primeiro passo é desenvolver o layout da vitrine com base na estrutura física do PDV. Depois disso, é interessante solicitar o projeto 3D e, então, só após ter certeza de que o móvel irá suprir as necessidades da farmácia, partir para a montagem final.

Todo este desenvolvimento é pensado levando em consideração uma série de fatores, como por exemplo: melhor aproveitamento do espaço físico do local, mobílias seguindo as leis de acessibilidade, legislação para propaganda em farmácia, estratégias/estudos de marketing, estudo de público-alvo, entre outros.

Para contar com todos estes benefícios, que acabam por impactar de maneira positiva nas vendas, vale levar em conta a contratação de uma empresa ou profissional especializado.

Além disso, é necessário ter um planejamento financeiro prévio. Qual é o orçamento disponível para as vitrines de sua farmácia?

No ambiente farmacêutico, grande parte do apelo de vendas é feito através de uma vitrine de farmácia, desenvolvida exclusivamente para esta finalidade.

E como ela deve ser?

Separamos algumas dicas indispensáveis para sua vitrine de farmácia. Confira!

1. Invista em tons que agregam a identidade visual do PDV

Preferencialmente invista em cores neutras, como por exemplo: branco, preto e amadeirado.

Vermelho e laranja são boas opções de cores para vitrines de liquidações e tons pasteis são ótimos para vitrines infantis.

E atenção: cuidado com o amarelo. Apesar de chamativo e vibrante, esta cor tira o foco do cliente em relação ao produto.

2. Atenção ao material da vitrine

Recomendamos utilizar materiais diferenciados e de alto padrão. Poupar dinheiro aqui pode passar uma imagem negativa. É claro que não precisa exagerar, mas o bom senso sempre deve prevalecer.

Acrescente detalhes em vidro e aposte também na combinação vidro + MDF.

4. Invista em iluminação

Fitas de LED conferem um ar moderno e sofisticado às vitrines.

A vitrine tem o dever de chamar a atenção das pessoas e ter boa visibilidade. Então deixe o local muito bem iluminado

5. Cuidado com as dimensões da vitrine

A altura e a largura dependem do espaço disponível, mas busque pensar previamente na rotatividade dos produtos a serem expostos na vitrine – as dimensões devem ser projetadas para agregar itens maiores ou menores.

Além disso, prefira usar um espaço que tenha boa largura e profundidade. Nada de “espremer” os produtos para caber mais, hein! Isso só contribui negativamente na mensagem que é passada para as pessoas que estão olhando. 

6. Inove no formato da vitrine

O formato da vitrine de farmácia também depende do espaço disponível no PDV, mas busque sempre inovar!

Fuja do tradicional formato quadrado. No ambiente interno, trabalhe com vitrines agregadas a outras mobílias – como balcões, por exemplo.

Uma dica legal é criar uma vitrine expositora, mas que também possui espaço para prova de produtos – com direito a espelho e banco para sentar. Além de trabalhar o conforto e uma proximidade com o cliente, confere múltiplas funcionalidades para o móvel.

7. Reserve espaço para publicidade e propaganda

A vitrine é uma espécie de canal publicitário que está se comunicando diretamente com as pessoas do lado de fora ou de dentro de sua farmácia.

Por isso busque otimizar este espaço, inserir valores com cautela e apostar na exposição de produtos que estão presentes nas grandes mídias. Isto é, que possuem massiva divulgação midiática.

Mas atenção! Cuidado para não ferir a legislação. Existem medicamentos que não podem ser expostos. Consulte regularmente as RDCs publicadas pela ANVISA.

8. Faça a disposição correta dos produtos

Certamente, de nada adianta uma vitrine de farmácia perfeitamente estruturada, se a disposição dos produtos está incorreta.

A quantidade, organização e escolha dos produtos deve ser assertiva.

Confira no próximo tópico como não errar nesta tarefa!

Como deve ser a disposição dos produtos na vitrine de farmácia?

visão é um sentido extremamente importante do ser humano.

De acordo com pesquisas, 83% da atenção humana é capturada pela visão; 11% pela audição; 3,5% pelo olfato; 1,5% pelo tato e 1% pelo paladar. Ou seja: é através do que vemos, que notamos a maioria das coisas no dia a dia.

E como sua farmácia pode usar isso para impactar os consumidores? Por meio de uma boa disposição de produtos na vitrine.

Se as vitrines forem visualmente atrativas e harmônicas, mais pessoas vão entrar e comprar em sua farmácia!

Saiba como dispor os produtos na vitrine com perfeição e de forma assertiva.

1. Faça a exposição de produtos correta e estrategicamente

Os clientes olham para as prateleiras da mesma forma que você está lendo esse artigo neste momento: da esquerda para a direita, de cima para baixo. Portanto, a disposição dos produtos deve seguir o movimento natural dos olhos das pessoas.

Os produtos devem ser expostos de diferentes maneiras. O ideal é manter uma singularidade. Se você criar um “padrão” único na disposição de todos os produtos, os olhos dos clientes passarão de forma despercebida pela vitrine.

Além disso, tente aproveitar ao máximo os pontos privilegiados de visão para expor os produtos de maior popularidade ou valor agregado – que possuem mais margem de lucro para a farmácia.

Destaque determinados produtos, deixando-os na altura dos olhos. Isso vale tanto para itens de promoção, quanto para os mais solicitados na farmácia e também passa a impressão de inovação.

Quando for fazer pilha simples (um só item) ou pilha múltipla (dois ou mais itens), eventualmente deixe um espaço entre os elementos. Isso passa a sensação de que as pessoas estão comprando e logo o produto vai acabar – é o poderoso gatilho da escassez. Se tudo permanecer muito arrumadinho, inconscientemente as pessoas tem a impressão de que o produto não está vendendo e logo deduzem que não é “tão bom”.

Se preocupe em mesclar harmonicamente produtos de tamanhos e cores diferentes, embalagens modernas e chamativas. Crie formas geométricas e desenhos na diagonal, horizontal ou vertical com os próprios produtos. Não abuse muito, a intenção é proporcionar uma atração visual, para que a visão do cliente não fique “entediada” e ele saia da farmácia sem comprar nada.

Aproveite bem o espaço da vitrine e nunca deixe seus produtos virados, caídos ou em outras posições que dificultem a leitura do consumidor.

2. Entenda a ambientação para seguir com a arrumação dos produtos

É preciso que sua farmácia trabalhe com dois tipos de ambientação nas vitrines:

  1. Institucional.
  2. Promocional.

Uma vitrine promocional é aquela que visa o aumento da venda de determinados produtos, focando em uma linha ou categoria.

Já a vitrine institucional deve criar uma atmosfera que cative o cliente, mas com foco para a loja e não ao produto em si. Para isso, a vitrine farmacêutica pode usar uma data comemorativa para atrair a simpatia do cliente, como por exemplo o Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outras.

A ambientação também é decisiva na hora de decorar a vitrine.

E como decorar vitrine de farmácia?

Vitrine não é estoque. Portanto, a decoração com produtos e elementos deve respeitar o bom senso e também a proposta de vendas, como, por exemplo, promover apenas uma linha de lançamento ou trabalhar com uma data sazonal.

Além disso, lembre-se: ideias inovadoras para farmácia são sempre bem-vindas!

3. Atualize a vitrine com frequência

Pode parecer exaustivo, mas atualizar a disposição de produtos e a decoração da vitrine da farmácia com frequência, certamente, faz toda a diferença.

Ao atualizar a vitrine, você mantém os clientes a par das novidades e garante que sua farmácia caminhe de acordo com as últimas tendências do setor. Essa tarefa também tem o potencial de atrair novos consumidores e aumentar as chamadas “compras por impulso”.

Comece fazendo testes de 15 em 15 dias. Mude a organização, exponha novos produtos (em especial, os lançamentos), altere as cores e veja se houve maior fluxo de pessoas na farmácia. O objetivo principal é que sua vitrine seduza e estimule as pessoas a entrarem em sua farmácia e comprarem mais.

Veja também: Como Organizar uma Farmácia? – Do PDV ao Financeiro

Ei! Você sabia que além das vitrines físicas, a vitrine virtual de farmácia tem um potencial arrebatador para as vendas do seu negócio?

É isso mesmo. Por isso, temos uma dica especial para você!

Que tal começar a VENDER ONLINE AGORA MESMO, lucrar muito e oferecer mais praticidade para o seu cliente?

Conheça a MyPharma!

A MyPharma é uma plataforma de delivery específica para farmácias e drogarias que oferece site e próprio customizado (com suas cores, logomarca, produtos já integrados ao seu sistema de gestão, etc.) e otimizado para o Google (por meio da técnica de SEO Local), para que você fature muito com as vendas online.

Além disso, temos para você uma vitrine virtual para farmácia personalizada!

Nosso Plano PRO, entre outros benefícios, oferece a você um aplicativo para farmácia, com vitrine pronta e sem stress!

E não acaba por aí!

Deseja iniciar as vendas delivery e não sabe como montar uma farmácia online?

Nós te ajudamos! Além do que já mencionamos, você também conta com nosso fantástico time de suporte. Nossa equipe ajudará na customização do seu site e vitrine virtual e, de forma consultiva, ensinará as melhores estratégias de marketing digital.

Deseja conhecer a MyPharma agora e ter muito sucesso em sua farmácia?

Clique aqui e saiba mais!

Agora que você já sabe como configurar sua vitrine de farmácia, que tal conferir dicas para se inspirar quanto ao layout da farmácia?

Preencha o formulário e faça o download gratuito do material que preparamos!


Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus colegas, pois isso nos estimula a produzir conteúdos cada vez melhores.

Sobre a MyPharma

Plataforma de loja virtual para sua drogaria, farmácia, pet shop , loja de perfumaria ou de suplementação.

comercial@mypharma.net.br

Material Grátis:
FECHAR