Análise Swot para Farmácias e Drogarias

Análise Swot para Farmácias e Drogarias

O que poderia ter de diferente na Análise Swot de uma Farmácia?

Como ela pode influenciar na administração da farmácia?

Antes de entendermos o que tem diferente neste ponto para o mercado farmacêutico, vamos entender como tudo começou.

O conceito foi criado por Albert Humphrey, que foi líder de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações. A Análise Swot é um modo prático para fazer uma auto-avaliação de uma farmácia, e auxiliar no plano de negócio.

Entende melhor lendo este artigo.

O que é análise SWOT ou FOFA

A sigla SWOT vem das iniciais em inglês de:

  • Strenghts (Forças);
  • Weaknesses (fraquezas);
  • Opportunities (oportunidades);
  • Threats (Ameaças);

Análise Swot para Farmácias

Porque é importante entender estes 4 pontos da Análise Swot?

Bem, um negócio precisa saber onde está e para onde quer ir, sobretudo em um momento tão competitivo como o atual.

Não é possível trilhar um norte para o negócio sem antes entender o que o leva para baixo, o que o faz diferente, o que o ameaça, e por último, que oportunidades é importante estar atento para crescer e prosperar.

Análise Swot para farmácias

O que pode ter de diferente no Diagrama Swot do mercado farmacêutico? Porque seria diferente de um restaurante, uma loja de roupas ou uma empresa qualquer?

Na verdade, a Análise Swot de uma farmácia, drogaria, farmácia de manipulação, loja de perfumaria ou suplementação, não é diferente em sua lógica de uma análise Swot convencional, no entanto, iremos aqui reforçar alguns pontos que você deve estar atento, levando em consideração nossa experiência com centenas de estabelecimentos destes nichos, descubra a seguir.

O que são minhas forças?

Se o seu negócio se enquadra nos nichos de estabelecimentos que estamos abordando neste artigo, é preciso ter muita sinceridade na hora de preencher o quadro ‘forças’ da sua análise Swot.

O que temos visto em consultorias e pesquisas que fazemos com farmácias/drogarias e estabelecimentos parceiros, é que à primeira percepção, muitos quando pensam em suas forças e diferenciais de mercado, na verdade, pensam em algumas coisas elementares que muitos concorrentes já fazem, e muitas vezes até de forma mais estruturada.

Um diferencial muito relatado é a proximidade da comunidade, bom atendimento de balcão e o fato de ter tele-entrega. Mas acontece que isso já não é diferencial, então o que você realmente possui de diferencial?

Que aspectos te fazem mais fortes que concorrentes à sua volta? Alguma ferramenta que usa? Alguma tecnologia?

Funcionários bem treinados e capacitados? Algum horário diferenciado de atendimento? Algum canal diferenciado de vendas? Alguma linha de produto exclusiva? Alguma estratégia inteligente de precificação e descontos?

Ou ainda, algum programa de fidelização de clientes? Pense bem sobre isso antes de preencher o quadro ‘forças’.

O que são minhas fraquezas?

Alguns aspectos que podem encurtar o seu caminho para você preencher este quadro:

  • Minha loja está em uma boa localização? Existem grandes concorrentes ao meu redor?
  • Como é a aparência/experiência do meu PDV hoje? É moderno? É atrativo em relação aos concorrentes?
  • Meus horários de atendimento são atrativos?
  • Meu atendimento é bom? Meus funcionários estão suficientemente motivados e treinados para atender bem o consumidor?
  • Quais são meus canais de venda? Somente balcão? Tele-entrega convencional?
  • Meus preços são atrativos e moldados de forma inteligente? Como está em relação à concorrência?

Estes são somente alguns pontos que você deve se perguntar, e analisar como está em cada um deles perante à concorrência.

Cada ponto que você achar que está ‘fraco’, coloque-o como uma fraqueza.

O que são minhas ameaças?

Ameaças não são somente a ‘invasão’ de grandes redes perto de sua loja. Temos visto inúmeros estabelecimentos prosperando, mesmo perto de grandes redes, o que nos fez ter a certeza que mais do que perder para a concorrência, nossa maior ameaça é perdermos para nós mesmos, ou seja, pela falta de auto-análise e iniciativa.

Até mesmo os maiores negócios do mundo, como o McDonald´s, tem seu quadro de ‘ameaças’ bem claro em sua análise Swot. Veja abaixo:

Análise Swot do McDonalds

No caso de pequenos e médios negócios do segmento Farma, ameaças podem ser desde até mesmo práticas que não são bem vistas do ponto de vista sanitário e legal.

Seu negócio está 100% em dia com as normas da Anvisa? Pergunte-se isso com total franqueza, e coloque no quadro ameaças caso ache que não está 100% do modo como deveria estar.

Você tem feito um controle de estoque rígido em seu sistema de gestão?

Tem explorado ele para uma boa gestão do seu negócio? Não só ter um bom ERP (sistema de gestão), mas também usá-lo de forma integral, é primordial. Outras ameaças internas e externas que você pode se fazer: Como está seu fluxo de caixa? Ticket Médio? Quem são seus concorrentes? Você tem estudado eles? Que inovações ou tecnologias eles tem adotado? Que tipos de consultoria eles tem feito?

Uma ameaça muito grande que temos visto, se não forem ignorados ou negligenciados, são Marketing Digital e  presença na web.

Você tem estudado e praticado este tipo de ação? Para montar o plano de marketing de uma farmácia, é necessário se nutrir de conhecimento. Baixe gratuitamente nosso eBook “Guia de Marketing para Pequenas e Médias Farmácias”.

Leia também: Marketing Farmacêutico – Atenção às Leis e Dicas Práticas

O que são minhas oportunidades?

Este quadro, recomendamos você preencher ao final, após levar em conta todos os pontos que relatamos  neste artigo.

Tendo em vista o que são suas forças, assim como o que tem feito de errado em fraquezas e ameaças, o que você pode tirar de proveito disso tudo?

O que pode levar seu negócio a reduzir custos, aumentar suas vendas, sua taxa de recorrência, seu ticket médio, e sobretudo, fazer seu negócio não só sobreviver, mas crescer neste mundo moderno e cheio de concorrência?

Leve em consideração aqui desde ações mais drásticas, como corte de custos desnecessários, até ações mais qualitativas, como melhorar sua operação com novas tecnologias, novos canais de vendas, investir em treinamento de funcionários, reformar seu PDV, e por aí vai.

Template Gratuito de análise SWOT para você usar

Para por em prática e montar a análise Swot da sua farmácia, disponibilizamos um template pronto e gratuito para você usar:

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