Dia dos Namorados na farmácia: o que você precisa saber para vender mais no período

Para o mercado farmacêutico, o Dia dos Namorados requer uma estratégia especial. 

Afinal, tanto para quem quer presentear como para ser presenteado, não basta receber ou dar um bom presente. 

Por isso, é importante investir na experiência e em tudo que a cerca.  

Isso porque ela está dentro das 5 melhores quando o assunto é aquecer as vendas do mercado!

Hoje, trouxemos dados, tendências, estudos e dicas de kits de presentes para você entender como destacar a sua farmácia na data mais romântica e cheia de potencial do ano.

A breve história do Dia dos Namorados

A origem do Dia dos Namorados no Brasil por si só é bem peculiar. 

Países como França, Portugal e Estados Unidos comemoram a data intitulada de “Valentine’s Day” (ou Dia de São Valentim) no dia 14 de fevereiro. 

A história mais difundida para a origem do “Valentine’s Day” remonta ao século III. 

Nesse período, o então imperador de Roma, Claudio II, havia proibido os casamentos por considerar que os soldados mais eficientes eram solteiros. 

No entanto, um bispo chamado Valentim continuava celebrando casamentos às escondidas, mesmo contrariando as ordens da majestade.

 

Aqui no Brasil, como já sabemos, a data é comemorada apenas 4 meses depois, no dia 12 de junho e isso ocorre desde 1949.

O motivo dessa mudança de datas tem origem menos romântica, por ser puramente comercial.

Apesar do dia 12 de junho ser véspera do dia de Santo Antônio (conhecido pela fama de “Santo Casamenteiro”), a data foi fixada no mês de junho visando alavancar vendas no período.

Esta nova data surgiu a partir da ideia do publicitário João Agripino Dória — pai do atual governador de São Paulo, João Doria Jr. 

Na época, o então dono da agência Standard Propaganda foi contratado por uma grande varejista atuante no Estado de São Paulo, com o objetivo de melhorar o resultado das vendas no mês de junho, que costumavam ser muito aquém do esperado. 

A solução do publicitário foi instituir uma data para promover a troca de presentes entre os casais. 

Aproveitando a proximidade da nova data com a religiosidade brasileira, o publicitário sugeriu que o Dia dos Namorados fosse comemorado no Brasil em 12 de junho.

Hoje, muitas décadas depois da sua criação, a data se consolidou e representa uma importante data comercial, sendo uma excelente fonte de receita para os varejistas.

   

Por que a data é importante?

Para o mercado em geral, por sua tradição e repercussão social, o Dia dos Namorados traz uma grande expectativa de aumento das vendas do varejo no mês de junho.

Conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa para 2021 era que o Dia dos Namorados movimentasse cerca de R$ 1,8 bilhão no comércio brasileiro. 

Esse valor representa uma alta de 29,4% em volume de vendas se comparado a mesma data do ano passado. 

Para se ter ideia do que representa esse aumento, o crescimento é encarado como uma recuperação sobre 2020.

Naquele ano (2020), o varejo registrou uma queda histórica de vendas, manifestada em 25,3% (ou R$ 1,39 bilhão), influenciado pela primeira onda de COVID-19 no país.

José Roberto Tadros, presidente da CNC, avaliou à época que não havia a expectativa de melhora do cenário econômico enquanto não houvesse um avanço na imunização na pandemia.

 

Hoje, felizmente, quase um ano depois, já temos outro cenário frente a essa doença. 

Com o mercado funcionando na normalidade, podendo ter suas lojas abertas e operando em horário integral, há uma perspectiva ainda mais positiva para 2022.

Por outro lado, segundo a Ebit (empresa especializada em informações de e-commerce), a expectativa em 2021 era de crescimento de 6% nas vendas online no Dia dos Namorados. 

   

Qual é o potencial público para a data? 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google em maio de 2019, a grande maioria do perfil do público desta data são pessoas casadas ou que namoram. 

Ou seja, “no momento de escolher o que presentear, o status do relacionamento também influencia”, revela a análise.

 
Infográfico com dados da pesquisa do Google. 62% dos internautas têm algum tipo de relacionamento. 87% namoram ou são cadados. 44% namoram. 43% são casados. 8% são noivos. 6% estão em um relacionamento casual.
 

Assim, cada status de relacionamento pertence a um perfil de consumidor bem distinto no Dia dos Namorados. 

Entenda a seguir como eles se diferenciam:

 
Quem está namorando: tem menos tempo de relacionamento; o objetivo do presente é conquistar; pesquisa mais e compra mais cedo; tenta diversificar nos presentes; flores e chocolates são preferidos para dar. Quem já é casado: tem mais tempo de relacionamento; já conhece os gostos do parceiro; planeja menos e compra perto da data; compra menos presentes e gasta mais; itens de moda são os preferidos para dar.
   

Comportamento dos consumidores no dia dos namorados

O estudo do Google ainda traz dados interessantes do comportamento de compra do público-alvo da data. 

A maioria dos entrevistados apresentou a intenção de dar presentes para seus parceiros  — mesmo que sejam casados e independentemente do tempo de casamento. 

A pesquisa revela que “praticamente 50% pensa em dar pelo menos um presente para a pessoa com quem decidiu passar a vida junto”.

 
52% dos entrevistados pretendem presentear seus parceiros no dia dos namorados: 57% estavam namorando e 49% estava casado.
 

Dividindo os entrevistados em dois grupos sendo “namorados” e “casados”, o primeiro deles tende a planejar e pesquisar mais sobre os presentes que desejam dar. 

“Eles também são mais generosos na quantidade de itens, mas os casados pretendem gastar mais na data – embora deixem a pesquisa para a última hora”.

 
Entre os namorados: 81% pesquisa em lojas físicas ou shopping; 44% no google; 38% em lojas online; 35% no YouTube; 35% no facebook e instagram; 13% em revistas e tv. Entre os casados: 42% em lojas físicas e shopping; 38% no google; 35% em lojas online; 10% no youtube; 9% no facebook e instagram e 4% em revistas e tv.
 
Entre os namorados: 9% no dia; 11% 1 dia antes; 17% 1 semana antes; 21% 15 dias antes; 21% 1 mês antes e 21% mais de uma mês antes. Entre os casados: 10% no dia; 18% 1 dia antes; 22% 1 semana antes; 18% 15 dias antes; 22% 1 mês antes e 10% mais de uma mês antes.
 
35% dos namorados comprar o presente 1 semana antes da ata; já entre os casados, 37% compram o presente no dia ou na véspera
 

Outro dado interessante da pesquisa é a revelação sobre a quantidade de presentes que as pessoas compram para seus parceiros. 

Enquanto os namorados pretendem comprar 2 presentes ou até mais, já os casados pretendem comprar apenas 1 único presente.

 
52% dos namorados pretendem comprar 2 presentes ou mais, já 60% dos casados pretende comprar apenas 1 presente
 

Em relação ao valor gasto para os presenteáveis, a pesquisa demonstra que os casais possuem a pretensão de investir uma média de R$418 reais, sendo um valor um pouco menor para os namorados (R$377).

Já o grupo dos casados faz um investimento mais expressivo, que representa um aumento de 12,47% em relação aos namorados. 

 
Entre os namorados, o ticket médio previsto é de 377 reais; já entro os casados, o previsto e de 424 reais. A média dos dois públicos é de 418 reais.
 

Outra pesquisa, realizada pela plataforma de e-commerce Shopee Brasil em 2021, mostrou que 

a comemoração da data supera o Dia das Mães no valor médio que os consumidores estão dispostos a pagar por presente. 

 

Segundo o estudo, o preço médio no Dia dos Namorados seria de R$ 240 (contra R$ 210 do Dia das Mães) e 50% dos entrevistados pretendiam gastar até R$ 130.

Voltando para a análise do Google, agora em relação aos itens presenteáveis, o status do relacionamento também influencia no tipo de presente que será dado. 

O grupo dos namorados revela que “chocolates e/ou flores” são os campeões de intenção para presentear, com 33%. 

Em seguida, roupas/calçados/acessórios de moda também tem grande representatividade.

Já os casados revelam que roupas/calçados/acessórios vencem. 

Porém, ambos demonstram que o setor de perfumes/cosméticos/maquiagem tem bastante força para a data.

 
entre os namorados, 14% querem presentear perfumes, cosméticos e maquiagens; já entre os casados, essa taxa sobe a 16%. Um excelente cenário para as farmácias e drogarias
 

Em contrapartida, outro levantamento realizado em 2021 pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, revela que

72% dos brasileiros que farão compras para a data também pretendem comprar algum produto ou serviço para se preparar para a comemoração

O estudo mostra que a maioria dos entrevistados decide ir às compras na primeira semana de junho (53%), enquanto 16% nas vésperas do Dia dos Namorados.

Entre os itens mais procurados para presentear estão roupas (39%, com aumento de 10 p.p. na comparação com 2019); em seguida estão perfumes, cosméticos e maquiagem (25%, com crescimento de 7 p.p.); e, em terceiro lugar estão lingeries e peças íntimas (19%).

Com a apresentação de todos esses dados, é possível enxergar vários insights para o Dia dos Namorados na farmácia, incluindo itens que você já possui na sua loja que podem ser ótimas opções para presentes. 

Vamos a eles!

   

Kit de presentes para o Dia dos Namorados 

A data mais romântica do ano pede que os varejistas ofereçam diversas opções de presentes para o Dia dos Namorados.

Por isso, farmácias e drogarias devem se movimentar para mostrar que acompanham a evolução do mercado e disponibilizar opções de presentes que não ficam atrás de nenhuma outra loja. 

 

Cosméticos e perfumaria

Perfumes e cosméticos são verdadeiros best sellers para a data. 

Primeiro, porque têm grande aderência do público e, em segundo, porque possuem, em geral, valores mais acessíveis.

Como ideia de diferencial para montar um kit de presente para o Dia dos Namorados com esses tipos de produtos, você pode oferecer opções para o casal usar juntos ou individualmente.

 

Um namorado que procura um perfume para sua namorada pode, também, levar uma colônia para si mesmo, por exemplo.

Embora ainda pouco representativo, mas cada vez mais ganhando mais aderência, o autopresente vem como uma forte tendência.

Assim, você ainda garante o aumento do ticket médio de compra dos clientes.

 

Kits de banho e bem-estar também costumam fazer bastante sucesso. 

Nele, você pode inserir itens clássicos como sabonetes, óleos, espumas e sais de banho. 

Presentes que visam apimentar a relação também pode ser uma opção assertiva para a data. 

 

Para sair do tradicional e ousar com o(a) parceiro(a), mas sem sair da essência romântica da data, sua loja pode apostar em uma caixa que mexa com os sentidos.

A caixinha dos sentidos tem como premissa ser um presente sensorial e prazeroso. 

Dentro deste kit, os clientes podem rechear a caixa com objetos que vão ser utilizados no momento especial — como uma vela aromatizante, óleos e perfumes — e que, posteriormente, podem servir de relicário para guardar objetos de recordação, com elementos que fazem parte da história do casal.

Para essa opção fazer sucesso com os casais, aposte num kit de banho para o casal, onde juntos podem aproveitar esse momento íntimo e prazeroso. 

 

Chocolates

Como pudemos observar na pesquisa que trouxemos anteriormente, os chocolates são ótimas opções de presentes para os casais. 

No nosso artigo sobre Produtos que podem ser comercializados em farmácia, entendemos que sim, as farmácias e drogarias podem comercializar chocolates. 

Com isso, suas chances de mostrar mais uma opção diferenciada para os casais se presentearem aumentam. 

 

Eles podem entrar de duas formas dentro das suas opções de presentes: 

  • como complemento para os presentes: lembra que vimos anteriormente onde os namorados costumam dar mais de um item de presente para seus companheiros?
    e como presente único para a data, em forma de “mimo”
 

Para esse kit, ofereça bombons e barras de chocolate ou até mesmo itens de beleza que contenham aroma de chocolate, como sabonetes e afins. 

Whey com sabor ou que contenha chocolate em sua fórmula também pode ser uma alternativa para casais fitness.

 

Flores

Flores são um verdadeiro upgrade para qualquer presente. 

Além de dar uma cara romântica para a ocasião, as flores são muito conectadas com o Dia dos Namorados. 

Obviamente, flores não são itens vendidos em farmácias ou drogarias, mas para abranger mais o público e alcançar o diferencial de mercado, que tal cogitar uma parceria com alguma floricultura próxima ao seu estabelecimento? 

Assim, ambas as empresas podem sair ganhando e conquistar ainda mais clientes que queiram celebrar a data com grande estilo. 

 

Acessórios e correlatos

Acessórios também podem compor um ótimo kit de presente para o Dia dos Namorados.

Que tal recheá-lo com itens que ajudam no dia a dia? 

Para quem quer presentear a namorada ou esposa que quer ajuda com o skincare, como um aparelho massageador ou escova de limpeza facial.

Para homens, escovas de dente elétricas e aparelhos barbeadores também podem ser opções viáveis para kits diferenciados.

 

Dicas bônus 

  • Não esqueça que os kits não podem configurar de nenhuma forma a venda casada. Para não se enquadrar nesta prática, é importante que todos os itens sejam vendidos separadamente, ou seja, é necessário que eles sejam vendidos separadamente em sua farmácia, independentemente do kit.
  • Que tal oferecer uma promoção para alavancar as vendas dos kits? Você pode promover uma ação onde, por exemplo, a cada X reais investidos nos kits, o cliente ganha um cupom para concorrer a um jantar especial em um restaurante parceiro da sua farmácia.
 

Quer mais ideias de presentes que a sua farmácia pode oferecer aos seus clientes? 

Então clique no botão abaixo:

     

Ideias para o dia dos namorados: como preparar sua farmácia para a data? 

Depois de estudar a nossa curadoria de produtos para rechear os kits de presentes para o Dia dos Namorados, é hora de compreender as ideias-chave para preparar a sua farmácia e ter muito sucesso na data.

 

Marque sua presença online

O Dia dos Namorados é uma data em que o digital faz bastante diferença na hora das compras. 

Segundo o Google, 

uma grande fatia do público está de olho nos aplicativos e nos sites de e-commerce para adquirir os presentes para seu parceiro ou parceira. 

Por isso, ressaltamos uma dica importante: 

suas plataformas online precisam ser reforçadas no período. 

Caso você ainda não tenha essa presença digital funcionando ou se você não investe muito nessa frente, vale a pena repensar sua estratégia. 

Os maiores focos devem estar em seu site e redes sociais, observando a divulgação dos diferenciais da sua farmácia ou drogaria para a data.

Não esqueça de investir tempo na divulgação dos seus kits de presentes especiais para a data, bem como fortalecer as informações dos itens disponíveis, quais novidades, preços, promoções e descontos. 

Todos esses elementos farão a diferença em seus resultados e o(a) ajudará a alcançar mais vendas no período.

 

Arremate a sua campanha: ofereça algo além dos kits especiais

Que tal garantir uma entrega especial com um prazo menor, por exemplo? 

Ou um serviço de personalização do presente, com uma embalagem diferenciada, também pode ser uma ótima alternativa. 

Flexibilidade de preços, facilidade de compra e descontos no modo de pagamento são outros fatores que podem contribuir para o sucesso da sua campanha para o Dia dos Namorados.

 

Decoração

Está sem ideias para a decoração do Dia dos Namorados na farmácia? 

Então te ajudamos! 

A data é muito conectada com o romantismo e o amor, então corações e flores são verdadeiros clássicos que remetem a essa atmosfera de amor e carinho entre os casais. 

As cores vermelha e rosa também contribuem simbolicamente para a construção desse ambiente mais intimista. 

Não espere junho chegar para começar a mudar sua loja. Maio é um ótimo mês para você começar a decorá-la e já deixá-la no clima. 

 

A vitrine deve ser criativa e capaz de valorizar os produtos da loja — principalmente os kits e todos os produtos que se relacionam com a data.

Por isso, investir na decoração da sua loja pode ser um grande diferencial. 

 

Lembre-se que existem perfis diferentes de clientes no Dia dos Namorados (dos namorados aos casados).

Talvez o primeiro perfil tenha inclinação para fazer uma compra mais “genérica” que tenha mais tendência a escolher produtos best sellers, daqueles que são fáceis de agradar. 

Já os casados têm mais disposição para investir em presentes mais caros. 

Assim, percebemos então que a chave é conhecer bem o seu público e se adequar aos seus gostos e comportamentos.

Se você conseguir identificar esses perfis de clientes em sua loja, invista em uma decoração que corresponda aos desejos, tendências e motivações.

   

Conclusão: mais que o dia dos namorados, explore toda a sazonalidade farmacêutica!

Vimos que o Dia dos Namorados é uma data voltada a diversos públicos, os quais possuem hábitos de compra bem diferentes e suas compras variam de acordo com diversos fatores.

Entre eles, podemos citar 2 principais: o status do relacionamento e o tempo que estão juntos. 

Além disso, as pessoas esperam ser surpreendidas pelas empresas, que devem atender suas necessidades e expectativas de presentes para a data. 

Por isso, o caminho para o sucesso é pensar em estratégias que façam os clientes enxergarem sua farmácia ou drogaria como um ambiente que ofereça presentes especiais para uma comemoração incrível — e mais que isso: experiências especiais. 

Com essas ideias para o Dia dos Namorados renovadas, suas chances de conquistar mais clientes vão aumentar.

 

Você pode continuar acompanhando as próximas datas relevantes para o mercado e fazendo bonito frente à concorrência! 

Preparamos um material especial para você conhecer de perto as principais datas comemorativas e sazonalidades do mercado farmacêutico.

Baixe agora o calendário de datas especiais para farmácias da MyPharma.


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