Portal do PBM: Como usar em minha farmácia?

Portal do PBM: Como usar em minha farmácia?

O Portal do PBM é um banco de dados que concentra todas as informações relacionadas aos Programas de Benefícios em Medicamentos, remédios e descontos.

Para orientar clientes e oferecer as melhores opções de compra, é fundamental que os profissionais de farmácias e drogarias tenham conhecimento sobre os PBMs existentes, seus produtos participantes e saibam como operar dentro do Portal do PBM.

Por isso, reunimos neste artigo tudo que você precisa saber sobre o Portal do PBM.

Boa leitura!

Veja também: Portal da Drogaria: Como usar? Qual telefone de contato?

O que são os PBMs?

Primeiramente, os PBMs são Programas de Benefícios em Medicamentos, mantidos pela indústria farmacêutica, mas que envolvem toda a sequência da cadeia produtiva: desde o relacionamento entre os laboratórios, até o varejo e os consumidores finais.

Os PMBs se constituem basicamente de programas que oferecem descontos em medicamentos.

Por que isso é importante?

Dados da PNAD (Pesquisa Nacional do Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que o gasto com medicamentos é a principal despesa em saúde das famílias brasileiras, representando até 80% do total.

Outra pesquisa, realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em parceria com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), aponta que mais de ¼ da população (26,6%) faz uso de medicamentos contínuos ou periódicos e estima-se que metade destes pacientes abandonam o tratamento medicamentoso por falta de condições financeiras para mantê-lo.

Em 2018, mais de 110 milhões de unidades (caixas) de remédio foram distribuídas no País por meio do PBM.

Os descontos por meio dos PBMs podem chegar até em 70%. Além disso, os programas não se limitam somente a medicamentos, existindo campanhas que atendem diversas categorias de uma farmácia.

Os PBMs amenizam as dificuldades de acesso, facilitam a compra dos medicamentos, favorecem a adesão dos pacientes aos tratamentos prescritos e, do ponto de vista comercial, certamente promovem a venda dentro de farmácias e drogarias.

Os descontos especiais oferecidos nos medicamentos que fazem parte do Portal do PBM, são custeados em sua maior parte pela indústria, que repõe as unidades vendidas pelas farmácias e drogarias aderentes aos programas com condições comerciais compatíveis.

Quais são as vantagens dos PBMs para as drogarias?

1. Satisfação dos clientes

Ao conseguir comprar seus medicamentos com descontos especiais, os clientes experimentam uma profunda sensação de economia. Certamente, estes preços mais acessíveis também estimulam a adesão dos clientes aos tratamentos.

2. Fidelização de clientes

Como dito anteriormente os clientes valorizam muito a economia proporcionada pelos descontos especiais dos PBMs. E como as informações sobre os programas são escassas, o cliente tende a permanecer fiel à farmácia/drogaria que lhe apresentou pela primeira vez aquela oportunidade, pois a percepção do benefício ficará sempre associada ao estabelecimento.

3. Maior competitividade

Os descontos praticados nos PBMs são padronizados, independente do porte da farmácia/drogaria. Então, isso significa que comprando na farmácia do bairro ou numa grande rede, o cliente terá o mesmo benefício. No atendimento dos PBMs, pequenas e grandes drogarias concorrem de igual para igual.

4. Maior faturamento

Clientes de PBMs frequentemente fazem uso de mais de um medicamento. Portanto, além dos medicamentos dos programas, o cliente também compra outros produtos, permitindo que a farmácia/drogaria aumente seu ticket médio e faturamento.

Veja também: 6 Ideias de Como Aumentar Vendas em Farmácia

Atualmente, dezenas de PBMs, dos quais participam milhares de medicamentos diferentes, estão disponíveis no Brasil.

Até pouco tempo atrás, não existia nenhuma fonte de informação segura que apresentasse todos estes dados de forma clara e organizada. Foi por isso, então, que o Portal do PBM foi criado.

Como funciona o Portal do PBM

O Portal do PBM foi criado em 2016, conforme comentamos acima, com o objetivo de descomplicar a vida de consumidores finais, farmácias e drogarias.

O Portal do PBM é considerado hoje uma das ferramentas mais facilitadoras para a rotina de farmácias e drogarias. Isso, pois trata-se de um site com prático uso e acesso, que oferece resultados de forma simples e unificada.

Para encontrar os medicamentos ou programas de desconto, basta seguir três passos:

  1. Acessar o Portal do PBM: portaldopbm.com.br;
  2. Digitar o nome do produto, código de barras, princípio ativo, fabricante ou o nome programa na barra de busca;
  3. Teclar “enter”.

Feito isso, em poucos instantes, você será direcionado para uma página que informa:

  1. Nome do medicamento.
  2. Princípio ativo do medicamento.
  3. Fabricante (Laboratório).
  4. Programa de desconto (O PBM que o medicamento faz parte).
  5. Plataforma (A empresa administradora/autorizadora que autoriza a venda do medicamento).
  6. Desconto (%).
  7. Observação (Em alguns casos, há observações registradas sobre os medicamentos).

Como utilizar o Portal do PBM na farmácia?

O uso do Portal do PBM está totalmente ligado à venda de produtos que fazem parte dos Programas de Benefícios em Medicamentos.

Para vender estes produtos, primeiramente, você deve cadastrar sua farmácia ou drogaria nas empresas autorizadoras. Então, depois disso, realizar o credenciamento nos PBMs administrados por estas.

As empresas autorizadoras administram os PBMs, são responsáveis por sua operacionalização, geram as autorizações de venda e fazem a comunicação entre as farmácias/drogarias e distribuidoras.

Em suma, atualmente existem cinco autorizadoras de grande porte que concentram a maior parte dos principais PBMs.

Uma delas é o Portal da Drogaria, um sistema que integra farmácias e convênios nos programas de apoio ao consumidor, com o objetivo de otimizar atividades de atendimento no balcão, facilitar a participação nos PBMs e proporcionar oportunidades de expansão para os negócios farmacêuticos.

Além disso, também são autorizadoras:

  • Funcional.
  • e-Pharma.
  • Vidalink.
  • Orizon.

Lista de medicamentos PBM

Em resumo, atualmente existem cerca de 30 programas de desconto, que abrangem quase 1.000 apresentações diferentes de medicamentos.

Lista de medicamentos PBM ePharma, lista de medicamentos PBM funcional card e cuidados pela vida são alguns deles.

Todas estão sujeitas e passam por alterações sem aviso prévio.

Então, para saber detalhadamente e de forma atualizada quais itens que fazem parte dos PBMs, basta baixar a lista no formulário abaixo.

Confira também: Lista de Medicamentos da Farmácia Popular

Ei! Conta para a gente, além dos descontos, o que mais você tem feito para oferecer boas experiências de compra aos clientes e vender mais?

Temos uma dica especial para você!

Que tal começar a VENDER ONLINE AGORA MESMO, lucrar muito e oferecer mais praticidade para o seu cliente?

Conheça a MyPharma!

A MyPharma é uma plataforma de delivery específica para farmácias e drogarias que oferece: site e próprio customizado (com suas cores, logomarca e produtos já integrados ao seu sistema de gestão) e otimizado para o Google (por meio da técnica de SEO Local) para que você fature muito com as vendas online.

Além disso, temos para você UM APLICATIVO PARA FARMÁCIA!

Nosso Plano PRO, entre outros benefícios, oferece a você um aplicativo para sua farmácia!

E não acaba por aí! Além do que já mencionamos, você também conta com nosso fantástico time de suporte! Nossa equipe ajudará na customização do seu site e app e, além disso, de forma consultiva, ensinará as melhores estratégias de marketing digital.

Deseja conhecer a MyPharma AGORA e ter muito sucesso em sua farmácia?

Clique aqui e saiba mais!


Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus colegas, pois isso nos estimula a produzir conteúdos cada vez melhores.

Sobre a MyPharma

Plataforma de loja virtual para sua drogaria, farmácia, pet shop , loja de perfumaria ou de suplementação.

comercial@mypharma.net.br

Material Grátis:
FECHAR