Veja como transformar o Outubro Rosa no momento ideal para atrair e fidelizar clientes na farmácia

Quando o mundo inteiro se mobiliza em adesão ao Outubro Rosa, as farmácias e drogarias, enquanto instituições de saúde, não podem ficar isentas.

Porém, mais do que uma obrigação ética ou moral, a ocasião é uma boa oportunidade para promover seu estabelecimento e aproximar-se da clientela.  

Assim, ao mesmo tempo em que você presta um serviço importante à comunidade, pode fortalecer sua marca e até mesmo aumentar os lucros!

O câncer de mama representa 24,5% dos novos casos de neoplasia em mulheres.

No Brasil, é também a maior causa de óbito por câncer entre elas.

É nesse contexto que se torna fundamental a intervenção de profissionais como os farmacêuticos(as), que têm contato frequente com pacientes e mulheres em geral.

Para saber como fazer isso e beneficiar-se da atitude para além da consciência limpa por cumprir um compromisso moral, confira o artigo a seguir!

imagem com link para baixar o guia de marketing para pequenas e médias farmácias

Contextualizando o Outubro Rosa

A primeira grande campanha a atribuir uma cor a um mês do ano foi o Outubro Rosa, que se refere ao câncer de mama.

O movimento nasceu com a criação de um dos maiores símbolos da campanha, o laço cor de rosa, pela Fundação Susan G. Komen, em 1991.

Na ocasião, essa instituição que é hoje a maior do mundo pelo câncer de mama, distribuiu o laço entre participantes da 1ª Corrida pela Cura.

De Nova Iorque (local da corrida) a ideia se espalhou ao longo da década seguinte, até se tornar o movimento global que é hoje.

Seu ponto central é conscientizar e promover ações de prevenção e suporte a mulheres de todo o mundo em relação à doença.

Há vários tipos de câncer de mama, embora o mais comum seja o carcinoma ductal infiltrante, que corresponde a algo entre 80% a 90% deles.

E embora represente uma parcela muito pequena dos casos (cerca de 1%), homens também podem desenvolver a doença!

Dado o seu alto índice de mortalidade — e o fato de que muitos óbitos podem ser evitados com o autocuidado — compreende-se a importância do movimento.

Veja agora como e por que sua farmácia pode fazer parte disso!

   

Por que aderir ao Outubro Rosa na farmácia?

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com adoção de hábitos saudáveis.

O número dá uma boa medida da importância da informação e da promoção da saúde feita por profissionais responsáveis.

Considerando-se as farmácias e drogarias nesse contexto, ações promocionais envolvendo o tema podem beneficiar tanto o seu público quanto os seus negócios.

Farmacêuticos(as) têm um papel central na assistência e atenção farmacêutica, podendo orientar a população quanto aos cuidados e tratamentos relativos à doença. 

Assim, o envolvimento na campanha pode gerar a empatia do seu público, servindo como uma forma de atrair, aproximar e até mesmo fidelizar clientes.

É também uma estratégia capaz de diferenciar seu estabelecimento em meio à concorrência, uma vez que muitas farmácias ainda não promovem ações ligadas à ocasião.

Isso tudo sem contar os benefícios de se explorar a sazonalidade como uma estratégia de marketing, conforme detalharemos a seguir.

 

Utilizando o calendário sazonal

Basicamente, seguir um calendário sazonal significa explorar comercialmente algumas datas comemorativas ao longo do ano que possuem um apelo considerável junto à população.

Assim, pode-se planejar ações para datas propriamente comerciais (Dia das Mães, por exemplo), mas também para eventos que possibilitem promover seus produtos e serviços, como o Início do Outono.

A estratégia tem um grande potencial para aumentar as vendas, estimulando as compras e permitindo combinar produtos em kits específicos para cada ocasião.

Mas além disso, explorar o calendário diz respeito ao posicionamento da marca, e sobretudo, enriquece a experiência que o seu cliente tem com ela.

Escolher o momento certo de se posicionar como referência no cuidado à saúde agrega valor à sua marca e estreita os laços com o público.

Portanto, planejar ações promocionais com base no calendário sazonal é uma estratégia inteligente e eficaz para se destacar e aumentar suas vendas!

Preencha o formulário a seguir para baixar gratuitamente nosso calendário editorial para farmácias e planeje-se da maneira certa! 

 

Ideias para Outubro Rosa na farmácia

Conhecer os símbolos e ações habituais do Outubro Rosa, bem como informações precisas sobre o câncer de mama, são os primeiros passos para o sucesso.

Quanto maior o engajamento e aprofundamento em temas relativos à campanha, mais possibilidades de ações você terá, além de maior autoridade em seu posicionamento.

Diante disso, vale observar que, desde 2010, o INCA participa do Outubro Rosa promovendo apresentações, debates e eventos técnicos sobre o câncer de mama.

Um farmacêutico(a) com um bom conhecimento das causas, fatores de risco, sintomas e tratamentos da doença pode ser um diferencial importante em suas estratégias!

A seguir, você confere 4 dicas de como aderir à campanha de maneiras que possam beneficiar tanto seus negócios quanto seu público!

Como você poderá observar, é perfeitamente possível aplicar simultaneamente mais que uma dica, ou mesmo todas — o que fortalece ainda mais cada uma delas!

 

1. Use os símbolos da campanha

O laço cor de rosa é o símbolo máximo da campanha, podendo ser um acessório utilizado por sua equipe ou mesmo distribuído entre os clientes.

Dentro das possibilidades, é interessante pensar também no uso da iluminação colorida, outro recurso que se tornou comum em referência ao Outubro Rosa.

De toda forma, trata-se de trabalhar no visual de sua loja desde a fachada até a decoração interna, envolvendo todo o ambiente na campanha.

E nesse sentido, vale aplicar algumas noções de layoutização para atrair a atenção do cliente com as peças publicitárias ou decorativas certas nos lugares certos.

Além, claro, de incluir o símbolo e a cor da campanha nos próprios materiais de propaganda da farmácia

 

2. Compartilhe materiais informativos

Todo material de divulgação da farmácia, seja ele impresso ou digital, pode incluir informações relevantes sobre o câncer de mama ou sobre o Outubro Rosa.

Nas redes sociais, inclusive, o tema pode render uma série de publicações abordando, cada uma, um aspecto diferente, como fatores de risco, exames e sintomas.

De todo modo, é sempre um diferencial apresentar materiais próprios e exclusivos, sendo indispensável, nesse caso, atentar-se para a confiabilidade das fontes utilizadas.

Ainda com esse mesmo cuidado em relação às fontes, também é possível encontrar diversos materiais visuais e informativos gratuitos na internet! 

O próprio INCA, como órgão oficial e maior autoridade no assunto no país, disponibiliza uma grande quantidade de peças, entre panfletos, cartazes, cartilhas e infográficos.

Inclusive, é interessante trabalhar com materiais em diferentes formatos e abordagens do tema, para atingir um público mais amplo e demonstrar seu domínio do assunto.

 

3. Promova eventos significativos

Há uma variedade relativamente grande de eventos que podem ser realizados para engajar a comunidade na campanha e, consequentemente, aproximá-la de sua marca.

Eles variam em dimensões e podem funcionar melhor ou pior conforme sua localização, portanto o primeiro passo deve ser compreender bem o seu público-alvo.

Em cidades pequenas ou em bairros há mais chances de conseguir engajar a população em eventos públicos maiores, extrapolando o ambiente de sua própria loja.

Por exemplo, é possível reunir um bom público para uma caminhada, ou uma tarde de apresentações culturais — tudo voltado para a conscientização sobre o tema.

Campanhas com uma finalidade social também podem gerar ótimo engajamento, como apoio a instituições que acolhem vítimas do câncer de mama ou desenvolvem tratamentos.

Mas também é possível pensar em ações menores e mais pontuais, como parcerias com profissionais da área que ofereçam palestras ou exames de toque.

Isso pode ser transformado em uma data especial em sua farmácia, por exemplo, o Dia Rosa, mas também depende do espaço que você tem disponível.

 

4. Ofereça serviços relacionados

Uma alternativa é oferecer serviços direcionados ao público feminino, promovendo sua saúde e monitorando qualquer sinal fora da normalidade.

Nesse sentido, você pode prestar os exames mais cotidianos da farmácia como medição de glicemia e massa corporal ou aferição de pressão.

Mas sobretudo, é bom preparar sua equipe para orientar as mulheres quanto a hábitos saudáveis como cessação tabágica ou prática de exercícios físicos.

Além disso, é bom que a equipe esteja preparada também para orientações mais específicas, incluindo informações sobre causas e sintomas do câncer de mama.

Também é interessante apresentar instruções para a realização do autoexame, especialmente se a farmácia puder contar com um espaço mais reservado para isso.

E ainda, disponibilize informações sobre locais próximos que prestam atendimento e realizam exames como a mamografia.

   

Conclusão: incluindo o Outubro Rosa em seu calendário sazonal

Conhecendo a importância do Outubro Rosa para a promoção da saúde, e mesmo para salvar vidas, justifica-se qualquer ação em farmácia de adesão à campanha.

Vale destacar os benefícios que essa decisão pode trazer para os seus negócios em termos de aproximação com o público e potencial de vendas.

Portanto, inclua o Outubro Rosa em seu calendário sazonal e aproveite essas e outras datas especiais para criar identificação e familiaridade com seu público.

O calendário sazonal é uma importante estratégia de marketing, capaz de dar um bom destaque ao seu negócio, independentemente do porte de sua empresa.

Para conhecer outras estratégias de marketing eficientes e especialmente pensadas por quem entende para as pequenas e médias empresas, conheça o nosso Guia de Marketing!

Clique na imagem a seguir e baixe gratuitamente o Guia de marketing para pequenas e médias farmácias! 

imagem com link para baixar o guia de marketing para pequenas e médias farmácias

Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!

Sua farmácia continuará perdendo clientes
por não ter presença online?

Assista agora uma demonstração sem compromisso.
ASSISTIR DEMONSTRAÇÃO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram