Plano de Marketing para Pet Shop: Dicas e Download Gratuito

Plano de Marketing para Pet Shop: Dicas e Download Gratuito

A forma como a população atual consome mudou e por isso, cada vez mais, seja na divulgação, nas estratégias de vendas, promoções ou até mesmo no canal de comunicação, empresas de diversos segmentos tem se reinventado para atendê-la. Neste cenário, o Plano de marketing para pet shop tem um papel fundamental: nortear o negócio para que seja mais lucrativo utilizando as ferramentas que o marketing oferece.

No Plano de marketing para pet shop entendemos melhor as novas ferramentas para promoção da marca, diferentes formatos de vendas, um oceano azul para atuação no ramo pet e mais importante: a necessidade de se atualizar.

Você já pensou em investir em marketing? Conhece as estratégias dessa ramificação do marketing? Está pronto para dar start nos trabalhos de marketing dentro do seu pet shop? Se sim, este artigo é para você!

Confira!

Importância do marketing para pet shop

Antes de falar do marketing digital, também precisamos abordar o que o marketing tradicional oferece. Isso, porque através dele é possível trabalhar inúmeras ideias criativas e inovadoras em seu pet shop.

Sem mais delongas, confira algumas que separamos abaixo!

Ações criativas de marketing para pet shop

Primeiramente, quem não gosta de ganhar “presentes” e pagar mais barato em produtos e serviços? Por isso, qualquer desconto e brinde que você oferecer na sua loja vai atrair mais clientes.

Além disso, para sobreviver em um mercado tão competitivo, empresas do ramo pet precisam apresentar algum diferencial.

Diante disso, está mais do que claro a importância de iniciar as estratégias de marketing através de ações criativas que cativam o público, não é?

No entanto, a dúvida que fica é: quais ações criativas para pet shop devo fazer?

Confira abaixo!

1. Amostra grátis e demonstração de produtos

Essa promoção é uma ideia excelente para quem quer aumentar as vendas de novos produtos (por exemplo, aquele shampoo que é novidade para os pets e os clientes têm receio de comprar, justamente por ser um lançamento).

Muitos empresários vendem os lançamentos por preços mais em conta, mas esse é um erro terrível. Por já ter pago mais barato em sua primeira compra, o cliente dificilmente pagará mais caro pelo mesmo produto quando a promoção acabar. Além disso, por se colocar no mercado com um preço muito abaixo, a tendência é que a prática diminua o “valor” do produto.

As amostras grátis despertam o interesse do cliente e são uma boa porta de entrada para que ele conheça seus produtos ou serviços.

Você também pode unir dois itens e montar uma embalagem promocional. Por exemplo, uma marca de shampoo para cachorro lançou um condicionador. Junte os dois produtos e venda. Os clientes que gostarem do lançamento continuarão comprando os dois itens separados ao término da promoção.

2. Caça ao tesouro

Já imaginou esconder um prêmio na loja para os pets encontrarem?

Essa promoção estreita a relação com o consumidor. Afinal, sempre que eles lembrarem desse dia, também lembrarão do seu pet shop.

Se você quiser, é possível fazer essa ação promocional em alguma data comemorativa, como Dia Nacional/Mundial dos Animais.

3. Pontos e selos

Nesta ação, cada produto e serviço pode ter uma quantidade de pontos ou selos de acordo com o seu valor. Quando o cliente conseguir obter um número específico de pontos ou selos, ele ganhará um brinde, desconto ou produtos grátis.

No mesmo estilo, também há a promoção por frequência de consumo. Por exemplo: a cada dez compras, o cliente ganha algum produto ou serviço gratuitamente. Nesse caso, a estratégia é mais indicada para pet shops que possuem uma automatização na gestão. Se você contar com um sistema como a MyPharma, por exemplo, é possível obter dados dos clientes e históricos da contratação dos serviços.

Essa ação fideliza os clientes e aumenta as chances de indicação de sua loja para amigos e familiares.

4. Cupom de desconto

É uma ação que pode ser aplicada tanto em clientes fidelizados, quanto com os que estão consumindo os serviços pela primeira vez.

Ao receber o pagamento, ofereça ao consumidor um cupom de desconto para a próxima compra/o próximo serviço. Lembre-se que o cupom precisa de um prazo de validade.

5. Caixinha da sorte

Vamos exercitar a criatividade? Prepare uma caixinha personalizada e coloque dentro dela uma série de bilhetes com bônus, brindes, descontos e tudo de bom que pode oferecer aos pets e aos seus clientes.

Ao atingir determinado valor de consumo (você é quem decide), o cliente pode retirar um papel e ganhar um super prêmio da sorte!

Além de ser uma ação simpática, essa estratégia irá incentivar o cliente a dar prioridade para seu pet shop, produtos e serviços.

Importância do marketing digital para pet shop

No decorrer da historia do marketing para pet shop, já passamos pelo poder das estratégias internas (por exemplo, com a equipe de colaboradores); a importância das ações externas (por exemplo, o layout e estrutura da loja); a própria publicidade e agora estamos em uma nova era: a jornada do marketing digital para pet shop.

Em resumo, um novo espaço surgiu: a internet, e junto novas oportunidades para expandir, com muitas ideias e estratégias que promovem os lucros do negócio.

Até aqui, tudo bem. Sabemos o que é o marketing digital e como ele é importante. Mas, agora, como abordá-lo em seu pet shop?

Confira abaixo!

Como começar o marketing digital para pet shop?

Para partirmos do básico, é necessário que seu pet shop esteja cadastrado no Google e tenha presença nas Redes Sociais Digitais. Portanto, crie:

  1. Uma ficha no Google Meu Negócio (SEO local);
  2. Ao menos uma rede social;
  3. Canal direto de atendimento online (Redes Sociais, Delivery, WhatsApp).

Além disso, no início do marketing digital para pet shop, é preciso definir um objetivo ou meta. Contudo, é importante lembrar que as métricas não podem ser apenas algo do tipo: “vender mais”.

Você deve estabelecer uma meta específica e mensurável, por exemplo:

  • Quero cadastrar +50 novos clientes em meu sistema nos próximos 3 meses.
  • Desejo alcançar pelo menos 20 novos clientes de “X” região da cidade.
  • Quero que minha marca seja divulgada e conhecida em determinado ponto da cidade.
  • Desejo vender 50 unidades de determinado produto por mês/semana/ano.

Ferramentas de marketing digital para pet shop

As ferramentas mais comuns que fazem parte do marketing digital são:

Como iniciar os trabalhos em cada uma delas?

Redes sociais para pet shop

Em primeiro lugar, não se mistura o pessoal com o profissional. Portanto, vai lá nossa primeira dica (que certamente pode valer como regra): As Redes Sociais de sua loja não devem ter ligação alguma com seu o seu perfil pessoal.

Além disso, o perfil do pet shop (seja no Facebook ou Instagram) precisa ser interessante. Os seguidores (neste caso, os clientes) tendem a perder a atração por perfis que não apresentem mensagens dinâmicas e de qualidade.

Separamos abaixo algumas dicas para que desenvolva as sedes sociais do seu pet shop.

  • Faça um planejamento dos temas que irá abordar;
  • Publique regularmente nos perfis de redes sociais – o indicado é realizar, no mínimo, duas publicações semanais;
  • Pegue “carona” nas temáticas e assuntos do momento;
  • Responda todos os comentários e mensagens – sejam eles negativos ou positivos;
  • Realize o monitoramento e faça a manutenção da página.

Outra dica interessante de ação para potencializar o marketing e a interação nas redes sociais é lançar um sorteio ou promoção no perfil do pet shop.

Neste caso, você tem duas opções de ação promocional:

  1. Fazer um sorteio no Facebook ou Instagram e pedir para os participantes curtirem o post e a página, além de marcar amigos nos comentários. Os benefícios são o aumento de seguidores e futuros clientes e a facilidade em sortear o ganhador. Existem sites específicos para te ajudar a fazer esse tipo de promoção.
  2. Oferecer cupons de desconto para quem curtir, comentar e compartilhar seu perfil ou página no Instagram/Facebook.

Site, blog e aplicativo para pet shop

Por que vender produtos de pet shop pela internet?

A importância do pet shop possuir um site, blog (acoplado ao site) e aplicativo é baseada em dois aspectos principais:

  1. O teor profissional da empresa.
  2. O ranqueamento no Google (SEO Local).

Com relação ao primeiro aspecto mencionado, certamente não restam dúvidas, certo? Não é segredo que empresas que possuem site, blog e app tem presença digital e, portanto, são melhores avaliadas na internet e pelo consumidor atual.

A respeito do segundo aspecto. Vamos esclarecer…

Atualmente, ser encontrado no Google por clientes em potencial é MUITO importante. Para isso, existe o SEO local.

SEO significa “Search engine optimization”. No bom Português, “otimização para mecanismos de busca“.

SEO local“, é a otimização para as buscas LOCAIS. Ou seja, para seu pet shop/site ficar melhor posicionado em pesquisas do Google que ocorrem na sua cidade.

Para trabalhar o SEO local no Google existem basicamente duas formas:

  1. Pagando por anúncios.
  2. Aparecendo “naturalmente” (organicamente) nos resultados abaixo dos anúncios.

Além disso, é possível trabalhar o ranqueamento do seu pet shop no Google através de um site próprio – e isso é ainda mais importante!

Se seu pet shop possui um site, saiba que as chances de internautas encontrarem todas as informações necessárias e persuasivas para se tornarem seus clientes aumenta em 80%.

Para isso, é necessário buscar fazer com que o seu site apresente qualidade para os usuários e um sistema amigável para as otimizações de SEO local. Isso se dá através da criação de um vasto conteúdo (falaremos abaixo sobre o Marketing de Conteúdo) e dos links recebidos de sites que também receberam muitos links e por isso são considerados relevantes.

Estou super interessado(a), mas não sei por onde começar! Como devo fazer para contar com site e app em meu pet shop de forma prática e custo acessível?

Conheça a MyPharma!

A MyPharma criou uma Plataforma Online para pet shops. Essa plataforma permite que seu estabelecimento tenha site e App próprios e customizados (com suas cores, logomarca e produtos já integrados ao seu sistema de gestão) para receber pedidos e reservas de serviços online.

O site criado para sua loja também já vem todo otimizado para o Google, por meio da técnica de SEO Local!

E não acaba por aí! Além do que já mencionamos, você também conta com nosso fantástico time de suporte!  Nossa equipe ajudará na customização do site e, além disso, de forma consultiva, ensinará as melhores estratégias de marketing digital:

Marketing de conteúdo: frases criativas para banho e tosa

E já que falamos em site/blog e também mencionamos a importância de trabalhar um conteúdo atrativo em redes sociais, outra estratégia muito interessante para trabalhar o marketing digital em seu pet shop é através do marketing de conteúdo.

O Marketing de Conteúdo, mais conhecido como “Inbound Marketing”, é uma técnica bastante eficaz que auxilia o ranqueamento do pet shop nas buscas realizadas por consumidores no Google.

Em suma, a ferramenta consiste na criação de conteúdo relevante/de interesse do público, por meio de frases, textos e artigos.

Um bom conteúdo pode fidelizar e manter clientes, pois sana dúvidas, oferece conhecimento e quase sempre é também entretenimento para quem consome.

Uma ideia muito prática para abordar nas redes sociais e que gera um retorno positivo são as frases para status e stories do pet shop.

Esses pequenos textos funcionam muito bem para usar como status no WhatsApp da farmácia ou no story do Instagram (bastante popular atualmente) – Clientes adoram frases motivacionais ou inspiradoras… E o melhor, são fáceis de fazer!

Quer ver só?

Como criar frases criativas para banho e tosa?

Primeiramente, pesquise na internet. Na web você encontra muitas opções legais em sites como este aqui, por exemplo.

Depois de encontrar as melhores frases, é hora de exercitar a criatividade!

As frases chamarão muito mais a atenção nas redes se você publicá-las em artes esteticamente dinâmicas e bonitas – acredite: na hora de explorar o feed do Instagram ou Facebook, por exemplo, o cérebro faz com que seus olhos busquem e parem naquilo que mais lhe agrada visualmente.

E como montar as artes?

Atualmente, existem sites e aplicativos muito práticos que auxiliam muito nessa tarefa. O Canva é um exemplo disso.

O programa é disponível nas versões web e mobile, é gratuito e não exige que você seja um designer profissional para criar excelentes leiautes. Inclusive, na própria plataforma você encontra modelos prontos. Basta criar uma conta, abrir a arte desejada, inserir o conteúdo e mais importante: incluir sua logo!

Gostei muito da ideia, porém não tenho tempo de executar essa tarefa…

Nesse caso, indicamos a você contratar um bom designer. Esse profissional irá cuidar de suas redes e garantir que o conteúdo de qualidade chegue aos seus clientes.

Viu só como é prático?

E lembre-se: depois de despertar o interesse dos consumidores na internet, é hora de vender! Portanto, estimule o consumo com promoções, pacotes e descontos nos serviços.

Plano de marketing para pet shop

Chegamos ao principal ponto deste artigo: o Plano de marketing para pet shop!

Em resumo, o Plano de marketing é um documento no qual uma empresa detalha características de sua marca e uma estratégia de divulgação voltada à própria marca, um produto ou serviço.

O documento relaciona quais ações serão realizadas para alcançar determinados objetivos.

Você deseja elevar sua participação no mercado? Fica difícil chegar a essa conquista sem especificar como fará isso, não é mesmo?

Quer veicular publicidade do pet shop em jornais, revistas ou, quem sabe, na televisão? Pensa em uma estratégia de longo prazo, produzindo conteúdo otimizado para ser encontrado no Google? Vai realizar eventos, distribuir panfletos, impulsionar publicações no Facebook ou investir em links patrocinados?

Indiferente ao caminho, a ação deve ser estruturada em um plano de marketing para pet shop bem feito.

Objetivos do Plano de marketing para pet shop

  1. Prever as ações que se revelam como mais importantes para o alcance das metas desejadas;
  2. Encaixar as metas no orçamento reservado para essa área;
  3. Elevar a autoridade de sua marca e do pet shop no mercado;
  4. Atrair novos clientes, fidelizar os atuais e recuperar os antigos;
  5. Aumentar as vendas, o faturamento e a lucratividade do negócio;
  6. Divulgar ou apresentar produtos e serviços, novos ou não.

Para cada um desses objetivos, uma série de ações pode ser proposta. E todas elas precisam estar descritas de maneira detalhada no seu Plano de marketing para pet shop.

Por exemplo, para divulgar uma nova modalidade de serviço, você precisa investir em publicidade, promover um evento online ou presencial, fazer um post no blog ou em redes sociais, entre outras ações possíveis. Como fazer isso do zero? Planejando tudo através de um Plano de marketing para pet shop!

Estrutura do Plano de marketing para pet shop

Há três etapas básicas na construção de um Plano de marketing para pet shop:

  1. Planejamento;
  2. Implementação/execução;
  3. Análise de resultados.

A primeira é o planejamento.

No primeiro passo é importante lembrar que as ações previstas não podem ficar somente no papel. Portanto, partimos para a segunda: a implementação/execução.

E é claro que com planejamento e execução, você terá resultados. Esses dados compõem a terceira fase do Plano de marketing para pet shop: a análise e avaliação do que se obteve.

1. Planejamento

É uma fase muito importante do plano de marketing – e também a mais trabalhosa. Isso, pois tudo o que fizer aqui irá influenciar diretamente nas etapas seguintes.

Este é um momento no qual é preciso olhar para o próprio pet shop e também para o mercado. Isso irá promover uma ideia mais clara quanto aos objetivos que almeja e às ações que serão propostas para alcançar cada um deles.

Inclusive, para essa etapa, é imprescindível diferenciar os conceitos de objetivo e meta, pois terá que trabalhar com os dois.

Metas = tarefas pontuais e específicas para alcançar objetivos.

Também é importante destacar informações como missão, visão e valores do seu pet shop.

2. Implementação/execução

Nesta etapa do Plano de marketing para pet shop, coloque em prática:

  • Qual será a ação;
  • Quando e onde será realizada;
  • Por quem será realizada;
  • Quanto irá custar.

E atenção! Se algo não sair como gostaria é preciso ajustar, agindo exatamente de acordo com o que também deve ter sido previsto no planejamento. Lembre-se: um plano deve prever possíveis desvios e consequências que são passíveis de acontecer.

3. Análise de resultados

Na terceira e última fase, é hora de analisar todo o trabalho descrito no plano e colocado em prática.

Aqui, reúna dados, informações de quanto gastou e retorno obtido com a ação de marketing.

Busque compreender como a ação executada foi recebida pelo público e assim saberá se ela foi efetiva e qual caminho deverá seguir de agora em diante.

Tudo claro até aqui? Então, agora, é hora de ir aos trabalhos!

Com base nas orientações fornecidas pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas), preparamos um Plano de marketing para pet shop 100% completo e disponibilizamos aqui para download gratuito!

Preencha o formulário e baixe agora mesmo a super ferramenta que preparamos para você!

 

Leia mais: Como vender produtos de pet shop pela internet?

Sobre a MyPharma

Plataforma de loja virtual para sua drogaria, farmácia, pet shop , loja de perfumaria ou de suplementação.

comercial@mypharma.net.br

Material Grátis:
FECHAR