Análise SWOT: o que é, como fazer e qual a importância dessa ferramenta para farmácias e drogarias

Uma das ferramentas mais práticas e importantes que você pode usar na gestão da sua farmácia ou drogaria é a análise SWOT.

Ela influencia positivamente seu plano de ação e a administração da farmácia, direcionando as mudanças necessárias e o desenvolvimento do que já está dando certo.

O conceito foi criado por Albert Humphrey, líder de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados de grandes corporações.

Em artigo publicado na Academia.edu, pesquisadores da área de Administração apontam a análise SWOT como uma ferramenta imprescindível para gerar um diferencial competitivo.

Em sua avaliação, a ferramenta permite às empresas identificar sua posição real no mercado, o que é fundamental para a sua sobrevivência nele.

Por isso, hoje, ela é usada por milhares de empresas ao redor do mundo, e pode ser a ferramenta que faltava para o seu negócio.

Entenda o que é análise SWOT e confira exemplos e dicas de como aplicá-la em sua farmácia para que ela se destaque no mercado farmacêutico.

O que é análise SWOT ou FOFA?

A Análise Swot é um modo prático de fazer uma auto-avaliação que auxilia no plano de negócio e planos de ação mais específicos da farmácia.

A sigla SWOT vem das iniciais em inglês de:

  • Strenghts (Forças)
  • Weaknesses (Fraquezas)
  • Opportunities (Oportunidades)
  • Threats (Ameaças)

Considerando-se as iniciais dessas palavras em português, a análise SWOT, no Brasil, também é conhecida como análise FOFA.

 
Quatro círculos se entrelaçam, cada um englobando um dos aspectos avaliados na análise SWOT: Strenghts (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças)
 

Analisar estes 4 aspectos do seu negócio permite saber onde ele está e para onde ir, sobretudo em um momento tão competitivo como o atual.

Segundo a Rock Content, especializada em marketing, são muitas as vantagens de se aplicar essa ferramenta, entre elas:

  • Ajuda a melhorar produtos e serviços
  • Traz ideias para a solução de problemas
  • Orienta a formação de parcerias
  • Identifica prioridades

Portanto, a seguir, você entende melhor o que deve ser avaliado em cada um desses pontos ao utilizar a análise SWOT para farmácias.

   

Análise Swot: O que são pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de uma farmácia?

A análise SWOT para drogarias não é diferente da aplicada em qualquer outra empresa, e até mesmo das aplicações pessoais que muitos fazem desse modelo.

Naturalmente, aqui, ao abordar os 4 aspectos da matriz SWOT, aproveitamos nossa experiência no nicho farmacêutico para contribuir com os profissionais do setor.

A matriz SWOT é o diagrama usado para listar os pontos da análise, e por padrão, é feita dividindo-se a folha/tela em 4 retângulos.

Feito assim, o diagrama permite, ainda, classificar os 4 fatores em grupos opostos — quadros da esquerda X da direita; quadros de cima X de baixo.

 
4 retângulos coloridos indicam as regiões do diagrama correspondente a cada aspecto da análise SWOT, e são divididos em grupos opostos (quadros da direita X da esquerda; quadros de cima X de baixo)
 

Essas classificações ajudam bastante a orientar o preenchimento de cada quadrante.

A oposição entre fatores positivos X negativos é de simples compreensão, mas é bem importante destacar a oposição entre ambiente interno X ambiente externo.

Como explica o portal de marketing Resultados Digitais, a análise de forças e fraquezas tem como foco a própria empresa e aspectos que ela controla.

Por outro lado, as oportunidades e ameaças se referem à realidade externa do mercado, ou fatos ou circunstâncias que não estão sob controle da empresa.

Abaixo, apresentamos em mais detalhes o que é cada um dos 4 aspectos da análise, apresentando exemplos do nicho farmacêutico.

 

O que são minhas forças?

É preciso uma boa dose de sinceridade e conhecimento da concorrência na hora de preencher o quadro “forças” da sua análise SWOT.

O que temos visto em nossas consultorias e pesquisas no setor é que, a princípio, muitos gestores listam como “forças” aspectos elementares do seu negócio.

Eles(as) enxergam como suas forças e diferenciais de mercado coisas que muitos concorrentes já fazem, e muitas vezes até de forma mais estruturada.

Assim, alguns “diferenciais” muito relatados são a proximidade da comunidade, um bom atendimento de balcão e o fato de ter tele-entrega. 

Mas se tantas farmácias oferecem isso, já não se trata de um diferencial!

Então o que você realmente possui de diferencial? 

Veja algumas características que podem responder a essa pergunta:

  • Alguma ferramenta ou tecnologia utilizada
  • Funcionários bem treinados e capacitados
  • Horário de atendimento diferenciado
  • Canal de vendas diferenciado, como site próprio ou aplicativo
  • Linha de produto exclusiva
  • Estratégia inteligente de precificação e descontos

A lista de possibilidades vai bem além dessas, mas o mais importante é identificar pontos realmente fortes e que não sejam facilmente encontrados na concorrência.

 

O que são minhas fraquezas?

Mais uma vez, é preciso muita honestidade para reconhecer as fraquezas do seu negócio e listá-las na matriz.

Respondendo às seguintes perguntas, você tem um bom exemplo de aspectos que deve analisar neste ponto e pode preencher mais facilmente este quadro:

  • Minha loja está em uma boa localização? Existem grandes concorrentes ao meu redor?
  • Como é a aparência/experiência do meu PDV hoje? É moderno? É atrativo em relação aos concorrentes?
  • Meus horários de atendimento são atrativos?
  • Meu atendimento é bom? Meus funcionários estão suficientemente motivados e treinados para atender bem o consumidor?
  • Quais são meus canais de venda? Somente balcão? Tele-entrega convencional?
  • Meus preços são atrativos e moldados de forma inteligente? Como está em relação à concorrência?

Estes são somente alguns pontos que você deve se perguntar, sendo igualmente importante saber analisá-los em comparação à concorrência.

 

O que são minhas ameaças?

Conforme vimos anteriormente, a análise de ameaças diz respeito a aspectos exteriores ao negócio, podendo ser circunstâncias sociais ou do mercado, entre outros fatores.

Muitos(as) gestores de pequenas e médias farmácias, por exemplo, identificam como ameaças a presença de grandes redes nas proximidades de suas lojas.

Embora já tenhamos visto muitos empreendimentos independentes prosperarem mesmo nessas circunstâncias, este é um bom exemplo de ameaça.

Mas está bem longe de ser o único!

A questão é que, para identificar ameaças de maneira mais eficaz, é preciso prestar atenção às notícias e atualidades do setor farmacêutico.

Nesse sentido, a Farmarcas destaca como possíveis ameaças ao um negócio eventuais mudanças em políticas econômicas no Brasil e no mundo.

Da mesma forma, podem-se considerar ameaças quaisquer alterações em programas do governo destinados às farmácias e até mesmo a descontinuação de determinados medicamentos.

Portanto, uma boa análise de ameaças para o seu negócio leva em conta um contexto bem mais amplo e exige pesquisa e informação!

 

O que são minhas oportunidades?

Assim como as ameaças, as oportunidades se referem à realidade exterior ao seu negócio e demandam a mesma atenção em relação a ela.

Uma oportunidade pode ser o surgimento de novas tecnologias e ferramentas para os serviços de vendas online, por exemplo.

Também é importante avaliar constantemente as possibilidades de formar parcerias com instituições e profissionais da saúde ou mesmo com laboratórios e distribuidoras de medicamentos.

Temas de saúde que se tornam assunto em redes sociais ou na mídia podem abrir espaço para explorar sua autoridade e oferecer serviços e conhecimentos.

Neste ponto, é interessante conhecer o conceito de inbound marketing para aplicar de modo eficaz uma estratégia baseada na produção de conteúdo.

Isso também nos leva a outra forma de identificar oportunidades, que é conhecer as tendências de tudo relacionado ao nicho e à gestão de empresas.

Especialmente quando se conhece bem seus pontos fortes, pode-se encontrar entre as tendências excelentes oportunidades de chamar a atenção do consumidor para sua marca!

 

Exemplo de análise SWOT

Abaixo, você confere um exemplo de análise SWOT referente a uma farmácia não identificada na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte.

Ela faz parte de um estudo acadêmico publicado pela ABEPRO sobre a matriz SWOT como ferramenta estratégica para o setor farmacêutico no referido município. 

Forças Fraquezas
Atendentes qualificadosPresença de farmacêutico no estabelecimentoAlta diversidade de produtosFacilidade de pagamentoLocal próprio para armazenagem de produtos Área de marketingFalta de estacionamentoFalta do controle de estoqueEntrega em domicílio
Oportunidades Ameaças
Parceria com fornecedoresCrescimento do mercado de medicamentos genéricosFidelização de clientes Entrada de novos concorrentesGuerra de preços da concorrênciaAumento da competição com empresas de outro segmento
   

Dicas de construção e aplicação da matriz SWOT

Como vimos, uma boa análise SWOT depende em grande parte do conhecimento sobre a concorrência e sobre circunstâncias sociais, políticas e de mercado.

Por isso, é indispensável pesquisar constantemente a respeito de todos esses fatores e manter-se o mais bem informado(a) possível.

Mas também é bastante eficaz abrir a construção de sua matriz SWOT aos funcionários e colaboradores de sua empresa.

A realização de um brainstorming com a participação de todos é uma excelente maneira de levantar pontos importantes que você poderia deixar passar despercebidos.

Também é importante lembrar-se de avaliar todos os setores e aspectos da empresa, incluindo estrutura física e pessoal, e mesmo questões como marketing e serviços.

Uma vez que tenha preenchido sua matriz, é imensamente útil cruzar as informações de cada quadrante com as dos outros, buscando semelhanças e complementaridades. 

A chamada matriz cruzada é um desenvolvimento da análise SWOT que revela as relações entre as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da sua empresa.

Como explica a Zendesk, a matriz cruzada tem como foco elaborar um plano de ação personalizado, inteiramente baseado em fatos internos e do mercado.

Afinal, a análise SWOT só tem utilidade na medida em que se transforma em estratégia e planejamento, criando metas reais e acompanhando atenciosamente os resultados.

No vídeo abaixo, do canal de gestão e empreendedorismo Resultar Gestão, você confere outras dicas de como fazer uma análise SWOT.

O vídeo também aborda os benefícios dessa ferramenta e demonstra como é possível utilizá-la para melhorar o planejamento estratégico de sua empresa.

 

O próximo passo: elaborando um plano de negócios e um plano de ação

As informações levantadas em sua análise SWOT contribuem para a elaboração do plano de negócios de sua empresa e devem gerar um plano de ação. 

Este planejamento de passos futuros deve explorar seus aspectos positivos e corrigir os negativos identificados na análise.

Já o modelo que indicamos para elaboração do plano de negócios para sua farmácia e drogaria é o Business Model Canvas.

O modelo visa simplificar o planejamento indicando itens e aspectos que podem se referir a qualquer tipo de negócio. 

Concentrado em elementos básicos, mas com uma boa abrangência, o modelo pode poupá-lo(a) de montar diversas planilhas.

Confira o modelo de plano de negócio Canvas pronto para Farmácias e Drogarias:

Análise SWOT: plano de negócio pronto para farmácias e drogariasPlano de Negócios – Farmácia

   

Conclusão: aplicando a análise SWOT com o máximo de eficiência

De posse desses conhecimentos, você está apto(a) a realizar uma boa análise SWOT em seu empreendimento e fazer um bom uso de seus resultados.

Utilizar essa ferramenta pode ser o diferencial entre a sobrevivência ou o fracasso do seu negócio, daí a importância de aplicá-la da maneira adequada.

E por melhor que seja sua análise, ou mais detalhadas suas listas em cada ponto do SWOT, de nada isso servirá sem transformar-se em ações.

No sentido inverso, nenhuma ação será eficaz o suficiente sem uma análise cuidadosa e que aborde os pontos corretos.

Portanto, garanta que sua análise fará um retrato honesto e preciso do seu negócio, identificando pontos realmente relevantes. 

Preencha o formulário a seguir para baixar nosso exemplo de análise SWOT para farmácias e evite erros ao utilizar essa importante ferramenta!


Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!

Sua farmácia continuará perdendo clientes
por não ter presença online?

Assista agora uma demonstração sem compromisso.
ASSISTIR DEMONSTRAÇÃO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram