Estratégias de Vendas para Cosméticos

Estratégias de Vendas para Cosméticos

Como vender mais cosméticos? Como vender cosméticos pela internet? e como fazer marketing para cosméticos?

São dúvidas comuns e pertinentes, então vamos lá!

O comércio de cosméticos pode ser altamente lucrativo. No Brasil, o setor movimenta mais de R$40 bilhões em negócios (o que corresponde a um dos maiores índices no mundo) e consequentemente, a concorrência nesse ramo também é bastante elevada. Portanto, investir em estratégias de vendas para cosméticos é um fator crucial para obter sucesso no negócio.

Se você deseja começar a vender ou ampliar o faturamento nas vendas e atrair mais clientes para sua loja de cosméticos, confira dicas imperdíveis neste artigo!

Estratégias de vendas para cosméticos na internet

Como vender cosméticos cosméticos pela internet?

O mercado tem mudado drasticamente. Formas de negociar, vender, comprar, consumir, avaliar produtos, pesquisar fornecedores não são mais as mesmas do passado e um dos componentes que provocou estas alterações é o mundo digital – que oferece maior comodidade, preços competitivos e ampla variedade de produtos.

Se você já tem a loja física, chegou a hora de pensar em investir no meio digital. Agora, da mesma forma, se já atua nesse ambiente, nunca deixe de inovar nas estratégias de vendas para cosméticos.

Há várias formas de adentrar ou se destacar no meio virtual: redes sociais, e-commerce, site, blog, delivery, por exemplo, são canais indispensáveis para quem deseja obter sucesso e lucrar mais. Vamos aprender um pouco sobre cada um deles?!

Redes sociais para loja de cosméticos

Facebook, Instagram, Linkedin… As redes sociais digitais tomaram espaço e importantes esferas da vida migraram para esses novos canais de interação, inclusive o consumo e o modo como as pessoas consomem. Portanto, a resposta é clara: invista no mundo virtual!

Contudo, antes de começar, é indispensável que você conheça a forma indicada para proceder nas redes. Então, vai lá nossa primeira dica (que certamente pode valer como regra): As redes sociais da sua loja de cosméticos não devem ter ligação alguma com seu o seu perfil pessoal.

Além disso, o perfil da loja (seja do Facebook ou Instagram) precisa ser interessante. Os seguidores (neste caso, os clientes) tendem a perder a atração por perfis que não apresentem mensagens dinâmicas e de qualidade.

Separamos abaixo algumas dicas para que desenvolva as redes sociais da sua loja e trabalhe as estratégias de vendas para cosméticos.

Como vender mais cosméticos nas redes sociais?

  • Faça um planejamento dos temas que irá abordar;
  • Publique regularmente nos perfis de Redes Sociais – o indicado é realizar, no mínimo, duas publicações semanais;
  • Pegue “carona” nas temáticas e assuntos do momento;
  • Responda todos os comentários e mensagens – sejam eles negativos ou positivos;
  • Realize o monitoramento e faça a manutenção da página.

Depois de despertar o interesse dos seus consumidores na internet, é hora de vender! Estimular o consumo com promoções, combos e descontos nos produtos, por exemplo.

É preciso combinar as ferramentas na hora de divulgar nas redes sociais. Acredite: só o bom atendimento e um recheado cronograma de promoções não bastam mais. A união entre o marketing digital (online) e o marketing físico (off-line) garantem relacionamento fiel com o cliente e sucesso nas estratégias de vendas para cosméticos.

Identidade visual

Personalizar é importante! Portanto, desenvolva uma “cara” atraente e única para sua loja nos perfis de redes sociais.

Além disso, invista em leiautes bem desenvolvidos, harmônicos e JAMAIS poluídos, com muitos elementos de cores e funções distintas.

Importante: Na hora de criar sua identidade visual, vale a contratação de um bom profissional da comunicação!

Relacionamento com o público

As redes sociais digitais são como as relações físicas, a diferença é que são estabelecidas de modo virtual.

Durante um atendimento em sua loja, o cliente gosta de ficar esperando? Quando ele pergunta algo, você deixa de responder? E se ele faz um comentário positivo ou negativo, recebe um agradecimento ou posição? Pois é! Nas redes sociais digitais é exatamente a mesma coisa! Se o cliente entrou em contato, retorne o mais breve possível; se ele questiona ou profere um discurso crítico, não deixe de posicionar-se educada e simpaticamente.

Bom atendimento e atenção ao público no ambiente virtual é tudo! Potencializa as estratégias de vendas para cosméticos e em alguns casos, são as próprias!

E como vender cosméticos pelo WhatsApp?

Vender cosméticos pelo WhatsApp parte de boas práticas, tanto em marketing como atendimento.

  • Crie uma conta no WhatsApp Business;
  • Preencha o perfil completo da empresa: Endereço, e-mail, site, horários de funcionamento, descrição, etc;
  • Divulgue o número do WhatsApp em todas redes sociais;
  • Tenha um atendimento rápido e de excelência ao seu cliente!

No WhatsApp Business, você tem a opção de cadastrar seu catálogo de produtos! Não deixe de incluir seus cosmético em oferta ou mais vendidos nesta seção!

E-commerce: site e blog para vender mais cosméticos

Atualmente, para ser encontrado na maior ferramenta de busca que existe no mundo: o Google, é estritamente importante contar com um bom site.

Além disso, aliado ao site, é possível desenvolver um blog e o espaço e-commerce para aplicar estratégias de vendas para cosméticos, desenvolver a marca de sua loja e consequentemente lucrar mais.

Se você deseja investir em um site, ativar um blog e um espaço para vendas na internet, nossa primeira dica é contratar bom desenvolvedor.

Site e e-commerce são ferramentas com grande potencial, mas se não oferecerem boa experiência de uso aos clientes ou dificultarem o atendimento de sua loja, se tornam peças prejudiciais.

Marketing de conteúdo em blog para loja de cosméticos

O Marketing de Conteúdo em blog, mais conhecido como “Inbound Marketing”, é uma técnica bastante promissora que auxilia o ranqueamento da loja de cosméticos nas buscas realizadas por consumidores no Google. Além disso, está entre as estratégias de vendas para cosméticos com maior potencial.

Em suma, a ferramenta consiste na criação de conteúdo relevante/de interesse do público, por meio de textos e artigos.

Um bom conteúdo pode fidelizar e manter clientes, pois sana dúvidas, oferece conhecimento e quase sempre é também entretenimento para quem consome.

Por isso, entenda quem são seus clientes (e possíveis futuros clientes), mapeando seus interesses e comece a criar.

Dica extra: Conteúdo sobre beleza e autocuidado, é bastante buscado na internet. Seja para buscar dicas, pesquisar produtos ou simplesmente se distrair, as pessoas estão cada vez mais interessadas em informações e conhecimento. Portanto, invista nesses temas!

Delivery para lojas de cosméticos

Já existiu o tempo em que o atendimento ao público e as vendas eram realizadas via ligação telefônica. Mais tarde, surgiu o SMS (mensagem de texto por celular, também conhecida como “torpedo”). Então, avançamos para o WhatsApp e atualmente chegamos ao melhor e mais seguro meio de atendimento digital ao público: o Delivery!

O delivery é uma possibilidade para ampliar as vendas e acompanhar o ritmo do consumidor atual, que está totalmente inserido no mundo virtual/tecnológico e busca cada vez mais comodidade ao comprar. Trabalhar com o meio de pedido online e entrega em domicílio é também uma oportunidade de ser conhecido em diversos pontos da cidade.

Além disso, adentrar ao canal é um importante passo para promover as estratégias de vendas para cosméticos e aumentar os rendimentos da loja, utilizando canais de atendimento além dos tradicionais.

Confira abaixo, mais pontos positivos do delivery para loja de cosméticos.

  • Fidelizar clientes;
  • Prestar serviço personalizado;
  • Aumentar o volume de vendas e clientes sem necessidade de abrir novas lojas;
  • Oferecer mais comodidade ao cliente.

Está mais do que claro que é muito válido se desprender das ferramentas do passado e investir em uma plataforma delivery de qualidade, não é?!

Então comece agora com nosso apoio! Afinal, é justamente nisso que a MyPharma vem se tornando referência em todo país!

Nós garantimos que podemos ajudar sua loja de cosméticos… Sabe por quê?

Conheça a MyPharma!

A MyPharma criou uma Plataforma de Delivery Online para lojas de cosméticos. Essa plataforma permite que seu estabelecimento tenha um site próprio e customizado (com suas cores, logomarca e produtos já integrados ao seu ERP) para receber pedidos de delivery online.

O site criado para sua loja também já vem todo otimizado para o Google, por meio da técnica de SEO Local!

Além do site de delivery, você conta com nosso fantástico time de suporte!  Nosso suporte ajudará na customização do site e, além disso, de forma consultiva, ensinará as melhores estratégias de marketing digital!

Inserir formulário de captação aqui!

Estratégias de vendas para cosméticos para loja física e internet

Calendário promocional

O “sazonal” ou a estação do ano, indicam oportunidades para a promoção das estratégias de vendas para farmácias. Verão, Carnaval, Dia da Mulher, Inverno, Dia das Mães, Dias das Crianças, Natal, Black Friday, etc., por exemplo, são períodos em que as ações promocionais ajudam a alavancar as vendas.

Você pode elaborar um calendário promocional para cosméticos com as principais datas comemorativas do ano e fazer ações específicas. Além disso, aproveite as estações do ano para elaborar estratégias de vendas direcionadas para produtos de maior demanda, de acordo com o momento, o clima e a própria estação.

Dica extra: busque um profissional da comunicação ou agência de publicidade para ajudar no planejamento e aproveitar o máximo do potencial de vendas que as épocas sazonais podem oferecer.

Preparamos um calendário com as principais datas comemorativas do ano para o setor de cosméticos. Baixe e coloque as estratégias de vendas para cosméticos em prática agora mesmo.

Preencha o formulário abaixo e faça o download do material gratuitamente!

Dicas de promoção para loja de cosméticos

  • Compre e leve – Por exemplo: compre uma base, leve um removedor de maquiagem.
  • Combos de produtos – Crie um mix de produtos que se relacionam entre-si.
  • Cartão fidelidade – Distribua um cartão com determinada quantidade de espaços para demarcação. A cada R$x consumido, o cliente ganha uma marca e ao final, com o cartão preenchido, tem direito a um prêmio.

Leia mais

Quais os 26 itens de perfumaria mais vendidos em farmácia?


Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus colegas, isso nos estimula a produzir conteúdos cada vez melhores:

Sobre a MyPharma

Plataforma de loja virtual para sua drogaria, farmácia, pet shop , loja de perfumaria ou de suplementação.

(45) 9 8415-0811 comercial@mypharma.net.br

FECHAR