Operador de caixa de farmácia: o que saber para contratá-lo

Operador de caixa de farmácia: o que saber para contratá-lo

Agora que você já entendeu como ter um fechamento de caixa perfeito todos os dias, é hora de entender como ter um bom operador de caixa de farmácia e como contratá-lo. 

Se você ainda não viu nosso artigo sobre fechamento de caixa de farmácia, é só acessá-lo no link abaixo:

3 dicas para o fechamento perfeito do caixa de farmácia

Hoje te ajudamos a encontrar o operador de caixa certo para a sua farmácia e ainda te contamos como mantê-lo motivado e como ele pode finalizar positivamente a experiência do cliente.

O que faz um operador de caixa de farmácia?

O operador de caixa é responsável pelo atendimento final aos clientes e, também, receber e processar o pagamento de suas compras. Sua rotina completa de trabalho ainda inclui a abertura e fechamento do caixa e um constante relacionamento com o setor financeiro.

Ainda que não seja responsável por toda a experiência do cliente na sua farmácia, a frente de caixa fica responsável por finalizar essa experiência. E nesse momento, é importante que a experiência seja fechada com chave de ouro. 

Qualquer erro cometido nesse momento pode apagar todo uma experiência positiva que o cliente havia tido até então e prejudicar sua taxa de retenção e fidelização de clientes.

Ao mesmo tempo, seu operador de caixa de farmácia também pode ajudar a consertar uma frustração que o cliente tenha experienciado na sua loja. 

Por isso, ter a pessoa certa nesse ponto estratégico da sua farmácia é fundamental para a saúde do seu negócio. 

Como contratar um operador de caixa de farmácia?

Contratar alguém para desempenhar apenas essa função pode não ser a realidade de muitas farmácias pequenas e médias, já que muitas vezes são os próprios atendentes que realizam a cobrança.

Entretanto, isso não é um problema. Seus atendentes podem fazer essas operações até que sua farmácia tenha orçamento para um único responsável pela frente de caixa. 

Mas, para evitar que seus atendente cometam algum erro que onere o fluxo do caixa da farmácia, é importante treiná-los para a função e ter um Procedimento Operacional Padrão (POP) bem-estabelecido.

Discutimos o POP e fornecemos um modelo no artigo sobre dicas para o fechamento perfeito do caixa de farmácia que citamos anteriormente. Consulte agora.

Você pode tanto ter alguém que treine seus balconistas quanto disponibilizar um curso profissionalizante. O Senac EAD é só uma das opções que oferecem curso de operador de caixa online com preço acessível. No entanto, há diversas outras opções que podem ser encontradas na internet. 

O importante é: mesmo que você disponibilize um curso aos seus atendentes de farmácia, tenha alguém responsável que os treine e fiscalize na loja. Seu farmacêutico ou responsável pelo financeiro podem realizar essa função.

Mas se você pretende contratar um operador de caixa de farmácia, preste atenção nas seguintes dicas!

Contrate alguém com facilidade para números

Ainda que os sistemas de farmácias já mostrem o valor exato do troco e, dificilmente, um operador de caixa precise fazer essa conta, a base da sua contratação deve estar nesse fator.

No caso de um eventual problema no sistema ou queda de energia (se sua farmácia ainda não conta com Nobreak), seu operador de caixa precisa ter facilidade com números para calcular os valores e não haver divergência negativa no fechamento do caixa.

Vale ressaltar que na divergência de valores, é o operador de caixa quem paga a diferença, por isso ter alguém capacitado para a função é tão importante. 

Se possível, verifique essa competência em um teste técnico no seu processo seletivo. 

Verifique as experiências e comunicação dos operadores de caixa

Um bom operador de caixa de farmácia precisa ter experiência com público diversificado e, principalmente, público mais velho. 

Seu operador precisa saber como atender a variedade de pessoas que passam pela rotina da farmácia e, pra isso, ele precisa ter habilidade com o discurso. 

 
A imagem mostra uma operadora de caixa de farmácia sorrindo para a foto.
 

Educação e carisma é essencial para o atendimento a pessoas mais velhas que se sentem bem ao serem respeitadas. Mas essa mesma linguagem pode não funcionar com públicos mais jovens. 

Por isso, a função do operador de caixa inclui entender como se comunicar com os clientes, já que essa variação na linguagem pode aumentar a satisfação dos seus clientes e sua taxa de retenção e fidelização. 

Saber vender também é um diferencial para essa ocupação, já que o operador pode ajudar a aumentar o ticket médio da sua farmácia oferecendo aqueles itens em promoção que estão no checkout. 

Vale ressaltar também que nem sempre o candidato com mais experiência na função é o melhor para a sua farmácia.

Às vezes, um candidato que precisa ser treinado para a função é o que melhor se destaca, pois se compromete com a empresa. Por isso, avalie bem suas qualificações, habilidades discursivas e comprometimento com as funções que já exerceu. 

Assim, você conseguirá entender se o candidato com mais experiência na operação de caixa de farmácia é, de fato, o melhor para a sua loja.

Como manter seu operador de caixa de farmácia motivado

Independentemente do setor, qualquer funcionário que é apenas cobrado acaba se desmotivando. E o maior erro que qualquer gestor de farmácia pode cometer é ter operadores de caixa desmotivados, pois a experiência de compra dos seus clientes pode ser prejudicada na última etapa do processo. 

Por isso, ter alternativas para mantê-los motivados é sempre a melhor aposta. Confira algumas que separamos:

Ofereça um salário acima do piso da categoria

Colaboradores que recebem mais do que o piso da categoria veem a empresa de outra forma. Isso torna sua farmácia competitiva no mercado e atrai os melhores candidatos para a sua vaga.

Tenha um bom pacote de benefícios

Oferecer algum benefício que exceda os já obrigatórios pela CLT é uma ótima estratégia. Medicamentos a preço de custo, produtos de HPC com um bom desconto e folga no dia do aniversário são só alguns benefícios que podem compor a vaga.

Capacite seus funcionários

Se você espera que seu operador de caixa de farmácia desempenhe uma ou mais funções, ofereça a capacitação necessária. Seus funcionários precisam perceber que sua farmácia está investindo neles e não só cobrando seus desempenhos.

Trace metas individuais e para a equipe

Metas tangíveis são essenciais para não desmotivar a sua equipe. 

Não adiantar traçar objetivos inalcançáveis para estimular seus funcionários se eles acabam desmotivados por ser impossível. Foque em metas reais e baseadas em cenários que sua farmácia já vivenciou num período semelhante e bonifique o alcance dessas metas.

Uma atitude que também motiva seus funcionários é bonificar o funcionário que mais se destacou no último mês. Você ainda pode ter um quadro de destaques na área de funcionários para incentivá-los.

Tenha um ambiente de trabalho adequado

Operadores de caixa de farmácia passam longas horas sentados ou no mesmo lugar. Por isso, é fundamental que eles estejam num lugar agradável onde se sintam confortáveis.

Ofereça cadeiras confortáveis e um ponto de venda (PDV) fácil de organizar. Lembre-se que uma boa configuração de checkout de farmácia não é cheia de produtos acumulados no caixa. 

Acesse nosso artigo sobre checkout de farmácia e saiba como preparar o seu para o aumento do faturamento. 

Como o operador de caixa de farmácia atua na experiência do cliente

Como já dissemos, o operador de caixa finaliza a experiência do cliente. Por isso, ele acaba tendo uma responsabilidade muito grande, pois no caixa existem 4 possibilidades:

  1. O cliente teve uma má experiência e o operador de caixa a resolve;
  2. A experiência foi ruim para o cliente e o operador a piora mais ainda; 
  3. O cliente teve uma boa experiência, mas o operador de caixa a estraga; ou
  4. A experiência que já havia sido boa, é finalizada com chave de ouro. 

O quarto cenário é o que se espera em todo atendimento ao cliente. Mas no caso de o cliente não ter tido a melhor experiência de compra, o operador de caixa pode ter uma atuação corretiva para reter o cliente ao seu estabelecimento.

Lembre que um cliente não representa apenas ele, mas todos os seus conhecidos. Então, se um cliente sai insatisfeito da sua farmácia, vários deixarão de comprar nela.

Para ter um bom operador de caixa de farmácia, é essencial que ele compreenda muito bem sua responsabilidade nesse processo e seja capaz de mediar conflitos ou, pelo menos, buscar formas de resolvê-lo. 

Mas, para isso, você pode oferecer ferramentas que facilitem sua atuação. 

Resolução padrão de conflitos na frente de caixa farmácia

No seu Procedimento Operacional Padrão da frente de caixa pode-se incluir algumas “ferramentas” para a resolução de conflitos com clientes.

Uma pergunta muito comum que é encontrada em quase todo atendimento no caixa é: “mais alguma coisa?”. E, geralmente, ela é respondida com: “não, só isso”.

Essa pergunta pode ser facilmente substituída por: “Você encontrou tudo o que precisava?”. Se o cliente não encontrou, esse é um ótimo momento para ajudá-lo e aumentar o ticket dessa compra. 

Além disso, se o produto não estiver disponível ou não é vendido, seu operador pode anotar o nome do produto e dizer ao cliente que vai comunicar o setor de compras para saber a disponibilidade de ofertá-lo em breve. 

Mesmo que sua farmácia não encontre benefícios em comercializar tal produto, o cliente sente que está sendo ouvido e as chances de fidelizá-lo se tornam maiores.

Também pode-se perguntar ao cliente se ele teve algum problema ou dificuldade durante sua compra. Se ele teve, pode-se ofertar um folder de feedback para que ele possa relatar a situação a ser resolvida sem que precise se identificar. 

Assim, seus clientes passam a ver que sua farmácia se preocupa com a forma como eles são atendidos e que vai corrigir qualquer problema que encontrar.

Com duas atitudes muito simples é possível finalizar uma excelente experiência de compra ou, pelo menos, reverter uma experiência ruim. 

Quer mais dicas de como ter uma excelente frente de caixa e melhorar a experiência dos seus clientes?

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