O ecommerce para farmácia vem passando por um bom momento nos últimos anos, com boas perspectivas para o restante da década.
Atuando em um nicho que, por si só, já representa um segmento importante do mercado, varejistas farmacêuticos só têm a ganhar aderindo à modalidade online.
Hoje, em sua totalidade, os dados do mercado apontam para um crescimento tanto do varejo farmacêutico de um modo geral quanto do ecommerce do setor.
Afinal, as compras online vêm criando raízes nos hábitos de consumo da população, sendo cada vez mais imperativo às marcas atuarem nesse meio.
Hoje, você entenderá a necessidade e importância do ecommerce para farmácia, considerando-se, sobretudo, os números do mercado nos últimos anos e projeções para os próximos!
Panorama do mercado farmacêutico e do ecommerce para farmácia
Para uma melhor compreensão do panorama atual do ecommerce para farmácia, é importante observar diversos fatores, incluindo o panorama do mercado farmacêutico como um todo.
Além disso, é inevitável abordar o fato de que, nos últimos anos, vivemos uma condição social que impactou significativamente o comércio em todo o mundo.
Se o ecommerce já era uma tendência no início da última década, a pandemia do coronavírus potencializou e acelerou esse processo de forma bastante intensa.
Em 2020, o Brasil fechou o ano com 75,2 mil pontos de venda a menos que no ano anterior, conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Por outro lado, o número de vendas online deu um salto considerável.
São esses e outros números que você confere a partir de agora em nosso panorama atualizado do mercado e do ecommerce farmacêutico no Brasil.
Dados atualizados sobre o mercado farmacêutico no Brasil
Em 2022, o varejo farmacêutico cresceu acima da maior parte dos outros setores da economia.
Dados da Close Up-International apontam para uma arrecadação de R$ 169,5 bilhões no setor entre setembro de 2021 e setembro de 2022.
Em números estatísticos, houve um crescimento de 16,43% em relação aos 12 meses anteriores.
As grandes redes foram as que mais cresceram, em taxas que variam de 12% a 16%, mas pequenas redes e farmácias independentes também registraram altas.
Ainda conforme a Close-Up, o Brasil é o país da América Latina com maior equilíbrio na divisão de vendas entre grandes redes e farmácias independentes.
No Chile, as grandes redes dominam o mercado, enquanto as independentes dominam na Argentina, mas no Brasil, cada modelo de negócio tem 50% do mercado.
Projeções para o mercado farmacêutico nos próximos anos
Uma pesquisa da IQVIA Brasil estima um crescimento de 11,5% para o mercado farmacêutico no Brasil em 2023.
O número não está muito distante do estimado por Edison Tamascia, presidente da Associação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácia (Febrafar).
Sem previsão de grandes mudanças no mercado em 2023, o empresário estimou um crescimento igual ao de 2022, ficando na casa dos 14%.
Para ele, a expectativa mais promissora este ano é de um aumento nas verbas do Programa Farmácia Popular, que teve orçamento reduzido no Governo anterior.
Já os dados da IQVIA apontam alguns fatores fundamentais para o avanço do mercado farmacêutico no Brasil, entre eles:
- a ampliação de serviços clínicos
- aplicação de testes e vacinas
Dados atualizados sobre o ecommerce farmacêutico
Dados da IQVIA Brasil apontam para um crescimento de 52,2% das vendas online entre setembro de 2021 e setembro de 2022.
Tal crescimento corresponde ao que vem acontecendo no Brasil e no mundo nesses anos de pandemia: a consolidação do comércio eletrônico.
Segundo pesquisa da CVA Solutions, antes da pandemia, 21,4% dos consumidores usavam habitualmente o ecommerce farmacêutico — número que chegou a 31,4% em 2022.
Na cidade de São Paulo, inclusive, o número de consumidores que compram na farmácia online soma 50% do total!
Entre as principais redes da Abrafarma, o ecommerce movimentou R$ 3,46 bilhões de janeiro a novembro de 2022, crescendo 37% em relação a 2021.
Entre os 52 segmentos de ecommerce pesquisados pela CVA Solutions, o farmacêutico ocupa a 7a posição na avaliação dos consumidores.
Projeções para o ecommerce farmacêutico nos próximos anos
A estimativa é que o ecommerce farmacêutico em 2023 acompanhe os crescimentos tanto do setor quanto do comércio eletrônico.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas online no Brasil movimentaram R$ 169,6 bilhões em 2022.
Já a estimativa para 2023 é que elas movimentem R$ 185,7 bilhões em 2023 e sigam crescendo até atingir R$ 273 bilhões em 2027.
Dados do 46o Webshoppers, colocam o nicho de saúde na 11a posição entre os maiores segmentos de ecommerce no Brasil.
Já o mercado de cosméticos e perfumarias ocupa a 7a posição nesse mesmo ranking.
A procura por esse tipo de produtos no ecommerce farmacêutico também apresentou crescimento em 2022.
A importância do ecommerce para farmácia
Para proprietários(as) e gestores de farmácias, oferecer aos clientes a alternativa da farmácia virtual é inserir-se em um movimento de transformação irreversível da sociedade.
Quem já aderiu a esse sistema está saindo na frente da concorrência, ganhando visibilidade e experiência em um terreno que eventualmente todos vão precisar ocupar.
Mais adiante, apresentaremos em mais detalhes as vantagens do ecommerce para empresas, mas antes, há outro aspecto que precisamos abordar quando falamos da importância dele.
Trata-se da importância do ecommerce do ponto de vista dos consumidores.
Apesar de melhorias em pontos importantes nas estatísticas de saúde (redução de obesidade e número de fumantes), em 2022, o número de pessoas doentes aumentou.
Casos de refluxo, depressão e ansiedade, diabetes e problemas cardíacos tornaram-se mais comuns, conforme dados da CVA Solutions.
Além disso, atualmente, apenas 28% das pessoas dizem não ter nenhuma doença, enquanto, em 2021, esse número era de 31,7%.
Tal contexto ganha muita relevância quando se leva em conta que 70% das compras realizadas online em farmácias são de medicamentos.
Vantagens do ecommerce para farmácia
Em certo sentido, abrir uma farmácia online equivale a abrir uma filial de sua loja, aumentando o seu alcance e o número de vendas.
Porém, o custo é muito menor, pois elimina gastos com pontos de venda e contratações e permite iniciar com o seu mix de produtos atual.
Além disso, atuar no campo digital é estar em um território ainda não completamente ocupado pela concorrência, o que lhe dá um diferencial sobre ela.
Nesse sentido, ainda, traz mais visibilidade à sua marca, levando-a a um público que, de outra forma, poderia não saber sobre ela.
Sem mencionar que, no meio online, as relações com o seu público são estreitadas e aumentam as suas chances de fidelizar clientes.
Até porque as lojas online são um excelente campo para explorar ações promocionais e aumentar o ticket médio de cada compra.
Como uma loja virtual traz mais visibilidade para a sua marca
O primeiro ponto que precisamos destacar nesta discussão é que não estamos falando de divulgação e vendas a nível nacional, mas local.
Nesse sentido, disponibilizar um site próprio da sua farmácia atua positivamente sobre os algoritmos que apresentarão as opções de compra para os consumidores locais.
Essa técnica, chamada de SEO, garante que, quanto maior e melhor for sua presença virtual, mais destaque terá em resultados de buscas e feeds de redes sociais.
Além disso, dependendo da plataforma que você escolher para colocar sua loja online, contará com profissionais e recursos específicos para beneficiar-se ainda mais dessa técnica.
Ressaltando, aqui, que não é necessário ter conhecimentos avançados de programação e informática para ter sucesso no mundo digital, como veremos a seguir.
Praticidade dos sistemas
Atualmente, é muito fácil encontrar plataformas de uso bem fácil e intuitivo, além de ser bastante comum, ainda, que as fornecedoras ofereçam treinamentos aos usuários.
Elas também costumam incluir funcionalidades com acréscimos importantes para o seu negócio, e em geral, já vêm integradas com o sistema ERP da sua farmácia.
As melhores plataformas do mercado na atualidade, como a MyPharma, oferecem ainda um suporte de qualidade não só para questões técnicas, mas também assuntos comerciais.
Assim, é perfeitamente possível inserir-se no mercado digital mesmo sem um grande domínio técnico de computadores.
Mas tudo isso só reforça a importância de se conhecer bem as plataformas no mercado e fazer a escolha certa para o seu negócio!
Conclusão: a melhor plataforma de ecommerce para farmácia
A melhor plataforma de ecommerce para farmácia na atualidade é a MyPharma, que tem uma longa experiência no mercado de farmácias no Brasil.
O suporte contínuo da plataforma é feito por whatsapp, e você recebe um acompanhamento técnico e comercial dedicado a gerar resultados.
Com um excelente conhecimento e aplicação de SEO, a MyPharma fortalece a sua presença digital e garante um maior alcance para a sua marca!
Isso tudo resulta em um aumento de vendas e maior fidelização de clientes, gerando um aumento de até 800% nas entregas no delivery!
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