Como vender vitaminas: lista de procedimentos para a preparação e a prática em sua farmácia

Quer saber como vender vitaminas em farmácias e beneficiar-se das vantagens que esse segmento traz ao setor?

Excelente decisão! O mercado das vitaminas tem um grande potencial para agregar vendas na farmácia e atrair públicos específicos.

Basta observar como, em pontos de venda farmacêuticos, os nutracêuticos são expostos em locais de alta visibilidade. 

Pesquisas da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais (Abiad) mostram que 59% das famílias possuem pelo menos um consumidor de suplementos alimentares.

A mesma pesquisa revela que vitaminas, proteínas e minerais são os produtos mais vendidos da categoria, e que 76% das compras são realizadas em farmácias!

Outro dado importante da pesquisa é que o consumo de vitaminas no país tem aumentado desde a pandemia do coronavírus.

Diante desses dados, torna-se evidente como vender vitaminas é uma grande oportunidade para aumentar as vendas e atrair clientes!

Conheça o passo a passo para preparar seu estabelecimento para essas vendas e garantir que, na prática, elas sejam feitas da maneira mais proveitosa possível!

Como vender vitaminas em farmácia

As listas abaixo apresentam tudo o que você precisa saber sobre como vender vitaminas para alcançar bons resultados e aumentar o seu ticket-médio.

Dividimos o artigo em 3 seções:

Na primeira, reunimos conhecimentos necessários que precedem a indicação e a prescrição das vitaminas.

A seguir, abordamos como é feita a prescrição e a elaboração do mix de produtos e, por fim, trazemos dicas práticas para otimizar suas vendas!

 

Conhecendo as funções e contribuições das vitaminas

Naturalmente, o primeiro passo para vender bem esses produtos em farmácias é conhecendo as principais vitaminas, suas funções e contribuições no corpo humano.

Mais do que isso, porém, é interessante disponibilizar esse conhecimento aos compradores, explorando a autoridade de farmácia ou drogaria na promoção da saúde.

Como explica a nutricionista Carine Rodrigues, vitaminas são essenciais à saúde e trazem diversos benefícios ao organismo, conforme veremos em detalhes a seguir.

Confira a relação das principais vitaminas e baixe-a para produzir um cartaz ou banner que pode utilizar em sua farmácia!

Principais vitaminas e seus benefícios à saúde

  • Vitamina  A: Atua no crescimento, formação e força dos ossos. Melhora a visão. Contribui para a formação de colágeno e é necessária para a renovação celular.
  • Vitamina B1: Importante para a formação do sangue.
  • Vitamina B2: Necessária para a formação de hemácias, produção de anticorpos, respiração celular e para o crescimento. Alivia a fadiga ocular (vista cansada) e é importante na prevenção e tratamento da catarata.
  • Vitamina B3: Importante para a circulação de sangue. Torna a pele saudável. Reduz o colesterol. Ajuda no funcionamento dos sistemas nervoso e digestivo.
  • Vitamina B5: Atua na formação de anticorpos. Auxilia na conversão de açúcares, carboidratos e proteínas em energia.
  • Vitamina B6: Importante para a saúde física e mental. Atua na produção de hormônios e estimula as funções defensivas das células.
  • Vitamina B7: Importante para o crescimento celular. Necessária para a saúde dos cabelos e pele. Previne a queda capilar.
  • Vitamina B9: É necessária para a produção de energia. Importante na saúde cardiovascular. Atua no sistema nervoso.
  • Vitamina B12: Previne a anemia. Importante para formação das células vermelhas do sangue. Essencial para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso.
  • Vitamina C: Melhora a imunidade. Previne e melhora gripes e resfriados. Diminui o estresse. Contribui para a queima de gorduras.
  • Vitamina D: Fortalece ossos e dentes. Ajuda no sistema imunológico. Melhora a saúde cardiovascular. Previne doenças como: obesidade, diabetes, hipertensão e esclerose múltipla.
  • Vitamina E: Tem propriedade anti-inflamatória. Ajuda na fertilização. Combate o envelhecimento precoce.
  • Vitamina K: Ajuda na coagulação sanguínea. Previne hemorragias. Promove a saúde dos ossos.

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Conhecendo a Legislação: RDC 586/13 e RDC 269/05

Outro conhecimento fundamental para saber como vender vitaminas em farmácia refere-se à legislação, começando com a RDC Nº 586 de 29 de agosto de 2013.

Esse documento tem um papel muito importante na profissão farmacêutica, pois permite ao profissional da área iniciar, adicionar, substituir, ajustar, repetir ou interromper terapias farmacológicas.

Em suma, a RDC 586/13 regulamenta a prescrição farmacêutica e permite aos farmacêuticos realizar indicações corretas de medicamentos OTC, incluindo vitaminas vendidas em farmácia.

Esta ação reforça a missão do farmacêutico: zelar pelo bem-estar da população, valorizando sua formação técnico-científica e ética.

Mas não é só isso!

A Resolução também promove benefícios aos consumidores, visto que a prescrição farmacêutica resolve com praticidade e segurança a problemática de vários pacientes.

Para receitar as vitaminas mais adequadas a cada cliente, é imprescindível não só conhecê-las, como também saber sua dosagem limite.

A indicação diária para ingestão de vitaminas, proteínas e minerais é estabelecida pela Anvisa através da RDC 269/05.

Abaixo, apresentamos a quantidade indicada para adultos, mas sugerimos a consulta ao documento para verificar quantias específicas para crianças, gestantes e lactantes.

Ingestão diária de proteínas, vitaminas e minerais recomendada para adultos conforme a RDC 269/05 

Nutriente Unidade Valor
Proteína (1) g 50
Vitamina A (2) (a) micrograma RE 600
Vitamina D (2) (b) micrograma 5
Vitamina C (2) mg 45
Vitamina E (2) (c) mg 10
Tiamina (2) mg 1,2
Riboflavina (2) mg 1,3
Niacina (2) mg 16
Vitamina B6 (2) mg 1,3
Ácido fólico (2) micrograma 240
Vitamina B12 (2) micrograma 2,4
Biotina (2) micrograma 30
Ácido pantotênico (2) mg 5
Vitamina K (2) micrograma 65
Colina (1) mg 550
Cálcio (2) mg 1000
Ferro (2) (d) mg 14
Magnésio (2) mg 260
Zinco (2) (e) mg 7
Iodo (2) micrograma 130
Fósforo (1) mg 700
Flúor (1) mg 4
Cobre (1) micrograma 900
Selênio (2) micrograma 34
Molibdênio (1) micrograma 45
Cromo (1) micrograma 35
Manganês (1) mg 2,3

Fonte: Ministério da Saúde

   

Como prescrever vitaminas em farmácia

Abaixo, elencamos o que é necessário para uma correta prescrição de vitaminas.

Conforme a RDC 586/13, além da graduação em Farmácia, não há uma formação específica e obrigatória para realizar a atenção farmacêutica e prescrever vitaminas.

Porém, também trazemos sugestões de cursos que podem agregar valor ao seu estabelecimento quando o assunto é anamnese e prescrição farmacêutica.

 

1. Preparo

Apesar de ser recomendável que a suplementação vitamínica siga orientação de médicos e nutricionistas, vitaminas constituem uma classe de produtos que os farmacêuticos podem prescrever.

Mas é fundamental que o farmacêutico esteja bem preparado, conhecendo as vitaminas em geral e, em particular, aquelas disponíveis no seu mix de produtos.

Assim, é importante aprofundar os conhecimentos sobre o tema e, sobretudo, atentar-se para a questão de públicos específicos como gestantes, idosos, etc.

 

2. Fazer uma boa anamnese

A anamnese é o procedimento que assegura um diagnóstico preciso e estabelece condutas terapêuticas mais adequadas às condições clínicas do paciente. 

Realizando-a, o farmacêutico poderá extrair informações do cliente e identificar qual a sua real necessidade.

Nesse sentido, é interessante que o profissional estude técnicas de abordagem e mesmo de postura durante a anamnese e consulta.

A Abrafarma, por exemplo, oferece um Programa de Certificação Profissional cujos primeiros cursos, que podem ser cursados isoladamente, referem-se à farmácia clínica e consulta farmacêutica.

E lembre-se: é essencial o acompanhamento dos pacientes

A observação da evolução e eventuais ajustes no tratamento ao mesmo tempo assegura novas compras e promove a credibilidade da farmácia aos olhos do cliente.

 

3. Estudo de público

O estudo de público é essencial para conhecer os consumidores de vitaminas, conhecer suas preferências e então dispor de um mix de produtos ideal.

Dados divulgados pelo Guia da Farmácia mostram que as mulheres consomem mais suplementos que os homens, e que ambos preferem os multivitamínicos.

Os multivitamínicos estão entre os produtos mais vendidos para todas as idades, mas ocupam o topo das listas de consumidores entre 25 e 50 anos.

Assim, sem dúvidas, esses produtos não podem faltar no seu mix, mas é importante avançar nesse estudo e, principalmente, focar nos consumidores locais!

Outra forma eficaz de entender os hábitos de consumo é conhecer a lista das vitaminas mais vendidas em unidades no país

Ranking Produto Fabricante MAT 2021/02 MAT 2022/02
1 Citoneurin Merck 13.654.943 16.010.238
2 Addera D3 Mantecorp Farmasa 7.167.781 6.044.911
3 Forteviron WP Lab 4.355.166 5.863.110
4 Dprev Myralis 5.630.229 7.516.011
5 Redoxon Bayer 15.919.146 14.166.429
6 Feminis Eurofarma 2.309.385 2.637.570
7 Vitaxon C Airela 27.330.929 26.903.945
8 Vitergan Zinco PL Marjan 2.401.359 2.455.236
9 Regenesis Premium Exeltis 845.870 1.626.315
10 Gerovital EMS 4.188.358 3.683.582
Outros 291.352.550 310.609.159
TOTAL 375.155.717 397.516.506

Fonte: Close-Up International, Base (RM), período 2022/02

Lista das 10 vitaminas mais vendidas no Brasil entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022: informação fundamental para saber como vender vitaminas
   

4 dicas de como vender vitaminas em farmácia

Nutracêuticos são uma espécie de “alimento com ação de medicamento”.

Quem os consome, na maioria das vezes, busca prevenir doenças e obter uma vida mais saudável. 

Porém, o uso destes produtos não é obrigatório para atingir esse fim, como é o de um remédio para tratamento de alguma patologia, por exemplo.

Assim, é muito importante possuir diversos tipos de abordagens e até mesmo algumas “cartas na manga” para que os clientes comprem esses produtos.

No vídeo abaixo, o especialista em vendas no setor farma Danton Monteiro apresenta alguns argumentos eficazes para vender vitaminas em farmácia.

Ele também traz para a discussão o ponto de vista médico e faz considerações importantes sobre como abordá-lo durante as vendas.

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A seguir, apresentamos 4 dicas de como vender vitaminas em farmácia, aumentando os rendimentos da loja e promovendo benefícios aos clientes.

 

1. Chame a atenção do cliente

A atenção do cliente deve ser atraída já no momento em que ele entra na farmácia. Até aí, tudo bem. Mas como fazer isso?

A resposta é bem simples: torne o PDV interessante para vender mais vitaminas.

Antes de comprar, o cliente precisa saber o que são vitaminas e quais são seus benefícios ao corpo humano. Partir do pressuposto de que o consumidor já sabe tudo isso é um erro. 

Portanto, mantenha-o informado, por exemplo, afixando em local visível nosso banner sobre as principais vitaminas, e utilize isso a seu favor para atrair os clientes.

A organização e distribuição desses elementos e das próprias vitaminas em seu PDV é um fator determinante para despertar interesse.

Distribua as vitaminas em locais de ampla visibilidade e espalhe informações pela farmácia incitando a curiosidade do cliente através de comunicação visual. 

 

2. Dedique atenção máxima ao cliente

A função do farmacêutico no atendimento e prescrição é orientar o paciente quanto ao preparo e uso correto da vitamina. 

Para vender, não basta simplesmente oferecer o produto. Investigue, ouça o cliente, e acima de tudo, compreenda suas necessidades.

Inclusive, uma coisa que fará toda a diferença para conquistar a confiança e aproximar-se do cliente é ter um espaço reservado para o atendimento.

Se tiver um espacinho sobrando em sua farmácia, pode montar uma espécie de consultório, onde o cliente sinta-se exclusivo e mais confortável no atendimento. 

Além disso, ali, o farmacêutico fará a anamnese com mais calma e atenção.

 

3. Aplique técnicas de venda

Como abordar um cliente na farmácia para vender mais polivitamínicos? Será que existem técnicas de vendas específicas?

Certamente, além das técnicas de anamnese e consulta farmacêutica abordadas acima, você pode aplicar algumas técnicas especificamente comerciais.

Por exemplo, a técnica da venda cruzada, quando o cliente está comprando produtos que permitem concluir que determinada vitamina pode ajudá-lo a resolver seu problema.

É importante que essa oferta venha ao encontro da necessidade do cliente e não seja apenas um ato de “empurrar” o produto ou forçar a compra, como na empurroterapia. Há uma diferença bem grande entre venda cruzada, venda casada e empurroterapia. 

Demonstre interesse real na melhoria da saúde do cliente e jamais passe a impressão de que você almeja, meramente, vender a vitamina e lucrar.

Mas você também pode explorar algumas ações promocionais para vender mais.

Neste caso, é importante ter cuidado para agir conforme a legislação, que restringe algumas práticas na propaganda de medicamentos e, consequentemente, na propaganda de vitaminas.

Manter-se ético(a) ao código profissional garante a segurança necessária para você, para a farmácia e para os seus clientes. 

 

4. Demonstre resultados

O ser humano baseia-se em qualidade, benefício e evidências na hora das compras, principalmente se o assunto for medicamento. 

Portanto, ao oferecer uma vitamina, use dados que comprovem esses fatores, procurando ser coerente, verdadeiro e atrativo, além de utilizar exemplos reais.

Por exemplo, um estudo apresentado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) demonstrou que o consumo de vitamina D por mulheres na pós-menopausa reduziu os riscos cardiometabólicos.

A busca de informações e o aprofundamento a respeito das vitaminas comercializadas pode trazer diversos argumentos como este, dos mais gerais aos mais específicos!

   

Como vender vitaminas online

Todas as dicas apresentadas até aqui podem ser aplicadas na venda de vitaminas online, mas há uma dica importante a acrescentar neste aspecto em particular.

Para otimizar suas vendas online, é fundamental contar com uma plataforma de e-commerce totalmente voltada para o setor farmacêutico

Somente assim você terá total garantia de que a sua loja virtual segue as legislações da Anvisa e não será retirada do ar! 

Algumas plataformas, como a MyPharma, são especializadas no e-commerce farmacêutico, e assim, poderão atender melhor às suas necessidades.

   

Conclusão: como vender vitaminas e outras estratégias para aumentar vendas

Com isso, você reuniu todo o conhecimento necessário sobre como vender vitaminas em  farmácia e aumentar suas vendas.

Mas por que parar por aí, quando há tantas estratégias que podem aumentar ainda mais suas vendas e transformar seu estabelecimento em uma verdadeira referência?

Para conhecer outras maneiras de vender mais em farmácia e drogaria, clique no botão abaixo e confira as nossas dicas!

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