Abrafarma: 9 cursos livres para capacitar sua farmácia

Abrafarma: 9 cursos livres para capacitar sua farmácia

A Abrafarma, Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, é a entidade que representa o mercado farmacêutico no Brasil.

Com mais de 7,7 mil estabelecimentos associados, atualmente, tem influência em pelo menos 45% do varejo farma.

Quer saber como a Abrafarma pode ajudar no fortalecimento de sua farmácia?

Confira nosso artigo!

O que é a Abrafarma

A Abrafarma foi fundada em 21 de outubro de 1991, por redes de farmácias paulistanas.

Na época, o segmento farma sentiu a necessidade, pois não contava com uma entidade que defendia seus interesses e posições e logo percebeu que se não se organizasse, estaria sempre fora das decisões e determinações legais, importantes fatores para sua expansão.

Então, a partir dessa constatação e com o intuito de mudar a realidade do mercado farmacêutico brasileiro, as principais redes de São Paulo criaram a Abrafarma.

Já no início de suas atividades, a associação contava com a participação de algumas das maiores redes de drogarias do país que, assim como as empresas paulistanas, sentiam a necessidade da criação de uma entidade representativa própria.

Quais benefícios a Abrafarma oferece?

Em primeiro lugar, os privilégios concedidos aos associados.

Hoje, um sócio-contribuinte da Abrafarma conta com as seguintes vantagens:

  1. Benefícios relativos a decisões judiciais movidas pela entidade no interesse de seus associados;
  2. Participação em missões técnicas e outros eventos promovidos pela entidade;
  3. Recebimento dos informes, como por exemplo: Hoje na Imprensa (diário), Boletim Radar, além de Informes Importantes da Presidência Executiva;
  4. Participação nas reuniões da entidade com a presença dos presidentes e diretores das redes associadas. Importante, pois propicia relacionamento e decisões conjuntas;
  5. Representação dos interesses coletivos junto a órgãos como, por exemplo, ANVISA, VISAs, Ministério da Saúde, Congresso Nacional e Poder Judiciário;
  6. Participação e acesso ao Banco de Dados Abrafarma;
  7. Participação e recebimento de estudos como, por exemplo:
  • Relatórios especiais IMS com Ranking Abrafarma (trimestral);
  • Pesquisa de perdas (semestral);
  • Demonstrativo de Resultados com indicação de lucro médio (anual);
  • Ranking Abrafarma (anual);
  • Relatórios especiais NIELSEN sobre mercado de higiene e beleza.

Como a Abrafarma pode ajudar no fortalecimento da sua farmácia?

Além dos privilégios concedidos aos associados, a Abrafarma promove conceituados eventos para o segmento farmacêutico – o que facilita a interação e proporciona destaque às farmácias afiliadas.

A visibilidade, junto ao reconhecimento por fazer parte de uma importante associação para o segmento, certamente, resulta em maior conceito e credibilidade aos associados.

Separamos abaixo alguns dos principais eventos e premiações realizadas pela Abrafarma.

  • Abrafarma Future Trends;
  • Congresso de Clinicas;
  • Prêmio Parceiro do Ano Abrafarma.

Além disso, a entidade também promove conhecimento e capacitação profissional por meio de cursos como, por exemplo, Workshop TRL, Master Class e outras ferramentas exclusivas para os afiliados.

Ferramentas e cursos Abrafarma

1. Banco de Dados Abrafarma

Quem atua no segmento farma, certamente, sabe que administrar bem e avaliar a concorrência são pontos-chaves para aperfeiçoar métodos e, com isso, obter melhores resultados.

Apresentando índices de evolução mês a mês (incluindo, por exemplo, faturamento, número de lojas, número de check-outs, número de funcionários, desconto médio, gastos com marketing, aluguel, etc.), o Banco de Dados da Abrafarma é uma ferramenta que pode facilitar gestão das farmácias.

Atualmente, o banco é mantido pela FIA-USP, em contrato que garante o sigilo de informações e pode ser rapidamente acessado em: https://www.abrafarma.com.br/untitled.

2. Assistência Farmacêutica Avançada

Em 2014, a publicação da Lei no. 13.021 estabeleceu um novo marco para a saúde. As farmácias tornaram-se estabelecimentos prestadores de serviços, destinados a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação em saúde.

Com essa lei, passou a ser, então, obrigação do farmacêutico no exercício de suas atividades nas farmácias, o acompanhamento farmacoterapêutico, à orientação sanitária e à manutenção do perfil farmacoterapêutico dos pacientes.

Em conjunto com esta realidade, a Abrafarma deu início ao projeto “Assistência Farmacêutica Avançada”.

Em resumo, o programa dá suporte às empresas e profissionais para implementação de serviços farmacêuticos viáveis e atualizados, promove a atenção às necessidades de saúde da população e contribui com a transformação do papel das farmácias no sistema de saúde.

Atualmente, o Assistência Farmacêutica Avançada conta com oito serviços que visam atender aos objetivos mencionados acima. São eles:

  1. Autocuidado
  2. Hipertensão em Dia
  3. Perda de Peso
  4. Colesterol em Dia
  5. Imunização
  6. Revisão da Medicação
  7. Diabetes em Dia
  8. Parar de Fumar

Para dar base ao projeto, a Abrafarma lançou também o Programa de Certificação Profissional, que oferece uma série de cursos livres e pós-graduação em farmácia clínica e serviços farmacêuticos aos profissionais das empresas associadas.

3. Cursos Abrafarma

O Programa de Certificação Profissional oferece educação continuada na área dos serviços farmacêuticos, com cursos produzidos e certificados com a chancela da Abrafarma, aos profissionais aprovados.

Além disso oferece vantagens de acesso a programas de pós-graduação com entidades parceiras, como o Grupo EducaMais e a Universidade Candido Mendes.

O Abrafarma cursos livres é gratuito e, atualmente, conta com nove opções.

  1. Farmácia Clínica e Serviços Farmacêutica;
  2. Semiologia e Consulta Farmacêutica;
  3. Revisão da Farmacoterapia e Acompanhamento do Paciente;
  4. Hipertensão Arterial;
  5. Diabetes Mellitus;
  6. Dislipidemias e Risco Cardiovascular;
  7. Obesidade e Gestão do Peso;
  8. Imunização e Administração de Vacinas;
  9. Cessação Tabágica.

Confira mais detalhes do programa logo abaixo!

Como funciona?

  1. O farmacêutico pode se matricular gratuitamente, a partir do seu cadastro no portal do programa, acessando https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/cadastro/. Essa inscrição dá acesso a todos os cursos.
  2. Então, com cadastro realizado, deve cursar primeiro o “Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos”, que é pré-requisito obrigatório aos demais.

Assim que concluído este primeiro curso, poderá escolher qualquer um dos demais para prosseguir.

Requisitos para se inscrever

  1. Possuir diploma de graduação em farmácia;
  2. Ser funcionário de uma das redes de farmácias e drogarias associadas à Abrafarma;
  3. Como já mencionamos acima, o primeiro curso (Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos) é requisito obrigatório para acessar os demais.

Certificação

Ao final de cada curso, se aprovado, o profissional receberá automaticamente o certificado online de conclusão.

Os nove cursos são emitidos em conjunto pelo Grupo EducaMais e Abrafarma e, completos, totalizam 340 horas de formação continuada.

Caso deseje receber o certificado em papel, pelo correio, o profissional deverá pagar a taxa correspondente pelo envio.

Atenção: é considerado aprovado em um curso o aluno que conclui a avaliação alcançando no mínimo 70% de acertos (nota 7.0).

Qual é o método didático?

Todos os cursos são oferecidos na modalidade à distância.

Os profissionais contam com suporte de tutores online, responsáveis por tirar dúvidas e supervisionar o andamento dos cursos.

Agora que já sabe como e quais as ferramentas da Abrafarma podem te ajudar, temos uma dica imperdível para que sua farmácia se torne um verdadeiro negócio de sucesso!

De acordo com a Neotrust/Compre&Confie, com a pandemia do novo coronavírus, no segundo trimestre de 2020, o faturamento do e-commerce no Brasil aumentou 104% em relação ao mesmo período de 2019.

Em 2020, o delivery foi o grande responsável pelo faturamento de R$33 bilhões!

Já pensou em investir no mercado farmacêutico online, começando com o pé direito e lucrando muito?

Conheça a MyPharma!

A MyPharma é uma plataforma de delivery específica para farmácias e drogarias que oferece site e próprio customizado (com suas cores, logomarca, produtos já integrados ao seu sistema de gestão, etc.) e otimizado para o Google (por meio da técnica de SEO Local), para que você fature muito com as vendas online.

Além disso, nosso Plano PRO, entre outros benefícios, oferece a você um aplicativo para farmácia pronto, personalizado e sem stress!

E não acaba por aí!

Deseja iniciar seu e-commerce e não sabe como montar uma farmácia online? Nós te ajudamos!

Além do que já mencionamos, você também conta com nosso fantástico time de suporte. Nossa equipe ajudará na customização do seu site e vitrine virtual e, de forma consultiva, ensinará as melhores estratégias de marketing digital.

E então, deseja conhecer a MyPharma agora e ter muito sucesso em seu investimento farmacêutico?

Clique aqui e saiba mais!

Confira também: Febrafar: 6 ferramentas para fortalecer sua farmácia


Hey! Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus colegas, pois isso nos estimula a produzir conteúdos cada vez melhores.

Sobre a MyPharma

Plataforma de loja virtual para sua drogaria, farmácia, pet shop , loja de perfumaria ou de suplementação.

comercial@mypharma.net.br

Material Grátis:
FECHAR