Presentes de Natal na farmácia: o que oferecer para seus clientes?

Garanta o potencial da data mais importante para o comércio e tenha dicas de itens e kits de presentes de Natal na farmácia.

O Natal é comemorado em várias partes do mundo e é sinônimo de união e muita celebração. 

Para a maioria dos brasileiros, a comemoração desta data é considerada indispensável.

Por isso, a tradição de ser a melhor data para o comércio brasileiro continua.

Se a ceia é um dos pontos altos do Natal, outro grande ápice da data é, certamente, a troca de presentes entre familiares, amigos, colegas de trabalho, colaboradores de uma empresa e por aí vai. 

Por isso, o Natal é valorizado por ser a principal data para o comércio brasileiro. 

 

Luís Silva, Diretor de relações institucionais da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), ao se referir à data numa entrevista à Revista Exame, revela que o Natal

É o primeiro colocado entre as datas mais importantes, com uma boa margem de distância.

 

Aquecido por diversos fatores como o recebimento de décimo-terceiro e outros benefícios, bem como a abertura de novos empregos sazonais, dezembro é um mês valioso para os varejistas.

O Natal ganha de todas as outras datas por movimentar todos os setores – desde vestuário a brinquedos, perfumaria, cosméticos, eletrodomésticos, eletrônicos e alimentos. 

No Natal, a pluralidade é muito grande, todos os segmentos são vencedores — declara Silva.

 

E sendo a data mais importante para todos os setores, porque seria diferente para as farmácias? 

Entendendo o potencial que há para ser explorado a partir desta data, verifica-se que os investimentos em presentes de Natal na farmácia devem ser repensados. 

Afinal, os tempos em que a farmácia vendia só remédio ficou no passado! 

A pesquisa da Datafolha/ICTQ comprova isso mostrando que só 16% dos brasileiros veem esse estabelecimento dessa forma. 

Assim, a farmácia é muito mais do que apenas um local para vender remédios e artigos de saúde, comercializando também os chamados “não medicamentos”.

 

Para entender melhor o cenário natalino para as farmácias, trouxemos um compilado com expectativas comerciais para 2021.

Além de uma análise sobre comportamentos dos consumidores e muitas dicas de kits de presentes de Natal na farmácias. 

Confira a seguir.

Previsões comerciais para o Natal de 2021

O relatório inédito de uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e da SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, revela que: 

Com o avanço da vacinação e o pleno funcionamento das atividades comerciais em todo o País, a expectativa é que 77% dos consumidores presenteiem este ano, retornando ao patamar de consumo pré-pandemia

Ainda conforme o levantamento, é estimado que 123,7 milhões de pessoas devem ir às compras de presentes de Natal, com potencial para injetar, aproximadamente, R$ 68,4 bilhões na economia.

Relação entre o comportamento do consumidor e o Natal

Sem dúvida, as compras de presentes de Natal ficaram mais modernas e práticas com o e-commerce. E isso também se deu, principalmente, por conta do impacto da pandemia.

 

O Guia de Varejo 2021 do Google aponta que 

As restrições no convívio social também alteraram o processo de compra de produtos, que ficou mais complexo à medida que os clientes combinam experiências de compra online e em lojas físicas. Nós acreditamos que essa tendência deve continuar em 2021, com destaque e protagonismo para transações no universo digital.

 

Com o protagonismo do digital, houve também o crescimento da concorrência. Isso gerou a necessidade dos e-commerces buscarem os seus diferenciais no mercado. 

O e-commerce avança rapidamente e ele é a ferramenta ideal que podemos usar para impactar mais potenciais consumidores. 

Portanto, um grande diferencial que sua farmácia pode ter é desenvolver campanhas com serviços e produtos diferenciados para as datas sazonais, especialmente para o Natal. 

Mas lembre-se sempre: divulgue, teste, mensure, observe e tente de novo! 

   

Como desenvolver soluções assertivas para seus clientes

Sabemos que todos estão cada vez mais conectados. Seja online, em redes sociais, acessando apps ou pesquisando sobre os mais diferentes produtos e serviços. 

 

Outro levantamento interessante do Google em relação às compras do Natal: 

Você sabia que boa parte das pessoas dá início a essa missão procurando produtos para si mesmas? Mais de um terço (34%) dos entrevistados indicam que, além de ir atrás de presentes e itens para a ceia, as compras natalinas de 2018 também incluem itens de uso pessoal.

 

Assim, as campanhas relacionadas especificamente para a época podem ajudar a impulsionar vendas de determinados itens nas farmácias, reforçar o posicionamento e otimizar o relacionamento com potenciais clientes. 

E como pudemos observar, se essa jornada de compra começa com a pesquisa de itens de uso pessoal, isso pode ser uma grande oportunidade para o mercado de farmácias.

 

Outro ponto importante é observar que apesar de muitos consumidores planejarem suas compras, culturalmente sabemos que o brasileiro também tem o costume de deixar as compras para a última hora. 

Mas ainda que as compras de Natal possam ser de véspera, esse é outro motivo pelo qual sua farmácia deve ir conquistando o consumidor através de campanhas estratégicas antecipadamente

Nada de deixar para os 45′ do segundo tempo. Mostre consistência e entregue valor para seus clientes sempre que possível.

É importante salientarmos também que, apesar da crise econômica, o caráter da força simbólica e cultural do Natal vence as adversidades financeiras que os brasileiros enfrentam atualmente. 

É como se as pessoas realmente dessem “um jeitinho” de fazer acontecer. 

Uma vez que os consumidores não querem abrir mão de presentear neste Natal, a procura por presentes de Natal na farmácia também se torna mais criativa em relação ao custo-benefício. 

E é nesse momento que observamos que o presente de Natal na farmácia pode se tornar uma opção muito mais vantajosa. 

Agora que ficou mais fácil enxergar o potencial dessa data comemorativa, traremos a seguir algumas estratégias de atuação.

   

Para cada modelo de farmácia, uma estratégia

Para se destacar em qualquer cenário, é importante desenvolver estratégias compatíveis com seu modelo de negócio. 

 

Atendendo sua possibilidade de atuação, veja alguns exemplos práticos:

  • Farmácia loja física:
    Foque na qualidade do atendimento. Treine sua equipe para realizar um atendimento diferenciado e oferecer soluções de presentes com kits especiais de Natal. 

  • Farmácia online:
    Incentive a compra online. Benefícios como frete grátis, entrega rápida, embalagem especial para presente e cashback são algumas das estratégias que você pode adotar. Distribua ofertas ao longo do mês inteiro.

  • Farmácia multicanal (online e loja física):
    Ofereça experiências que tragam praticidade unindo o digital com a loja física, acolhendo o cliente e gerando confiança. Trabalhe para trazer excelência e proporcione preços competitivos.
   

Ideias para presentes de Natal na farmácia

Chegou a hora da sua farmácia expandir os horizontes e explorar novas ideias para oferecer presentes de Natal.

 

Primeiro, coloque-se no lugar do seu consumidor. Geralmente as perguntas que eles fazem são: 

  • O que devo comprar? 
  • Quanto posso gastar? 
  • Do que a pessoa que vou presentear gosta? 
 

A partir desse ângulo, você perceberá que uma das maiores dificuldades das pessoas é a escolha dos itens e atender tanto a uma opção criativa como um ótimo custo-benefício.

Para a sua farmácia, é inteligente oferecer “curingas” presenteáveis, mas que não sejam opções muito genéricas

Por outro lado, também é necessário apostar em presentes que pareçam ser mais personalizados. 

Uma solução para uma possível personalização é oferecer uma experiência para o consumidor montar o seu próprio kit de Natal. 

Vamos falar sobre os kits ainda nesse artigo, mas primeiro falaremos sobre os itens mais específicos. 

Separados por categoria, seguem alguns produtos vendidos em farmácias que podem ser verdadeiros presentes: 

 

Ideias para presentes masculinos

Homens geralmente são mais fáceis de agradar e, no comparativo com o universo feminino, o mix de produtos masculinos costuma ser mais enxuto. 

Aposte em itens multifuncionais que possam ser usados em poucas etapas ou que não exijam complexidade na utilização. 

Seguem itens recomendados para sua farmácia investir: 

  • perfumes;
  • balms e/ou óleos para cuidados com a barba;
  • pomadas para cabelo;
  • aparador de pelos ou cortador de cabelos.
 

Ideias para presentes femininos

Já para as mulheres, há um leque bem maior de opções. 

Atualmente está em grande tendência o cuidado da pele, conhecido como skincare.

Para quem ainda não o conhece, o skincare se tornou uma parte importante da rotina de muita gente. 

Apesar de ser mais popular entre as mulheres, no último ano também tem tido forte adesão do público masculino.

Desde o ano passado, o skincare é bastante associado com o autocuidado pessoal e tem relação com investir em um determinado tempo para as pessoas se cuidarem. 

Afinal, com a quarentena, começar a prestar mais atenção na própria aparência foi algo frequente. 

E por que não sugerir o skincare como presente com quem já conhece o ritual ou surpreender alguém que ainda não conhece o poder do autocuidado? 

Olhando pelo lado bom, essa compra pode ser uma ótima chance da pessoa presenteada começar a adotar novos hábitos em sua rotina. 

No mais, geralmente itens de perfumaria, beleza e bem-estar fazem bastante sucesso com o público feminino. Veja alguns exemplos:

 
  • skincare: dermocosméticos utilizados para o cuidado facial. As marcas La Roche-Posay, Vichy, Skinceuticals, ROC, Neutrogena, Dermage, Avène são as melhores nesse setor e reconhecidas pelos clientes das farmácias;
  • cuidados com lábios: lip balm, gloss e batom com poder hidratante;
  • cuidados com o corpo: sabonetes, hidratantes, esfoliantes, mousses;
  • cabelos: máscaras de nutrição e hidratação, secador de cabelo, spray modelador para penteados;
  • pés e mãos: esmaltes, spa dos pés, cremes específicos para a área;
  • maquiagem: base, delineador, pó compacto, corretivo, batons;
  • aromaterapia: essências e velas terapêuticas.
 

Ideias para presentes infantis

Nessa lista, achamos que as crianças não poderiam ficar de fora. 

Afinal, brinquedos e artigos infantis também ocupam uma grande parcela das compras natalinas. 

Se a criança for um bebê de até 1 ano, podem ser sugeridos como presentes: mordedores, mamadeiras, itens para banhos (de colônias, copos de transição a outros produtos). 

Para crianças acima dos 5 anos, uma escova de dentes elétrica temática de algum desenho infantil pode ser uma boa opção. 

Dos menores aos mais crescidos, fraldas também são presentes bem-vindo para os pais. 

 

Ideia bônus: kits de presentes de Natal na farmácia

Unir vários dos itens citados acima pode ser um verdadeiro case de sucesso. A extinta rede de farmácias Onofre apostou nessa ideia oferecendo uma caixa recheada de presentes. 

O conjunto de kits de Natal contava com seis opções criativas de produtos de beleza com artigos de marcas reconhecidas no mercado de primeira linha, voltados tanto para homens quanto para mulheres. 

Os temas eram diversos e chamavam-se: “Sua Linda”, “Amigo”, “Amiga”, “Baladeiros”, “Ano-Novo” e “Verão”. 

A caixa presenteável contava com a identidade visual da farmácia. Nele, eram aplicados o logo da farmácia e o nome do tema da caixa, como podemos observar abaixo.

 
kit de presentes de natal na farmácia
Foto: Veja SP
 

O Kit Verão, por exemplo, era recheado com três protetores solares (para o rosto, corpo e lábios) e um bronzeador. 

Adaptando a ideia, poderíamos incluir uma bolsa de praia e um repelente de mosquitos. 

Aqui, não há limites quando o assunto é criar um kit de presentes de Natal na farmácias. 

 

Outras datas importantes

Até aqui, esperamos que você tenha aprendido os gatilhos de compra do Natal, bem como o comportamento do consumidor nessa época do ano e quais são as estratégias que você, enquanto gestor de farmácia, pode utilizar para alavancar suas vendas. 

Como mencionamos anteriormente, quanto mais antecipado você for em relação ao planejamento para operar nas datas sazonais, mais chances você terá de obter a vantagem competitiva para o sucesso. 

Seja Natal, Páscoa, Dia dos Namorados ou Dia das Mães, o importante é ser consistente em sua comunicação e trazer novidades que o diferenciam da concorrência.

Para estar preparado para qualquer data comemorativa durante todo o ano, recomendamos estar atento às datas especiais que podem ajudar a aumentos o faturamento da sua farmácia!

 

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