5 passos para criar uma logomarca de farmácia incrível!

5 passos para criar uma logomarca de farmácia incrível!

Como transmitir para os consumidores o que a sua empresa é e representa de fato? Existem várias formas e razões para que isso seja feito, mas a logomarca de farmácia, sem dúvidas, é um dos principais elementos para usar a seu favor.

O logo, na maioria das vezes, é mais visualizado do que o próprio nome da farmácia. Essa peça-chave, é capaz de fixar na mente dos clientes. Além disso, bem representada, atribui conceito à marca e pode ser o diferencial do seu negócio.

Precisa criar uma logomarca de farmácia incrível e não sabe como? Vem com a gente que preparamos 5 PASSOS imperdíveis para você!

Veja também: Nomes para farmácia: 10 passos para um nome de sucesso!

1. Escolha o elemento certo para a logomarca de farmácia

Quais elementos visuais vêm à mente quando você pensa na sua farmácia

Uma cruz? Ícones da natureza? Comprimidos?

Em todo o mundo, as farmácias estão ligadas, principalmente, à saúde. Por isso, são facilmente reconhecidas por um emblema de cruz ou o desenho de um medicamento.

Mas não é só isso. A famosa serpente enrolada em torno de uma taça, folhas que lembram elementos naturais e desenhos relacionados à manipulação também são símbolos que representam empresas do segmento farmacêutico.

Outro detalhe interessante para considerar, são os elementos gráficos que podem agregar o logo. Traços finos, uma moldura mais sutil, são adições perfeitas para a logomarca de farmácia.

Uma boa opção é utilizar formas simples e clean, ao invés de elementos ricos e profundamente elaborados. Desta forma, além de ser esteticamente mais atraente, sua logomarca sempre permanecerá atual e moderna.

2. Escolha a melhor fonte tipográfica para a logomarca de farmácia

Em primeiro lugar, o que é uma fonte tipográfica?

Em resumo, é o formato e estilo da letra, o modelo da fonte que compõe uma logomarca.

Ao criar logomarcas de farmácias e drogarias, é necessário pensar na importância da fonte tipográfica.

Isso, pois o tipo de letra selecionado será utilizado em textos, peças visuais, propagandas, na própria identidade visual e na comunicação da farmácia em um todo.

Atualmente, o poder do design gráfico possibilitou a criação de inúmeros estilos de fonte. São incontáveis os modelos existentes no mundo. É possível, inclusive, contratar um profissional, designer ou publicitário, especializado para criar uma tipografia exclusiva para você.

Com toda essa gama de opções, a melhor escolha é optar por uma fonte que seja simples e legível.

É muito importante que as pessoas olhem e rapidamente identifiquem o nome de sua farmácia. Tipografias muito elaboradas, letras pequenas e modelos manuscritos podem comprometer a legibilidade e compreensão do texto. Isso, certamente, pode prejudicar o bom desempenho do logo. Então, pense nisso!

Confira alguns exemplos de tipografia abaixo:

Tipografias para logomarca de farmácias

3. Escolha as cores certas para a logomarca de farmácia

Quais cores vêm à mente quando você pensa em “farmácia“?

Vermelho? Verde? Azul?

A cor é uma componente fundamental não só do logotipo, mas para a identidade visual da farmácia. Isso, pois ela comunica emoções e sensações diferentes, dá personalidade e fornece sentido à marca.

Neste ponto, a psicologia das cores, estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores, é muito importante e deve ser cuidadosamente considerada.

Cores logomarca de farmácia

Dicas de cores para logomarca de farmácia

  • Verde
  • Azul
  • Vermelho
  • Branco

4. Combine os elementos para uma logomarca de farmácia harmônica

Elemento visual, tipografia e cor são peças diferentes, mas todos têm um papel crucial no logotipo de farmácia e precisam se conectar entre si.

A sinergia dos detalhes presentes em uma logomarca, por mínimos que sejam, é indispensável para que ela se torne harmônica, agradável e, certamente, faça sentido.

Já pensou em como seria um logo de farmácia composto pelo desenho de uma bola de futebol e um texto manuscrito posicionado na vertical? Nada disso combina.

Além disso, é preciso pensar na posição dos elementos. A coerência, o nome/texto alinhado, são essenciais para que sua marca fique com aquela “cara” de qualidade, sabe?

5. Use os programas e aplicativos gratuitos para criar logotipo de farmácia

Você já pensou nos elementos, definiu um estilo de fonte tipográfica, escolheu a melhor cor e agora é hora de montar sua logomarca de farmácia? Vamos às ferramentas!

Atualmente, existem softwares, aplicativos e sites que facilitam essa tarefa. Você pode acessar tudo de forma gratuita e esbanjar criatividade!

O Canva e o Tailor Brands são excelentes exemplos. Para utilizar, basta acessar os sites online ou baixar os aplicativos gratuitos para iPhone, iPad e Android. Neles você encontra ilustrações, símbolos, ícones, texturas, elementos de design, diversas fontes e até modelos de logos prontas para adaptar ou se inspirar.

Agora, se você preferir, também e possível investir em uma logomarca exclusiva e profissional para sua farmácia. Para isso, basta contratar um profissional especializado.

É importante pensar que o logo é um investimento único e que rende benefícios por um longo prazo à marca. Então analise as opções com atenção e lembre-se: a melhor escolha é aquela que se enquadra em seu plano de negócio.

E atenção na dica extra!

Para legalizar o nome que compõe a logomarca de farmácia, é necessário que ele não pertença a outra empresa. Portanto, verifique se suas ideias já possuem registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), órgão brasileiro responsável por regular o registro de marcas e patentes.

Além disso, é recomendável acessar o registro.br e averiguar se o nome escolhido por você possui um domínio na internet. Isso pois, em um mundo digital como o nosso, ter um endereço eletrônico é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Se tudo estiver correto, faça o registro do seu nome o quanto antes para evitar plágios e cópias de sua marca, ok?

Hey! Sabe o que e tão importante quanto ter uma logomarca de farmácia incrível?

Investir no MERCADO FARMACÊUTICO ONLINE!

Sabia que no segundo trimestre de 2020, o faturamento do e-commerce no Brasil aumentou 104% em relação ao mesmo período de 2019?

Isso mesmo! Em 2020, o delivery foi o grande responsável pelo faturamento de R$33 bilhões.

A verdade, é que investir no mercado farmacêutico online se tornou critério fundamental para obter maior sucesso no segmento.

Quer começar agora, com o pé direito e lucrando muito?

Conheça a MyPharma!

Somos a melhor plataforma de delivery para farmácias e drogarias do Brasil. Oferecemos site próprio customizado (com suas cores, logomarca, produtos já integrados ao seu sistema de gestão, etc.) e otimizado para o Google (por meio da técnica de SEO Local), para que você fature muito com as vendas online.

E não acaba por aí!

Deseja iniciar seu e-commerce e não sabe como montar uma farmácia online? Nós te ajudamos!

Além do que já mencionamos, você também conta com nosso fantástico time de suporte. Nossa equipe ajudará na customização do seu site e vitrine virtual e, de forma consultiva, ensinará as melhores estratégias de marketing digital.

Confira abaixo algumas farmácias que já aderiram à Plataforma de Delivery MyPharma e estão lucrando com os benefícios que oferecemos:

Gostou? Então peça uma demonstração agora mesmo, sem nenhum compromisso! CLIQUE AQUI.

Você também vai gostar: Ideias para inauguração de farmácia


Hey!? Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus colegas, pois isso nos estimula a produzir conteúdos cada vez melhores!

Sobre a MyPharma

Plataforma de loja virtual para sua drogaria, farmácia, pet shop , loja de perfumaria ou de suplementação.

comercial@mypharma.net.br

Material Grátis:
FECHAR