Portal do PBM: como usá-lo em minha farmácia?

O Portal do PBM é um banco de dados que concentra todas as informações relacionadas aos Programas de Benefícios em Medicamentos, remédios e descontos.

Para orientar clientes e oferecer as melhores opções de compra, é fundamental que os profissionais de farmácias e drogarias tenham conhecimento sobre os PBMs existentes, seus produtos participantes e saibam como operar dentro do Portal do PBM e liberar o desconto PBM ao cliente.

Por isso, reunimos neste artigo tudo que você precisa saber sobre o Portal do PBM.

Mas, antes de continuar a leitura, baixe a nossa lista de medicamentos PBM atualizada.

Com ela, você descobre como esses Programas de Benefícios em Medicamentos podem ser vantajosos à sua farmácia ou drogaria atraindo e ajudando a fidelizar muito mais clientes.

Preencha o formulário abaixo e receba a lista atualizada no seu e-mail antes de terminar de ler este artigo!

Você também pode se interessar por: ► Portal da Drogaria: TUDO o que você precisa saber + manuais

O que são PBMs?

Primeiramente, os PBMs são Programas de Benefícios em Medicamentos mantidos pela indústria farmacêutica, mas que envolvem toda a sequência da cadeia produtiva: desde o relacionamento entre os laboratórios, até o varejo e os consumidores finais.

Os PMBs se constituem basicamente de programas que oferecem descontos em medicamentos.

Por que isso é importante?

Dados da PNAD (Pesquisa Nacional do Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que o gasto com medicamentos é a principal despesa em saúde das famílias brasileiras, representando até 80% do total.

Outra pesquisa, realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em parceria com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), aponta que mais de ¼ da população (26,6%) faz uso de medicamentos contínuos ou periódicos.

Estima-se, ainda, que metade desses pacientes abandonam o tratamento medicamentoso por falta de condições financeiras para mantê-lo.

Em 2018, mais de 110 milhões de unidades (caixas) de remédio foram distribuídas no País por meio do PBM.

Os descontos por meio dos PBMs podem chegar até em 70%. Além disso, os programas não se limitam somente a medicamentos, existindo campanhas que atendem diversas categorias de uma farmácia.

Os PBMs amenizam as dificuldades de acesso, facilitam a compra dos medicamentos, favorecem a adesão dos pacientes aos tratamentos prescritos e, do ponto de vista comercial, certamente promovem a venda dentro de farmácias e drogarias.

Os descontos especiais oferecidos nos medicamentos que fazem parte do Portal do PBM, são custeados em sua maior parte pela indústria, que repõe as unidades vendidas pelas farmácias e drogarias aderentes aos programas com condições comerciais compatíveis.

Quais são as vantagens do Portal do PBM e dos PBMs para as drogarias?

Entenda, abaixo, quais são as 4 principais vantagens de trabalhar com PBMs na sua farmácia ou drogaria!

1. Satisfação dos clientes

Ao conseguir comprar seus medicamentos com descontos especiais, os clientes experimentam uma profunda sensação de economia. Certamente, estes preços mais acessíveis também estimulam a adesão dos clientes aos tratamentos.

2. Fidelização de clientes

Como dito anteriormente os clientes valorizam muito a economia proporcionada pelos descontos especiais dos PBMs. E como as informações sobre os programas são escassas, o cliente tende a permanecer fiel à farmácia/drogaria que lhe apresentou pela primeira vez aquela oportunidade, pois a percepção do benefício ficará sempre associada ao estabelecimento.

3. Maior competitividade

Os descontos praticados nos PBMs são padronizados, independente do porte da farmácia/drogaria. Então, isso significa que comprando na farmácia do bairro ou numa grande rede, o cliente terá o mesmo benefício. No atendimento dos PBMs, pequenas e grandes drogarias concorrem de igual para igual.

4. Maior faturamento

Clientes de PBMs frequentemente fazem uso de mais de um medicamento. Portanto, além dos medicamentos dos programas, o cliente também compra outros produtos, permitindo que a farmácia/drogaria aumente seu ticket médio e faturamento.

Atualmente, dezenas de PBMs, dos quais participam milhares de medicamentos diferentes, estão disponíveis no Brasil.

Até pouco tempo atrás, não existia nenhuma fonte de informação segura que apresentasse todos estes dados de forma clara e organizada. Foi por isso, então, que o Portal do PBM foi criado.

Mas, pensando no faturamento, não são apenas os PBMs que podem promover o faturamento da sua farmácia ou drogaria. Existem técnicas infalíveis que conseguem fazer isso em pouco tempo!

Clique no botão abaixo e conheça as 7 técnicas que separamos para te ajudar:

   

E se você ainda quiser conhecer 8 campanhas que deram muito certo e que podem ser replicadas em qualquer estabelecimento, preencha o formulário que está na aba lateral direita deste texto, um pouco mais acima.

Como funciona o Portal do PBM?

O Portal do PBM foi criado em 2016, conforme comentamos acima, com o objetivo de descomplicar a vida de consumidores finais, farmácias e drogarias.

O Portal do PBM é considerado hoje uma das ferramentas mais facilitadoras para a rotina de farmácias e drogarias. Isso, pois trata-se de um site com prático uso e acesso, que oferece resultados de forma simples e unificada.

Para encontrar os medicamentos ou programas de desconto, basta seguir estes dois passos:

  1. acesse o Portal do PBM digitando www.portaldopbm.com.br no seu navegador;
  2. digitar o nome do produto, código de barras, princípio ativo, fabricante ou o nome programa na barra de busca e tecle "enter" ou clique na lupa da barra de pesquisa do site.

Feito isso, em poucos instantes, você será direcionado para uma página que informa:

  • o nome do medicamento;
  • seu princípio ativo;
  • o laboratório fabricante;
  • a qual programa de desconto (PBM) o medicamento faz parte;
  • qual empresa administra e autoriza a venda do medicamento (plataforma);
  • o desconto em porcentagem (%);
  • e observações sobre o medicamento, descontos, programa etc. se for o caso.

Quer ver um exemplo?

Como pesquisar no Portal do PBM

Vamos buscar então por "cloridrato de metilfenidato", o princípio ativo da Ritalina, um estimulante do sistema nervoso central que age melhorando as atividades de certas partes do cérebro que são pouco ativas, além de melhorar a atenção, a concentração e reduzir o comportamento impulsivo.

Veja a imagem abaixo e confira os comentários seguintes:

Exemplo de como usar o Portal do PBM com uma busca pelo cloridrato de metilfenidato, o princípio ativo da Ritalina, da Novartis, e do Concerta, da Janssen.
Exemplo de como usar o Portal do PBM

Fizemos a busca pelo princípio ativo, mas ela poderia ter sido feita com qualquer um dos dados como explicamos antes.

Encontramos então os seguintes dados sobre o Cloridrato de Metilfenidato no Portal do PBM:

  • o nome comercial que é Ritalina (e também poderia ser o Concerta, mas esse não integra as listas de PBM), a dosagem, a via de administração e a quantidade;
  • o princípio ativo, que já conhecíamos;
  • qual é o laboratório fabricante (Novartis Biociências S.A.;
  • a qual programa ele pertence (Vale mais saúde);
  • qual plataforma/empresa administra e libera o desconto (Portal da Drogaria);
  • as porcentagens de desconto para o paciente que, nesse caso, variam conforme a dosagem;
  • e as observações pertinentes.

Note que nossa imagem foi editada para que você entenda quando existem observações importantes:

  • se aparecer o sinal de bloqueado quando você passar o mouse sobre a caixa de observação, significa que não há observações sobre aquele desconto;
  • mas, se o mouse não mudar de ícone, significa que o campo é clicável e você precisa selecioná-lo para que um popup se abra e revele a informação oculta.
 

Mas, atenção, esse medicamento faz parte da lista A3 da receita amarela por ser um psicotrópico. E, como medicamento controlado, só pode ser dispensado com a apresentação da notificação de receita amarela.

Saiba tudo sobre esse tipo de receita, quem pode receitá-la, como dispensá-la e como preenchê-la, clicando no botão abaixo:

   

Como utilizar o Portal do PBM na farmácia?

O uso do Portal do PBM está totalmente ligado à venda de produtos que fazem parte dos Programas de Benefícios em Medicamentos.

Para vender estes produtos, primeiramente, você deve cadastrar sua farmácia ou drogaria nas empresas autorizadoras. Então, depois disso, realizar o credenciamento nos PBMs administrados por estas.

As empresas autorizadoras administram os PBMs, são responsáveis por sua operacionalização, geram as autorizações de venda e fazem a comunicação entre as farmácias/drogarias e distribuidoras.

Em suma, atualmente existem cinco autorizadoras de grande porte que concentram a maior parte dos principais PBMs.

Uma delas é o Portal da Drogaria, um sistema que integra farmácias e convênios nos programas de apoio ao consumidor, com o objetivo de otimizar atividades de atendimento no balcão, facilitar a participação nos PBMs e proporcionar oportunidades de expansão para os negócios farmacêuticos.

Além disso, também são autorizadoras:

  • Funcional.
  • e-Pharma.
  • Vidalink.
  • Orizon.

Use os apps do Portal do PBM

Vale ressaltar ainda que o Portal do PBM também conta com um aplicativo para smartphones para facilitar a rotina farmacêutica.

Você pode baixá-lo nos links a seguir:

  • baixe o aplicativo do Portal do PBM para celulares com Android clicando aqui;
  • e baixe o app do Portal do PBM para celulares com iOS clicando aqui.

Lista de medicamentos PBM

Em resumo, atualmente existem cerca de 30 programas de desconto, que abrangem quase 1.000 apresentações diferentes de medicamentos.

"Lista de medicamentos PBM ePharma", "lista de medicamentos PBM Funcional Card" e "Cuidados pela vida" são alguns deles.

Todas estão sujeitas e passam por alterações sem aviso prévio.

Quer baixar a lista de medicamentos PBM atualizada?

Então, clique no botão abaixo para ir ao nosso formulário de download e recebê-la em menos de 1 minuto!

   

Você também pode se interessar por: ► Lista de Medicamentos do Farmácia Popular

Oferte PBMs no varejo farmacêutico online

Além dos descontos, o que mais você tem feito para oferecer boas experiências de compra aos clientes e vender mais?

Você sabia que também é possível trabalhar com PBMs na internet?

Você tem interesse em começar a vender online agora mesmo, lucrar muito e oferecer mais praticidade aos seus clientes?

Então...

Conheça a MyPharma

A MyPharma é uma plataforma de lojas virtuais para farmácias e drogarias que conta com ações de marketing digital para fazer a sua loja aparecer entre os primeiros resultados do Google na sua região.

Com a MyPharma, seu estabelecimento conta com site e aplicativo totalmente customizáveis, e uma base completa com mais de 40 mil itens já catalogados com nome, imagem, código de barras, descrição e categoria.

O design é responsivo (adaptável às telas de celulares) e totalmente adaptado à legislação vigente da ANVISA para delivery de medicamentos.

Nosso sistema é responsável por aumentar o número de vendas e o ticket médio de centenas de farmácias em todo o Brasil.

Em São Luís (MA), ajudamos a aumentar o número de compras pelo delivery da rede de farmácias Mix + Farma em 800%.

Confira o depoimento do Flávio, proprietário da rede Mix + Farma:

.

Quer entender como a MyPharma Funciona? Então assista o vídeo abaixo:

.

Ficou curioso e quer conversar com um consultor MyPharma sem compromisso?

Então clique no botão abaixo para agendar uma conversa por telefone ou WhatsApp!

 

Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!

Sua farmácia continuará perdendo clientes
por não ter presença online?

Assista agora uma demonstração sem compromisso.
ASSISTIR DEMONSTRAÇÃO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram