Quando se comemora o dia do farmacêutico + dicas de  mensagens e presentes para esses profissionais

Talvez você não saiba, mas no Brasil, comemora-se o dia do farmacêutico em uma data diferente de outros países.

Além disso, por causa dos santos padroeiros que regem essa profissão, existe uma confusão entre três datas comemorativas para essa profissão.

Para explicar melhor essa história e desfazer a confusão das datas, trouxemos informações históricas e oficiais que vão ajudá-lo(a) a não cometer mais erros.

E para tornar as comemorações ainda mais especiais, apresentamos dicas de mensagens e presentes para homenagear os farmacêuticos!

Ainda vale ressaltar que a data também pode ser explorada em seu calendário sazonal como um momento estratégico para envolver a comunidade e atrair clientes.

Com um bom trabalho sobre o calendário de datas especiais para farmácias, você pode desenvolver as melhores estratégias de ações promocionais que aumentarão seus lucros!

Portanto, acompanhe a leitura, conheça o dia dos farmacêuticos e saiba como tornar essa data um momento especial para você, sua equipe e seus clientes!

Em que dia se comemora o dia do farmacêutico?

Oficialmente, no Brasil, comemora-se o dia do farmacêutico em 20 de janeiro, em referência à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). 

Porém, no final dos anos 2000, a Federação Internacional Farmacêutica havia se reunido em Istambul, na Turquia, e escolhido outra data para a comemoração global.

Assim, o dia internacional do farmacêutico é celebrado em 25 de setembro. 

Bagunçando ainda um pouco mais esse calendário, existe também uma confusão que envolve santos padroeiros e leva a comemoração ao dia 27 de setembro!

Para desfazer essa confusão, conheça um pouco mais sobre a origem da data oficial (20 de janeiro) e também sobre os padroeiros dos farmacêuticos!

   

Origem e história do Dia Nacional do Farmacêutico

Segundo o Conselho Federal de Farmácias (CFF), a ideia de criar um “dia do farmacêutico” no Brasil surgiu em 7 de janeiro de 1941.

Naquela ocasião, em reunião da ABF, o farmacêutico Oto Serpa Grandado questionava por que outros profissionais tinham uma data especial e os farmacêuticos, não. 

A partir daí, a escolha da data passou por várias propostas, até que se decidiu pelo dia 20 de janeiro.

Isso porque a Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), que era então a maior instituição nacional da categoria, foi fundada em 20 de janeiro de 1916.

Já o Conselho Federal de Farmácias só veio 19 anos depois, em 11 de novembro de 1960, tornando-se o órgão máximo que organiza a profissão.

Com a Resolução nº 323, de 1998, o CFF passou a usar o 20 de janeiro para reconhecer, destacar e homenagear profissionais da área.

Esse reconhecimento é feito através da Comenda do Mérito Farmacêutico — medalha banhada em ouro 24 quilates com a inscrição “Mérito Farmacêutico” e emblema do Conselho.

Além de farmacêuticos, a Comenda é oferecida também a autoridades, instituições e cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado serviços notáveis no setor.

Mas apesar disso, foi somente em 23 de março de 2007 que o CFF reconheceu o dia do farmacêutico através da Resolução nº 460

E, finalmente, em 25 de novembro de 2010, a Lei nº 12.338 instituiu o 20 de janeiro como o Dia Nacional do Farmacêutico. 

 

Os Padroeiros dos farmacêuticos

A comemoração do dia de São Cosme e Damião em 27 de setembro costuma causar confusão sobre qual é o dia do farmacêutico. 

Isso porque os Santos Católicos Cosme e Damião são considerados Padroeiros dos médicos e farmacêuticos.

Historicamente, os gêmeos Cosme e Damião foram médicos que exerceram a profissão por pura devoção à sua fé, sem aceitar pagamento por isso. 

Eles viveram em uma região que atualmente corresponde à Síria, por volta do século III d.C. 

Dada sua devoção, Cosme e Damião foram canonizados no século VI e tornaram-se Padroeiros dos cirurgiões, médicos e farmacêuticos, além das crianças, barbeiros e cabeleireiros. 

O dia de suas mortes, porém, é indefinido, sendo assinalado em datas distintas por diferentes calendários e religiões.

As principais são: 27 de setembro, pelo Calendário Litúrgico Romano do Rito Ordinário, e 26 de setembro pelo Calendário Litúrgico Romano do Rito Extraordinário — ambos da Igreja Católica.

A data é controversa mesmo no Catolicismo e sofreu mudanças porque em 27 de setembro também se comemora o dia de São Vicente de Paulo.

De toda forma, o 27 de setembro marca a comemoração popular de devotos mais antigos e de religiões afro-brasileiras como o Candomblé e a Umbanda.

Assim, muita gente associa o dia do farmacêutico ao 27 de setembro, dia de seus Padroeiros.

Porém, como já vimos, isso não está correto, porque as datas oficiais são:

  • 20 de janeiro pela Associação Brasileira de Farmacêuticos e Conselho Federal de Farmácias
  • e 25 de setembro pela Federação Internacional Farmacêutica
   

Ideias de mensagem para o dia do farmacêutico

Agora que você já conhece as datas em que se comemora o dia do farmacêutico e o dia internacional do farmacêutico, prepare-se para esses momentos!

A seguir, você encontra algumas ideias de mensagens especiais para comemoração dessas datas e para homenagear os profissionais de farmácia.

Sem eles, o conhecimento médico e farmacêutico não chegaria a grande parte da população!

Por isso, nada mais justo que oferecer o devido reconhecimento a esses profissionais que estão no centro da atividade farmacêutica.

Vamos às dicas! 

 

10 frases para o Dia do Farmacêutico

Frase de dia do farmacêutico 1:

A imagem mostra o seguinte texto "Ser farmacêutico é uma grande responsabilidade, pois você toca na vida de outra pessoa. Parabéns! Continue com o belo trabalho, repleto de amor e dedicação. Um feliz Dia do Farmacêutico!"
Fonte: 42 frases

Frase de dia do farmacêutico 2:

Na faculdade, você pode aprender sobre fórmulas e teorias, mas o melhor profissional é aquele que escolhe colocar amor e empatia em cada um dos seus atendimentos. Feliz Dia do Farmacêutico!

Frase de dia do farmacêutico 3:

Feliz Dia do Farmacêutico! Um atendimento humanizado, com amor e respeito, é sempre a melhor receita. Que os profissionais tenham muita saúde e alegria para continuarem realizando um bom trabalho!

Frase de dia do farmacêutico 4:

A diferença entre o remédio e o veneno está apenas na dose. Ainda bem que podemos contar com o apoio e com a orientação de profissionais tão dedicados. Feliz Dia do Farmacêutico!

Frase de dia do farmacêutico 5:

A imagem mostra o seguinte texto "Feliz Dia do Farmacêutico! São as orientações e a paciência para explicar como cada medicação deve ser ministrada que acalmam e confortam o coração dos pacientes. Parabéns pelo lindo trabalho!"
Fonte: 42 frases

Frase de dia do farmacêutico 6:

Ser farmacêutico é valorizar a vida, cuidar da saúde do próximo e fazer da profissão um meio de disseminar orientação e empatia. Feliz Dia do Farmacêutico com muito carinho e gratidão!

Frase de dia do farmacêutico 7:

Todo farmacêutico é um pouco alquimista! A mistura da empatia, com um atendimento carinhoso e uma orientação de qualidade resulta em confiança no uso do medicamento. Feliz Dia do Farmacêutico!

Frase de dia do farmacêutico 8:

Não importa a hora ou o dia, para qualquer situação, o farmacêutico sempre está pronto para servir e orientar todos aqueles que buscam ajuda. Obrigado pelo belo trabalho. Feliz Dia do Farmacêutico!

Frase de dia do farmacêutico 9:

O profissional que, com o tempo, conhece suas dores, sua personalidade, sabe lidar com suas inseguranças, transmite confiança e se torna um grande amigo. Muito obrigado! Feliz Dia do Farmacêutico!

Frase de dia do farmacêutico 10:

A imagem mostra o seguinte texto "Feliz dia do farmacêutico! O seu trabalho não possui contraindicação, é embasado na empatia e na confiança. Parabéns! Agradecemos pelo carinho, responsabilidade e profissionalismo."
Fonte: 42 frases

Fique à vontade para usar essas mensagens conforme foram escritas ou, ainda, editá-las da forma que achar melhor!

Você pode acrescentar o ano, como “dia do farmacêutico 2022”, ou incluir o nome ou, nas imagens, a logo de sua farmácia. 

Edite, agregue informações e deixe a sua mensagem mais pessoal!

Lembre-se que quanto mais pessoal a mensagem, mais reconhecimento se dá ao profissional farmacêutico.

Para encontrar mais frases de farmacêutico, homenagens e inspirações, clique no botão abaixo e confira nosso artigo com 51 ideias!

   

Dicas de presentes para o dia dos farmacêuticos

Junto com uma mensagem personalizada, você também pode presentear esses profissionais que tanto se importam e cuidam da saúde da população.

Por isso, listamos abaixo 10 ideias de presentes para o dia do farmacêutico. Confira:

  1. Caneta personalizada
  2. Caneca personalizada com o nome e “Melhor Farmacêutico do Mundo”
  3. Jaleco masculino ou feminino personalizado com o nome e símbolo da farmácia
  4. Carteira de couro com o símbolo da profissão e nome do farmacêutico
  5. Porta cartões personalizado
  6. Placa de farmácia personalizada
  7. Cópia enquadrada do juramento da profissão
  8. Cartão presente de alguma loja que o farmacêutico goste
  9. Cesta com comes e bebes
  10. Caderno ou agenda personalizados

Lembre-se: se o presente for usado no dia a dia da farmácia, não coloque nele brincadeiras de “mau-gosto” para não ferir os princípios da profissão.

Mas se for um presente pessoal, não utilizável na farmácia, liberte sua imaginação e presenteie esse profissional da forma que achar mais interessante ou divertida.

Neste caso, só é importante que você conheça bem esse profissional e tenha uma relação que dê espaço para essas brincadeiras.

 

Conclusão: tornando o dia do farmacêutico ainda mais especial

Até aqui, você reuniu ótimas dicas de como tornar o dia do farmacêutico especial para aquele profissional que trabalha em sua farmácia.

E não só isso: conheceu a origem da data oficial no Brasil e, ainda, outras duas datas em que esses mesmos profissionais são homenageados.

Neste ponto, sugerimos que, se for escolher apenas uma das três datas, opte pelo 20 de janeiro, conforme estabelecem a CFF e a Legislação Brasileira. 

Mas não poderíamos concluir este artigo sem destacar a possibilidade de aproveitar a data para promover também a sua farmácia e impulsionar suas vendas.

Afinal, datas comemorativas são excelentes oportunidades para ações promocionais que podem destacar seu negócio e atrair mais clientes.

Se você ainda não aplica esse tipo de estratégia, explorando a sazonalidade para obter mais lucros, está desperdiçando tempo e deixando de ganhar dinheiro!

Baixe agora o calendário de datas especiais para farmácias e comece a explorar a sazonalidade na sua farmácia!

Preencha o formulário abaixo para recebê-lo em seu e-mail!


Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!

Sua farmácia continuará perdendo clientes
por não ter presença online?

Assista agora uma demonstração sem compromisso.
ASSISTIR DEMONSTRAÇÃO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram