Dia do farmacêutico: história, mensagens e presentes!

Você sabia que se comemora o dia do farmacêutico em datas diferentes no Brasil e no mundo?

Sabia também que há santos padroeiros que regem essa profissão e que, por isso, existe uma confusão entre 3 datas comemorativas para essa profissão?

Para que você não erre mais, hoje, discutimos sobre quando comemoramos o dia do farmacêutico no Brasil e no mundo.

Além disso, você também confere tudo o que você precisa saber sobre essa profissão e dicas de mensagens e presentes para o dia dos farmacêuticos!

Você também pode baixar o nosso calendário de datas especiais para farmácias. Com ele você fica de olho nas datas que precisa lembrar para homenagear a sua equipe e datas especiais que podem aumentar seus lucros com ações promocionais.

Para baixar calendário de datas especiais para farmácias é só preencher o formulário abaixo que ele chega em menos de 1 minuto no seu e-mail!

Vamos lá?

Que dia se comemora o dia do farmacêutico?

No Brasil, o dia do farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro. Essa data foi escolhida em 1941 pela Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). 

Já o dia internacional do farmacêutico é comemorado em 25 de setembro. Essa data foi escolhida no final dos anos 2000 pela Federação Internacional Farmacêutica, em Istambul, na Turquia. 

Existe ainda uma confusão que leva essa comemoração ao dia 27 de setembro, mas para saber disso, continue a leitura no tópico abaixo!

Origem e história do dia nacional do farmacêutico

Segundo o Conselho Federal de Farmácias (CFF), no Brasil, a escolha da data foi encontrou várias propostas. Mas a ideia de criar a comemoração partiu do farmacêutico Oto Serpa Grandado. 

O farmacêutico apresentou essa proposta pela primeira vez em 7 de janeiro de 1941 ao participar de uma reunião na ABF.

A proposta surgiu porque várias outras profissões comemoravam um dia especial e a profissão farmacêutica ainda não.

A data, 20 de janeiro, foi escolhida então para homenagear os profissionais farmacêuticos e a fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF).

Isso porque ela era a maior instituição que representava a categoria no Brasil e foi fundada em 20 de janeiro de 1916.

O reconhecimento do Conselho Federal de Farmácias - que só foi criado 19 anos depois, em 11 de novembro de 1960 - só veio em 23 de março de 2007, quando o CFF o fez através da Resolução nº 460. 

Entretanto, a instituição do dia do farmacêutico só aconteceu em 25 de novembro de 2010 através da Lei nº 12.338. 

Mas, além da data comemorativa, o CFF ainda reconhece alguns profissionais através da Comenda do Mérito Farmacêutico.

Esse reconhecimento, criado pela Resolução nº 323, de 16 de janeiro de 1998, distingue aqueles profissionais e autoridades que prestam serviços que se destacam na profissão farmacêutica. 

Vale ressaltar que o reconhecimento com a Comenda do Mérito Farmacêutico é realizado durante as comemorações do dia do farmacêutico. 

Os Padroeiros dos farmacêuticos

A comemoração do dia de São Cosme e Damião em 27 de setembro costuma causar confusão sobre o dia do farmacêutico. 

Isso porque consideramos os Santos Católicos Cosme e Damião como os Padroeiros dos médicos e farmacêuticos.

A história é a seguinte:

São Cosme e Damião teriam exercido a medicina em devoção à sua fé sem cobrar por isso. Eles eram irmãos gêmeos e morreram por volta de 300 d.C. 
Por sua devoção à profissão, são os Padroeiros dos médicos e farmacêuticos, mas a data de suas mortes é indefinida. Por isso, diferentes calendários e religiões celebram a vida deles em diferentes datas.

As duas principais são 27 de setembro, pelo Calendário Litúrgico Romano do Rito Ordinário, e 26 de setembro pelo Calendário Litúrgico Romano do Rito Extraordinário, ambos da Igreja Católica.

Essa data é controversa e sofreu mudanças na Igreja Católica porque em 27 de setembro também se comemora o dia de São Vicente de Paulo.

Mas esse dia (27/09) marca a comemoração popular de devotos mais antigos e de religiões afro-brasileiras como o Candomblé e Umbanda.

Assim, ao 27 de setembro costumamos associar o dia do farmacêutico, já que é o dia dos seus Padroeiros.

Entretanto, as datas oficiais são 25 de setembro pela Federação Internacional Farmacêutica, e 20 de janeiro pela Associação Brasileira de Farmacêuticos e Conselho Federal de Farmácias.

Agora você já sabe quando é comemorado o dia do farmacêutico. Mas que tal saber como surgiu essa profissão?

Afinal, saber qual o dia do farmacêutico no Brasil ou o dia internacional do farmacêutico não é suficiente para entender a relevância dessa profissão, não é mesmo?

Como surgiu a profissão farmacêutica?

Para contar a história da farmácia no Brasil e no mundo, vamos seguir o que conta o Conselho Federal de Farmácias do Ceará. Acompanhe abaixo:

História da Farmácia no mundo

A origem das atividades farmacêuticas no mundo aconteceu no século X (entre 901 e 1.000 d.C) com as boticas ou apotecas, como eram conhecidas as “farmácias” na época. A medicina e a farmácia eram, então, uma só profissão.

A imagem mostra algumas embalagens de medicamentos feitos por boticários.
Fonte: Prodoctor.net

Na Espanha e na França, a partir do século X, foram criadas as primeiras boticas. Pioneirismo esse que, mais tarde, originaria o modelo das farmácias atuais. 

Nesse período, o boticário era responsável por conhecer e curar doenças, mas, para exercer a profissão, devia cumprir uma série de requisitos e ter local e equipamentos adequados para a preparação e guarda dos medicamentos.

Foi um grande surto de propagação da lepra que levou o Rei Luís XIV de França, entre outras iniciativas na área da saúde pública, a ampliar o número de farmácias hospitalares na França. 

Mais adiante, já no século XVIII, a profissão farmacêutica separou-se da medicina e ficou proibido ao médico ser proprietário de uma botica. 

Com isso, deu-se início, na antiga Roma, à separação daqueles que diagnosticavam a doença e dos que misturavam matérias para produzir porções de cura.

Em 1777, o Rei Luiz XV determinou a substituição do nome de apotecário pelo de farmacêutico e a obtenção do diploma de farmacêutico exigia estudos teóricos e prestação de exames práticos, embora ainda não seja considerado de nível universitário. 

Com o tempo, o estudo universitário para a formação do farmacêutico se estendeu à toda a Europa.

Sendo que no século XVI, o estudo dos remédios ganhou impulso notável, com a pesquisa sistemática dos princípios ativos das plantas e dos minerais capazes de curar doenças.

História da Farmácia no Brasil

No Brasil, o boticário surgiu no Período Colonial. Nesse tempo, os medicamentos e outros produtos com fins terapêuticos podiam ser comprados nas boticas.

Além disso, geralmente, o boticário manipulava e produzia o medicamento na frente do paciente, de acordo com a farmacopeia e a prescrição médica.

O primeiro boticário no Brasil foi Diogo de Castro, trazido de Portugal pelo Governador-geral, Thomé de Souza (nomeado pela coroa portuguesa). 

E isso só aconteceu após a coroa portuguesa detectar que no Brasil, o acesso ao medicamento pela população só acontecia quando expedições portuguesas, francesas ou espanholas apareciam com suas esquadras.  

Isso porque nessas esquadras sempre havia um cirurgião-barbeiro ou algum tripulante com uma botica portátil cheia de drogas e medicamentos.

Com o tempo, a botica, onde o boticário pesquisava e manipulava fórmulas extemporâneas, originou dois novos tipos de estabelecimentos: a Farmácia e o Laboratório Industrial Farmacêutico.

Foi durante a 1ª Guerra Mundial (1914 -1919) que teve início o desenvolvimento da antibioticoterapia e imunoterapia.

No período da 2ª Guerra Mundial (1939 -1945), começaram as pesquisas sobre guerra química que resultaram no descobrimento dos primeiros antineoplásicos.

A partir daí, a industrialização se desenvolveu em ritmo crescente, aliado às mudanças da sociedade de consumo, interesses econômicos e políticos, e os elevados investimentos publicitários que atribuíam ao medicamento a solução para todos os problemas.

Assim, os fármacos se transformaram em produtos industriais.

Só então, a partir de 1950, a sociedade começou a dispor de serviços de  farmácias e de qualificação do farmacêutico porque nessa época, os boticários começaram a perceber que sua função estava perdendo espaço para a Indústria Farmacêutica. 

Quando surgiu a farmácia no Brasil?

Pode-se dizer que a “farmácia” propriamente dita surgiu no Brasil após a Segunda Guerra Mundial.

O que aconteceu é que durante a Segunda Revolução Industrial (que terminou na Segunda Grande Guerra) surgiram as grandes indústrias farmacêuticas.

Com elas, começou a fabricação em massa de penicilina e outros medicamentos. Isso fez com que os boticários passassem a operar como meros dispensadores de medicamentos, distanciando-os do trabalho que faziam com equipes de saúde e pacientes.

Mas, na década de 1960, um movimento dos profissionais farmacêuticos começou a questionar sua formação e atuação.

Com isso, eles passaram a pensar em como resolver os problemas que estavam detectando. Assim, surgiu a farmácia clínica. 

Isso só se tornou realidade no Brasil na década de 1980, quando o movimento começou a ganhar forças dentro dos hospitais brasileiros.

Assim, surgiu a atenção farmacêutica, regulamentada pela ANVISA e preconizada pela RDC 44/09, de 17 de agosto de 2009.

Mas, para saber tudo sobre a atenção farmacêutica, você pode clicar no botão abaixo!

 

Ideias de mensagem para o dia do farmacêutico

Agora que você já conhece as datas em que se comemora o dia do farmacêutico e o dia internacional do farmacêutico mais a história da profissão, que tal receber algumas ideias de mensagem para comemorar esses dias?

Vamos lá?

10 ideias de frases de dia do farmacêutico

Frase de dia do farmacêutico 1:

A imagem mostra o seguinte texto "Ser farmacêutico é uma grande responsabilidade, pois você toca na vida de outra pessoa. Parabéns! Continue com o belo trabalho, repleto de amor e dedicação. Um feliz Dia do Farmacêutico!"
Fonte: 42 frases

Frase de dia do farmacêutico 2:

Na faculdade, você pode aprender sobre fórmulas e teorias, mas o melhor profissional é aquele que escolhe colocar amor e empatia em cada um dos seus atendimentos. Feliz Dia do Farmacêutico!

Frase de dia do farmacêutico 3:

Feliz Dia do Farmacêutico! Um atendimento humanizado, com amor e respeito, é sempre a melhor receita. Que os profissionais tenham muita saúde e alegria para continuarem realizando um bom trabalho!

Frase de dia do farmacêutico 4:

A diferença entre o remédio e o veneno está apenas na dose. Ainda bem que podemos contar com o apoio e com a orientação de profissionais tão dedicados. Feliz Dia do Farmacêutico!

Frase de dia do farmacêutico 5:

A imagem mostra o seguinte texto "Feliz Dia do Farmacêutico! São as orientações e a paciência para explicar como cada medicação deve ser ministrada que acalmam e confortam o coração dos pacientes. Parabéns pelo lindo trabalho!"
Fonte: 42 frases

Frase de dia do farmacêutico 6:

Ser farmacêutico é valorizar a vida, cuidar da saúde do próximo e fazer da profissão um meio de disseminar orientação e empatia. Feliz Dia do Farmacêutico com muito carinho e gratidão!

Frase de dia do farmacêutico 7:

Todo farmacêutico é um pouco alquimista! A mistura da empatia, com um atendimento carinhoso e uma orientação de qualidade resulta em confiança no uso do medicamento. Feliz Dia do Farmacêutico!

Frase de dia do farmacêutico 8:

Não importa a hora ou o dia, para qualquer situação, o farmacêutico sempre está pronto para servir e orientar todos aqueles que buscam ajuda. Obrigado pelo belo trabalho. Feliz Dia do Farmacêutico!

Frase de dia do farmacêutico 9:

O profissional que, com o tempo, conhece suas dores, sua personalidade, sabe lidar com suas inseguranças, transmite confiança e se torna um grande amigo. Muito obrigado! Feliz Dia do Farmacêutico!

Frase de dia do farmacêutico 10:

A imagem mostra o seguinte texto "Feliz dia do farmacêutico! O seu trabalho não possui contraindicação, é embasado na empatia e na confiança. Parabéns! Agradecemos pelo carinho, responsabilidade e profissionalismo."
Fonte: 42 frases

Vale ressaltar ainda que você pode editar essas mensagens.

Acrescente o ano como “dia do farmacêutico 2021” ou “dia do farmacêutico 2022” já que a data deste ano já passou. Edite, agregue informações e deixe a sua mensagem mais pessoal. 

Lembre-se que quanto mais pessoal a mensagem, mais reconhecimento se dá ao profissional farmacêutico.

Dicas de presentes para o dia dos farmacêuticos

Junto com uma mensagem personalizada, você também pode presentear esses profissionais que tanto se importam e cuidam da saúde da população.

Por isso, listamos, abaixo, 10 ideias de presentes para o dia do farmacêutico. Confira:

  1. Cópia enquadrada do juramento da profissão.
  2. Jaleco masculino ou feminino personalizado com o nome e símbolo da farmácia.
  3. Carteira de couro com o símbolo da profissão e nome do farmacêutico.
  4. Porta cartões personalizado.
  5. Caneta personalizada.
  6. Caneca personalizada com o nome e “Melhor Farmacêutico do Mundo”.
  7. Cartão presente de alguma loja que o farmacêutico goste.
  8. Cesta com comes e bebes.
  9. Placa de farmácia personalizada.
  10. Caderno ou agenda personalizados.

Lembre-se que se o presente for para utilizar no dia a dia da farmácia, ele não pode conter brincadeiras de “mau-gosto” porque não deve ferir os princípios da profissão.

Mas se seu presente for pessoal e não for utilizável na farmácia, liberte sua imaginação e presenteie esse profissional da forma que você achar mais interessante ou cômica.

O importante é lembrar que você deve conhecer muito bem esse profissional e ter uma relação que permita brincadeiras se resolver presenteá-lo com algo que fuja da seriedade da profissão.

Conclusão

Ainda que o dia do farmacêutico ocorra em diferentes datas dentro e fora do Brasil, se você tiver que escolher apenas uma data para celebrá-lo, opte pelo 20 de janeiro, já que essa data é reconhecida pela ABF e CFF. 

Aproveite o que apresentamos sobre a história da profissão e com nossas mensagens e presentes para o dia do farmacêutico para homenageá-los da melhor forma possível.

Afinal, o conhecimento médico e farmacêutico não chegariam a grande parte da população sem eles.

Quer mais frases de farmacêutico? Então clique no botão abaixo!

Você também pode se interessar por: ► 50 frases para status de farmácia: Instagram, WhatsApp, Facebook + pack de imagens


Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!

Sua farmácia continuará perdendo clientes
por não ter presença online?

Assista agora uma demonstração sem compromisso.
ASSISTIR DEMONSTRAÇÃO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram