Como vender produtos de pet shop pela internet?

Como vender produtos de pet shop pela internet?

Cuidado e atenção com bichinhos de estimação são fenômenos importantes, que têm gerado excelentes lucros a quem monetizou e decidiu investir nas atividades. E mais: com a grande incidência do comércio na web, saber como vender produtos de pet shop pela internet se tornou ainda mais importante.

A dimensão de como o mercado para pets pode ser interessante, é medida através de dados que demonstram, ano a ano, o crescimento do setor. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil é o segundo país com a maior população de animais de estimação: em primeiro lugar os cães (87%); segundo os gatos (22%); posteriormente pássaros (4%); depois disso peixes (2%) e por fim outros (1%).

Além disso, o comércio de itens para animais de estimação movimentou cerca de R$ 25 bilhões em 2017 – crescimento de 7% em relação ao ano anterior (2016) –; de acordo com estimativas do Instituto Pet Brasil.

Certamente, saber como vender produtos de pet shop pela internet está inclusive mais animador, não é?!

Então, se você deseja descobrir como montar um pet shop virtual e explorar os benefícios desse mundo, mas ainda não sabe por onde começar, nosso artigo com dicas práticas e aplicáveis impulsionarão o faturamento e farão com que seu negócio inicie no caminho certo.

Vamos conferir?!

E-commerce para pet shop

como vender produtos de pet shop pela internet
 

É indiscutível que as vendas pela internet balançaram o comércio físico e isso tem explicação!

Comodidade, praticidade, preços mais baixos, são apenas alguns dos benefícios do e-commerce e representam muito do que o consumidor atual procura na hora de realizar suas compras.

Certamente é aqui que destacamos nosso primeiro ponto de como vender produtos de pet shop pela internet. Em outras palavras: invista no e-commerce!

Mas atenção, vá com calma!

É importante e nós também alertamos que quando o assunto é comércio na web é mais indicado focar nas vendas locais; ao invés de abraçar um e-commerce a nível nacional.

Vamos seguir?

Confira no próximo tópico, o passo a passo de como montar um pet shop virtual.

Passo a passo de como montar um pet shop virtual

Muitas pessoas acham que para montar um pet shop virtual é necessário, já de início, possuir um site caríssimo, ter inúmeros custos… e acabam desistindo de iniciar um negócio que poderia ser bastante promissor na internet. Isso não é verdade!

Terão custos? Sim, como todo negócio. Trabalho? Muito! Principalmente porque você estará iniciando as atividades na internet. Mas tudo faz parte do processo e precisa estar previamente definido. Portanto, se você deseja entrar no e-commerce, em primeiro lugar, com calma e atenção, faça um planejamento.

Como vender mais produtos de pet shop na internet

PASSO 1 – Planejamento

No planejamento você irá fazer:

Pesquisa de mercado

a) Identifique os seus três maiores concorrentes.

b) Faça uma análise:

  • Preços praticados;
  • Prazos de entrega;
  • Marcas que trabalham;
  • Formas de pagamentos disponíveis na loja;
  • Formas de contato disponíveis;
  • Se possuem chat online;
  • Quanto tempo atuam no mercado;
  • Possuem selos de segurança;
  • Quais as redes sociais que as lojas utilizam? Quantos seguidores possuem? Há interação com os seguidores?
  • Site dos concorrentes.

b) Analise os pontos fracos e fortes do seu petshop e dos seus concorrentes – Melhore os seus pontos fracos.

Depois disso, você saberá o que pode agregar e o que não deve cometer de erros em seu negócio.

Planejamento financeiro

Leve em consideração todos os custos envolvidos para abrir o seu pet shop virtual, como por exemplo:

  1. Custos com a plataforma de atendimento (site, catálogo online, etc.)
  2. Custos com a identidade visual (profissional da comunicação ou agência que desenvolva a “cara” do seu pet shop virtual)
  3. Aluguel de estoque físico (se houver)
  4. Fretes e entrega
  5. Custos com a divulgação do pet shop

Pontos importantes:

  • Tenha capital de reserva: caso não faça vendas, sua loja virtual precisa continuar ativa.
  • Lembre-se que capital para divulgação é essencial em uma loja virtual: diferente de uma loja física que as pessoas passam na frente, uma loja virtual sem divulgação é uma loja virtual sem visitantes e consequentemente sem vendas.
  • Não espere ter grandes vendas nos 3 primeiros meses. Mas não desista, potencialize os trabalhos!
    Um caso interessante é o da Netshoes, que no primeiro mês teve apenas 1 venda e no segundo mês 2 vendas. O CEO acreditou que o e-commerce é um negócio fantástico, pois teve crescimento de 100% (uma venda no primeiro mês e duas no segundo).

PASSO 2 – Monte um catálogo de produtos de pet shop

Trabalhar com produtos de qualidade e que estão entre os favoritos do público dá maior visibilidade e preferência à marca e estimula o aumento das vendas. Por isso sugerimos acima que você pesquise a concorrência para identificar quais itens têm maior potencial no segmento de pet shop.

Uma das estratégias que você pode adotar é investir na diversidade de mercadorias, incluindo itens de várias categorias para cães, gatos, animais de maior porte, etc., por exemplo.

Dependendo dos objetivos comerciais da sua loja, você pode abranger de rações a medicamentos veterinários. Outra opção é trabalhar com produtos personalizados, como roupinhas e brinquedos exclusivos.

A seguir, listamos algumas sugestões de artigos para pet shop que você vender na sua loja:

  • Ração
  • Petiscos
  • Coleiras e guias
  • Brinquedos
  • Roupinhas
  • Lacinhos e acessórios
  • Tapetes higiênicos
  • Fraldas
  • Shampoos e condicionadores
  • Remédios (vermífugos, antipulgas etc.)
  • Potes para água e ração
  • Casinhas
  • Rasqueadeiras e escovas
  • Arranhadores para gatos
  • Caixa para transporte
  • Focinheiras
  • Colares Elizabetanos

Pontos importantes:

No e-commerce, informação é crucial. Portanto, tenha:

  • Descrição detalhada dos produtos;
  • Descrição de como utilizar/aplicar o produto e sugestões de uso;
  • Fotos variadas e de qualidade dos produtos (se tiver bons vídeos, vale utilizar também.

O ideal é elaborar tudo muito bem e, acima de tudo, promover boas experiências de compra aos clientes e segurança da qualidade para os pets.

PASSO 3 – Escolha uma boa plataforma

Parabéns, você está prestes a colocar o seu negócio no ar! No entanto, chegamos ao momento mais importante: a escolha da plataforma virtual (ou das plataformas) para anúncio e vendas.

Muitas empresas começam a vender nas Redes Sociais. No entanto, nós da MyPharma entendemos que é importante lucrar e impulsionar negócios através delas e não tê-las como plataforma principal de vendas. Para obter consistência e permanência no mercado, até mesmo pelas questões administrativas de uma loja virtual, possuir um site e-commerce é indispensável.

Nossa dica, é que tenha sim um perfil para seu pet shop no Instagram e no Facebook; movimente as redes – até porque isso é necessário para que sua loja seja conhecida pelos clientes. Além disso, lá estão os principais canais atuais de divulgação de marca. Mas invista em um site e-commerce.

Vantagens da plataforma e-commerce para pet shop virtual:

  1. Facilidade para começar
  2. Investimento inicial baixo
  3. Benefícios como, por exemplo, praticidade e disposição para o consumidor
  4. Funcionamento em tempo integral (24 horas)
  5. Prazo de construção do negócio
  6. Infraestrutura enxuta
  7. Flexibilidade para vender
  8. Poder de alcance
  9. Integração com outros canais (Facebook, Instagram e até a loja física, por exemplo)

E mais! Lembra que falamos sobre o e-commerce com foco nas vendas locais?

Atualmente, o Google é o maior buscador que existe na internet – 92% das pesquisas por estabelecimentos são realizadas nessa ferramenta. Ao possuir um bom website/catálogo integrado, é possível trabalhar o SEO Local e outras estratégias que ranqueiam sua empresa para os primeiros tópicos de busca do Google. Acredite, isso pode ser decisivo para os lucros e as vendas na internet. Sem uma boa plataforma e-commerce, é praticamente impossível atingir.

Melhor plataforma e-commerce para pet shop virtual

Vamos montar um pet shop de sucesso na internet e lucrar muito?

É para isso que estamos aqui!

Conheça a MyPharma!

A MyPharma criou uma Plataforma Online para pet shops. Essa plataforma permite que seu estabelecimento tenha um site e App próprios e customizados (com suas cores, logomarca e produtos já integrados ao seu sistema de gestão) para receber pedidos e reservas de serviços online.

O site criado para sua loja também já vem todo otimizado para o Google, por meio da técnica de SEO Local!

Além do site de Delivery, você conta com nosso fantástico time de suporte!  Nosso suporte ajudará na customização do site e, além disso, de forma consultiva, ensinará as melhores estratégias de marketing digital:


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