Autorizador de PBM ePharma: vale a pena?

Seguindo a nossa série sobre autorizadores de PBM, hoje, vamos discutir as principais dúvidas referentes ao ePharma que atende empresas como Colgate, Apsen, Medlevensohn, Ranbaxy e Boehringer.

Mas, antes, se você estiver procurando pela lista de medicamentos da ePharma, você pode baixá-la aqui abaixo.

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baixe a lista de medicamentos da ePharma no formulário abaixo

Começamos entendendo o que é a ePharma! Vamos lá?

O que é o ePharma?

O ePharma (ou e-Pharma) é um autorizador de Programas de Benefícios em Medicamentos (PBM) que atua em uma rede de mais de 27 mil farmácias conveniadas e mais de 1,3 mil provedores de diversos portes espalhados por todo o Brasil.

logo da e-Pharma

Com mais de 20 anos de experiência de atuação do mercado farmacêutico brasileiro, o ePharma garante o acesso de seus conveniados a medicamentos que tratam mais de 345 doenças.

Seguindo a linha do Vidalink, e do Funcional Card, o ePharma (ou e-Pharma) também tem como foco o PBM corporativo, ainda que também atenda clientes de PBM de laboratório.

Como funciona o ePharma?

Como vimos, o foco do ePharma está no PBM corporativo, mas seus planos também podem ser acoplados a planos de saúde convencionais. Assim, esse autorizador possui diversas vantagens como:

  • redução de custos com internações hospitalares;
  • mensalidades fixas que possibilitam a previsão orçamentária;
  • flexibilidade na formatação de coberturas por categorias;
  • uma ampla rede de farmácias conveniadas;
  • um aplicativo para os clientes conveniados;
  • fácil e rápida implantação;
  • e pode ser extendido aos dependendes dos beneficiários.

Vejamos as características dos planos da ePharma:

Plenus 

Este é o plano de cobertura em medicamentos pré-pago do mercado mais completo. 

Ele estabelece valores fixos mensais dos medicamentos prescritos ao beneficiário e a dependentes e possibilita à empresa ter uma previsão orçamentária e ainda reduzir custos globais em saúde.

Além disso, o Plenus ainda possui uma cobertura de 98% das patologias tratáveis em ambulatório.

Discount   

Neste plano, a empresa não participa do pagamento

O beneficiário tem direito a descontos de 10% a 60% em uma ampla gama de medicamentos disponíveis na rede conveniada. 

Este é um dos planos pós-pagos da e-Pharma, mas funciona apenas como um benefício de desconto aos beneficiários, já que não há participação da empresa. 

Advantage

O plano Advantage da e-Pharma funciona como um benefício mais completo aos funcionários de empresas participantes, pois a empresa subsidia uma parcela do custo dos medicamentos.

A parceria com as indústrias farmacêuticas, distribuidores e as redes de farmácias viabiliza a oferta de medicamentos com preços especiais para os colaboradores.

E a grande vantagem desse plano é que a parcela da compra paga pelos colaboradores vem descontada em folha de pagamento

Ou seja, os beneficiários não precisam pagar pelos medicamentos no instante da compra.

Pacote especial de telesaúde

Além dos planos já mencionados, a ePharma ainda criou um pacote especial com acesso a medicamentos e serviços de telesaúde com custos reduzidos para atuar durante a pandemia.

Nesse pacote especial, o beneficiário conta com uma central de atendimento receptivo que esclarece dúvidas e oferece orientações relacionadas à interações medicamentosas, hábitos nutricionais e a atividades físicas, além de aconselhamento médico e outros.

Todos os sintomas relatados durante esses atendimento são avaliados pela equipe multiprofissional da ePharma.

Segundo a empresa, os sintomas mais comuns que têm sido relatados são: 

  • sintomas da covid-19;
  • gripes e resfriados;
  • dificuldade respiratória;
  • febre;
  • dores de cabeça;
  • desconforto abdominal;
  • náusea e vômito;
  • dor de garganta e ouvido;
  • dor lombar;
  • picadas;
  • dores ou infecção nos olhos;
  • sintomas urinários;
  • alergias e lesões; e
  • feridas e queimaduras

Já a equipe multiprofissional da ePharma é composta por médicos, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, farmacêuticos e assistentes sociais.

Confira, abaixo, os casos mais comuns que essa equipe trata:

Médicos

  • orientações para covid-19;
  • sinais e sintomas relatados;
  • urgência e emergência;
  • período de jejum;
  • preparo para exames;
  • dúvidas sobre diagnósticos e exames;
  • indicação de especialistas;
  • instrução em situações adversas;
  • e qualidade do sono.

Psicólogos

  • fatores relacionados ao isolamento social;
  • fatores familiares de risco que impactam no estado emocional;
  • agentes químicos e sua eventual intervenção;
  • avaliação de estresse e orientação personalizada;
  • hábitos e estilo de vida;
  •  e encaminhamento para serviço psicológico.

Nutricionistas

  • alimentos, armazenamento e preparação;
  • qualidade alimentar e informações nutricionais;
  • alimentação em cada fase da vida;
  • fatores familiares de risco;
  • alimentação na gestação, amamentação e menopausa;
  • e dicas nas patologias mais comuns.

Educadores físicos

  • benefícios de atividades físicas;
  • sugestões diversas para sair do sedentarismo, mesmo dentro das residências;
  • condições para a prática de exercícios;
  • tipos adequados de calçados, roupas e acessórios;
  • e dicas para um melhor condicionamento físico.

Farmacêuticos

  • uso adequado de medicamentos;
  • condições de armazenamento dos medicamentos;
  • horário das administrações;
  • efeitos colaterais e as reações adversas;
  • interações com outros produtos;
  • e interações com a gravidez, amamentação e patologias.

Assistentes sociais

  • abuso e violência doméstica;
  • assalto e agressão;
  • aquisição de tratamento e aparelhos para reabilitação;
  • relacionamento familiar e separação;
  • e procedimentos, trâmites e documentação necessária em falecimentos.

Checkup

Já o checkup é um plano de prevenção à saúde que detecta riscos ou doenças dos principais executivos e gestores da empresa ainda na fase assintomática. 

Após a realização de um checkup, o programa acompanha o beneficiário durante 12 meses pela equipe multidisciplinar da ePharma.

 

Com tantas vantagens ofertadas aos seus beneficiários, fica fácil perceber que a ePharma é uma das melhores empresas no ramo de PBM.

Mas será que vale a pena trabalhar com esse autorizador de PBM na sua farmácia ou drogaria?

Vale a pena ofertar o ePharma na minha farmácia?

Depende!

Assim como o Vidalink, o ePharma cobra uma taxa de adesão da farmácia ou drogaria que deseja se conveniar

Por isso, é importante analisar se o seu estabelecimento têm ou não procura por esse autorizador.

Há ainda o fato de nem todos os programas e laboratórios permitem novas adesões, ou seja, os beneficiários que já faziam parte do programa continuam podendo usufruir dos benefícios desses laboratórios, mas novos inscritos não.

Como saber então se vale a pena trabalhar com esse autorizador de PBM na sua farmácia? É muito fácil!

Existem duas formas de fazer isso:

  1. Observando se existe a procura por esse autorizador na sua farmácia ou drogaria e se ela tem volume o suficiente para trazer lucro sobre o seu investimento.
  2. Contatando a e-Pharma para saber quais empresas na sua região ofertam esse serviço como benefícios os seus colaboradores. Assim, você pode contactar essas empresas para que elas passem a sua farmácia como um estabelecimento conveniado aos seus colaboradores.

Se não há esse procura ou se não há empresas na sua região com algum plano corporativo do ePharma, nada justifica a adesão a esse autorizador. 

Como a empresa cobra uma taxa de adesão é importante garantir que o investimento possa ser recuperado, senão é investimento perdido!

Muitos gestores de farmácia acreditam que se cadastrar em todos os autorizadores de PBM é a melhor escolha, já que isso provoca o aumento das vendas porque os clientes buscam por descontos.

Mas, ainda que isso tenha um fundo de verdade, o investimento não sempre vale a pena.

Converse com seus atendentes, analise os dados apresentados e se houver procura, invista na adesão, senão foque naqueles autorizadores que, de fato, trarão lucro e aumentem as vendas do seu negócio. 

Como cadastrar a farmácia no ePharma?

Se após analisar a situação da sua farmacia ou drogaria você ainda quiser se cadastrar para oferecer os descontos dos convênios associados ao ePharma, basta entrar em contato com a autorizadora através do site www.epharma.com.br. Para acessá-lo, clique aqui.

Na aba “contatos”, você seleciona o assunto “credenciamento e suporte de farmácias”, preenche os dados solicitados e a empresa entra em contato com você em seguida.

Segundo os dados do site da ePharma, já são mais de 27 mil farmácias conveniados em todo o Brasil.

Os últimos dados mostram 27.649 farmácias credenciadas, 1.322 provedores, atendimento em 3.000 municípios e 155 centros de entrega delivery.

Como falar com a ePharma?

Para contactar a empresa você pode acessar a aba “contato” no site www.epharma.com.br, selecionar o assunto e enviar sua mensagem, ou falar com um atendente diretamente pelo telefone (11) 4689-8686.

A ePharma ainda conta com 2 serviços de atendimento aos conveniados. São eles:

Alô Farmácia: Suporte técnico aos atendentes das farmácias

Telefone: 

(11) 4002-1600

Email: 

suporte@epharma.com.br

Horários de atendimento: 

Segunda à sexta, das 7h às 23h

Sábados, domingos e feriados, das 8h às 22h

SARC: Serviço de Atendimento à Rede Credenciada

Telefone: 

(11) 4349-4037

Email: 

sarc@epharma.com.br

Horários de atendimento: 

Segunda a sexta, das 8h às 18h

Lista de medicamentos da ePharma

A ePharma opera com 2 listas de medicamentos uma referencial e uma personalizada. 

Entenda abaixo o que é cada uma dessas listas:

  • Lista Referencial: baseada na demanda dos medicamentos mais prescritos por médicos e princípios de farmacoeconomia. Um comitê composto por médicos e farmacêuticos elaborou e atualiza constantemente a Lista Referencial de Medicamentos e-Pharma. A partir desta lista, a e-Pharma firmou contratos com indústrias farmacêuticas reconhecidas nacional e internacionalmente pela excelência em pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos, possibilitando assim a disponibilização de diversos medicamentos com descontos. O desenvolvimento de novos produtos e as necessidades de mercado são constantemente analisados pelo comitê, caracterizando o dinamismo da Lista Referencial de Medicamentos, a preocupação com a qualidade dos produtos e a abrangência no tratamento das patologias.
  • Lista Customizada: elaborada de acordo com as necessidades e estratégia do cliente, pode conter medicamentos a partir de um ou mais critérios como: patologias (Ex.: Diabetes), classe terapêutica (Antidepressivos), classificação comercial (Marca ou Genéricos), entre outros. A formatação da lista e das regras para dispensação serão suportadas pela equipe de consultores especializados da e-Pharma.

Assim, a única lista que podemos disponibilizar para download é a Referencial, já que a customizada varia de acordo com cada cliente, ou seja, com o contrato firmado entre a ePharma e a empresa que deseja ofertar o benefício aos seus funcionários.

A lista referencial de medicamentos da ePharma contém 46 páginas que descrevem:

  • produto;
  • forma de apresentação;
  • princípio ativo;
  • laboratório;
  • desconto e-Pharma;
  • se é MIP (OTC) ou não;
  • classe e subclasse terapêutica;
  • quantidade máxima no período;
  • PMC e preço e-Pharma 19%, 18% e 17%.

Download lista de medicamentos ePharma em PDF

Para baixar a lista de medicamentos da ePharma é muito simples!

Clique na imagem abaixo para ir ao formulário de download, preencha-o e receba a lista no seu e-mail em menos de 1 minuto!

download da lista de medicamentos da ePharma

Confira outros autorizadores de PBM

Você também pode conferir nossos artigos sobre os outros autorizadores de PBM presentes no Brasil.

Acesse nosso artigo sobre o Portal da Drogaria clicando aqui. Nosso artigo sobre o Vidalink clicando aqui, ou nosso artigo sobre o Orizon Brasil, clicando aqui.

Você também pode se interessar por: ► Pharmalink: negocie com distribuidoras farmacêuticas


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