Plano de Marketing para Indústria Farmacêutica

Plano de Marketing para Indústria Farmacêutica

Atualmente, podemos ver as estratégias de marketing digital sendo utilizadas por empresas de diferentes segmentos. Isso ocorre, principalmente, por conta das mudanças nos hábitos de consumo de toda a população.

Ou seja, mais as pessoas estão preferindo comprar do conforto das suas casas ou até mesmo quando estão na rua e no trabalho. Por conta disso, as empresas que querem crescer e se fortalecer nesse mercado competitivo também precisam manter-se atualizadas e também presente nos meios digitais.

Ainda assim, enquanto algumas estratégias já são bem consolidadas, outras começaram a menos tempo e ainda estão amadurecendo – e esse é o caso do marketing farmacêutico. Você já ouviu falar dele? Quer entender um pouco mais sobre como investir em um bom planejamento de marketing? Confira!

Princípios básicos do marketing farmacêutico

Independente do ramo em que você se encontra, é importante entender que a comunicação com o seu consumidor deve ser diferenciada. Mas no marketing farmacêutico isso vai além, uma vez que você também deve lidar com leis e decretos com regras mais rígidas.

Esse é o ponto principal e deve permear todas as estratégias dentro do marketing farmacêutico. Ainda assim, temos três princípios básicos que podem fazer a diferença no momento de conquistar novos clientes e fazer o seu negócio crescer.

Conhecer o cliente

Como em qualquer estratégia de marketing digital, é fundamental que as empresas tenham definido a sua persona. Crie um personagem semi fictício, baseado em informações e pesquisas reais, sobre quem são as pessoas que poderiam se interessar pelo seu produto.

Nesse momento, é importante definir algumas informações como idade, gênero, emprego, hobbies, grau de escolaridade, renda salarial, entre outras coisas. Mas para quê tudo isso?

Apenas com essas informações é possível criar campanhas e um bom planejamento voltado para aquelas pessoas que mais tem chances de se interessar pelo seu produto, realizando a compra no final.

Diferenciação

Buscar a diferenciação na área do marketing farmacêutico pode ser um grande desafio para as marcas. Ainda assim, é essencial para conseguir atrair novos clientes.

Afinal, cada vez mais as farmácias precisam manter um relacionamento próximo com os seus clientes, como uma maneira de fazer com que eles vejam o seu produto ou medicamento como algo exclusivo e até mesmo único.

Além disso, o mercado farmacêutico é um dos que mais vêm crescendo no Brasil nos últimos anos. Por isso, destacar-se nesse ambiente pode ser o diferencial para a sua farmácia ou drogaria.

Fidelização

Isso é algo que a grande maioria das empresas que investem em marketing já perceberam, e é uma ideia que está cada vez mais difundida.

Fidelizar os seus clientes é mais barato do que conquistar e prospectar novos. Por isso, é essencial investir em diferentes estratégias de fidelização, seja através de descontos progressivos, descontos no frete ou através dos benefícios empresariais – como o vale refeição ou convênio médico.

Além, é claro, de oferecer um atendimento de excelência, que faça o seu cliente se sentir satisfeito em sempre voltar ao seu estabelecimento, fazendo diferentes compras e, muitas vezes, indicando a colegas e familiares.

Principais estratégias para indústria farmacêutica

  1. Invista no Inbound Marketing

Conhecido também como Marketing de Atração, o Inbound aparece como uma grande diferença ao marketing tradicional, pois tenta conquistar os clientes de maneiras mais sutis, e não jogar diferentes propagandas quando ele menos espera.

Como o próprio nome diz, a intenção dessa estratégia é fazer com que o cliente venha até a sua empresa ou negócio. Mas como fazer isso?

Temos que entender que, por conta das vendas digitais, cada vez mais as pessoas estão se acostumando a ler as descrições dos produtos, ao invés de poder tocá-los como era antigamente. Ou seja, as empresas se especializaram em criar um combo entre boas fotos e descrições interessantes.

Na indústria farmacêutica, isso não é tão diferente. Enquanto muitas pessoas ainda vão às farmácias esperando que o profissional indique o remédio mais adequado, ao jogar os seus sintomas no Google, elas fazem quase a mesma coisa.

Ou seja, uma das principais estratégias do marketing farmacêutico é atrair as pessoas, utilizando-se do Inbound Marketing, para construir e criar conteúdos que sejam relevantes para a sua persona.

Dessa forma, quando uma pessoa for pesquisar sobre determinada doença, remédio ou sintomas, e o seu blog estiver aparecendo nos primeiros resultados, automaticamente a sua empresa ou marca vai se transformar em uma referência para o seu consumidor.

  1. Entenda como funciona o Marketing de Conteúdo

Por conta disso, o Marketing de Conteúdo é um dos pilares quando falamos em Marketing Farmacêutico. Isso se deve também ao fato de que é necessário muito cuidado ao fazer divulgação e propaganda de determinados remédios, assim como saber bem o que diz sobre eles.

Afinal, quando falamos de remédios, também estamos falando sobre a vida de outras pessoas. Toda a responsabilidade nesse momento é crucial para garantir a saúde de todos.

Segundo pesquisas, cerca de 72% de pessoas procuram por seus sintomas na internet antes de buscar ajuda de um profissional. Por isso, criar conteúdo de qualidade e que responda as principais dúvidas dos indivíduos, é um grande diferencial.

Além disso, os conteúdos podem ser variados, uma vez que você deve começar no topo do funil, trazendo então artigos cada vez mais especializados até o fundo do funil, quando o indivíduo estiver pronto para concluir uma compra.

Sendo assim, você pode falar sobre “quanto custa um implante dentário”, uma vez que é algo muito procurado pelas pessoas. Apesar de não ser um tema tão focado na área da indústria farmacêutica, você pode falar dos cuidados no pós-operatório que devem incluir algumas de suas medicações.

Dessa forma, o indivíduo que fez uma pesquisa sobre isso, vai se deparar com o seu conteúdo, que pode ser tanto o primeiro contato dele com a marca, como também a confirmação de que a sua farmácia é uma referência no assunto.

Mas ah, não se esqueça! Ler um conteúdo na internet ou fazer perguntas rápidas ao farmacêutico ainda não substitui consultas médicas ou odontológicas, onde apenas o profissional pode atestar as causas para determinados sintomas e, então, medicá-las.

  1. Faça parcerias com outros profissionais da saúde

Entrar em contato com outros profissionais da área da saúde pode ser o diferencial para o seu negócio, principalmente com lugares físicos, onde você pode encontrar médicos ou uma clínica odontológica próximos à sua farmácia.

Dessa forma, os médicos, dentistas e outros profissionais podem indicar a sua farmácia ao receitar algum remédio. Nesses casos, também é possível oferecer descontos para aqueles clientes que venham como recomendação de algum consultório que você tenha parceria.

Mas a parceria não precisa ser apenas física. Também é possível encontrar sites e blogs interessantes, que você acredita que sejam relevantes para o seu meio e sugerir parcerias como a troca de conteúdos. Dessa forma, os visitantes do blog do profissional passam a também conhecer o seu, aumento o tráfego de visitas.

  1. Invista em vendas online

Já deu para perceber como os meios digitais tomaram conta de diversos mercados, não é mesmo? Por isso, uma grande oportunidade para ampliar as suas vendas é através de parceria em trade marketing com sites de farmácias, por exemplo.

Mesmo nas vendas online, é possível oferecer descontos aos clientes, seja por iniciar um novo cadastro ou comprar de fato. Além disso, vale a pena oferecer diferentes opções de pagamento, assim como fretes com valores acessíveis.

Uma forma prática para alcançar parceria de trade com vários sites de farmácias de todo o Brasil, é fazendo uma parceria de trade marketing com a MyPharma, que possui centenas de farmácias clientes de todo Brasil, que usam a plataforma de loja virtual e omnichannel.

Esse é o momento ideal para que a indústria farmacêutica não veja a internet como inimiga, mas que saiba aproveitar dos seus meios e de suas estratégias para crescer o seu próprio negócio.

Isso tudo são diferentes maneiras e estratégias para se investir em marketing digital quando você trabalha junto à indústria farmacêutica. É muito importante estar sempre atualizado, disposto a aprender novas coisas e a reconhecer a importância das mudanças.

Não perca mais tempo! Comece logo a investir no marketing farmacêutico e faça o seu negócio crescer rapidamente. Bons negócios!

Conteúdo produzido por Letícia Eleutério | Produtora de conteúdo na Ideal odonto

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